back to top
09/12/2024 — 19:19
  (Horário de Brasília)

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (27)

Vantoil Martins e Fábio do Pastel recebem o selo Bandeira Azul em Santa Catarina; Magdala Furtado embalando 'filhos bonitos' e a cerimônia dos 100 dias; Comissão da Alerj em Cabo Frio; Marcelo Magno reforça campanha Outubro Rosa; Alexandre Martins tem apoio de Picciani; André Mônica cotado para presidência do Detran... E muito mais!

Compartilhe

MOMENTO HISTÓRICO

A coluna Boca Miúda desta sexta-feira (27) começa pela entrega do selo Bandeira Azul a 31 praias e 11 marinas certificadas pelo Júri Internacional para a temporada 2024, cerimônia essa que aconteceu à tarde, na cidade e Balneário Camboriú (SC). Da Região dos Lagos participaram os prefeitos de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID), e de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL). O secretário de Meio Ambiente de Iguaba, Vinícius Lavalle, o subsecretário da pasta, Caio Pedrosa e o subsecretário do Governo iguabense, Luiz Fernando Paixão, também acompanham a comitiva, assim como o chefe de Gabinete de Pastel, Moisés Batista. Da Região dos Lagos participaram, ainda, o secretário de Ambiente e Urbanismo de Armação dos Búzios, Evanildo Nascimento, e a coordenadora do projeto em Saquarema, Marcelli Ladeira, juntamente com o diretor adjunto de Eventos, Raineri Martins. Cabo Frio não mandou ninguém. Saquarema foi representada pela coordenadora do projeto, Marcelli Ladeira, e o diretor adjunto de Eventos, Raineri Martins. As praias certificadas foram as dos Ubás (Iguaba), Pedras de Sapiatiba (São Pedro), Azeda/Azedinha e do Forno (Búzios), Itaúna (Saquarema). As bandeiras serão hasteadas até 15 de dezembro. A comitiva da Região dos Lagos retorna na madrugada deste sábado (28).

‘PULMÃO ECONÔMICO DA REGIÃO’

Por telefone, o prefeito Vantoil Martins falou da emoção desse dia histórico, bem como da importância da laguna de Araruama. “Uma laguna que banha seis cidades da Região dos Lagos, que tem idade entre 5 mil e 6 mil anos e média de profundidade de dois a três metros, com pontos que chegam a 19 metros e sempre foi o pulmão econômico das cidades que banha. Viveu momentos sofridos e agora é muito bom ver a recuperação de sua balneabilidade. Hoje estamos vivendo o ápice, nessa solenidade oficial de um órgão internacional, e nos enche de orgulho, foi muito emocionante”, disse. Vantoil disse ainda que estão trabalhando para certificar as outras cinco praias que banham Iguaba. Ele agradeceu à secretaria de Meio Ambiente, “na pessoa do Lavalle, que cumpriu, rigorosamente, os 34 requisitos para a conquista do selo e ao instituto que nos prestou consultoria, o Mar Azul” e disse que estão no caminho certo. “Esse é só o início de uma retomada que os lembram as décadas de 1970 e 1980 quando a lagoa tinha águas cristalinas. Agora estamos no processo final de contratação de salva-vidas e tão logo essa formalidade seja cumprida, vamos marcar a data do hasteamento”, finalizou o prefeito iguabense.

‘DIA MARCANTE PRA SÃO PEDRO’

O prefeito Fábio do Pastel, que estava ao lado de Vantoil, também conversou com a coluna. Disse que foi um dia marcante para São Pedro da Aldeia e agradeceu toda a equipe de Meio Ambiente da cidade e aos organizadores da certificação. “Também agradeço esse cuidado da coordenação da Bandeira Azul na constatação dos 34 requisitos cumpridos. É um selo reconhecido mundialmente e isso pra nossa cidade é muito importante, como também para os que buscam praias com segurança e águas próprias para banho. Também agradeceu a dedicação de todos os envolvidos, estamos aqui representando o trabalho deles. Estou muito feliz em voltar para casa com essa bandeira na mala”. Discreto como sempre, aliás é uma característica do prefeito, Pastel também comentou o que acha daqueles que não acreditavam que o município aldeense um dia teria uma praia com Bandeira Azul. “Essa é mais uma conquista para o município através do trabalho que a gente faz. Estou mega orgulhoso”, definiu.

CONSTRUÇÃO LEGAL

Os secretários de Iguaba Grande, Eron Bezerra (Planejamento) e Carla Valle (Saúde), participaram nesta sexta-feira (27) de uma reunião com o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil da Região dos Lagos (Sinticon). A ideia é fazer um trabalho conjunto com a prefeitura no sentido de que as obras da cidade sejam feitas “dentro da maior legalidade possível”, segundo Eron. “A gente vai propor ao prefeito um termo de cooperação técnica junto com os nossos engenheiros”. Também participaram da reunião o presidente e o diretor do sindicato, Fabrício Rodrigues e Gilvan da Silva, o advogado do Sinticon, Fábio Rigueira, o engenheiro de obras, Paulo e o construtor Nélio, ambos de Iguaba.

EMBALANDO FILHO BONITO E OS 100 DIAS

E a prefeita de Cabo Frio, Magdala Furtado, hein? Tá adorando embalar filho bonito. Na última semana, começou uma operação de instalação de postes de led na orla de Tamoios e também na RJ-106 (rodovia Amaral Peixoto), muito celebrada pelos moradores da localidade. Mas aí, o deputado Dr Serginho (PL) saiu na frente dizendo que aquilo foi uma solicitação dele ao governo do Estado. Logo depois, Magdala foi ao local dizendo que foi um pedido dela enquanto prefeita. Fomos apurar. Segundo informações do governo do Estado o pedido realmente veio de Dr Serginho. A novidade mais recente é com relação ao Boulevard Canal. O presidente da Câmara, Miguel Alencar (UNIÃO), em entrevista ao RC Cast, já tinha falado, inclusive pela segunda vez que ele tinha conseguido uma emenda parlamentar no valor de R$ 1,5 milhão com o deputado federal Gutemberg Reis (MDB) para revitalização do espaço – que está vergonhosamente abandonado, às moscas, tudo quebrado e de aspecto nojento -, que é objeto de reclamação frequente dos turistas e moradores, mas principalmente dos comerciantes. Muitos desistiram de alugar lojas e restaurantes por ali por causa da péssima aparência que o lugar tem. Miguel havia feito uma reunião há dez dias com os empresários para tratar do assunto. E nesta quinta (26), a prefeita Magdala também soltou vídeo falando que havia se reunido com os comerciantes e feito vistoria para viabilizar a restauração. Tudo bem que quantos mais forças estiverem imbuídas a trazer soluções melhor, mas a bem da verdade, é preciso dar “a César o que é de César”. Em tempo, foi marcada a data para o evento dos 100 dias de governo da prefeita Magdala Furtado (PL). Na próxima segunda-feira (30), ela dará uma entrevista coletiva, a partir das 18h, no Iate Clube Costa Azul, na Gamboa.

LOA 2024

Também na próxima segunda (30), em Cabo Frio, a Câmara Municipal vai receber representantes do executivo que irão apresentar o Projeto de Lei que dispõe sobre a Lei Orçamentária para 2024. A audiência pública acontece às 10h e será transmitida pelas redes sociais. A LOA é elaborada com base no Plano Plurianual, que é um instrumento de planejamento estratégico que estabelece as diretrizes e metas orçamentárias municipais; e na Lei de Diretrizes Orçamentárias, que determina as metas e prioridades para o ano seguinte no município.

REFORÇO NA CAMPANHA

A campanha do Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama, em Cabo Frio, ganhou um reforço especial nesta sexta-feira (27), quando a deputada estadual Renata Souza (PSOL) participou de uma ação de conscientização na Praça Porto Rocha. A parlamentar, que é presidenta da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Alerj, contou que a comitiva já percorreu diversos pontos do estado como na capital, Niterói, São João de Meriti e vai ainda à Teresópolis levando serviços voltados à mulher e dialogando com as prefeituras, buscando desenvolvimento de ações na área. Confira o vídeo acima.

REFORÇO NA CAMPANHA II

Quem também esteve presente, foi a coordenadora do CEAM de Cabo Frio, Ludmilla Roque, e a superintendente da Mulher de Arraial do Cabo, Valéria Moreira, que compareceu para prestigiar a ação. Durante conversa, contou que a deputada Renata Souza se comprometeu em fazer uma indicação parlamentar, através da Comissão de Direito da Mulher da ALERJ, para que Arraial do Cabo tenha um Centro de Atendimento à Mulher, semelhante ao que tem em Cabo Frio. A notícia foi bem recebida por Ludmila, que afirmou que a unidade de Cabo Frio está sobrecarregada e seria muito importante dividir essa responsabilidade com o município cabista. Ainda segundo Valéria, o assunto já foi tratado com o prefeito Marcelo Magno, que está empenhado e marcou uma reunião na próxima terça-feira (31) para falar mais sobre a ideia.

ALGORITMO RACISTA

Ainda na entrevista com Renata Souza, ela falou sobre a denúncia que fez ao algoritmo de um aplicativo de inteligência artificial que criou a imagem de uma pessoa segurando uma arma na mão quando solicitado para criar um personagem de mulher negra na favela, ao estilo Pixar (confira aqui). “Fiquei surpresa diante da situação de tanto preconceito e racismo. isso demonstra que esse algoritmo não é neutro, não é imparcial. Já parte do pressuposto de que estar na favela é ser criminoso e ter uma arma em mãos. Então isso é um escândalo, isso demonstra que o que nós temos denunciado em relação ao racismo, ao algoritmo, é real, é algo precisa ser feito”, completou.

REFORÇO NA CAMPANHA III

Falando em Outubro Rosa, o prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), e o secretário de Saúde, Jorge Oliveira, foram para as redes sociais reforçar a importância da mulherada cabista fazer o exame de prevenção ao câncer de mama (vídeo acima). Ainda dá tempo. E falando em prefeitura cabista, o pagamento do servidor público cai nesta sexta (27), em homenagem ao dia desse profissional, comemorado em 28 de outubro.

SEXTOU COM MDB

O prefeito Alexandre Martins encerrou a semana nesta sexta-feira (27) no clima do “sextou” dobrado. Conquistou um importante apoio político de Leo Picciani, um dos principais líderes do MDB. Esse fechamento é destacado não só com vistas nas eleições de 2024, mas acima de tudo, um fechamento que, ao que tudo indica, bastante sólido para avançar no projeto ambicioso de fazer com que a cidade de Búzios tenha 100% do seu esgoto tratado. Léo é secretário Nacional de Saneamento e declarou em vídeo que Alexandre pode contar com ajuda dele, tanto no que diz respeito ao partido e filiados da sigla, mas também na viabilidade de recursos para ajudar nos problemas da cidade: “É uma satisfação vir aqui trazer o apoio do MDB na sua caminhada. Búzios está em muito boas mãos e a gente quer somar. Quero te reafirmar nosso compromisso, declarou Picciani”. Léo tem casa na península, o que já o garantiu a cidadania buziana, conforme assegurou o próprio prefeito. “Agradeço de todo meu coração pela parceria”, completou Alexandre. É sextou que fala? Confira o vídeo.

TEMPORADA DE TRANSATLÂNTICOS

Em Armação dos Búzios, expectativa total para o início da temporada dos transatlânticos, que começa neste sábado (28). A cidade mais badalada do Brasil espera receber 300 mil turistas durante a temporada, que se estende até abril e deve injetar na economia da cidade mais de R$ 150 milhões. A estimativa é do secretário de Turismo, Cristiano Marques, o Tutu. Os passageiros do luxuoso Scenic Eclipse desembarcam, às 9h, no cais do Centro. Na terça-feira (31), o MSC Preziosa chega com 5.300 pessoas, entre passageiros e tripulantes. O desembarque será no cais do Porto Veleiro. A cidade tem dez escalas programadas para novembro; no total serão 104 até abril.

NOME COTADO

De Araruama, destaque para o nome do ex-prefeito de Araruama, André Mônica (PDT), que também é pré-candidato a 2024, na coluna Extra, Extra, da jornalista Berenice Seara. Segundo a coluna, ela é o nome mais cotado para a presidência do Detran, por indicação da Alerj. “É que a indicação do antigo alcaide faz parte de uma articulação que envolve a eleição de 2024 numa das mais tradicionais cidades da Região dos Lagos. Em Araruama, a briga está entre Daniela de Lívia, secretária de Governo e prima da prefeita Lívia do Chiquinho (REP), e a vereadora Penha Bernardes, do PL. Daniela está com o MDB e Penha tem o apoio do União Brasil já comandado informalmente pelo poderoso presidente da Assembleia, Rodrigo Bacellar. Como a briga está acirrada, o PDT de André Mônica pode ser o fiel da balança — daí o interesse do União e do PL em atraí-lo para as hostes do governo do estado”. Eita que 2024 vai ser frenético.

Redação
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo