24/12/2024 — 23:28
  (Horário de Brasília)

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (10)

Marcelo Magno recebe reforço na base de apoio; Prefeitura de São Pedro apura se tem servidores que foram a atos terroristas em Brasília; Vantoil Martins recebe jovens aprendizes; Alexandre Martins se reúne com Correios; Prefeitura de Cabo Frio vai fazer licitação milionária para projeto de reforma no deck da Praia do Forte; Justiça determina retorno da Politécnica em Araruama... E muito mais!

Compartilhe

NOVO APOIO NO CABO

A coluna Boca Miúda desta terça-feira (10) começa com Arraial do Cabo, onde o prefeito, Marcelo Magno (PL), recebeu uma nova liderança de peso em sua base de apoio. O ex-vereador Zé Manquinho se reuniu com o chefe do Executivo na parte da manhã por intermédio do parlamentar Ayron Freixo (REP). À coluna, Ayron destacou que Zé é uma personalidade importante no distrito de Figueira, tendo sido administrador da região e também do Pronto-Socorro que atende os moradores do local. Internamente, há quem diga que o Governo pode abrir espaço para que Zé Manquinho assuma alguma vaga da administração pública, em especial, no setor da Saúde.

ARTICULANDO COM O SECRETÁRIO

Conforme você leu na coluna Boca Miúda desta segunda-feira (9), a comissão de Educação da Câmara de Arraial do Cabo está de olhos nas reclamações sobre as condições das unidades escolares do município faltando menos de um mês para o inicio do ano letivo. Os vereadores da comissão, Junior Chuchu (PV), Professor Tayron (UNIÃO) e Alexandre Galego (REP), se reuniram na segunda para tratar do assunto com o secretário de Educação, Bernardo Alcântara, nomeado para o cargo na semana passada. O vereador Juliano do Distrito (PSD) também acompanhou o encontro. Chuchu disse à coluna que Bernardo é um pouco mais amigável e consegue dialogar mais com a classe e com os vereadores. Bernardo disse aos parlamentares que está fazendo o levantamento das unidades escolares e, a pedido dos vereadores, vai se reunir com servidores da Educação para saber mais do dia a dia e acontecimentos na rede municipal de ensino.

VARREDURA NA PREFEITURA

Teve um boato dizendo que a “jornalista esquerdista” Renata Cristiane teria divulgado informação de que o prefeito de SPA Fábio do Pastel seria um dos financiadores da ida de golpistas até Brasília no fim de semana. Mas em momento nenhum houve matéria citando esse fato. E mais, a assessoria de comunicação entrou em contato com a jornalista para dizer que Pastel repudia qualquer atentado contra a democracia. Ele é um democrata e respeita o voto popular e o resultado das urnas. É fato que muita gente da cidade foi até lá, inclusive teve ex-candidato a vereador de São Pedro expulso de partido por ter participado do ato. Pastel já falou reiteradas vezes que não coaduna com esse tipo de atitude. Ele apoiou o ex-presidente à reeleição mas disse “que respeita incondicionalmente o resultado do pleito”. A propósito, a Prefeitura está fazendo uma varredura em todos os setores para checar se houve algum servidor que participou desses atos golpistas e terroristas.

POLÊMICA NA ALDEIA

Continuando em São Pedro da Aldeia, está dando o que falar uma discórdia jogada na rede social sobre quem de fato está cuidando da causa animal. Quem está a frente disso é a coordenadora de Bem-Estar Animal, Briza Canuto – na imagem, com o prefeito -, mas aí já quiseram colocar fogo no parquinho, dizendo que Cláudia Mello, ex-candidata a deputada federal pelo município, estaria querendo “tomar” o lugar de Briza. Cláudia já refutou o boato veementemente, disse que não precisa disso. E não precisa mesmo. Quem a conhece sabe que ela sempre foi atuante nesse quesito, junto com o marido, o vereador Isaías do Escolar (PROS).

JOVENS APRENDIZES

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID), e a secretária de Assistência Social, Trabalho e Renda, Cláudia Souza, receberam, nesta terça-feira (10), os 100 jovens aprendizes que serão absorvidos pela Prefeitura e Fórum com estágio remunerado. Os selecionados são integrantes do Projeto Cidadão Participativo. Segundo Vantoil, são todos moradores de Iguaba que terão “um primeiro contato com o mundo formal do trabalho”. Os beneficiários do projeto receberão uma bolsa de meio salário mínimo para meio expediente, enquanto, na outra parte do dia, estarão na escola.

ANIMADO COM O ANO LETIVO

Ainda sobre Iguaba, o secretário de Educação e Governo, Jales Lins, falou que está muito animado com a volta às aulas esse ano. Isso porque as crianças vão ter um retorno as atividades escolares um pouquinho diferente, mais incrementado. Os estudantes vão receber uniforme completo inverno e verão. Ou seja, manga curta e manga longa. Além disso, serão distribuídos kits de higiene bucal, com escova de dente, enxaguante bucal e fio dental, e de material didático, com mochila, caderno, caneta, lapiseira compasso, apontador e borracha. Boa parte dos materiais já foi recebida pela Prefeitura e a expectativa de Jales é que os alunos retomem as aulas, no dia 6 de fevereiro, já com tudo pronto. Fato é que a criançada fica muito mais animada para voltar às aulas, sabendo que vai receber um monte de coisa, né? Dá até aquele gás na garotada.

REUNIÃO COM OS CORREIOS

O prefeito de Armação dos Búzios, Alexandre Martins (REP), esteve reunido, nesta segunda-feira (9), com representantes da superintendência dos Correios para alinhar a instalação de um Centro de Distribuição Domiciliar (CDD) no município. O objetivo é viabilizar a entrega de correspondências nos domicílios. Segundo os representantes dos Correios, a estatal conta com o apoio da Prefeitura para viabilizar a instalação do CDD na cidade. De acordo com o chefe do Executivo, trata-se de uma reivindicação antiga dos moradores locais. Participaram da reunião o secretário de Governo, Leandro Pereira, e os representantes do Correios: Everton Cabral, coordenador de Negócios eventual do superintendente estadual do RJ; Guilherme Alves, coordenador de operações; Úrsula Oliveira, gerente de distribuição e coleta; Rodrigo Bento, subgerente de planejamento da distribuição; e Rodrigo Cézar, da seção de patrimônio.

VISITA AO HOSPITAL MUNICIPAL

Falando sobre esta terça-feira (10), Alexandre Martins visitou o Hospital Municipal Dr. Rodolpho Perissé. A unidade hospitalar no bairro São José passa por obras de ampliação e, aos poucos, está voltando a realizar procedimentos como cirurgias de cabeça e pescoço. Na ocasião, além de conferir os fundos do hospital, que vão receber calçamento, o prefeito esteve no almoxarifado para fiscalizar e trazer soluções a algumas demandas do pessoal que trabalha no setor.

_____________

SERÁ QUE VEM AÍ?

A Prefeitura de Cabo Frio marcou para o próximo dia 19 uma licitação para contratar uma empresa especializada na área de Engenharia e Arquitetura para elaborar laudo técnico, projeto estrutural e obra de reforma do deck da Praia do Forte. O certame tem valor estimado em R$ 1.518.718,81. O principal cartão-postal de Cabo Frio tem claros sinais de abandono e precisa urgente de um socorro. No entanto, dado o valor da licitação, não há dúvida de que a turma vai ficar de olho bem aberto com os próximos capítulos dessa história.

MUDANÇA NO ESPORTE E NO TURISMO

Nesta quarta-feira (11), o prefeito José Bonifácio (PDT) dará posse a secretários de Cabo Frio. A nova secretária municipal de Turismo, Paula Pinheiro, será oficialmente nomeada. Antes de assumir a pasta, era coordenadora administrativa da Câmara Municipal. Segundo ela, o objetivo será promover o diálogo com o setor e dar nova dinâmica ao trabalho da pasta. Mas a mudança não será somente no Turismo. Como o setor agrega Esporte e Lazer, o prefeito decidiu que vai também trocar o comandante da política esportiva. Insatisfeito com o trabalho que vem sendo desenvolvido atualmente por Felipe Monteiro, o novo nomeado que toma posse ao lado de Paula é Gabriel Lima. Gabriel é ex-jogador de futebol, chegou a atuar profissionalmente, inclusive tem experiência para jogar fora do país. A aposta é que haja mais investimentos e projetos no futebol amador e outras modalidades que possam envolver a comunidade, especialmente os mais jovens. Ambos são indicações do presidente da Câmara, Miguel Alencar (UNIÃO), que pelo andar da carruagem, está se aproximando do governo. A cerimônia marcada para às 10h, na prefeitura.

JOVENS EM VULNERABILIDADE

O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho (PL), visitou nesta terça (10) a sede da Fundação para a Infância e Adolescência (FIA-RJ) para avançar com um convênio, entre Faetec e FIA para ampliação do Programa de Trabalho Protegido na Adolescência, o PTPA. A parceria visa oferecer formação educacional para adolescentes em situação de vulnerabilidade, que terão oportunidade para desenvolver habilidades técnicas e profissionais valorizadas no mercado de trabalho. “Toda vez que um jovem entra em um programa desses, uma família muda de vida. Isso traz perspectiva de um futuro honesto e abre caminhos para que esse jovem, futuramente, curse uma faculdade, entre no mercado de trabalho e ajude a dar sustento digno aos seus familiares”, disse Serginho.

POLÍTICA E CABOFOLIA

O entrevistado do 51º RC Cast, o podcast do Portal RC24h, foi o empresário araruamense Sérgio Ribeiro, novo dono da marca Cabofolia, evento que completa 25 anos e volta com força total, de 19 a 21 de janeiro. Sérgio contou sobre as novidades que terão no Cabofolia deste ano, que terá, por exemplo, 50 câmeras de monitoramento para maior segurança dos micareteiros. Não vai ter área de pipoca, mas vai ter roda gigante. “A gente não quer um evento superlotado, mas um evento de qualidade”. Sobre a entrada na vida política – Sérgio já tem despontado na boca do povo como um dos grandes concorrentes à prefeitura de Araruama -, ele disse que pretende colocar o nome dele em 2024, mas ainda não parou para conversar com nenhum partido sobre isso. Já ajudou em campanhas de prefeitos, como da atual, Lívia de Chiquinho (PP) e do ex, Miguel Jeovani, o qual, para Sérgio, “era uma aposta gigante e foi uma grande decepção”. “Teve muita gente que errou muito com a população araruamense”, acrescentou. Confira na íntegra.

RETORNO DA POLITÉCNICA?

Uma decisão judicial de primeira instância assinada pela magistrada Alessandra de Souza Araújo nesta segnda-feira (9) determinou que a Prefeitura de Araruama volte a oferecer o serviço de ensino técnico aos municípes. Até 2018, a cidade contava com a escola Politécnica, que foi fechada pelo governo de Lívia de Chiquinho (PP). A decisão, à época, gerou muita repercussão negativa no município, já que a escola acolhia os jovens que saiam do ensino médio, dando uma continuidade, uma profissão, uma oportunidade de entrar qualificado no mercado de trabalho. A decisão judicial determina ainda que, após o trânsito em julgado do processo, em caso de descumprimento, a Prefeitura receba multa diária de R$ 1 mil, podendo esta recair sobre a prefeita e a secretária de Educação do município. Em nota, a Prefeitura de Araruama disse que “não tem conhecimento dessa informação”.

TÁ NERVOSO? VAI PESCAR

A sabedoria popular traz consigo a célebre frase: “Tá nervoso? Vai pescar”. Mas tem situações que a atividade pode dar o oposto disso: raiva. Moradores do bairro Novo Horizonte, em Araruama, estão na bronca com a situação em que ficaram após as chuvas dos últimos dias e chegaram até a tirar a vara de pesca do armário para meio que protestar sobre o assunto. “Moradores da Maria Angélica, Novo Horizonte, agora podem pescar seu peixe na porta de casa”, disseram na rede social. Que situação, hein? Cadê o poder público?

RENOVAÇÃO DA FROTA

A prefeita de Saquarema, Manoela Peres (UNIÃO), usou as redes sociais nesta segunda-feira (9) para afirmar que o município está renovando completamente a frota de viaturas usadas pelos agentes do PROEIS. Dois dos veículos adquiridos já foram recebidos. “O objetivo é continuar investindo em segurança para a população, já que nossa cidade está crescendo e recebendo muitas pessoas de fora”, afirmou a prefeita. A cidade também instalou tendas com guardas nas praias para, além de reforçar a segurança com a cidade cheia de turistas, oferecer serviços como a identificação de crianças. Manoela afirmou que a medida foi muito bem-sucedida no ano passado e a expectativa é de repetir o êxito agora.

Redação
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo