SURPRESOS E SATISFEITOS
A coluna Boca Miúda desta sexta-feira (4) começa por São Pedro da Aldeia, onde o prefeito Fábio do Pastel (PL) juntou sua turma de secretários e foi visitar a obra do hospital municipal, que vai ter um centro de imagens, dois centros cirúrgicos, entre outros equipamentos. Por telefone, ele contou pra gente como é que surgiu essa ideia da visita. Disse que já havia convocado o secretariado pra um café da manhã, nesta sexta, pra falar um pouquinho do planejamento. O bate-papo foi ficando empolgante e Pastel juntou todo mundo e foi conferir in loco. O prefeito disse que os secretários ficaram impactados e que a visita foi motivo de muita satisfação e motivação pra equipe. Pastel sabe bem da importância de entregar esse hospital para os aldeenses, assim como para os secretários, que além de serem servidores do primeiro escalão, também fazem parte da população. É uma necessidade do povo. Bem, depois de um dia intenso de trabalho, Pastel ‘sextou’ no “Guerreiro”, um boteco que fica na Praça do Canhão, junto com os secretários, e degustou um belo frango à passarinho. Estava lá quando falou com a gente, já passava das 6 da noite. Afinal de contas, prefeito também é filho de Deus.




_____________

UMA REUNIÃO ATRÁS DA OUTRA
Ainda sobre Pastel, a quinta-feira do prefeito também foi intensa. Reuniu-se em seu gabinete com o defensor público geral do estado, Paulo Vinicius Cozzolino, para tratar da construção de uma nova sede para a Defensoria Pública. O local escolhido fica próximo ao Fórum, substituindo os atendimentos atualmente realizados no próprio prédio da Justiça. Também estiveram presentes Juliana de Barros Saldanha, coordenadora-geral do Interior e da Baixada Fluminense, e Patrícia Porto, defensora pública da 1ª Vara do município (na imagem acima). Sem tempo para respirar, Pastel logo recebeu os presidentes do CREA-RJ, Miguel Fernández, e do CAU/RJ, Sydney Meneses, em um encontro promovido pela ASAERLA, representada por Marco Pereira. O diálogo abordou temas como fiscalização profissional, capacitação de engenheiros e arquitetos e a atualização dos planos diretores de mobilidade urbana, saneamento e urbanismo. Também participaram da conversa o secretário de Obras e Desenvolvimento Urbano, Hildegardo Milagres, o secretário adjunto de Urbanismo, Wallace Camilo, e integrantes das entidades envolvidas. Mas o dia não terminou aí. Antes de encerrar a jornada, Pastel ainda iniciou os preparativos para o Desfile Cívico Escolar de 2025, que terá como tema “Laços e Entrelaços: Conectando Cultura, Tradição e Futuro da Nossa Aldeia”. O prefeito reuniu-se com a comissão organizadora, composta pelos secretários de Educação, Danielle Corrêa; de Governo, Luiz Fernando; de Turismo, Rodolfo Jotha; e de Serviços Públicos, Raimundo Teixeira. O planejamento incluiu logística, estrutura e participação no evento, além da criação de uma comissão específica para coordenar os trabalhos. Que correria foi essa, hein, Pastel?

‘FICHA FANTASMA’
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (4), a “Operação Ficha Fantasma” contra um esquema de fraudes no CadÚnico do Governo Federal, cometidas por meio da inserção de dados falsos, em São Pedro da Aldeia. As equipes federais cumprem dois mandados de busca e apreensão no município contra uma ex-servidora do município, com o objetivo de combater as fraudes e confirmar algumas informações coletadas durante a fase de investigação. A investigada poderá responder por inserção de dados falsos em sistema de informações, cuja pena pode chegar a até 12 anos de reclusão.

PREFEITO INTERINO
Em Cabo Frio, o vice-prefeito, Miguel Alencar (União), assumiu como prefeito interino, nesta sexta-feira (4), enquanto o prefeito Dr Serginho (PL) está no exterior. Serginho foi para os EUA com os secretários de Turismo e de Desenvolvimento Econômico, Davi Barcelos e Marcelo Dusi, e é o único prefeito do Brasil a participar do evento que reúne empresas de cruzeiros internacionais. Serginho quer colocar Cabo Frio nesta rota. Na entrevista ao Portal RC24h, Miguel falou de vários assuntos. Além da viagem de Serginho, comentou a polêmica envolvendo o reajuste das tarifas dos ônibus de excursão e também da situação de alerta que o município está por causa da possibilidade de temporal na região. Confira, abaixo, a entrevista na íntegra:
________________________
VAI ABRIR B.O. CONTRA SERVIDORES
O secretário de Educação de Cabo Frio, Alfredo Gonçalves, divulgou um vídeo, na tarde desta sexta-feira (4), dizendo que vai abrir boletim de ocorrência na delegacia contra alguns servidores que agiram de má-fé e fraudaram atestados médicos. A situação acontece em meio a queixas de falta de profissionais em algumas escolas, enquanto a Prefeitura tenta se organizar para preencher todo o efetivo necessário de servidores. No vídeo, o secretário mostra dois atestados de saúde: num deles, onde o original apresentava 1 dia de atestado mas que foi rasurado para 4 dias; o outro caso, ainda mais absurdo, a servidora pegou um memorando para tomar posse e no dia seguinte apresentou um atestado de 60 dias. Ou seja, ela tinha a ciência de uma doença pré-existente e não poderia ter participado do processo seletivo. Segundo Alfredo, o B.O. servirá para abertura de inquérito e que as providências cabíveis serão tomadas. Ele garantiu que vai acabar com a bagunça. É um desafio, vamos combinar, né?

NA RETA FINAL PRA INAUGURAÇÃO
O prefeito de Búzios, Alexandre Martins (REP), passou a manhã desta sexta-feira (4) vistoriando as obras da futura maternidade, anexa ao Hospital Municipal Rodolpho Perissé, que deverá ser entregue nas próximas semanas. Acompanharam Alexandre o vice-prefeito, Leandro da Rasa (REP), o secretário de Saúde, Leônidas Henringer, a diretora do hospital, Dra. Monique Campbell, e toda a equipe técnica e administrativa da unidade. A nova maternidade chega para atender um grande anseio da população, oferecendo um espaço moderno e humanizado. Serão 16 leitos de maternidade, 4 leitos de ginecologia, um centro cirúrgico exclusivo e 5 salas de parto humanizado equipadas com banheiras, garantindo mais conforto e autonomia para as gestantes. Além disso, a unidade contará com um leito de isolamento, solário e área de práticas integrativas, reforçando o compromisso com um atendimento completo e qualificado. “As gestantes de Búzios merecem um atendimento especializado, pensado exclusivamente para elas. Agora, além de uma estrutura moderna, teremos banheiras para partos humanizados, algo pensado com excelência e que fortalece o cuidado e o acolhimento no momento mais especial da vida de uma mulher”, destacou.


QUASE PRONTO
O prefeito de Iguaba Grande, Fabinho Costa (CID), ‘sextou’ de olho na segurança pública. Foi dar um confere no futuro Polo Integrado de Segurança, no bairro Vila Nova, que está quase pronto. No local ficarão quatro policiais militares do Programa Estadual de Integração na Segurança (PROEIS), diariamente. Além disso, serão instaladas câmeras de reconhecimento facial para monitoramento, garantindo mais proteção para todos os iguabenses. O monitoramento é integrado a um banco de dados junto à PM para facilitar a identificação de indivíduos com pendências judiciais. A medida tem o objetivo de identificar e prevenir crimes com mais agilidade, reforçando o compromisso de tornar Iguaba um lugar ainda mais seguro. Além destas ações, Fabinho também está em tratativa com o governo estadual a implantação da Operação Segurança Presente. A ação traz mais policiais militares da ativa e da reserva atuando nas ruas, cooperando na segurança pública em locais estratégicos e com patrulhamento pela cidade. “Aqui a gente não recua pra vagabundo, vamos continuar cuidando da nossa gente”, disparou o prefeito. E não parou por aí. Fabinho, que já está no aquecimento para os 100 dias de gestão, anunciou, nesta sexta-feira (4), o asfaltamento da Rua Portugal e de outras mais de 40 vias. A iniciativa busca trazer mais infraestrutura e qualidade de vida para os moradores: “Na próxima semana, a gente vai completar 100 dias de governo. Hoje eu estou aqui na Rua Portugal. A população observará a chegada das manilhas para a pavimentação. Mais de 40 ruas também vão ser contempladas nessa próxima etapa do Programa Iguaba Melhor”.

FISCALIZAÇÃO CONJUNTA PELO DEFESO
Nesta quinta-feira (3), representantes dos municípios de Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande e Araruama reuniram-se na sede do Grupamento Ambiental da Guarda Municipal de Iguaba para alinhar ações de fiscalização durante o período de defeso da Lagoa de Araruama, com foco na proteção dos crustáceos. Os municípios assinaram um termo de cooperação mútua, possibilitando operações conjuntas por terra e água. Por meio de uma eleição, foram definidos três coordenadores: um geral (Iguaba), um operacional (Iguaba) e um responsável pela comunicação de dados (Cabo Frio). Essa parceria visa fortalecer a fiscalização ambiental e garantir maior efetividade na preservação dos recursos naturais da região. O período de defeso dos crustáceos na Lagoa de Araruama começou terça-feira (1º) e vai até 30 de junho. Durante esse período, a pesca de camarão na lagoa está proibida, visando garantir a reprodução e a preservação das espécies. O descumprimento da norma configura crime ambiental, conforme previsto na Lei nº 9.605/1998, e pode resultar em penalidades como apreensão de materiais de pesca e condução do infrator à delegacia.

ENCONTRO COM A MARINHA
Já o presidente da Câmara de Arraial do Cabo, Dieguinho (PL), foi convidado para um almoço especial nesta quinta-feira (3). O vereador esteve no Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), unidade da Marinha do Brasil. Lá, reuniu-se com o capitão de Mar e Guerra Monteiro, diretor do IEAPM; os capitães de Mar e Guerra Guarnieri e Maia; e os capitães-tenentes Marcelo Alves, André Ribeiro e Augusto. “Pude conhecer mais sobre as grandes pesquisas que contemplam todo o nosso Brasil. Também debatemos a aproximação entre o governo e o poder público, né? A Marinha do Brasil é onde podem nascer grandes projetos que envolvam a sociedade civil”, declarou o parlamentar.
ALERTA DA PREFEITA
A prefeita de Araruama, Daniela Soares (PL), fez um alerta em seu gabinete nesta sexta-feira (4) aos moradores sobre a previsão de fortes chuvas para este fim de semana. Falou também sobre como a prefeitura vem atuando: “Toda a equipe da Defesa Civil e da Segurança Pública está de prontidão para qualquer emergência. Em três meses de governo, temos trabalhado no desassoreamento de valões e na limpeza de manilhas entupidas, ações que nem sempre aparecem, mas fazem a diferença nesses momentos. Estamos torcendo para que a chuva não venha com força, mas, se vier, estaremos prontos para ajudar em todos os bairros”. Ontem mesmo, foi elaborado um planejamento de gestão de crise (leia nota abaixo). Daniela deixou claro que seguirá em alerta durante as próximas horas.

GESTÃO DE CRISE
O secretário de Governo, Anderson Moura, participou nesta quinta-feira (3) de uma reunião com representantes de diversas secretarias para discutir as chuvas previstas para os próximos dias no estado e no município. O encontro foi convocado por Daniela Soares com o objetivo de elaborar um planejamento de gestão de crise. Participaram da reunião representantes das secretarias de Defesa Civil e Segurança, Serviços Públicos, Obras, Saúde, Políticas Sociais, Comunicação, Transporte e Meio Ambiente. Entre as medidas discutidas, estão o alinhamento de ações de resposta rápida, a identificação de áreas vulneráveis e a mobilização de equipes de plantão e sobreaviso. Também foi definida a disponibilização de equipamentos e maquinário para desobstrução de vias, incluindo retroescavadeiras e caminhões de limpeza.

LUCIMAR NA CENTRAL DE MONITORAMENTO
A prefeita de Saquarema, Lucimar Vidal (PL), esteve nesta sexta-feira (4) na Central de Monitoramento para acompanhar o trabalho da Defesa Civil relacionado às chuvas no município. Durante a visita, Lucimar se reuniu com representantes do órgão e conversou com o responsável pela Defesa Civil, Pedro Paulo Soares. Ele explicou como está sendo feito o acompanhamento das condições meteorológicas: “A Defesa Civil vem trabalhando com a prevenção, acompanhando também o monitoramento dos radares meteorológicos. É uma chuva que não é aqueles 600 milímetros que falaram. É uma chuva que é forte, moderada a forte e ventos moderados a forte”. Lucimar também comentou as ações realizadas no município. “A gente está fazendo também a prevenção de valões e de bueiros”, disse. Lucimar vai ficar é de olho nessa monitoração.

EXPERIÊNCIA RIO 2025
O secretário de Esporte, Lazer e Turismo de Saquarema, Rafael Badá, esteve em Brasília para participar da Experiência Rio 2025. Durante o evento, ele se encontrou com o secretário Estadual de Turismo, Gustavo Tutuca, para discutir a conexão entre os mercados do turismo e a promoção do estado como destino turístico. “Para Saquarema, a participação nesse tipo de evento é fundamental, pois amplia as possibilidades de atração de visitantes e investimentos para a cidade. A troca de experiências e o contato com agentes do setor ajudam a divulgar nossas belezas naturais, infraestrutura esportiva e potencial turístico, impulsionando ainda mais o desenvolvimento local”, afirmou Rafael Badá. A exposição contou com mais de 20 expositores do Rio e reuniu mais de 100 agentes e operadores locais, proporcionando um espaço para troca de experiências e aprofundamento de conhecimentos sobre o setor.

ALMOÇO COM WASHINGTON REIS
O prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PT), almoçou nesta quinta-feira (3) com o ex-prefeito de Duque de Caxias e atual secretário estadual de Transportes, Washington Reis. Comeram, conversaram e saíram com diversas ideias. Segundo Quaquá: “Falamos sobre propostas para a redução do preço da passagem dos ônibus intermunicipais e do projeto ferry-boat que ligará o Rio a Maricá. Uma parceria boa para todo mundo!” Quaquá quer é colocar o município no topo turístico. E as ideias inovadoras, claro, nunca vão parar.

MEDIDAS DE SEGURANÇA
O prefeito de Macaé, Welberth Rezende (CID), alertou nesta sexta-feira (4) sobre as fortes chuvas que devem atingir o município até este sábado (5), podendo ultrapassar os 150 mm. Por causa disso, ele acompanhou de perto o trabalho de vigilância realizado no Centro de Monitoramento e Operações, ao lado do secretário de Defesa Civil, Joseferson de Jesus. Para enfrentar o impacto das precipitações, a administração municipal mantém quatro mega bombas no Centro de Operações, capazes de drenar 22 mil litros de água por segundo. As bombas estão preparadas para operar 24 horas por dia e contam com um sistema de automação que as aciona automaticamente conforme o nível da chuva, sem necessidade de intervenção humana. A equipe de profissionais treinados também está disponível para garantir a eficácia do sistema. Welberth recomenda que, no período das chuvas, as pessoas busquem abrigo em locais seguros, longe de árvores ou estruturas que possam ser atingidas por ventos fortes. Assim como os outros prefeitos da Costa do Sol, Welberth também está em alerta. É “um olho no padre e outro na missa”.