InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (27)

Dr. Serginho entrega medalhas Tiradentes em noite de gala em Cabo Frio; Fábio do Pastel de olhos nas praças que passarão por reformas; Alexandre Martins visita obras com secretários; Vantoil Martins confere entretenimento radical e vereador de Iguaba Grande vai a Brasília buscar recursos; A possível novidade no primeiro escalão de Marcelo Magno; André Mônica vai participar do RC Cast... E muito mais!

ENTREGA DE MEDALHAS

A coluna Boca Miúda desta sexta-feira (27) começa por Cabo Frio, que nesta noite foi palco para a entrega de sete Medalhas Tiradentes, maior honraria da Alerj concedida a pessoas que fazem a diferença na sociedade. Os congratulados são da Região dos Lagos e a cerimônia aconteceu no clube Tamoyo. A homenagem partiu do deputado estadual licenciado Dr Serginho (PL), atual secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação. Os agraciados foram: Acyr Silva da Rocha (post mortem), Cilésio Luiz Coelho, David Motta Soares, Elza Maria Santa Rosa Bernardo, Fabrício Fernandes da Silva Moça, José Antunes Gonçalves e José Marcos Barroso Pillar. Serginho conversou com a coluna momentos antes da entrega e, emocionado, disse que é uma noite de grande emoção. “Essa homenagem, também ao meu avô, é merecida a cada um dos agraciados. Eles deram sua contribuição e deixaram legado importante ao estado do Rio de Janeiro. É uma honra prestar essa homenagem a eles e a cidade vai reconhecer de maneira notória essa moção. Eles recebem porque têm merecimento”, destacou Dr Serginho. Confira:

_____________________

XÔ, FLANELINHA

Continuando em Cabo Frio, uma operação da secretaria de Direitos Humanos e Segurança, em conjunto com o 25° BPM, Guarda Municipal e CPROEIS ‘passou o rodo’ nos flanelinhas da cidade. Niguém aguenta mais isso – nem morador, nem vistante – porque eles chegam “chegando”, antes mesmo do motorista sair do carro, já vão jogando o valor na cara das pessoas, praticamente inibindo uma negativa de quem não tá a fim de pagar pelo “serviço”. E a intenção é justamente combater a cobrança ilegal e abusiva de estacionamentos nos pontos mais movimentados do município. Nesta sexta (27), vários deles foram detidos. De acordo com o secretário Ruy França, a intensificação de operações de combate à flanelagem na cidade é uma determinação do prefeito José Bonifácio (PDT). O esperado é que a ação surta efeito, para que o cidadão possa procurar os locais legais para o estacionamento apropriado e regular sem nenhum tipo de constrangimento. Em exclusiva ao Portal RC24h, Ruy contou que a operação ainda não acabou. “A ideia é que a gente consiga desenvolver essas operações nos próximos dias também, e incrementar – mais ainda -, com a chegada do Carnaval”, disse. Confira no vídeo acima.

DIA DE VISTORIAS

Falando agora de São Pedro da Aldeia, o prefeito Fábio do Pastel (PL) tirou o horário de almoço nesta sexta-feira (27) para vistoriar praças da cidade. O município está finalizando alguns projetos para licitar obras de revitalização desses espaços. A vistoria, ao lado de Fernando Frauches, secretário de Obras e Desenvolvimento Urbano, e Ricardo Ramos, titular de Esporte e Lazer, passou por bairros como Praia Linda, São João, Vinhateiro, Mossoró e Balneário.

PLANEJAMENTOS

Frauches disse à coluna que o município não tem um orçamento tão robusto, então é necessário otimizar os recursos. Nesse sentido, a visita serviu exatamente para verificar as necessidades mais urgentes. Foi identificado na ocasião que a prioridade são as quadras esportivas. Todas têm que ser reformadas. No restante, eles vão fazer as melhorias já que não dá pra reformar toda a praça. A Prefeitura deve buscar uma parceria com iluminação, também com o pessoal de Serviços Públicos para melhorar a questão da jardinagem, e pequenas benfeitorias congêneres. Fábio do Pastel destacou que as praças de Praia Linda, da Ponta do Ambrósio e da Rua do Fogo já estão com as reformas em andamento. Elas serão totalmente reformadas. Fernando Frauches declarou que, nesses dois primeiros anos, Fábio priorizou pavimentação e saneamento. Agora, eles vão avançar sobre prédios públicos e praças.

CONSELHO ELEITO

Ainda falando em São Pedro, o Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (CACS-FUNDEB) do município elegeu sua nova diretoria para o quadriênio 2023/2026, em reunião ordinária. A nova presidente do Conselho é Iara Regina dos Santos Azevedo, que tem como vice-presidente Bárbara Oliveira Dias Guedes. Maria Camila Constantino Jara é a secretária do colegiado. A nova diretoria foi eleita em votação entre os integrantes do Conselho. O CACS-FUNDEB tem como principal função o acompanhamento e controle da distribuição, transferência e aplicação dos recursos do Fundo, no âmbito municipal. Suas reuniões ordinárias acontecem bimestralmente, sempre às quartas quartas-feiras de cada mês. O próximo encontro, excepcionalmente, está previsto para o dia 15 de fevereiro, às 14h, na sede da secretaria de Educação.

VISITAS A OBRAS

Mal chegou de Brasília nesta quinta-feira (26), o prefeito de Armação dos Búzios, Alexandre Martins (REP), visitou, nesta sexta (27), várias localidades da península com intuito de vistoriar os andamentos dos serviços públicos prestados à população e também conhecer outras solicitações de moradores. O primeiro bairro visitado pelo gestor, foi a Marina. Lá, os moradores solicitaram o patrolamento de algumas ruas. Na ocasião, Alexandre Martins também esteve no bairro da Rasa, vistoriando as obras do Mercado do Pescador e a praia Gorda. Também fez uma rápida visita ao Mangue de Pedra. De acordo com o prefeito, essa interação com os moradores é fundamental para uma boa administração. Os secretários de Governo, Leandro Pereira, e de Serviços Públicos, Marcus Vallerius, acompanharam o prefeito nas visitas aos bairros.

RADICALIZANDO EM IGUABA

Em Iguaba Grande, o prefeito Vantoil Martins (CID), acompanhado do secretário de Turismo, Ricardo Coutinho e do vereador Marcelo Durão (PL), e do instrutor da Rio Radical, Luiz Fernando, esteve na orla da praia de Cidade Nova, na tarde desta sexta (27), onde neste fim de semana acontece a segunda edição do Adventure Day, onde a galera mais radical terá atrações como um bungee jump de 45 metros e uma tirolesa com 170 metros de comprimento. E tem mais, a prefeitura irá ceder 160 ingressos nos dois dias, por ordem de chegada. O único lamento – pelo menos da colunista que vos fala – é que só pode saltar de bungee jump quem tiver de 17 a 45 anos. Entendedores entenderão.

TIKINHO EM BRASÍLIA

O vereador de Iguaba Grande Adriano Tikinho (UNIÃO) esteve em Brasília nesta quinta-feira (26) com deputado federal eleito Júlio Lopes (PP), que toma posse do mandato dia 1º de fevereiro. O nobre edil foi desejar sucesso para o parlamentar e, naturalmente, enviar demandas de Iguaba. Como líder de Governo na Câmara, Tikinho afirmou ter iniciado as conversas para a busca de recursos para a tão sonhada Cidade da Saúde. “Iremos somar forças e esse projeto, se Deus quiser, sairá do papel”, disse o vereador. Julio Lopes escreveu sobre o encontro nas redes e se colocou “à disposição permanente do município e do dinâmico prefeito Vantoil Martins (CID), que foi fundamental na construção desse timaço que consolidamos em Iguaba”.

NOVIDADES À VISTA

A Prefeitura de Arraial do Cabo anunciou que o dinheiro do servidor do mês de fevereiro já está na conta. Com isso, a galera vai poder aproveitar o último fim de semana de janeiro curtindo a programação do Verão Musical. Aliás, ainda pelas terras cabistas, parece que vem mudanças no primeiro escalão do governo. Tentamos falar com o prefeito, Marcelo Magno (PL), mas ainda não conseguimos confirmar. No entanto, o que a galera se pergunta na cidade é o que será que vem por aí.

ANDRÉ MÔNICA NO RC CAST

O ex-prefeito de Araruama André Mônica (PDT) é o convidado da próxima edição do RC Cast, o podcast do Portal RC24h. Com uma carreira de décadas na política, André vai falar sobre sua trajetória, além, é claro, das pretensões para 2024. Entre os assuntos a serem discutidos, está a dificuldade para organizar a oposição em Araruama, fazendo frente ao populismo e a megalomania dos atuais ocupantes do Poder Municipal. O bate-papo será transmitido pelas páginas e perfis do Portal no Facebook, YouTube e Instagram, nesta terça-feira (31), a partir das 18h. Os espectadores podem interagir e enviar perguntas em tempo real. Vale a pena conferir.

CAMPEONATO DE KITE NA LAGOA SUJA

Ainda sobre Araruama, representantes da ONG SOS Laguna de Araruama voltaram a denunciar a poluição na laguna, após divulgarmos uma dessas fiscalizações na coluna anterior, sobre a dragagem que está sendo feita, em plena alta temporada, os rios Mataruna e do Limão. Acontece que os trabalhos de desassoreamento estão causando o despejo de esgoto in natura diretamente na lagoa, já que o interceptor não suporta a quantidade de dejetos que aumentam nessa época de alta temporada. Nesta quinta (26) eles estiveram na Pontinha, atestando o grau que a poluição já atingiu, terrível mesmo. E olhem, tem campeonato de kitesurf programado para a primeira semana de fevereiro naquele local. Será que a prefeitura vai permitir que seja realizado mesmo em meio à sujeira, cocô e mau cheiro? A ver…

‘A MELHOR SOLUÇÃO É LANÇAMENTO ZERO’

Sobre essa questão da poluição na laguna, o químico industrial aposentado, Sergio Viegas, fez uma análise técnica do problema, que não atinge a lagoa somente em Araruama, mas em quase todos os municípios que ela banha, e encaminhou ao Portal. Viegas argumenta que a causa é que muitas cidades em torno da laguna não têm rede exclusiva para coleta de esgoto, o que faz com que o esgoto seja escoado para a estação de tratamento através da rede pluvial. Quando há chuva intensa, o excesso do volume não tem outro caminho a não ser seguir para a laguna. Ele também menciona que mesmo que todo o volume fosse tratado, ainda haveria potencial para o crescimento de microalgas na laguna devido à presença de Nitrogênio e Fósforo, o que afeta todo o ecossistema da laguna. Ele conclui que o pivô do problema não é somente nas emissões clandestinas ou no rio poluído Maturuna, mas sim no lançamento de um volume poluente na laguna, mesmo que chamado de “tratado”. A melhor solução seria lançamento zero na laguna e deixar a natureza resolver. Pelo visto, o caminho ainda será árduo até a revitalização desse importante ecossistema.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo