BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (3)

Vantoil Martins estreia podcast do RC24h nesta segunda (6); obras entram em andamento em Arraial do Cabo; Alexandre Martins visita reforma da APAE, após incêndio; Zé inaugura projeto para dar desconto na conta de luz a partir da coleta seletiva de lixo e Câmara debate segurança pública; Câmara de São Pedro da Aldeia diz 'não' para PL do Executivo que aumentava imposto; a briga entre Oliveira da Guarda e Rodrigo Meira; #15MinutosNoRC com pré-candidatos a deputado; e muito mais...

1231

PROJETO NOVO NA CASA

A coluna Boca Miúda desta sexta-feira (3) começa com um convite especial. Nesta segunda-feira (6) estreia o RC Cast, o podcast do Portal RC24h. Além do melhor do nosso conteúdo que você já conhece, teremos muitas entrevistas das mais interessantes. O projeto será exibido, ao vivo, toda terça, quarta e quinta, às 19h30. A edição de estreia será na segunda, por conta da agenda do convidado especial, Vantoil Martins (CID), prefeito de Iguaba Grande. Como as festividades de 27 anos do município começam na terça (7), o programa será antecipado para o dia anterior. Além de falar do aniversário da princesinha dos Lagos, o internauta vai ter a oportunidade de conhecer um pouco mais de Vantoil, da trajetória dele, enfim, não dá para perder. A transmissão, é claro, vai contar com a participação dos espectadores e a gente espera vocês por lá, não percam.

ADVENTURE DAY EM IGUABA

Por falar em Iguaba Grande, a orla da praia lagunar de Cidade Nova vai receber um final de semana radical com o ‘Adventure Day’. No sábado (4) e domingo (5) será possível saltar de Bungee jump ou andar de Flyboar. A estrutura será montada no estacionamento ao lado do Posto da Polícia Militar Rodoviária (BPRv). As atividades serão gratuitas e estarão disponíveis para os moradores de Iguaba Grande por ordem de chegada. A ação é uma realização da secretaria de Turismo, Esporte e Lazer. A programação terá início às 10h, com previsão de encerramento às 18h ou até preencher a quantidade de 120 saltos de uma altura de 45 metros, equivalente a um prédio de 15 andares, para os corajosos a pular de Bungee Jump e 10 vouchers, para quem desejar flutuar sobre jatos de água enquanto se desloca com auxílio de um jet ski, através do esporte aquático radical Flyboarding.

OBRAS À VISTA

Em Arraial do Cabo deve começar nesta segunda-feira (6) a construção da sede municipal de barco a vela Rosa dos Ventos. A obra na Praia dos Anjos, orçada em pouco mais de R$1 milhão tem prazo estimado de 180 dias para ficar pronta. Ainda na seara das obras, o município realiza, em 18 de julho, a licitação para construir o esperado posto de saúde do distrito de Figueira. A obra, estimada na casa de R$8 milhões, será feita com recursos próprios. A população anseia por isso faz tempo. Será bem-vinda.

CESSÃO DE USO

Ainda em Arraial do Cabo, os vereadores aprovaram nesta quinta-feira (2) um Projeto de Lei que autoriza o Poder Executivo a realizar a cessão de uso a título gratuito ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ – campus Arraial do Cabo), a área localizada na Travessa Pinto de Macedo, na Prainha. De acordo com o projeto, encaminhado por Marcelo Magno (PL), o objetivo é ampliar a estrutura da unidade.

NO CLIMA DO DIA DO AMBIENTE

Para finalizar o assunto desta sexta-feira (3) em terras cabistas, não tem como ignorar a beleza do Pórtico da cidade, todo em clima do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no domingo (5). Além de enfeitar a entrada do município, a Prefeitura preparou uma programação especial, que será realizada durante todo o mês de junho. Palestras, oficinas, entre outras atividades, com o tema “Uma só terra: O papel de cada um na construção de uma cidade sustentável” serão realizadas até o fim do mês. No dia 29, por exemplo, tem o lançamento da parceria com o Projeto Cavalo Marinho, na Laguna de Araruama, com colocação de placas ao longo da lagoa. Enquanto no dia 30, será inaugurado o Centro de Educação Ambiental e Subsede da Secretaria do Ambiente e Saneamento em Monte Alto, na Rua Maurício de Aguiar, n° 20.

ALEXANDRE NA APAE

Em Armação dos Búzios, a sexta-feira (3) foi de visita do prefeito, Alexandre Martins (REP), às obras de reconstrução da sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), na praia Rasa. O vice-prefeito e secretário de Obras, Saneamento e Drenagem, Miguel Pereira, acompanhou a vistoria. As obras foram iniciadas nesta manhã e serão realizadas na área administrativa. O local foi atingido por um incêndio dia 24 de abril, durante a madrugada. Durante a visita, o gestor conversou com o responsável da obra e trocou ideias com Miguel.

ALEXANDRE EMPOSSADO

Por falar em Alexandre Martins, o prefeito tomou posse nesta quinta-feira (2) como presidente da Junta de Serviço Militar de Armação de Búzios. A cerimônia foi realizada na sede da Prefeitura de Búzios, no gabinete do gestor. Durante o evento, o prefeito fez juramento em frente à bandeira nacional e assinou o termo de posse previsto na Lei do Serviço Militar perante os representantes da instituição militar. “Servindo ao município eu estou servindo ao estado e à Pátria. É uma honra assumir mais este desafio. Já servi como secretário municipal, vereador, vice-prefeito e agora estou prefeito e presidente da Junta de Serviço Militar de Búzios”, disse Alexandre. Participaram da cerimônia de posse o Tenente-Coronel Delcio Gulart, chefe do Posto de Recrutamento e Mobilização 01/003 Niterói – RJ; e o Capitão Sant’Clair, delegado de Serviço Militar, ambos do Exército; o Capitão de Corveta Boehmer, representante do Comando da Força Aeronaval, de São Pedro da Aldeia; o capitão Alessandro França, comandante Bombeiro Búzios, representante do Coronel Torres do GBMERJ de Cabo Frio; o comandante da 5ª CIA PMERJ, Tenente Madureira e o Tenente Coronel Oliveira, comandante do 25º BPMERJ; a GCM inspetora Irineia da Costa, secretária da Junta de Serviço Militar de Búzios e os secretários de Segurança e Ordem Pública, Sérgio Ferreira, de Administração, Anderson Chaves e o subsecretário de Eventos, Ricardo Valdivia.

INAUGURAÇÃO DE PROJETO

A coleta seletiva realizada pelos cabo-frienses agora vai diminuir o valor da conta de energia. Esse é o propósito do projeto Ecoenel, que foi inaugurado na manhã desta sexta-feira (3), no Ponto de Entrega Voluntária da Coleta Seletiva (PEV Jojoca), situado no Horto Municipal Antônio Ângelo Marques, no Portinho. No local, que vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 13h, o cliente troca seus materiais recicláveis e recebe bônus na conta de energia. O material é pesado e calculado de acordo com o valor praticado no mercado. Entusiasmado com o projeto, o prefeito José Bonifácio (PDT) agradeceu aos funcionários da Comsercaf e da Enel, que estão realizando a parceria, e prometeu em breve levar o projeto para o distrito de Tamoios. “Nossa missão é reduzir a quantidade de lixo em toda a cidade, e esse projeto vai ajudar também a economizar na conta de luz. Já temos uma área desapropriada em Tamoios, onde será o futuro centro administrativo da Prefeitura, e também vamos utilizar como ponto de referência para realizar essa parceria”, declarou o prefeito.

AUDIÊNCIA PÚBLICA DA SEGURANÇA

A Câmara de Cabo Frio realizou, nesta sexta-feira (3), um debate sobre a Segurança Pública. O assunto que motivou o encontro foi o crescente índice de violência na cidade, em específico no bairro Braga. Participaram além de uns poucos vereadores, o deputado estadual Dr. Serginho (PL). A OAB, a Associação de Moradores do Braga, Polícia Militar foram representados. Patricia Cardinot, presidente do Conselho Comunitário de Segurança, os filhos do empresário morto no Jardim Caiçara e moradores estiveram no plenário. Agora, cá entre nós, que horário ingrato, hein? Plena sexta-feira…talvez por isso tenha sido pouco prestigiado.

ATENTO NO TEATRO

O presidente da Câmara de Cabo Frio, Miguel Alencar (UNIÃO), publicou, nesta sexta-feira (3), registros de uma visita que fez ao Teatro Municipal para acompanhar o processo de abertura. Segundo Miguel, Rafaela Solano, diretora do Departamento de Artes Cênicas, explicou os trâmites para que o teatro volte a funcionar. É preciso fazer uma reforma no palco para nivelar o piso, na parte de som, elétrica e sistema de incêndio. “Ela me explicou que o processo já foi aberto e que está tramitando. Eu seguirei acompanhando todos os passos até que Cabo Frio tenha um Teatro em pleno funcionamento”, escreveu Alencar. A visita foi acompanhada pelo secretário de Cultura, Clarêncio Rodrigues, pelo subsecretário Sandro Henrique e o chefe do RH, César Valentim. “Informei a eles que enviei uma cópia de todas as leis de minha autoria que dizem respeito ao setor cultural para que possam ser colocadas em prática”, concluiu o vereador.

REUNIÃO DE ALINHAMENTO

Ainda em Cabo Frio, na manhã desta sexta-feira (3), na sede da secretaria de Segurança, o titular da pasta, Ruy França, realizou uma reunião de alinhamento para tratar da organização referente as festividades do Corpus Christi na cidade. O pedido foi feito também pelo padre Marcelo Chelles. Estiveram presentes representantes da secretaria de Educação, Postura, Mobilidade, Conselho Tutelar, 25° BPM, 126 DP e da Guarda Civil Municipal. Dia 13, às 15h, na sede da secretaria de Segurança haverá a reunião final para tratar dos últimos detalhes para realização dos eventos do feriado de Corpus Christi em Cabo Frio.

EM MEMÓRIA DE TIM

Nesta quinta-feira (2), quando se completou 20 anos da morte do jornalista Tim Lopes, a irmã dele, Tânia Lopes, superintendente de Políticas Públicas para Mulheres em Cabo Frio, esteve na homenagem ao comunicador no Rio. Foi realizada uma missão no Santuário do Corcovado, no Cristo Redentor. Na Cinelândia, foi feita uma instalação com fotos do Tim e texto do amigo e compadre Alexandre Medeiros. Na ABI, um ato com homenagens de amigos e de entidades ABI, FENAJ, ABRAJI e SJMRJ. “Um dia digno do meu irmão Tim Lopes”, definiu Tânia. Os vereadores do PSOL na capital Chico Alencar e Mônica Benício, viúva de Marielle Franco, participaram do ato.

AUMENTO DE IMPOSTO NEGADO

Os vereadores da Câmara de São Pedro da Aldeia votaram contra um Projeto de Lei do Poder Executivo que institui o Mapa Genérico de Valores (MGV) e altera dispositivos da Lei Complementar do Código Tributário Municipal. Segundo o vereador Isaías do Escolar (PROS), ao reajustar a avaliação dos imóveis para fins de apuração do valor venal, o projeto de autoria do prefeito, Fábio do Pastel (PL), prejudicaria toda a população aldeense. A fala teve apoio do vereador Fernando Mistura (REP) e o projeto recebeu voto desfavorável de todos os vereadores da Casa Legislativa. A próxima sessão da Câmara de São Pedro será na terça-feira (7), às 11h.

TRETA DAS BRABAS

O sextou em Araruama foi de tensão no começo da manhã. No meio político só se falava sobre a troca de acusações na quinta-feira (2) entre o vereador Oliveira da Guarda (MDB) e Rodrigo Meira, candidato a prefeito derrotado nas eleições municipais de 2020. Após ser citado por Oliveira na Câmara, Meira disse que o parlamentar vivia tomando dinheiro da guarda e que fez patrimônio com dinheiro de roubo, extorquindo empresários. Oliveira chamou Rodrigo de 171 e contestou o fato de Meira tanto ter batido no ex-prefeito Francisco Ribeiro, a quem chamava de ladrão para baixo e hoje ser aliado dele. Baixaria pura. A polêmica está disponível no Facebook.

CONTRA FECHAMENTO DE HOSPITAL

O movimento contrário ao fechamento do Hospital de São Vicente, em Araruama, voltou a repercutir entre deputados estaduais. Assim como fizeram Franciane Motta (UNIÃO) e Jorge Felippe Neto (PSD), a parlamentar Enfermeira Rejane (PCdoB) se posicionou no sentido de dizer que “estão acontecendo coisas muito esquisitas em Araruama”. A vice-presidente da Comissão de Saúde da Alerj defendeu que o poder público deve abrir hospitais e não fechar. A deputada também apontou a decisão da secretária de Segurança do município de registrar uma ocorrência por conta do protesto pacífico de moradores no último fim de semana. Rejane afirmou que o debate será levado para o parlamento estadual. Nesta terça-feira (7), a prefeita, Lívia de Chiquinho (PP), prometeu falar em live sobre os projetos que tem para a unidade. O povo tá de olho.

#15MINUTOSNORC

O #15MinutosNoRC desta sexta-feira (3) recebeu os pré-candidatos a deputado federal Daniel Soranz (PSD), ex-secretário de Saúde do Rio de Janeiro; e estadual, Luís Cláudio (PSD), ex-secretário de Finanças de Mangaratiba e vice-presidente da Mocidade Independente Padre Miguel. Os dois pretendem fazer uma dobradinha nas eleições do fim do ano e vieram passar o fim de semana na Região dos Lagos para abrir frente de apoio às candidaturas. Daniel falou como médico sanitarista, da bandeira política a que ele pretende defender caso seja eleito, que é o SUS (Sistema Único de Saúde), e da necessidade do aumento de repasse de recursos do Governo Federal para as cidades e os estados. Já Luiz Cláudio conversou sobre a necessidade de integrar as regiões, já que a Costa Verde sempre foi uma concorrente da Região dos Lagos na disputa pelo turista. O bate-papo completo está disponível abaixo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui