InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (11)

Fábio do Pastel mostra nova sede da Prefeitura para servidores; Tudo como dantes no quartel de Abrantes em Cabo Frio; Alexandre Martins recebe pais e mães atípicos; Conexão Arraial x Búzios sobre saneamento; A semana com inauguração e feira literária em Iguaba Grande; Vereador de Araruama chama colega de "mau caráter" em plena sessão; Fabiano Horta de olho no arraiá; O elemento Paulo Melo... E muito mais!

FUTURA SEDE DA PREFEITURA

A coluna Boca Miúda desta terça-feira (11) começa por São Pedro da Aldeia com uma apresentação que o prefeito, Fábio do Pastel (PL), fez aos servidores do município das futuras instalações da nova sede administrativa da Prefeitura, no bairro Nova São Pedro. As obras no prédio, que conta com três andares, estão em andamento e são feitas com recursos próprios. A nova sede do Poder Executivo irá contar com recepção, salas administrativas, auditório, área de vivência e protocolo unificado. Na ocasião, Fábio apresentou cada ambiente aos profissionais que irão trabalhar no local. “Nós conseguimos planejar essa nova sede de uma forma bem bacana, buscando atender ao servidor e ao munícipe com mais carinho, respeito e dignidade, assim como todos merecem. Fiz questão de trazer os servidores aqui porque todos fazem parte dessa obra e também para mostrar o que está acontecendo na cidade”, comentou o prefeito. As obras no local estavam paralisadas desde 2008 e, segundo a Prefeitura, a estrutura estava completamente danificada. Segundo o secretário de Obras e Desenvolvimento Urbano, Fernando Frauches, o prédio seria destinado para a Educação, mas não foi finalizado. “A Prefeitura reembolsou o dinheiro que foi gasto pela secretaria de Educação quando assumiu as obras para fazer uma nova sede administrativa. A vinda do prédio público para a Nova São Pedro representa a revitalização de todo entorno da área, que estava abandonada há muito tempo”, pontuou.

Foto: Ayron Dias

VERDADEIRO CENTRO ADMINISTRATIVO

O espaço irá abrigar as secretarias de Administração, de Meio Ambiente e Pesca, de Obras e Desenvolvimento Urbano, de Planejamento e Gestão, a Controladoria-geral e a Procuradoria-geral, entre outras. A previsão é de que as obras sejam concluídas até o final de 2023. O prédio atual, no Centro, continuará em funcionamento, sendo sede para a secretaria de Fazenda e outras. Participaram da visita os secretários de Governo, Luiz Fernando Gomes Jr.; Meio Ambiente e Pesca, Mario Flavio Moreira; Segurança e Ordem Pública, Diego Alves; Administração, Roberta Magalhães; Fazenda; Renaldo Martins; de Turismo, Claudia Tinoco; Planejamento e Gestão, Paulo César de Souza; Assistência Social e Direitos Humanos, Diana Alves; Serviços Públicos, Raimundo Teixeira; a controladora-geral do município, Danielle Prudente; o procurador-geral, Peter Samerson, e o superintendente do Previspa, Mario César Cordeiro.

TUDO COMO DANTES NO QUARTEL DE ABRANTES

Em Cabo Frio, não se fala noutra coisa a não ser na volta do prefeito José Bonifácio (PDT) e a situação do comando da cidade. Muita gente querendo saber como fica a situação da administração municipal, porque Zé ainda está em fase de convalescença. Fica como tem sido desde o ano passado: Zé recebe os processos em casa para despachar e o núcleo duro comanda a Prefeitura. Na noite desta segunda (10), conversei com a vice-prefeita Magdala Furtado (PL) – que não foi procurada por ninguém por ocasião do retorno do prefeito -, no intuito de saber como ela encara essa situação toda. Ela estava bem tranquila, não transpareceu nervoso, preocupação ou chateação. “Que bom que o Zé voltou, que melhorou a saúde dele”, disse. E, embora muitos não acreditem, ela contou que torce pra que ele permaneça vivo e consiga concluir o mandato. Sobre as expectativas que foram geradas em torno dela assumir, ela reafirmou que houve, sim, a reunião de transição – inclusive com a presença do presidente da Câmara, Miguel Alencar (UNIÃO) – e que não entendeu o porquê da fala de Mirinho Braga (chefe de Gabinete) que não houve esse encontro, mas acha que quiseram submetê-la à humilhação. Magdala fez questão de frisar que ela não consegue fazer nada pela cidade, e acha que, de certa maneira, o Zé concluindo o mandato dele vai deixar exatamente a marca do PDT na gestão. Sendo assim não vão poder acusá-la de participar desse governo, por assim dizer, errático.

QUEM AVISA, AMIGO É

Sobre esse assunto, vale destacar a análise feita pelo empresário do ramo de turismo Mardônio Gomes, que é de Búzios e conhece o chefe de Gabinete de Zé, Mirinho Braga – que também é ex-prefeito do balneário – de outros carnavais. Ele disse que o fato da vice Magdala Furtado não poder fazer nada em ano eleitoral é uma tecla que ele vem batendo há muito tempo. “O medo é que com ela na Prefeitura, a máquina não vai poder ser usada para ajudar Mirinho em Búzios ou o candidato que ele vier a escolher (…) Porque essa galera, com a máquina na mão, pode não reeleger o próprio grupo, e nem se pode dizer que Zé, que hoje é prefeito eleito pelo povo apesar de não sê-lo de fato. Isso é claro e já é até consenso”, avaliou. “Eles podem canalizar esforços para eleger outros candidatos a prefeito, não só em Búzios, mas em São Pedro, Arraial, Araruama. Ou seja, transferir todo o staff para esses caras poderem estar no poder, de alguma forma, e se manterem vivos”. Para Mardônio, “as cartas estão na mesa, está tudo bem claro, definido esse caminho do pessoal do núcleo duro do governo de Cabo Frio”. “Enquanto eles estão tentando fechar o tabuleiro de xadrez – com essas questões que eles mesmos buscaram pra si e ainda dizem que a culpa é dos outros – falam que fazem parte do grito dos derrotados. Mas quem está no grito dos derrotados nessa história toda é a população de Cabo Frio. É esperar pra ver.

‘DESSA MESA VAI SAIR MUITA MUDANÇA’

Em meio a essa situação toda do caos político que envolve Cabo Frio, o deputado Dr Serginho (PL) e o ex-deputado Subtenente Bernardo (PODE) almoçaram juntos nesta segunda-feira (10), para “aquela” resenha”. Isso pode ter sido entendido por alguns como um aviso, “estamos aí pro que der e vier”. Será que vem chapa por aí? Inclusive eles têm falado que vão fazer gabinete na praça para atender uma vez por semana. Num vídeo postado pelo parlamentar, enquanto almoçavam uma refeição raiz no centro da cidade, Serginho disse o seguinte: “Se liga só, para vocês terem uma ideia, dessa mesa vai sair muita mudança pra nossa cidade”, ao que Bernardo emendou: “Vamos mudar Cabo Frio de vez”. Por telefone, questionei Serginho, ele refutou e disse que é muito precipitado falar disso. Por outro lado, Mauro Bernardo, apesar de não ter sido reeleito deputado, tem um eleitorado consolidado na região. Fato é que, em meio a esse vuco-vuco em Cabo Frio, Serginho deu o flash dele. Ainda na conversa, ele aproveitou para falar a situação da Estrada do Alecrim, em São Pedro da Aldeia, sobre a qual a população tem reclamado um monte. Segundo o deputado, foi feito um aditamento do contrato do governo do estado, nesta segunda-feira (10) e, a partir daí serão dez dias para começar a obra de pavimentação no local. Serginho contou também que, após cinco anos sem férias, vai tirar dez dias para viajar pra fora do país com a esposa e filhas este mês.

LICITAÇÃO SUSPENSA

Acatando uma decisão judicial, a Prefeitura de Cabo Frio suspendeu a licitação que prevê selecionar a empresa responsável pela nova concessão do Aeroporto Internacional do município. O certame, marcado para esta terça-feira (11), às 10h, no auditório da sede do Governo Municipal, foi suspenso pelo Procurador Geral do Município, Vitor Gaspar, no momento em que estava prestes a acontecer, no próprio local. Mesmo com a decisão judicial, o edital de concorrência estava em aberto até a véspera, nesta segunda (10). Conforme publicado na Coluna Boca Miúda, a Justiça havia expedido uma decisão urgente suspendendo o procedimento licitatório praticado pelo presidente da Comissão Especial de Licitações, Guilherme Teixeira de Mello. Através da decisão, a Justiça afirmou que o edital contém ilegalidades que impedem a seleção da proposta mais vantajosa para a Administração Pública. A nova concessão do Aeroporto Internacional de Cabo Frio tem sido alvo de contestações e polêmicas na cidade. Entre os motivos, estão o possível favorecimento das operações offshore e os estudos técnicos; além do edital para o certame estarem sendo feitos pela Prefeitura Municipal de Cabo Frio em parceria com a consultoria do Consórcio Marazul.

PAIS ATÍPICOS

O prefeito de Armação dos Búzios, Alexandre Martins (REP), recebeu, nesta terça-feira (11), na sede da Prefeitura, mães e pais atípicos para ouvir suas demandas. Além do chefe do Executivo, estiveram presentes o secretário da Pessoa com Deficiência, Aurélio Barros, o de Educação, Ciência e Tecnologia, Rodrigo Ramalho, a secretária de Saúde, Josiani Santos, e a nova coordenação de saúde mental que foi apresentada aos presentes. Com o intuito de solucionar as dificuldades nos atendimentos de terapias multidisciplinares, ficou acordado que as secretarias da Pessoa com Deficiência e de Saúde prepararão um espaço provisório para os atendimentos até que um definitivo seja disponibilizado para uma prestação de serviço mais completa para as pessoas com deficiência do município.

GIRO DO SANEAMENTO

Por falar em Alexandre Martins, o prefeito recebeu, também nesta terça-feira (11), o secretário de Ambiente e Saneamento de Arraial do Cabo, Jorge Oliveira. O objetivo foi mais uma ação daquele giro do saneamento que Jorge está fazendo para convidar as autoridades da região a participar de uma reunião na sexta (14), com o vice-governador, Thiago Pampolha (UNIÃO), para tratar de investimentos da Prolagos em saneamento. Além de Alexandre, que é presidente do Consórcio Lagos São João, o secretário de Ambiente e Urbanismo de Búzios, Evanildo Nascimento, esteve presente. “Mais um município que assumiu o compromisso em se empenhar no destravamento da revisão quinquenal da Prolagos”, pontuou Jorge.

SEMANA CHEIA

Em Iguaba Grande, a Prefeitura se prepara para inaugurar, nesta quarta-feira (12), a Cidade do Idoso. O local vai receber diversas atividades voltadas ao público da terceira idade, com condução do secretário da Pessoa Idosa e Envelhecimento Saudável, Paulo Rito. O prefeito, Vantoil Martins (CID), Paulo Rito e a secretária de Saúde, Carla Valle, foram conferir os últimos detalhes do espaço, no fim da tarde desta terça (11). Além da expectativa pela inauguração, a Prefeitura está a todo vapor divulgando a programação da feira literária do município, que começa na sexta (14). Com uma programação vasta, incluindo a participação de artistas, como a banda Onze:20 e o músico San, do grupo Sambô, e autores como o filósofo Luiz Felipe Pondé.

REUNIÃO DA MACRODRENAGEM

Os secretários de Planejamento e Obras de Iguaba Grande, Eron Bezerra e Alexandre Freitag, estiveram no Inea nesta terça-feira (11). Na ocasião, eles se reuniram com Daniel Moraes, Diretor de Recuperação Ambiental do órgão. Segundo Eron, a discussão foi sobre a macrodrenagem no município porque tem um ponto de saída que poderia causar dano à lagoa. Eron explicou que eles receberam uma sugestão da Prolagos e Daniel os recebeu para conversar sobre. O órgão já autorizou a mudança no planejamento, desde que a equipe fizesse o projeto. Dessa forma, a turma de Iguaba saiu com a melhor das expectativas de fazer a macrodrenagem, sem danos a lagoa, e resolver o problemas das enchentes.

‘NOSSA MISSÃO É FAZER DE IGUABA UM DESTINO TURÍSTICO’

Os secretários de Turismo e Lazer, Marcelo Durão, e de Planejamento, Eron Bezerra, foram os entrevistados do 91º episódio do RC Cast, nesta terça-feira (11). Na pauta, a transformação de Iguaba Grande em destino turístico e o que tem sido feito para colocar a Princesinha dos Lagos no mapa do setor. Entre os destaques, o projeto de colocar uma imagem de 13 metros de altura de Santa Rita de Cássia, além da reunião que fizeram, recentemente, com empresário de grupo hoteleiro do Nordeste para a construção de um hotel na cidade, que também vai gerar emprego e renda. “Nossa missão é fazer de Iguaba um destino turístico”, disse Durão. “É preciso criar motivo para visitar Iguaba”, destacou Eron. Falando em RC Cast, o convidado para o 92º episódio, na quinta-feira (13), será o vereador recém-empossado Átila da Ótica (Avante).

PEGA FOGO!

Mais uma vez, a sessão da Câmara de Araruama teve chumbo grosso nesta terça-feira (11). Desta vez, o vereador Oliveira da Guarda (MDB) subiu o tom contra o vice-líder de governo na Câmara, Elói Ramalho (PSD). Em resposta a uma declaração de Elói na semana passada, na qual o parlamentar desmentiu dados apresentados por Penha Bernardes (PL), com relação ao orçamento de educação do município, Oliveira da Guarda declarou que Elói é mau caráter e que o mandato dele é do “coronel”, se referindo ao ex-prefeito e primeiro-cavalheiro do município, Chiquinho da Educação (MDB). Antes, a vereadora Penha Bernardes também cobrou uma retratação de Ramalho por supostamente tê-la chamado de mentirosa. Oliveira da Guarda ainda declarou que Elói teria mudado sua postura, da oposição para a base, por conta de um cargo de R$ 4 mil que teria recebido para o irmão. Em resposta, Elói Ramalho não fez ataques a Oliveira, disse que manteria a discussão dentro da política, sem atacar ninguém e defendeu que se o irmão tem cargo é por competência própria. Mas que situação, hein? Caldo entornou de novo.

ACÚSTICA DA DISCÓRDIA

Você leu aqui na coluna Boca Miúda no fim do mês passado que uma Lei Complementar em Araruama tem gerado a maior polêmica com empresários e artistas locais. Isso porque ela determina a necessidade de acústica para estabelecimentos que tenham música ao vivo. Acontece que a aplicação dessa lei tem gerado bastante conflito na cidade. Isso porque já tem estabelecimento que chegou a ser alvo de fiscalização, gerando uma animosidade tremenda. O RJ2 da Inter TV desta segunda-feira (10) retratou a situação e trouxe também o questionamento dos empresários da cidade que disseram que em momento nenhum foram comunicados pela Prefeitura sobre a nova determinação. A coluna Boca Miúda já tentou nota oficial da prefeitura sobre o assunto, mas não obteve nenhum retorno.

ARRAIÁ DE MARICÁ

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT), segue acompanhando cada detalhe do arraiá da cidade. Nesta segunda-feira (10), o chefe do Executivo esteve na Barra de Maricá, que será a próxima parada da festa. O objetivo foi acompanhar os trabalhos, como a montagem do palco. Nos próximos dois fins de semana, o local vai receber shows, de artistas como Juliette, Falamansa e Geraldo Azevedo, além de quadrilhas e “muito anarriê”, conforme prometeu Horta.

PAULO MELO TÁ ON

Se a prefeita de Saquarema, Manoela Peres (PL), surfa em altas ondas de popularidade e vive um momento propício para eleger sucessor, conforme indicam pesquisas, tem uma força política daquelas que está on e roteando, pronto para jogar água nesse chop: Paulo Melo. O ex-deputado estadual segue uma movimentação intensa com vistas em 2024 e promoveu mais uma reunião na noite desta segunda-feira (10). “Tivemos um bate-papo extremante agradável com amigos de todos os cantos da cidade. Muito grato por cada amigo conquistado durante toda essa caminhada”, declarou. 2024 é logo ali, hein?

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo