BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (8)

Cirurgia de Zé Bonifácio dura mais de 10 horas e clima de ansiedade toma conta no meio político; Projetos em andamento na Câmara cabo-friense e o pedido de desculpas de Vanderson Bento; Saiba quais vereadores de Arraial fecharam com Dr Serginho; O sextou alegre de Vantoil Martins e a Feirinha; Alexandre Martins faz mudança no secretariado; A agenda abarrotada de Fábio do Pastel; O sextou amargo de Lívia Bello e a fidelidade de centavos de Chiquinho 'sem Educação'; PSB oficializa indicação de Alckmin a vice na chapa de Lula... E muito mais!

1341

NOTÍCIAS DE ZÉ BONIFÁCIO

A coluna Boca Miúda desta sexta-feira (8) começa por Cabo Frio, onde durante todo o dia a pergunta que não queria calar era como estava o prefeito José Bonifácio (PDT), que passou por uma cirurgia de retirada de nódulo no fígado (pela segunda vez). O clima de tensão na cidade era grande, todo mundo queria saber o desfecho do procedimento. Aqui na redação também, o telefone não parou de tocar e as mensagens via whatsapp chegavam a todo momento. Acontece que o procedimento levou mais de dez horas – começou de manhã cedo, por volta das 8h, e terminou quando já passava das 18h30. É porque além da extração do nódulo, os médicos retiraram duas hérnias e ainda fizeram colocação de tela.

CORREU TUDO BEM

Mas correu tudo bem. A mensageira da boa notícia foi a esposa de Zé, a médica Ana Valladão. “Ele está quase saindo, o médico passou uma mensagem de que a cirurgia foi boa e sem intercorrências. Ele passou bem, graças a Deus!”, comemorou Ana quando era por volta das 18h30. Uma hora depois, quem deu notícia foi Janio Mendes, para dizer que Zé ficaria mais uma hora no centro cirúrgico e depois iria para a UTI, onde permanecerá por dois dias, em observação. Na segunda-feira (11), o prefeito cabo-friense vai para o quarto. A recuperação total de Bonifácio deve acontecer em duas semanas, quando ele deve voltar a trabalhar. “É um touro!”, observou a esposa Ana. E cá entre nós, a ver pelo histórico de saúde, é um touro mesmo.

PROJETOS EM ANDAMENTO

Os vereadores de Cabo Frio, Luís Geraldo (REP) e Léo Mendes (DC) propuseram a criação de um Programa de Proteção à Saúde Bucal da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. O projeto tramitar na Câmara na sessão ordinária desta quinta-feira (7). O programa será desenvolvido no âmbito da rede pública de saúde, com apoio de especialistas e de representantes de associações de pais de autistas. Um outro projeto do vereador Vanderson Bento (PTB) prevê o Plano de Estímulo ao Voto a partir de 16 anos. De acordo com o documento, os objetivos são estimular a conscientização dos jovens com idades entre 16 e 17 anos ao exercício do direito de votar; informar, sensibilizar, conscientizar e difundir este direito; divulgar endereços e horários de atendimento dos cartórios eleitorais, bem como ampliar o conhecimento sobre o processo democrático das eleições. Os PLs foram encaminhados à CCJ nesta quinta-feira (7).

PEDIU DESCULPAS AOS MORADORES DA RUA CECÍLIA

Falando em Vanderson Bento (PTB), o vereador pediu mais tempo de fala na tribuna na sessão desta quinta-feira (7) para se desculpar publicamente com a população do Jardim Caiçara, bairro onde nasceu, foi criado e mora até hoje. As escusas foram para os moradores da Rua Cecília, cujo local foi denominado de ‘Planeta dos Macacos’ pelo parlamentar. A alcunha – de cunho racista – não é novidade, mas quem mora por lá não gostou nadinha disso, claro. O vereador disse que cometeu um erro sem saber. “Ontem cometi um erro sem saber (…) Sempre conheci o local como Planeta dos Macacos, mas os moradores não gostaram (…) Quero aqui me desculpar. Em momento algum quis ser preconceituoso ou racista. Entendo a revolta, errei”, disse ele.

FECHADOS COM SERGINHO

Os vereadores de Arraial do Cabo, Junior Chuchu (PV) e Juliano Felizardo (PSD), são os novos integrantes do time que vai apoiar o candidato a deputado estadual Dr. Serginho (PL). O fechamento foi feito nesta sexta-feira (8), em um bate-papo articulado pelo prefeito, Marcelo Magno (PL). A gente lembra que Chuchu chegou a ser enxotado do governo de MM depois de começar a andar com Aquiles Barreto (PSD) – e disse que continua (numa postagem feita à tarde). A ideia é que eles fizessem uma dobradinha nas eleições do fim do ano com Chuchu concorrendo a uma vaga na Alerj. É, minha gente, mais um capítulo da surubaiada em que todo mundo dança com o PSD, faz juras de amor, mas, no fim, deixa a dama presidida no Estado por Eduardo Paes abandonada na pista. Já foi Chiquinho, já foi Chuchu, falta um para música no “Fantástico”, hein?!

SEXTOU EM IGUABA

Em Iguaba Grande, o prefeito Vantoil Martins (CID) sextou em clima de fim de semana, convidando a população para conhecer o trabalho dos artesãos e dos produtores rurais da região na Feirinha Criatividades da Terra, na Praça Edyla Pinheiro, neste sábado (9). A propósito, a Feirinha foi quem colocou o município entre os 30 finalistas do prêmio “Prefeito Empreendedor”, do Sebrae, evento que aconteceu esta semana e divulgado aqui na coluna. “É imperdível”, disse o prefeito.

FOMENTAR A ECONOMIA

Continuando na Princesinha dos Lagos, os secretários municipais Eron Bezerra (Planejamento) e Marcello Costa (Agência de Desenvolvimento) se reuniram com representantes do Centro de Abastecimento de São Pedro da Aldeia, o Ceasp, nesta sexta-feira (8). Segundo Eron, o objetivo é fomentar uma parceria com empresários da Região dos Lagos para que comprem dos fornecedores locais. “Vim conhecer in loco e a ideia é marcar outra reunião, com o pessoal da Agricultura e alguns empresários para que venham conhecer a estrutura do Ceasp. Vamos contar com a presença da Stella Romanos (superintendente federal de Agricultura) também. A ideia também é reunir os outros secretários de Agricultura.

HABITE SEGURO

O município de Iguaba Grande será o primeiro da Região dos Lagos e o sétimo do estado do Rio de Janeiro a ser aceito no programa do Governo Federal, Habite Seguro, de apoio à aquisição de habitação para profissionais da segurança pública. O programa é promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e proporciona, aos profissionais de segurança pública, condições diferenciadas de crédito imobiliário para aquisição da casa própria através da Caixa Federal. O benefício contempla aquisição de imóveis novos, usados, além de auxiliar na compra de terreno e construção de imóvel. Para participar, os Guardas Municipais devem seguir alguns requisitos, como ter no mínimo três anos de carreira, estar apto junto a instituições financeiras para contratação de financiamento, não fazer parte do regime jurídico de cargos ou funções de natureza temporária.

TROCAS NO SECRETARIADO

Em Armação dos Búzios, o prefeito, Alexandre Martins (REP) assinou portarias oficializando trocas no segundo escalão do governo, envolvendo a subsecretaria de Comunicação e a subsecretaria de Serviços Públicos. A publicação foi nesta quinta-feira (7). O então subsecretário de Comunicação, Marcelo Rocha foi designado para assumir os Serviços Públicos. Enquanto isso, Alessandro Lacerda de Oliveira, que ocupava cargo de coordenador Especial de Gabinete, foi escolhido para assumir a Comunicação. A coluna apurou que mais trocas estão por vir…

CONSELHO DE SEGURANÇA

A secretaria de Segurança e Ordem Pública de Búzios convocou entidades civis públicas para compor o Conselho Municipal de Segurança Pública. O convite foi feito pelo secretário da pasta, Sérgio Ferreira, para interessados a indicar nomes de um titular e seu respectivo suplente para compor o conselho. Os nomes devem ser encaminhados para a secretaria de Segurança e Ordem Pública, localizada na Av. José Bento Ribeiro Dantas 400, na Rasa, ou através do e-mail segurancapublica@buzios.rj.gov.br. O prazo para receber as indicações termina no dia em 20 de abril de 2022.

AGENDA ABARROTADA

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL) recebeu no gabinete nesta quinta-feira (7), o coronel Raphael Gonçalves, que assumiu o Comando de Bombeiros de Área V (CBA V) das Baixadas Litorâneas. Ele foi acompanhado pelo tenente-coronel André Siqueira, chefe do Estado Maior do CBA V. A visita de cortesia das autoridades reforça o estreitamento de laços entre o poder público e o Corpo de Bombeiros da região. O chefe de gabinete, Moisés Batista, também acompanhou o encontro. No mesmo dia, Fábio vistoriou obras para melhorias no bairro Campo Redondo e participou da passagem de comando da Base Aérea Naval em São Pedro da Aldeia a convite do Contra-Almirante Alvarenga, que deixou o comando da cidade para assumir o Centro de Planejamento, Orçamento e Gestão Institucional no Comando de Operações Aérea na Força Aérea em Brasília.

PREFEITA VAZOU?

A prefeita de Araruama, Lívia Bello (PP), estava cotada para dar depoimento ao delegado do município nesta sexta-feira (8). Um sextou amargo, convenhamos, né? Até por isso, estão dizendo certas línguas na cidade que a prefeita tratou de sair da Prefeitura antes do ‘seu polícia’ chegar. Pois é, minha gente. A nossa parte de pedir esclarecimentos ao município foi feita e questionamos à assessoria se a informação, que foi a principal do dia da Praia Seca até Iguabinha, passando pela Praça do Blindex, São Vicente e Morro Grande, era verídica. Mas ainda não tivemos resposta.

FIDELIDADE DE CENTAVOS

O ex-prefeito de Araruama Chiquinho “sem Educação” deu mais uma prova de sua personalidade fragmentada, sem coerência e sem qualquer resquício de fidelidade política. Acontece que o primeiro-cavalheiro do município, em resposta a um seguidor que afirmou que não votaria no Chiquinho se ele estivesse no PT, disse que não era comunista, que estava no União Brasil. Comunista, Chiquinho? Não foi você, alguns meses atrás, que reuniu a cúpula do PT, fez questão de se colocar como um grande aliado e se autoproclamou como coordenador da campanha de Lula na Região dos Lagos? A fidelidade de centavos do ex-prefeito araruamense é de notório saber e ele vai para onde o vento caminha, o que não é novidade para ninguém. Fica a foto de julho do ano passado que mostra o ex-prefeito fazendo L do comunista Lula na ocasião em que disse, com todas as letras, que sempre apoiou o ex-presidente.

EXPECTATIVAS

Deixando de falar um pouco do casal Chiquinho, mas continuando no clã Ribeiro de Araruama, um dos principais assuntos nas rodas políticas da cidade é a entrevista que promete, do filho de Chiquinho e pré-candidato a deputado pelo MDB, Thiago Ribeiro. Aliado de Paulo Melo, Thiago se comprometeu a falar sobre tudo: projetos, campanha, apoios políticos e, claro, pormenores da relação com o pai. Então, já sabe, terça-feira (12) #15MinutosNoRC ao vivo com Thiago Ribeiro, a partir das 15h, na fanpage do Portal RC24h e rádio Costa do Sol FM.

AGORA É OFICIAL

O PSB oficializou nesta sexta-feira (8) a indicação do nome do ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin como vice-presidente na chapa de Lula (PT) nas eleições presidenciais de 2022. “Não temos qualquer dúvida de que é o companheiro Lula quem reúne as melhores condições para articular forças políticas amplas, capazes de dar à resistência democrática a envergadura que permitirá enfrentar e vencer o bolsonarismo”, diz trecho da carta entregue pelo PSB ao PT. Logo depois, Lula confirmou que o PSB participará do processo para formular o plano de governo. “Importante saber que essa chapa, se ela for formalizada, não é só para disputar as eleições. Talvez ganhar as eleições seja mais fácil do que a tarefa de que teremos pela frente de recuperar esse país”, afirmou o pré-candidato petista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui