PRÉDIO EM POSSE DA UERJ
A coluna Boca Miúda desta sexta-feira (31) começa com o fim da novela que se arrastava há meses em Cabo Frio: a posse do imóvel da Ferlagos para a Uerj se instalar na região. O documento foi entregue na manhã desta sexta, em cumprimento a uma decisão judicial. No fim da tarde, a coluna fez uma entrevista exclusiva com o reitor da Universidade, Mario Carneiro, e com o deputado estadual Dr Serginho (PL), um dos principais articuladores para a vinda do campus para Cabo Frio. Serginho estava radiante, mas preferiu ser discreto e nem fez provocação com aqueles que disseram que se tratava de uma promessa eleitoreira para inglês ver. “É um momento de emoção, a gente sabe da importância disso para Cabo Frio toda Região dos Lagos. Isso muda todo um paradigma da nossa cidade. Trata-se de uma oportunidade aos jovens de se formarem e se capacitarem numa das melhores universidades do mundo. Foi uma grande luta e é um ganho de todos, além do legado para a cidade e região: transformar vidas através de um ensino público de qualidade”, disse Serginho. O reitor da Uerj destacou que esta é a primeira vez, em décadas de existência, que a Uerj faz um curso de Medicina fora da capital. “A vinda pra Cabo Frio é muito importante. Teremos o vestibular e as aulas começarão em março do ano que vem”, disse Mario Carneiro. E teve mais novidade: há possibilidade de inclusão de novo curso ano que vem, de Geofísica. “Ainda é embrionário, para o outro ano talvez, mas há essa possibilidade”, pontuou o reitor. Confira a entrevista abaixo:
_______________
CONGRESSO MULTIDISCIPLINAR
Logo após a entrevista, Dr Serginho e Mario Carneiro seguiram para o 1º Congresso Multidisciplinar do Hospital Universitário Reitor Hesio Cordeiro (HURHC)/ Uerj, onde também estava o diretor-geral do HURHC, Dr. Francisco Barbosa Neto. O evento, que acontece nesta noite de sexta (31) no hotel Paradiso Corporate, tem como tema “Cuidado multidisciplinar à pessoa vivendo com doença cardiovascular”. Quem também estava por lá era o secretário de Saúde de Cabo Frio, Janio Mendes.
EM SOCORRO DA APAE
A secretária de Agricultura e Pesca de Cabo Frio, Katyuscia Brito, recebeu, na sede da pasta, nesta sexta-feira (31), a visita do presidente da Apae Cabo Frio, Adalberto Pires, e da coordenadora terapêutica, Adriana Moraes. A reunião tratou do retorno do projeto de equoterapia da Apae, realizado na Fazenda Campos Novos, para os usuários da instituição. Nesse sentido, a associação necessita de patrocinadores para continuidade do programa, uma vez que a instituição não possui recursos para o pagamento de dois fisioterapeutas para o trabalho. A secretária pediu ajuda dos cidadãos para ajudarem a Apae que precisa de, aproximadamente, R$ 4 mil reais por mês para o projeto. Dessa forma, Brito se prontificou, inclusive, a intermediar o contato entre os apoiadores e a associação.
KITS ESCOLARES NO CABO
Enquanto isso, em Arraial do Cabo, a secretaria de Educação entrega os kits escolares nos dias 3 e 4 de abril. A distribuição será feita diretamente na escola, pela direção das unidades. Cada estudante da rede municipal ganhará o próprio material escolar. São 4 tipos de kits, com dezenas de itens, selecionados para atender às necessidades dos estudantes dos ensinos Infantil, Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. Os professores também são contemplados com um material diferenciado, pensado para o desenvolvimento do trabalho e dia a dia das atividades. Ainda neste mês, a secretaria entregará mochilas, estojos e uniformes para os estudantes. Nas redes sociais, o prefeito Marcelo Magno (PL) comemorou a chegada dos kits e disparou: “com o trabalho em dobro, pudemos colocar a educação em outro patamar, nunca antes visto na nossa cidade”.
CABOCLINHO REFORÇADA
Enquanto isso, em Iguaba Grande, o prefeito, Vantoil Martins (CID), também está sorrindo à toa. Nesta sexta-feira (31), o alcaide usou as redes sociais para informar que o pagamento da Moeda Social Caboclinho já está na conta das mais de 1.700 famílias beneficiadas. A novidade é que, a partir deste pagamento, o valor do primeiro programa de transferência de renda do município passa para R$ 160,00. O vídeo do prefeito foi ao lado da secretária de Assistência Social, Trabalho e Renda, Cláudia Souza, e está disponível no link.
DESAPROPRIAÇÃO AMIGÁVEL
Em São Pedro da Aldeia, a Prefeitura assumiu o imóvel utilizado como sede da Unidade de Saúde do bairro Recanto do Sol, que antes era alugado. Para oficializar a ação, o prefeito, Fábio do Pastel (PL), recebeu, em seu gabinete, o casal Tatiana e Renato Marins. O processo de assinatura da escritura pública de desapropriação amigável foi conduzido pela substituta do tabelião Leandro Botelho, do Cartório do 2º Ofício São Pedro da Aldeia, Paula Valente. A secretária de Saúde, Maria Márcia Fontes, falou sobre a medida: “O município desapropriou aquela casa que, agora, poderá passar por reforma e ampliação para continuar atendendo a comunidade, com mais qualidade e espaço”, destacou. O secretário de Governo, Luiz Fernando Gomes Jr., e o assessor especial da Secretaria, Leonardo Antunes, também estiveram presentes no encontro.
COOPERAÇÃO TÉCNICA COM CRC-RJ
Ainda sobre São Pedro da Aldeia, a Prefeitura assinou, na quinta-feira (30), o termo de cooperação técnica do Conselho Regional de Contabilidade do Estado (CRC-RJ). A iniciativa visa oferecer benefícios à cidade por meio de apoio técnico, estudos legislativos, intercâmbio de dados, fiscalização e qualificação dos servidores municipais. A cerimônia foi em Cabo Frio. Na ocasião, o município foi representado pelo secretário de Fazenda, Renaldo Barreto, pelo secretário de Planejamento e Gestão, Paulo César de Souza e pelo contador, Luiz Antonio da Silva.
OPERAÇÃO CONJUNTA
O departamento de Pesca de São Pedro da Aldeia recebeu, nesta sexta-feira (31), uma oficina com os agentes fiscalizadores dos municípios do entorno da Lagoa de Araruama. O objetivo era falar sobre o período do defeso de crustáceos do corpo hídrico, que começa neste sábado (1º). O grupamento de Cabo Frio da Polícia Ambiental também marcou presença, assim como alguns pescadores. O objetivo do encontro era trabalhar formas de se fazer uma atuação conjunta de todos os municípios em uma força integrada. Serão três meses neste primeiro ano de defeso do camarão, instituído por uma portaria de 2022 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
CONFERÊNCIA DE SAÚDE
Em Búzios, foi realizada, nesta sexta-feira (31), a 9ª Conferência Municipal de Saúde, que teve como objetivo avaliar a situação de saúde da população, a estrutura das Redes de Serviços e de Atenção à Saúde, além dos processos de trabalho da Secretaria Municipal de Saúde. O evento contou com a participação do secretário municipal de saúde, Leônidas Heringer, e do prefeito Alexandre Martins (REP), que afirmou que a Prefeitura entregará ainda este ano uma policlínica na Rasa, um Posto de Urgência na Vila Verde, e a reforma e ampliação do Hospital Municipal Rodolpho Perissé.
VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS EM PAUTA
A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da Câmara Municipal de Búzios realiza uma reunião pública para tratar do tema “Violência nas Escolas Municipais” nesta terça-feira (4). O encontro, às 18h, será no plenário da Casa Legislativa e aberta à população. O debate foi motivado a partir do recente caso de bullying na Escola Nicomedes Theotônio Viera, no bairro de Manguinhos. A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos é composta pelos vereadores Gugu de Nair (UNIÃO), Samuel da Byke (PATRI) e Dida Gabarito (PRTB). No uso da tribuna, Samuel da Byke convidou a população a participar, dizendo que o bullying é um caso sério em todo país e a discussão do assunto é muito importante para evitar que o problema se agrave.
ENCONTRO DE FAMÍLIAS ATÍPICAS
Araruama terá o 2º encontro das famílias atípicas no dia 15 de abril, a partir das 9h, na Vila Morena, no bairro Vila Capri. O evento gratuito terá palestras, dinâmicas, sorteios, massagem e brinquedos. As inscrições serão feitas pelo WhatsApp (22) 99887-1424. As palestras do evento terão temas variados, que vão de “Desmitificando a terapia canábica” a “Fala da criança autista e a importância da comunicação alternativa nos casos não verbais”. Utilidade pública daquelas para a galera, né não? Vale a pena conferir.