InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (9)

Em Cabo Frio, Magdala inaugura praça, entrega chave ao Rei Momo, é alvo de mais polêmica: a 'privatização' da Praia do Forte para o Carnaval da Mega Blocos, e o canil abandonado; Penha ganha apoio de peso em Araruama; mistério em Búzios e afastamento de secretário; pesquisas rendem popularidade aos prefeitos Marcelo Magno e Pastel; Vantoil comemora aumento na concorrência; estreia de Maricá na Sapucaí; e muito mais...

ABRE ALAS QUE O CARNAVAL JÁ CHEGOU!

A coluna Boca Miúda desta sexta-feira (9) de Carnaval começa por Cabo Frio, onde a prefeita Magdala Furtado (sem partido) entregou as chaves da cidade para o Rei Momo com a abertura da folia. Programação do Carnaval de Cabo Frio esse ano tem um palco na areia da Praia do Forte oferecendo uma atração bacana. Os blocos receberam apoio. O secretário de Cultura, Márcio Sampaio, teve que se virar nos 30, já que assumiu a pasta em cima do Carnaval. E agora é torcer para que a folia seja boa. Ainda nessa sexta, a prefeita também entregou a reforma da praça da Vila Nova, ali na chamada Praça do Morubá, e a expectativa é que ela curta o Carnaval de montão. Porém, nem tudo são flores…

PRIVATIZAÇÃO DA PRAIA

O Carnaval de Cabo Frio não é mais apenas um samba no ar, é um palco onde o luxo e a exclusividade tomam conta. Enquanto antigamente a Praia do Forte era o lar dos blocos gratuitos e da diversão democrática, hoje ela é cercada por tapumes de 2,5m de altura, reservada apenas para shows exclusivos com ingressos a partir de R$ 150. A privatização desse espaço público é um golpe duro na tradição carnavalesca, onde agora mega shows como os de MC Poze e MC Cabelinho dominam a paisagem. Enquanto alguns blocos resistem à comercialização, como o bloco Carnagay concentrando-se na Praça dos Quiosques, outros se rendem ao espetáculo de lucro. A prefeita Magdala Furtado (sem partido), que inicialmente se recusou a bancar a estrutura, agora permite que a folia seja transformada em um negócio lucrativo para poucos, ocupando um espaço gigante na praia mais importante da Região dos Lagos. Imaginem o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), cedendo uma parte do calçadão de Copacabana para Mega Blocos S/A lucrarem com a alegria, cobrando preços exorbitantes. Ou qualquer outro prefeito de nossa região. Impossível, né?! O Carnaval de Cabo Frio não é mais o mesmo, agora é um espetáculo onde o poder econômico dita as regras.

ENQUANTO ISSO…

Enquanto a folia de Cabo Frio é transformada em um grande negócio lucrativo, com o aval da prefeitura, que investiu R$2 milhões na festa, o Carnaval no Canil Municipal vai ficar sem ver o bloco passar, aliás, não só o bloco. Denúncias apontam que o local está sem ninguém para trabalhar e que os animais vão ficar o Carnaval inteiro abandonados, sem comida e sem água. Estamos há dois dias tentando contato com a prefeitura para entender a situação, mas até agora, nada de retorno. É de doer o coração!


MAIS UM GOLAÇO DE PENHA

O médico intensivista e cardiologista Astor Bruno Mello declarou apoio à vereadora e pré-candidata a prefeita de Araruama, Penha Bernardes (PL), divulgado nas redes sociais nesta sexta-feira (9). Com mais de 13 anos de experiência profissional em Araruama, o Dr. Astor Mello é uma figura respeitada na comunidade médica local. No vídeo, Astor compartilhou a decisão de se juntar à equipe de Penha após uma cuidadosa reflexão e discussões com familiares e amigos. Ele destacou o compromisso da vereadora em abordar os desafios enfrentados pela saúde pública do município, um tema de grande preocupação para a população local. A aliança entre Penha e Astor representa um passo significativo na busca por soluções para os desafios da saúde pública em Araruama. Com o apoio de profissionais respeitados como o Dr. Astor, a pré-candidatura de Penha ganha força e credibilidade, apontando para um futuro preocupado com a saúde da comunidade. Ninguém na cidade esperava esse movimento de Astor, ainda mais a terceira via política para as eleições, o médico Marcelo Amaral, o empresário Roni Rossi e a empresária Verônica Januário.


SE A CARAPUÇA SERVIU…

E o vice-prefeito afastado de Armação dos Búzios, hein? O Miguel Pereira (PL) fez uma postagem, nesta quinta-feira (8), falando de rancor… ninguém entendeu nada. Será que era uma indireta para o prefeito afastado Alexandre Martins? Será que ele estava falando de si mesmo? Será que estava reclamando de outra pessoa que falou alguma coisa na cidade? Fato é que essa postagem trouxe um monte de especulação. Quem quiser vestir a carapuça, que vista! Mas, às vezes, ele tá só fazendo uma reflexão sobre si mesmo, né? Tem quem diga também que isso é uma grande tolice, e que Miguel costuma fazer essas postagens, vez por outra. Só que, poxa vida, falar de rancor no meio desse turbilhão, fica difícil acreditar que foi, assim, “coincidência”.

TUTU TEMPORARIAMENTE AFASTADO

Ainda em Búzios, o secretário de Turismo, Cristiano Marques, se afastou temporariamente das funções para cuidar da saúde e para se preparar para uma possível candidatura a vereador. Enquanto Tutu, como é conhecido no balneário, está afastado, quem comanda a pasta é Patrícia Chaves, subsecretária.


SUCESSO ABSOLUTO

Em Arraial do Cabo, a inauguração da praça Maria Peres, em Monte Alto, parecia até baile de Carnaval pela animação, que contou até com banda tocando marchinha, e pela quantidade de gente. Durante o discurso, prefeito Marcelo Magno (PL) falou sobre a homenageada que deu nome ao local, uma das primeiras moradoras a se fixar e formar família no distrito. Por falar no prefeito, Marcelo está indo bem… depois de uma semana em que aparece com uma aprovação de governo acima dos 80%, já era de se esperar que a inauguração ficasse lotada. A pesquisa foi mais comprovada ainda quando, ao som da banda, a população puxou o coro de “P* que pariu, é o melhor prefeito do Brasil”, deixando ele todo orgulhoso. Confira no vídeo acima.

POR OUTRO LADO…

Por outro lado, Chico da Ecatur fez uma festa de aniversário que conseguiu reunir aquilo que promete ser a oposição contra Marcelo Magno (PL): o pré-candidato Ton Porto (PDT), o ex-prefeito Renatinho Vianna, Macaco do Sítio e Lacerda. Dizem que Ton não desgrudou do aniversariante durante a comemoração, que também serviu de aquecimento para a campanha eleitoral. Inclusive, várias especulações apontam que Chico vai fechar com Ton na pré-campanha fazendo oposição ao prefeito, junto com Renatinho e outros partidos. E ainda tem o ex-prefeito Andinho, que não foi a festa, né? Disseram que ele não foi porque está com sintomas de Covid, mas não se sabe se ele não foi porque não podia ou porque não quer fechar com esse grupo. Vai saber…


AUMENTO NA CONCORRÊNCIA

Em Iguaba Grande, o prefeito Vantoil Martins (CID) falou nas redes sociais nesta sexta-feira (9), sobre a chegada da rede de supermercado que está aumentando a competição entre os estabelecimentos, obrigando-os a entrar na batalha por melhores preços com fornecedores. A concorrência está beneficiando tanto os habitantes quanto a economia da cidade. Com a abertura do novo supermercado, uma onda de oportunidades está surgindo: novos empregos estão sendo criados e mantidos, os preços estão se tornando mais atrativos e a prefeitura está experimentando um aumento na arrecadação de ICMS, uma fonte crucial de receita para os municípios. “Amigos, bom dia! Ontem foi o dia D da inauguração do Supermercado da Grande Rede, e muitos estão prevendo um cataclismo para os outros estabelecimentos. Mas eu discordo veementemente. Tenho certeza de que isso vai acender a chama da competição, levando à batalha por preços mais atraentes, e isso já está acontecendo. Os supermercados estão preparando junto aos fornecedores para garantir preços mais baixos e repassá-los aos consumidores e à nossa amada população. Então, que a concorrência seja alta, pois quem sai vitorioso somos todos nós”, afirmou Vantoil.


SEXTOU NA PEGADA DA FEIRA

Depois de uma semana com popularidade sendo comprovada através do Instituto Paraná Pesquisas, onde a aprovação de governo atingiu 73,8%, o prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), foi direto para a feira. Nada de gabinetes entediantes. Ele preferiu mergulhar na energia pulsante da local. Onde? É claro, naquela tradicional saidinha de sexta-feira (9), para botar a mão na massa e sentir de perto o pulso da população. E quem mais poderia acompanhar o fervo do que o rei dos pasteis? O pastel mais famoso depois do dele, é claro!

CARNAVAL LGBTQIA+ COM SEGURANÇA

A Presidente da ONG Aldeia Diversidade, Laysa Jotha, se reuniu na tarde desta sexta-feira (9) com o Secretário Municipal de Segurança Pública, Dr. Diego Amaral e o Chefe de Gabinete do Prefeito, Moisés Batista, para alinhar a segurança da população LGBTQIA, no carnaval aldeense. A equipe afirmou que estará em contato com outros órgãos de segurança, para fazer uma folia com segurança. Aliás, o Bloco Carnavalesco Carnagay Aldeia Diversidade, desfilar no domingo (11), às 23h30, com concentração na Praça Hermógenes Freire da Costa, a Praça das Águas, com uma mega programação. “A gente fez essa reunião também levando em consideração que o Brasil é o país que mais mata LGBTQIA+, no mundo. E a cidade vai estar cheia de turista, então a gente achou melhor pedir para aumentar o efetivo de Guardas Civis Municipais e estar fazendo um planejamento melhor de segurança e apoio no bloco”, comentou Laysa.


APLICATIVO COLAB

A prefeita de Saquarema, Manoela Peres (PL), mostrou nas redes sociais nesta quinta-feira (8) o aplicativo Colab, que foi lançado na última quarta-feira (7). O intuito é facilitar a comunicação entre os cidadãos e os diversos setores do governo, atuando como uma ouvidoria para promover uma participação mais ativa dos munícipes. No vídeo divulgado, a prefeita ressalta que a ferramenta vai centralizar as demandas da população, substituindo a dispersão de solicitações por meio do WhatsApp e redes sociais. E tem mais, o aplicativo já está em período de teste para o Carnaval, com todas as informações sobre blocos, alterações no trânsito e percursos, horários, entre muitas outras informações.


ESTREIA NA SAPUCAÍ

A escola de samba União de Maricá está pronta para fazer a estreia na Marquês de Sapucaí neste Carnaval de 2024. Com um desfile marcado para esta sexta-feira (9), na Zona Central do Rio de Janeiro, a agremiação promete encantar o público com o enredo intitulado ‘O esperançar de um poeta’, uma homenagem ao papel social, cultural e humanitário dos compositores. Dividida em 4 setores e contando com 1.500 componentes distribuídos em 19 alas, além de 3 carros alegóricos e 2 telões, a União de Maricá pretende levar os espectadores em uma viagem poética pelos mundos imaginários dos poetas. O desfile terá uma abordagem romântica, destacando a visão dos compositores sobre as origens e o impacto das músicas na sociedade. A escola maricaense ocupará a sexta posição na ordem de desfile do primeiro dia de apresentações, logo após a Estácio de Sá, tradicional campeã do Grupo Especial. O horário exato de início ainda não foi divulgado, mas os fãs já aguardam ansiosos para testemunhar o espetáculo que a União de Maricá preparou para o Carnaval deste ano.


Em virtude do Carnaval, a coluna Boca Miúda volta na próxima quinta-feira (15).

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo