InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (30)

Eleições 2022 na Região dos Lagos: tendências a 48h da votação; Debate entre presidenciáveis; Janio faz comício em Cabo Frio, enquanto Dr. Serginho cancela evento por conta de reunião de campanha; Vantoil Martins e Jales Lins homenageiam secretários escolares; Clima de confraternização de Alexandre Martins e André Granado; as correrias de Raiana de Chiquinho e André Mônica às vésperas da eleição; A live de Fábio do Pastel sobre o 'futuro de São Pedro'; Servidor feliz da vida em Arraial do Cabo... E muito mais!

Nesta sexta-feira (30), reta final da campanha, a 48h da votação, a coluna Boca Miúda responde o que todo mundo quer saber, ou seja, o que dizem as pesquisas? Como em Cabo Frio ninguém registrou, não se pode divulgar os dados correndo risco de cometer crime eleitoral. Tivemos acesso a alguns números. Mas só podemos afirmar que existe uma tendência de eleitorado já bastante cristalizada apontando algumas informações que realmente interessam, tais como: o presidente Bolsonaro (PL) é o favorito dos cabo-frienses e demais cidades da região. No que depender dos moradores da Costa do Sol, Bolsonaro vai renovar seu mandato. Mas diferente do que foi em 2018, apesar de bem votado, será com índices menores que eleição passada. Outra tendência é a vitória de Cláudio Castro (PL) sobre Marcelo Freixo (PSB). A 3ª colocação é de Rodrigo Neves (PDT). Apesar do esforço do prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT) que fez caminhada, carreata, e pediu votos direto, a atual rejeição de Zé chega a 74%, com um cabo eleitoral desses, bicho, fica difícil decolar.

E PARA DEPUTADOS?

A expectativa de quem deve botar mais votos na urna para estadual na cidade é Dr Serginho (PL), que fez um mandato robusto. Ele é seguido de Mauro Bernardo (DC), que vem colado em Janio Mendes (PDT). Eles são os que mais têm chances. Aliás, Serginho é o que apresenta mais volume de engajamento, julgando pelos adesivos, furadinhos e bandeiras nas ruas, além das redes sociais. Já para deputado federal a situação é mais difusa, no entanto, a tendência é que Aquiles Barreto (PSD), Jefferson Vidal (PROS) e Carol Midori (PP), sejam os mais votados na cidade. Sendo que o ex-secretário de Eduardo Paes conta com um eleitorado em boa parte das outras cidades do estado. Outro nome que, curiosamente aparece, é o “Faraó dos Bitcoins”, Glaydson Acácio dos Santos (DC), que apesar de ter dado um golpe bilionário na região, muitas de suas vítimas ainda acreditam nele a ponto de lhe confiar o sagrado voto. Que coisa, hein?! Tem ainda os deputados de fora com boa base política na cidade como Júlio Lopes (PP) que deve ter boa votação expressiva na cidade, além de Soraya Santos (PL), que fez dobradinha com Serginho. Já sobre senador, dificilmente alguém irá superar o Romário (PL). Agora é esperar o domingo chegar para ver se essas tendências se confirmam.

BALANÇO DO DEBATE

Longo, maçante e pouco propositivo. Assim foi o terceiro e último encontro entre os presidenciáveis das eleições de 2022. Promovido pela TV Globo na noite desta quinta-feira (29) o debate não teve cumprido o objetivo pelos candidatos líderes nas pesquisas, Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL). Afinal, suas próprias campanhas admitem que eles não falaram para os indecisos, público-alvo de um evento como esse. Apesar de ter tido o melhor desempenho nas menções nas redes sociais durante o debate, segundo institutos de pesquisa, Ciro Gomes (PDT), praticamente, passou batido e ainda conquistou a reprovação de alguns de seus eleitores por repetir a estratégia de postura ofensiva a Lula. Falando em ataques, o destaque mesmo foi a troca de pedidos de direito de respostas entre o presidente e o ex-titular do cargo. Durante cerca de 3h30, até houve momentos em que candidatos, como Simone Tebet (MDB), tentaram puxar a discussão do debate para o campo das propostas e mostrar planejamentos para o país, mas as tentativas foram quase vãs e sucumbiram em meio às ofensas, em sua maior parte, dirigidas a Lula, como já era esperado.

SURPRESA INGRATA?

Uma versão muito piorada e ainda mais sem noção de Cabo Daciolo nos debates de 2018, como definiram alguns internautas, o destaque mesmo do encontro de presidenciáveis foi o autointitulado Padre Kelmon (PTB). Ele, que tem seu sacerdócio contestado pelas igrejas, se posicionou pura e simplesmente como um cabo eleitoral de Jair Bolsonaro e foi o responsável por boa parte dos ataques dirigidos a Lula, que rebateu chamando o petebista de candidato laranja. Capaz de quase fazer William Bonner perder a compostura, os embates mesmo do padre foram com a senadora Soraya Thronicke (UNIÃO), que, por ocasião do destino, teve a infelicidade de ter que fazer três perguntas a Kelmon. Nos confrontos diretos, a responsável por momentos memoráveis da campanha de 2022, como o episódio em que diz que vira onça, assim como outras mulheres do Pantanal, questionou se o “candidato padre” não tinha medo de ir para o inferno e declarou que ele não poderia dar a extrema-unção para vítimas da Covid-19 porque era um “padre de festa junina”.

ÚLTIMO COMÍCIO DE JANIO

Em Cabo Frio, a noite desta quinta-feira (29) foi marcada pelo “Comício da Vitória”, do candidato da Prefeitura a deputado estadual, Janio Mendes (PDT). Além do prefeito, José Bonifácio (PDT), marcaram presença na Rua 13 de Novembro, no Centro, os candidatos a deputado federal Davi Souza (PDT), Aquiles Barreto (PSD) e Flávio Tiziu (PSB). O prefeito de Carapebus, Bernard Tavares (REP), também esteve por lá ao lado de secretários do governo, vereadores e correligionários. A família de Janio também discursou no comício. Jane, a esposa, Daniella, a filha, que ocupa a secretaria de Fazenda de Cabo Frio e é apontada como candidata a sucessão de Bonifácio, e Maria Clara, a neta. Apesar de não estar lá tão bem cotado nas pesquisas internas, segundo papo de bastidores, a assessoria de Mendes considerou o evento como “uma demonstração de força e otimismo”.

EVENTO CANCELADO

Após uma campanha de reeleição a deputado estadual abarrotada de compromissos lotados com fenômenos de participação, Dr. Serginho (PL), optou por cancelar uma reunião que faria nesta sexta-feira (30) na Associação Atlética Cabofriense. De acordo com a assessoria do político, o parlamentar, que é líder do PL na Alerj, estará em um compromisso com a coordenação política do governador Cláudio Castro (PL) e do presidente Jair Bolsonaro (PL). “Dr. Serginho agradece a compreensão e disponibilidade de todos”, concluiu a nota.

ENCONTRO DA EDUCAÇÃO

Para comemorar o Dia do Secretário Escolar, nesta sexta-feira (30), a secretaria de Educação de Iguaba Grande preparou um grande encontro de secretários e auxiliares das escolas municipais. Durante o evento, foi realizada uma formação e o grupo pôde trocar experiências e aprender sobre os procedimentos legais a serem tomados em casos de alunos afastados das escolas por apresentarem atestados médicos, além de sorteios e apresentações musicais. Teve direito até a bolo customizado. O secretário municipal de Educação e Governo, Jales Lins, discursou para os servidores ao lado do prefeito, Vantoil Martins (CID), que também fez uso da palavra.

REUNIÃO COM COMTE

Por falar em Iguaba Grande, o último dia útil antes das eleições de 2022 não poderia ter sido diferente para Vantoil. Teve campanha para Comte Bittencourt, sim. Além de enviar material por meio de sua lista de transmissão para promover o deputado estadual candidato à reeleição, o prefeito de Iguaba fez reuniões com apoiadores, explicando a importância de reconduzir Comte à Alerj. Antes de sua live, na manhã desta quinta (29), Vantoil recebeu Bittencourt em Iguaba e os dois fizeram uma caminhada e corpo-a-corpo com eleitores.

CLIMA DE CONFRATERNIZAÇÃO

A coluna Boca Miúda recebeu mais imagens da inauguração do Centro de Convivência do Idoso Antenor Coutinho Nogueira da Gama, no bairro São José, em Armação dos Búzios. Os registros do evento, que foi realizado nesta quinta-feira (29), conforme você leu aqui reuniu, até então, adversários da política buziana: o prefeito Alexandre Martins (REP) e o ex-prefeito André Granado (sem partido), filho do homenageado da noite. Enquanto discursava, Alexandre manteve uma troca de olhares com a mãe de André. Em um primeiro sinal de trégua, na terça (27), Alexandre, no palanque de um evento do deputado estadual candidato à reeleição Dr. Serginho (PL), havia cumprimentado André Granado dizendo que a cidade precisava de união. Pelo visto, o clima de confraternização por ali tá tendo. Estiveram presentes no evento de quinta, a secretária da Mulher e do Idoso de Búzios, Daniele Guimarães, o presidente da Câmara, Rafael Aguiar (REP), e os vereadores Victor Santos (REP), Uriel da Saúde (PRTB), Niltinho de Beloca (PROS), Aurélio Barros (PATRI) e Josué Pereira (PL).

LANÇANDO NOVO PREFEITO?

Continuando em Búzios, deu o que falar a reunião de campanha que o candidato a deputado federal Aquiles Barreto (PSD) realizou em Manguinhos na quarta (29). Pediu apoio, falou da importância do voto (vídeo acima) e, mais que isso, ventilou hipótese de uma eleição suplementar no balneário e que, caso isso aconteça, Robinho Mota – que foi assessor do ex-prefeito André Granado – será o candidato dele. A lembrar, pode haver novo pleito na península caso a ação por suposto abuso de poder econômico contra o prefeito Alexandre Martins (REP) prospere, o que está ainda longe de acontecer. Aquiles disse que não poderia dar uma de profeta, por orientação jurídica, mas declarou que depois do dia 2, Búzios deverá novamente passar por uma eleição. “E eu já escolhi meu lado. Vai ser esse time aqui”, disse. Entre as justificativas do apoio, Aquiles frisou que é uma pessoa grata a Robinho. “Nosso mandato federal vai ajudar a fazer o prefeito de Búzios, esse é o compromisso”, completou.

BLOCO DO LULA

Ainda na península de Bardot, o debate dos presidenciáveis desta quinta-feira (29) nem havia começado, mas a galera do PT já estava em peso concentrada com bandeiras, santinhos e praguinhas, a postos. Quem não perdeu essa movimentação foram figuras como o secretário de Cultura e Patrimônio buziano, Luiz Romano, e a candidata a deputada federal de Iguaba, Margoth Cardoso, que esteve na sede do Portal RC24h, horas antes, onde deu entrevista ao RC Cast. O movimento já tinha até nome, CarnaLula. Seria um prenúncio?

ESFORÇO DA MÁQUINA

Em Araruama, o sábado (1º) será de carreatas de lados opostos em, pelo menos, dois sentidos. A máquina do município, encabeçada pela prefeita Lívia de Chiquinho (PP) e seu marido, o “cavalheiro de ferro” Chiquinho da Educação (UNIÃO), vai às ruas uma última vez para tentar votos para a candidata a deputado estadual Raiana de Chiquinho (PSD), vice-prefeita do município. O ato será uma carreata com concentração na Praça de Eventos da Pontinha, às 13h. Acontece que, segundo informações de bastidores, a campanha estaria desanimada com os resultados apresentados pelas pesquisas, com relação a aceitação do nome da prima de Lívia. De acordo com fontes, Raiana não conseguiu emplacar da maneira que era esperada na absorção dos votos que seriam dados a Chiquinho da Educação, que não manteve sua candidatura à Alerj por estar inelegível. Algumas pessoas ligadas à campanhas chegaram a dizer, inclusive, que teve empresário “pulando fora antes que o barco afunde”. A resposta para isso, a gente vê nas urnas no domingo (2).

OTIMISTAS

O candidato a deputado federal André Mônica (PDT), também faz uma carreata por Araruama no sábado (1º), a partir das 13h, porém, com ponto de encontro na Praça da Bandeira. O ex-prefeito araruamense se difere de Raiana em relação a expectativa e tem chances reais, segundo fontes internas do PDT, de ser eleito, mesmo que precise de mais votos, em tese, do que a vice-prefeita já que a disputa por uma vaga na Câmara dos Deputados costuma ser mas concorrida. Embora a expectativa de bancada do PDT seja baixa para este ano no Rio de Janeiro, pesquisas recorrentes tem mostrado um bom desempenho da liderança política de Araruama. Será que vem aí? A gente descobre nas próximas 48 horas.

FAMÍLIA EMOCIONADA

Após um período internada por ter nascido prematura, a filha dos vereadores de Araruama Penha Bernardes (PL) e Oliveira da Guarda (MDB), Isabella foi liberada para ir para casa. Em um vídeo emocionante postado nas redes sociais nesta quinta-feira (29), Penha canta uma música para menina recém-nascida. Diagnosticada com síndrome de Down, a menina teria, inclusive, sido objeto de um ataque feito pela prefeita de Araruama, Lívia de Chiquinho (PP), contra Penha. Durante caminhada no bairro Outeiro, a chefe do Executivo e e uma assessora teriam dito que Penha estava com vergonha da síndrome da filha e, por isso, a estava escondendo. Detalhe é que a colocação infeliz teria sido dita apenas dois dias depois de Penha dar à luz. Isabella precisou ficar alguns dias internada no oxigênio para aprimorar o desenvolvimento de seus pulmões. A coluna Boca Miúda deseja toda saúde e felicidade do mundo para essa pequena fofura.

LIVE DE PASTEL

Em São Pedro da Aldeia, o destaque foi para a live que o prefeito Fábio do Pastel (PL) fez na noite desta quinta (29), na sua página pessoal; conseguiu atingir cerca de 3,6 mil visualizações e gerar mais de 2 mil comentários. Nesta teve até um estúdio improvisado, nas cores do Brasil. E tal como fez o prefeito iguabense, Vantoil Martins (CID), também nesta quinta-feira, Pastel prestou contas das obras em andamento, licitações que estão por vir e pediu votos para a reeleição de Cláudio Castro (PL) e para os seus candidatos a deputados, além de citar outros que apoia os quais seriam boas opções para São Pedro da Aldeia. “Meu medo é disso (parceria do Estado para realização de obras) acabar, por isso a importância da população dar uma votação expressiva. Não podemos esperar seis meses e ter que fazer tudo de novo”, acrescentou o prefeito, que nesta sexta (30) já pagou antecipado o mês de setembro do funcionalismo.

PRESTAÇÃO DE CONTAS

A audiência pública de prestação de contas de São Pedro da Aldeia reforçou o equilíbrio orçamentário e financeiro do município, de acordo com a Prefeitura. O encontro foi realizado nesta sexta-feira (30), na Câmara, e apresentou os dados do 2⁰ quadrimestre de 2022 da Controladoria-Geral do município e da secretaria de Saúde. Segundo a Prefeitura, Os investimentos tanto em Educação quanto em Saúde superaram o mínimo necessário de aplicação. O destaque foi que o município aldeense cumpriu, já no segundo quadrimestre do ano, o limite mínimo de investimentos para as áreas. A controladora-geral do município, Danielle Prudente, apontou que além dos investimentos nas áreas essenciais na cidade, os gastos com a folha de pagamento se manteve em comparação com o último ano. Todos os dados apresentados estão disponíveis para acesso no Portal da Transparência do município.

SERVIDOR FELIZ

Mais uma vez, a galera que trabalha na Prefeitura de Arraial do Cabo vai entrar o mês já com dinheiro no bolso. O município antecipou o pagamento do funcionalismo e anunciou, nesta sexta-feira (30), que os valores do salário referentes ao mês de setembro já estão na conta dos servidores. Na semana passada, a turma recebeu também a primeira parcela do décimo terceiro salário de 2022. O sorriso tá de ponta a ponta no rosto do servidor por lá, hein? Sextou!

DEMOCRACIA É ISSO

Taí um exemplo de democracia e civilidade. Do lado esquerdo, Fernando Frauches, secretário de Obras de São Pedro da Aldeia e novo presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos da Região dos Lagos (Asaerla); do direito, o engenheiro e presidente do PT de Cabo Frio, Luciano Silveira, que passou a faixa para Frauches nesta sexta-feira (30). O agora ex-presidente da Asaerla comentou que democracia tem que se valer assim, “cada um tem seu posicionamento, mas tem que se enfrentar a barbárie”, acrescentou Silveira.

CONCURSO EM SAQUAREMA

A prefeitura de Saquarema divulgou, nesta sexta-feira (30), o edital para concurso público exclusivo para a área de Educação, para atender às demandas do próximo ano letivo. Em novembro, será divulgado novo edital para outras áreas. No início desta noite, a prefeita Manoela Peres (UNIÃO) postou um vídeo-divulgação em seu perfil. Serão 935 vagas com oportunidades para Inspetores, Orientadores, Professores, Psicólogos, Secretário Escolar, Intérprete de Libras e Auxiliares. Os salários variam de R$ 1.212,00 a R$ 4.025,84 e as provas acontecerão no dia 11 de dezembro. Todas as informações sobre inscrições, taxas e demais procedimentos podem ser obtidas na página do edital.

RIVERTON FORA DO BARALHO

 O TRE-RJ divulgou, nesta quinta-feira (29), a decisão aos Embargos de Declaração ao processo de Impugnação ao Registro de Candidatura, do candidato a deputado federal Riverton Mussi (PDT), ex-prefeito de Macaé. Após ter mais um recurso negado, os votos em Mussi não serão computados. No entanto, no mesmo dia em que seu recurso foi negado pelo TRE, nas rede sociais, Mussi publicou um vídeo onde aparece emocionado, afirmando que “recebeu a notícia que esperava há quase 10 anos”, afirmando que “seus advogados o comunicaram que o ministro Benedito Gonçalves, do TSE, reconheceu e garantiu todos os seus direitos de concorrer às eleições”. A redação do jornal O DIA informou, no entanto, que, no processo que o candidato fez referência no vídeo, Mussi também perdeu a tentativa de manobra no TSE, na mesma data que em que teve o recurso negado pelo TRE.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo