GLADYS, TOLENTINO E MENEGUELLI
A coluna Boca Miúda desta terça-feira (10) começa por Armação dos Búzios, onde a candidata a prefeita, Gladys Nunes (PSD), e seu vice, Tolentino Reis (PSD) receberam o deputado estadual do Espírito Santo, Sérgio Meneguelli (REP), ex-prefeito de Colatina (2017-2020) que, na época, foi considerado “o melhor prefeito do Brasil”. Apesar de ser do mesmo partido do prefeito buziano, Alexandre Martins (REP), a relação de Meneguelli com Tolentino Reis é de longa data. Em 2020, o capixaba esteve na península para apoiar Tolentino quando ele concorreu à prefeitura da cidade. “Vim dar uma força porque gosto de Búzios e quero o melhor pra essa cidade. Precisamos sair da mesmice, sempre os mesmos governantes, as mesmas figurinhas e os mesmos escândalos. Vamos colocar uma mulher e um cara que é realmente voltado para o social e para o esporte. Essa dupla vai fazer a diferença”, disse Meneguelli, que fica na cidade até sexta-feira (13).
CAMINHADA COM REFORÇOS
Falando em Búzios, o prefeito Alexandre Martins (REP) está na expectativa para mais uma caminhada no próximo sábado (14), na Rasa, juntamente com seu vice, Leandro da Rasa (SDD). Dessa vez já estão confirmadas figuras importantes do partido e de legendas coligadas, como deputados estaduais e federais, entre outras lideranças. A ver que no sábado passado (7), em José Gonçalves, foram cerca de 4 mil pessoas a participarem do evento, este próximo poderá ser ainda maior. Será que Rafael vai ficar com ciúme?
DEFERIDOS E APOIO DE PESO
Ainda em Búzios, Rafael e Leandro tiveram seus registros de candidatura deferidos pela justiça eleitoral. O juiz eleitoral, Danilo Marques Borges, julgou improcedente o pedido de impugnação da coligação ‘A Força do Trabalho’, formada pelo PP, Republicanos, Solidariedade e federação PSDB/Cidadania. Nesta segunda-feira (9), a dupla recebeu um reforço de peso. O deputado federal e presidente do MDB carioca, Otoni de Paula, esteve na península para apoiar a campanha deles e caminhou pela península.
PESQUISA À VISTA
Em Cabo Frio, foi registrado um aviso de pesquisa de intenção de voto, junto ao TSE, nesta terça-feira (10). O levantamento será feito pela empresa Ágora Pesquisa, contratada pelo O DIA. A divulgação deve acontecer até o fim da semana. Na pesquisa anterior, realizada pela Factum Comunicação e Pesquisa e divulgada em 5 de agosto, sob o número 01007/2024, Serginho (PL) apareceu com 48,5%, Magdala Furtado (PV) obteve 17,1%, Rafael Peçanha, 2,5%, e Fernando Luiz Cardoso com 0,3%.
EM TAMOIOS
O candidato a prefeito de Cabo Frio, Serginho (PL), fez agenda em Tamoios, nesta terça-feira (10), em cima de carro de som e saiu pelas ruas pedindo votos a deus e todo mundo. Foi bem recebido e conversou com muitos moradores. Nesta quarta (11) ele volta ao segundo distrito, vai fazer corpo a corpo em Unamar, a partir das 14h. À noite, tem reunião com candidatos a vereador.
REUNIÃO COM MORADORES DO FOGUETE
Já o candidato a vice de Serginho, Miguel Alencar (União), não fez campanha de manhã, nesta terça (10), por conta dos compromissos de seu trabalho como presidente da Câmara. Antes da sessão da Câmara, Miguel se reuniu com moradores do Foguete, um dos bairros com o IPTU mais caro mas que sofre falhas constantes no fornecimento de energia elétrica. Ele ouviu atentamente as reivindicações dos moradores, e se comprometeu a fazer uma nova reunião, desta vez com representantes da concessionária Enel. O objetivo é buscar uma solução para este problema, que afeta o dia-a-dia de quem reside na localidade. “Estamos às vésperas da alta temporada. O problema que vem sendo constante, pode se agravar ainda mais. Vamos buscar as soluções efetivas para esta questão, que é inadmissível”, lamentou o vereador. A data da reunião será divulgada em breve.
NO GUARANI
Ainda em Cabo Frio prefeita Magdala Furtado (PV) fez caminhada no bairro do Guarani, debaixo do solzão que fez nesta terça-feira (10), acompanhada de seu vice, Léo Mendes (MDB), que distribuiu simpatia e dançou com eleitores. Agora à noite, ela se reúne com lideranças do vereador Thiago Vasconcelos (Avante), candidato à reeleição.
CORPO A CORPO E GRAVAÇÃO
Já o candidato Rafael Peçanha (REDE), gravou para a TV e fez corpo a corpo no Jardim Peró, nesta terça-feira (10). Nesta quarta (11), ele dá entrevista em rádio e na quinta (12), reunião com associação de aposentados e corpo a corpo em Unamar.
PESQUISA À VISTA II
Em Arraial do Cabo, sai pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas nesta quarta-feira (11), sobre intenção de votos. Vai ser o primeiro levantamento na cidade, que tem como candidatos o prefeito Marcelo Magno (PL), que tenta a reeleição; o ex-prefeito Andinho (União), cujo registro de candidatura ainda está sob julgamento; e Arlete do Mercado (NOVO). Quem conhece o Cabo sabe que, dependendo do resultado, já tem motivo pra festa, fogos e batucada.
SEGUE SOB JULGAMENTO
Falando sobre a política de Arraial, há uma grande expectativa quanto ao deferimento da candidatura de Andinho Brito. Ele garante que terá o aval do TRE, enquanto a oposição acredita que não. Estamos acompanhando de perto. A justiça estava aguardando a defesa de Andinho e as contrarrazões dos advogados de Marcelo para decidir se ele pode ou não ser candidato. Façam suas apostas e que comecem os jogos. Enfim, Andinho continua com suas caminhadas. Ele e seu vice, Ton Porto (PDT), estarão em um corpo a corpo até o Castelinho. O encontro com os moradores, que estava marcado para esta quarta-feira (11), foi adiado para quinta (12), às 16h.
DESFILE NÃO, CAVALGADA
A coluna “Boca Miúda” informou nesta segunda-feira (9) que o prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), havia participado do desfile cívico em comemoração ao Dia da Independência do Brasil. Na verdade, o vídeo em questão é de outro evento, realizado no dia 16 de maio. O prefeito não esteve presente no desfile de 7 de setembro, mas participou da Cavalgada da Independência. Pastel continua focado em sua campanha ao longo desta semana, com diversas caminhadas.
PROPOSTAS E CAMINHADAS
Pelo outro lado, a candidata a prefeita, Bia (PSDB), quer construir mais creches, além de criar a creche Casa Aldeense, além de uma escola de educação especial e a merenda solidária, caso seja eleita. Enquanto divulga aos poucos o seu plano de governo, já está fazendo diversas caminhadas. Uma delas aconteceu nesta terça (10), no bairro Boa Vista, junto de seu vice, Flávio Calixto (Avante). Para encerrar o dia, eles compareceram no Retiro. E nesta quarta (11) tem mais, Bia estará em Figueira, às 9h. Já na sexta (13), a agenda dela será no Campo Redondo, no mesmo horário. No domingo (15), a candidata vai estar conversando com os moradores no Balneário e em Praia Linda.
REUNIÃO E CORPO A CORPO
O candidato a prefeito de São Pedro da Aldeia, Cláudio Chumbinho (REP), está na correria, participando de diversas reuniões e caminhadas durante a campanha. Desta vez, ele se encontrou nesta segunda-feira (9) com o candidato a vereador, Rodrigo Tripa (Agir), no bairro Vinhateiro. O objetivo da reunião foi ouvir a população e compartilhar os projetos para a melhoria da cidade. Nesta terça (10), ele realizou um corpo a corpo no Recanto do Sol.
COMÍCIO NO BOA VISTA
Em Iguaba Grande, o candidato a prefeito Fabinho Costa (CID) participou de um comício no bairro Boa Vista, nesta segunda-feira (9). Seu vice, Marciley Lessa (PL), e o prefeito Vantoil Martins (CID) estiveram presentes. Durante o evento, Fabinho apresentou propostas aos moradores. Uma delas é a criação da subsecretaria de Inclusão, uma iniciativa voltada para oferecer apoio especializado e promover a inclusão de pessoas neuroatípicas, que têm autismo, TDAH, TEA, TOD, entre outras. Fabinho acredita que isso não é apenas um benefício para as famílias que lidam com a deficiência, mas também enriquece a experiência de toda a sociedade.
PENHA NA CORRERIA
Já em Araruama, a vereadora e candidata à prefeita, Penha Bernardes (PL), está acelerada nas caminhadas. Ela não para nunca. É de segunda a domingo. Sempre a acompanhando está seu fiel escudeiro e candidato a vice, André Mônica (União). Nesta terça (10), logo de manhã, foram ao bairro Fazendinha conversar com os moradores e divulgar suas propostas. Logo depois, à tarde, Penha e André participaram de uma caminhada na rodoviária, com concentração no diretório do PL. Para fechar essa movimentação intensa, nesta quarta (11), Penha estará com a prefeita Manoela Peres (PL) em uma reunião com os moradores no Campo do XV de Novembro, às 19h. Haja fôlego.
SERÁ QUE VAI SAIR PESQUISA?
Nesta segunda-feira (9), a candidata a prefeita de Araruama, Daniela de Lívia de Chiquinho (MDB), junto com sua vice, Verônica Januário (NOVO), conversou com os moradores dos bairros Picada, Campo do UTA e BNH. À noite, Daniela participou do lançamento da candidatura de Thiago Pinheiro (MDB). Estiveram presentes o presidente municipal do MDB e ex-prefeito, Chiquinho da Educação (MDB), e a prefeita Lívia de Chiquinho (REP). Já nesta terça (10), ela fez uma caminhada no bairro Nossa Senhora de Nazareth. E por falar em pesquisa? Será que vai sair alguma? Até agora, ninguém sabe quem pode estar na frente. Uns acham que é Penha, outros acreditam que é Daniela. Por enquanto, não houve registro no TSE. É aguardar para ver.
“FALTOU VONTADE POLÍTICA”
Ainda sobre Araruama, o candidato a prefeito Sérgio Ribeiro (DC) lamentou a morte de um morador em um acidente de carro na estrada de São Vicente. O candidato cobrou do governo municipal da prefeita Lívia de Chiquinho (REP) a realização de obras para melhorar a qualidade das pistas. “O recapeamento foi feito entre São Pedro e Cabo Frio. Por que não foi feito aqui? A verdade é que faltou vontade política”. Sérgio ainda acrescentou que o município não pode colocar a culpa no estado: “Não descansaremos até que se veja uma obra de verdade nessa estrada. É necessário um acostamento, tanto ali quanto em Praia Seca. Não podemos mais perder vidas devido ao descaso.”
MAIS EMBALADA DO QUE NUNCA
Por falar em Saquarema, a campanha eleitoral esquenta a cada dia. A candidata à prefeita, Lucimar Vidal (PL), esteve nesta segunda-feira (9) em Bonsucesso para mais uma caminhada com sua vice, Dra. Raquel (União). E haja boné e água para tentar minimizar o calor. Eles percorreram o bairro em um trio elétrico. Já nesta terça (10), a dupla dinâmica foi para Bicuíba conversar com os moradores. Durante as caminhadas, Lucimar apresentou mais uma proposta, que é dar continuidade ao projeto “Uma Praça em Cada Bairro”, garantindo lazer e convivência para as pessoas. A campanha é marcada por agitação geral. Lucimar parece estar mais confortável do que nunca, como pode ser observado nas fotos e vídeos que ela compartilha. Se continuar assim, pode ser difícil para seus concorrentes provocarem alguma reviravolta.
RECEBEU GOVERNADOR PARA ALFINETAR
Outro candidato a prefeito que está atento a toda a situação da base do governo é Rômulo Gomes (Novo). Ele recebeu o apoio do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), para sua campanha. Eles falaram sobre combater a corrupção, uma referência ao governo da prefeita Manoela Peres (PL), que enfrentou diversas denúncias de improbidade administrativa. “Combater a corrupção, o desperdício, os privilégios, para que sobre dinheiro para aquilo que é importante para você, para poder investir na saúde, na educação e na melhoria das vias públicas”, disse Romeu. Rômulo vai fazer de tudo para continuar alfinetando o governo de Manoela. Só que ele está se esquecendo de que Lucimar está na frente nas pesquisas. Ou ele foca em desestabilizar o governo tentando afetar a campanha de Lucimar ou foca somente nele. Ou uma coisa ou outra. Porque, assim como está, vai ser difícil para Rômulo receber mais apoio popular.
CONEXÃO MARICÁ – CAMPOS
O prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT), e o candidato a vice-prefeito, Joãozinho Maurício (PT), percorreram nesta segunda-feira (9) as principais ruas do Centro de Campos dos Goytacazes, acompanhados pelo candidato a prefeito, professor Jefferson (PT), pelo presidente da Embratur, Marcelo Freixo (PT), além de apoiadores e candidatos a vereador. Entre as propostas abordadas, destaca-se a implementação na cidade de programas e benefícios sociais adotados também em Maricá. Seria uma boa incluir essas propostas no plano de governo, considerando que Campos é a quinta cidade que mais recebe através dos royalties do petróleo.