InícioBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (27)

Justiça mantém prisão preventiva de Glaidson; Renatinho Vianna é considerado foragido da Justiça; Fábio do Pastel vai ao Rio levar demandas da Saúde, enquanto oposição abre os olhos para demolição de quiosques; José Bonifácio participa de lançamento do projeto de coleta seletiva domiciliar; Prefeitura de Búzios em via de inaugurar posto avançado em Cem Braças; as homenagens dos vereadores de Iguaba Grande; enquanto uns alugam, Prefeitura de Araruama compra carro blindado; e muito mais...

PRISÃO PREVENTIVA MANTIDA

O empresário de Cabo Frio Glaidson Acácio dos Santos, preso na quarta (25) na Operação Kryptos, teve a prisão preventiva mantida em audiência de custódia nesta sexta (27). Glaidson é suspeito de chefiar um esquema de pirâmide financeira. O nome do empresário também foi vinculado a outro caso similar, mas, desta vez, com ele sendo vítima. De acordo com informações da Justiça do Paraná, o ex-garçom é um dos principais credores com valores a receber após a falência do Grupo Bitcoin Banco, decretada em julho. Responsável pelas operações do grupo, Cláudio José de Oliveira, conhecido como “Rei do Bitcoin”, foi parar atrás das grades dois dias antes de suas empresas falirem oficialmente. Assim como Glaidson, ele também foi alvo de uma ação da Polícia Federal. Será que tem mais caroço nesse angu?

APOIO EXTERNO

Além do apoio expressivo à Glaidson demonstrado nos intensos protestos na noite desta quinta-feira (26), manifestantes voltaram às ruas pedindo a soltura do empresário. Teve até carreata com destino à Barra da Tijuca para acompanhar a audiência de custódia nesta sexta (27) com clientes da empresa de Glaidson, que promete lucro de 10% ao mês. Em Araruama, onde diversos empresários investem com Glaidson, uma carreata também foi realizada no fim desta tarde. Segundo fontes ouvidas pelo Portal RC24h, o que tranquiliza os investidores da GAS Consultoria é que eles receberam o pagamento dos investimentos nesta quinta, fazendo com que eles respirassem mais aliviados.

CABO FRIO VAI DAR A VOLTA POR CIMA’

Da situação envolvendo Glaidson e o fato de Cabo Frio estar sendo conhecida como o “Novo Egito” todo mundo já sabe. Mas que repercussões isso pode acarretar para o município? O Portal RC24h foi conversar com Eron Bezerra, secretário de Planejamento e Desenvolvimento de Iguaba Grande para ter uma análise sobre o provável futuro da cidade. Além da experiência na máquina pública, Bezerra passou por quatro anos na superintendência do Banco do Brasil, onde também foi gerente geral por 12 anos e educador corporativo durante 15 anos. Com uma bagagem de especialista em transações financeiras ele respondeu: “Acredito que Cabo Frio vai sair da bolha da especulação financeira que tinha tomado conta da cidade há muito tempo. Agora todos vão voltar a trabalhar e investir em negócios. As pessoas estavam deixando de investir no concreto, no comercial, para dar preferência à especulação. Cabo Frio não vai quebrar, mas as pessoas vão se reinventar”. Estamos torcendo também, Eron!

VIROU MEME

A história de Glaidson foi, sem dúvidas, o assunto da semana. Como isso aqui ainda é Brasil o que não faltou foi meme rolando na internet. Hoje é sexta-feira, então o Portal RC24h te convida para rir um pouco de algumas dessas postagens e músicas sobre o “rei das bitcoins” que bombaram nos últimos dias.

RENATINHO FORAGIDO

O ex-prefeito de Arraial do Cabo Renatinho Vianna (REP) foi considerado foragido da Justiça pelo Ministério Público nesta sexta-feira (27). A Assessoria do ex-político informou, por volta das 16h, “que foi surpreendida com a notícia, não possuindo maiores detalhes sobre o assunto”. Eles mencionaram ainda “que seus advogados também não tem conhecimento da íntegra do processo e irão se posicionar após tomar conhecimento do processo”. O político foi denunciado, junto com outras 16 pessoas, por organização criminosa armada que promovia loteamentos ilegais em áreas não edificáveis, obtendo vantagem indevida com o parcelamento, venda e exploração do solo de áreas ambientalmente protegidas no Parque Estadual Costa do Sol (PECS), no núcleo da APA Massambaba, loteamento Miguel Couto, no distrito de Monte Alto, desde 2017. Além do ex-prefeito, o ex-secretário dele de Ordem Pública Márcio Galo, o irmão de Márcio, Josimar Veiga de Oliveira, o Zima, ex-subsecretário de Meio Ambiente, e Márcio Croce, ex-secretário de Meio Ambiente, também estão foragidos desde essa manhã. Segundo uma funcionária, Renatinho está viajando desde a noite de quinta (26). Em nota, a assessoria do Renatinho Vianna informou que “foi surpreendida com a notícia, não possuindo maiores detalhes sobre, e que seus advogados também não tem conhecimento da íntegra do processo e irão se posicionar após tomar conhecimento do processo”. Até o momento, cinco pessoas já foram presas durante a ação. Entre elas, Ranieri Porto, que começou a participar da organização criminosa quando atuava como guarda do parque ambiental Costa do Sol, o policial militar Sandro de Souza Mota, responsável por coagir as pessoas e Marcos Vinícius da Silveira Barbosa, que tem residência na Costa do Sol e já trabalhou na Prefeitura.

PASTEL NO RIO

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), se encontrou com o secretário de Saúde do Estado, Dr. Alexandre Chieppe, na capital do Rio, nesta sexta-feira (27) para apresentar a demanda de reforma do Pronto Socorro Municipal. O prefeito foi acompanhado da secretária de Saúde de São Pedro, Maria Márcia Fontes. O objetivo, segundo a Prefeitura, é transformar a unidade em um ponto de atendimento com perfil de hospital. Ficou acordada a elaboração de um projeto de reforma para o Pronto Socorro, com recursos financeiros estaduais de até R$10 milhões e a participação do município nos cofinanciamentos estaduais na área hospitalar. Estiveram presentes na reunião a equipe estadual da secretaria de Saúde, composta pela Drª Raquel Rivello e Monique Fazzi. Também participaram do encontro a equipe municipal da Saúde formada por André Lima e Suely Osório.

POLÊMICA DA VEZ

Em São Pedro da Aldeia, a polêmica da vez é a demolição de quiosques nas orlas do município, determinada pela Justiça. Pela Lei, não pode haver construção a menos de 30m da lagoa. Segundo oposicionistas do prefeito, Fábio do Pastel (PL), a ordem judicial que será cumprida pela Prefeitura poderia ser postergada. O grupo também reclama o possível desamparo dos quiosqueiros quando o processo se concretizar. O Portal RC24h procurou a Prefeitura para saber se, de fato, haverá a demolição dos quiosques e se o município tem algum plano para o futuro daqueles que tiram seus sustentos desses estabelecimentos. Até agora, porém, não tivemos resposta.

CABO FRIO MAIS VERDE

Nesta sexta-feira (27) a Prefeitura de Cabo Frio lançou um projeto interessante: Coleta Seletiva Porta a Porta. A iniciativa foi inaugurada em uma solenidade na Praça Porto Rocha, com a presença do prefeito José Bonifácio. O projeto vai atender, inicialmente, os bairros Ville Blanche e Itajuru, em uma área de aproximadamente 217 mil m². O recolhimento acontecerá duas vezes por semana na área delimitada, e será feito por agentes em bicicletas identificadas, às terças e quintas, das 14h às 16h. Neste primeiro momento, a coleta atenderá residências unifamiliares, condomínios horizontais, condomínios verticais e estabelecimentos comerciais. Cabo Frio está dando mais um passo rumo a uma cidade mais sustentável e com medidas ecológicas bem estabelecidas.

BENEFÍCIO PARA CEM BRAÇAS

O Posto Avançado da Prefeitura (PAP) de Cem Braças, em Armação dos Búzios, será inaugurado na próxima. Nesses espaços, projetados pelo governo municipal, o contribuinte poderá emitir IPTU, regularizar alvarás, consultar licenças e processos sem precisar se deslocar ao centro da cidade. Os PAPs foram pensados para facilitar a vida da população. Segundo a Prefeitura, cada bairro contará com um posto avançado para o cidadão resolver seus assuntos perto de casa. Não resta dúvidas que será um grande benefício a todos, principalmente aqueles de Cem Braças que já sofrem com problemas de infraestrutura e serviços.

CULTURA QUILOMBOLA NA ALERJ

O secretário de Cultura e Patrimônio Histórico de Búzios, Luiz Romano, participou, nesta quinta-feira (26), de um evento na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) ligado ao Programa Estadual de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos, Comunicadores Sociais e Ambientalistas (PEPDDH/RJ). O secretário levou diversos integrantes do Quilombo da Baia Formosa para apresentar seus trabalhos e ideias no evento. Romano comentou sobre o evento: “Foi um encontro de grande beleza. Aconteceram três apresentações maravilhosas. A ciranda do Quilombo da Baia Formosa, de Búzios, do Quilombo de Sobara, em Araruama, e o coral indígena dos Guaranis. Estavam presentes caíçaras, agricultores, povos de terreiros, coletivos das favelas e de diversas comunidades. Foi o encontro de minorias, mas que na verdade, como costumo dizer, são a maioria. Uma reunião do povo trabalhador e rico em cultura”, pontuou o secretário.

SEXTOU COM HOMENAGEM

O secretário de Planejamento de Iguaba Grande, Eron Bezerra, e a jornalista e CEO do Portal RC24h, Renata Cristiane, foram homenageados nesta sexta-feira (27) na Apierj. A jornalista recebeu o título de cidadã iguabense das mãos do vereador Paulo Rito (CID). A mesma homenagem foi entregue a Eron pelo parlamentar Alan Rodrigues (MDB). Na mesma ocasião, os vereadores entregaram as medalhas de Mérito Legislativo Ormindo Barros da Costa, de Mérito Cultural Luperce Miranda, de Menção Honrosa Oscar Bandeira do Carmo Magalhães e comendas João Clímaco da Costa. Parabéns aos homenageados.

CONTEMPLADA NA AGÊNCIA

A Agência de Desenvolvimento de Iguaba Grande recebeu a visita da primeira microempreendedora contemplada no Programa Microcrédito orientado da AgeRIO na tarde desta quinta-feira (26). Roberta Cermino é moradora de Iguaba e possui uma empresa do ramo administrativo na cidade. “O dinheiro será usado para investir na compra de eletrônicos para o meu negócio. A intenção é garantir aos meus clientes um atendimento cada vez melhor”, disse a contemplada. Para o consultor da agência, Marcello Costa, “é muito gratificante conseguir contemplar uma microempreendedora do nosso município vendo a possibilidade de melhorias no investimento do próprio negócio”.

CARRO BLINDADO PARA LÍVIA

Enquanto o governo de Manoela Peres (DEM), em Saquarema, mandou licitar o aluguel de dois carros blindados, assim como o de Fábio do Pastel (PL), em São Pedro da Aldeia, que está fazendo uma “tomada de preço” com a mesma finalidade, o grupo político da prefeita de Araruama, Lívia Bello (PP), comemora nas redes a “economia da prefeita”. O municipio abriu licitação para comprar apenas um veículo blindado 0km, o que, de fato, gera uma economia a longo prazo. A mensagem compartilhada nas redes sociais diz: “enquanto a prefeita de Saquarema ALUGA dois carros SUV blindados pra ela por mais de R$ 580 mil por ano, nossa prefeita COMPRA apenas um, por R$ 230 mil. Economia fantástica!”. Então, ta, né? Já que a necessidade do momento é essa…

FROTA NOVA PARA A GUARDA

Ainda sobre os veículos da Prefeitura de Araruama, o município adquiriu um carro blindado e dez motos para incrementar a frota da Guarda. Segundo a Prefeitura, os novos veículos vão reforçar o trabalho de segurança no município, tendo em vista que a Prefeitura está realizando todos os trâmites burocráticos para firmar um convênio com a Polícia Militar do Rio, por meio do Programa de Integração na Segurança (Proeis). O programa autoriza o município a pagar pelo trabalho de PMs nos dias em que eles estão de folga, com objetivo de aumentar o policiamento maior nas ruas, e, por consequência, oferecer mais segurança aos moradores da cidade.

FRENTE AMPLA À VISTA?

O presidente estadual do PT no Rio de Janeiro, Joãozinho Maurício, publicou uma nota nas redes sociais nesta sexta-feira (27) sinalizando que, diferente do cenário nacional, há abertura de diálogo entre os partidos progressistas no estado. Ele diz que o PT está “em diálogo aberto com os candidatos a governador do campo progressista, em prioridade de diálogo com os partidos, PSB, PCdoB, PSOL e PDT”. O dirigente reafirma que o partido tem uma resolução de oposição ao governador Cláudio Castro e a prioridade é “o fortalecimento da política nacional e a reconstrução do campo democrático e popular, que possa recuperar o estado do Rio de Janeiro”.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content