BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (27)

Prefeita de Araruama ignora ameaça de morte contra vereadora; Marcelo Magno e Dr. Serginho almoçam juntos em Arraial; as inconstâncias de Zé com COVID e polêmica do estacionamento em Cabo Frio; Rodrigo Neves em agenda na região; Alexandre pede paciência por obras em avenida; os PL's aprovados em São Pedro; Prefeitura de Iguaba se reúne com Firjan; Vanessa da Mata veste vermelho no aniversário de Maricá; e muito mais...

1236

REPERCUSSÃO X SILÊNCIO

A coluna Boca Miúda desta sexta-feira (27) começa por Araruama com o contraste da repercussão e do silêncio. Enquanto repercutiu bastante a fala da vereadora Penha Bernardes (PL) na sessão da Câmara desta quinta (26) sobre uma ameaça de morte que teria recebido no dia anterior, a classe política se silenciou. Os vereadores que falaram depois dela na sessão nada disseram sobre o assunto, nem no sentido de prestar solidariedade, nem nada. Passou batido. O mesmo se vê na postura do Poder Executivo. A prefeita, Lívia de Chiquinho (PP), continuou, como de praxe, alheia aos acontecimentos da cidade e realizou a abertura do evento Araruama Literária na manhã desta sexta como se nada tivesse acontecido ou falado.

POSTURA DÉSPOTA

Divergências ideológicas fazem parte de uma democracia. É comum, dentro da política, um espírito de solidariedade envolver os atores das mais diversas correntes em momentos em que pessoas próximas de adversários ou até mesmo os próprios sofrerem qualquer tipo de ameaça. O contrário disso beira a tirania, despotismo. Quando a mãe de Jair Bolsonaro faleceu, por exemplo, até rivais ideológicos do presidente, como o prefeito do Rio, Eduardo Paes, o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes, e o ex-juiz federal Sérgio Moro prestaram condolências. Independente de concordar ou não com um político, o mínimo que se espera de um democrata, em especial os que ocupam cargos públicos, é uma nota de repúdio, de apoio ou solidariedade. Vale salientar que Penha está grávida de 6 meses e tem uma filha pequena. Mas nem isso comove a prefeita. Tal postura diz mais sobre o caráter da pessoa de Livia de Chiquinho (PP) que qualquer dossiê bomba. Araruama parece realmente ser o “fim da picada”.

RESENHA POLÍTICA

O almoço desta sexta-feira (27) do prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), foi lá em Cabo Frio, na casa do amigo e deputado estadual Dr. Serginho (PL). O prato principal do encontro foi política, é claro. Os aliados botaram o assunto em dia e afinaram questões, como andamento dos processos de licitação envolvendo os distritos de Arraial e conversaram de política como um todo. Marcelo já declarou apoio a pré-candidatura de Serginho à reeleição na Alerj e a parceria dos dois é visível pela proximidade entre eles.

ENCONTRO COM MERGULHADOR

Antes de almoçar com Serginho, Marcelo Magno se reuniu, na manhã desta sexta-feira (27), com o mergulhador Jorginho, juntamente com sua equipe. O objetivo do encontro foi fechar uma parceria com o grupo para garantir maior suporte nos resgates. Jorginho é um dos mergulhadores mais antigos de Arraial do Cabo e é muito conhecido na cidade pelo seu trabalho, principalmente em buscas de pessoas desaparecidas no mar. O vereador Galego (REP) também esteve presente na reunião.

CORRIDINHA NO CABO

Arraial do Cabo continua se preparando para receber eventos de grande porte. Neste sábado (28), por exemplo, o município será palco da 2ª etapa da World Trail Races. Segundo a Prefeitura, aproximadamente, 1.200 atletas profissionais e amadores irão desbravar praias e morros do Cabo. A tradicional etapa do calendário de corridas de montanha no país, contará com provas de Trail Run com percursos de 6 km, 21 km (solo ou dupla) e 30 km. Será a única da temporada com uma prova em dupla. Durante o evento, acontece também a Kids Race, corrida destinada às crianças, para aprenderem desde cedo os benefícios da prática esportiva. A arena do evento será montada na Praia Grande, com atividades para toda a família, a partir das 6h.

AS INCONSTÂNCIAS DE ZÉ

O prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT), testou positivo para a Covid-19 na segunda-feira (23). Na quinta (26), ele surpreendeu ao aparecer na reunião de criação do Consórcio Intermunicipal de Saúde em Búzios, na qual sentou fora da mesa, em um canto. Em entrevista, o prefeito disse que estava bem, mas que a esposa havia testado positivo para a Covid e, portanto, não poderia retomar seu expediente na Prefeitura e continuaria despachando de casa até domingo (29). Aí, durante a noite, o alcaide publicou um vídeo convidando a população para estar com ele e o pré-candidato ao Governo do Estado, Rodrigo Neves (PDT), em uma agenda extensa neste sábado (28) passando por Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia, Armação dos Búzios e Cabo Frio. Fica a pergunta sobre o isolamento necessário para recuperação do prefeito. Dá para entender um negócio desses?

NEVES NA ÁREA

Sobre a visita do ex-prefeito de Niterói à Região dos Lagos, a primeira parada será por volta das 10h deste sábado (28), em Arraial do Cabo, no monumento em homenagem a Leonal Brizola. Rodrigo Neves deve passar ainda por São Pedro da Aldeia e Armação dos Búzios. O encerramento da agenda será na Escola Terra dos Papagaios, no distrito cabo-friense de Tamoios, às 20h. O evento deve contar com as participações dos pré-candidatos a deputado federal e estadual.

ESTACIONAMENTO DA DISCÓRDIA

Como se não bastasse o aumento constante do preço de combustível e todo gasto que envolve um veículo, o motorista de Cabo Frio ainda enfrenta um novo golpe no bolso. Está tramitando na Câmara Municipal, um projeto de lei que pretende cobrar o estacionamento rotativo também para quem tem veículo com placa da cidade. O projeto, que trata da concessão do estacionamento rotativo no município, entrou em pauta na Câmara de Vereadores em maio de 2021 e seguiu para análise, sofrendo duas emendas de vereadores. O presidente da câmara, Miguel Alencar (UNIÃO), propôs uma audiência pública para debater junto à Associação Comercial, a imprensa e à sociedade civil organizada, quais emendas seriam necessárias antes da aprovação.
De acordo com Miguel, alguns comerciantes da cidade se posicionaram pedindo por mais rotatividade nas vagas em pontos movimentados da cidade, como no entorno da praça Porto Rocha, por exemplo. A partir desse argumento, a lei partirá para audiência pública no dia 13 de junho e voltará para a pauta da câmara com as emendas necessárias. A audiência em questão será realizado na Câmara, às 10h.

REUNIÃO NO PROCON

O vereador de Cabo Frio Thiago Vasconcelos (Avante) esteve no Procon de Cabo Frio nesta sexta-feira (27) para uma reunião com o objetivo de pedir ao órgão mais efetividade em fazer valer a lei que garante tempo máximo de espera em estabelecimentos. A lei, de autoria de Vasconcelos, vale para supermercados e agências bancárias. Além disso, o edil fez pedido similar para que órgão fiscalize o cumprimento da lei dele que determina atendimento no andar térreo para gestantes, pessoas com deficiências e idosos.

#15MINUTOSNORC COM HELOÍSA HELENA

A ex-senadora da República Heloísa Helena (REDE) vai participar de um #15MinutosNoRC nesta terça-feira (31). Primeira postulante a presidência pelo PSOL, lá em 2006, Heloísa é pré-candidata a deputada federal nas eleições deste ano pelo Rio de Janeiro, estado onde teve expressivos 1.425.699 votos para presidente há 16 anos. Ex-vereadora e ex-vice-prefeita de Maceió e ex-deputada estadual de Alagoas está percorrendo o interior do Estado do Rio e procurou o Portal RC24h para dar essa entrevista por conta do espaço que este veículo dá ao assunto, juntos aos parceiros jornal O Dia e rádio Costa do Sol FM. No bate-papo, entre outros tópicos, a federação formada pela REDE e o PSOL para os próximos quatro anos e a corrida eleitoral que promete ser das mais agitadas.

PEDIU PACIÊNCIA

O prefeito de Armação dos Búzios, Alexandre Martins (REP), publicou um vídeo nesta sexta-feira (27) pedindo paciência aos motoristas por conta de obras de recapeamento realizadas na Avenida José Ribeiro Dantas. O asfalto entre o trecho da Tartaruga até João Fernandes, passando pela Vila Caranga, estava com condições precárias e está sendo trocado. “Quero pedir um pouco de paciência a todos, pois estamos trabalhando para melhorar cada vez mais nossa cidade”, escreveu Martins.

AUDIÊNCIA PÚBLICA

Por falar em Búzios, a Prefeitura, por meio da Controladoria-Geral do município, realiza, nesta terça-feira (31), a segunda Audiência Pública de 2022 para apresentar os resultados fiscais do 1º quadrimestre de 2022, às 16h. O encontro será no auditório da Câmara Municipal e tem como tema proposto o cumprimento das metas fiscais. A audiência será transmitida ao vivo, pela página da Câmara no Facebook e no YouTube.

PL’s APROVADOS NA ALDEIA

Os vereadores de São Pedro da Aldeia aprovaram, nesta quinta-feira (26), o Projeto de Lei que regulamenta a exploração comercial de atividades náuticas nas praias do município. O PL é de autoria do vereador Chimbiu (SDD). Segundo o vereador, o projeto visa a incentivar o desenvolvimento das atividades náuticas no Município mantendo a sustentabilidade ambiental, o respeito ao consumidor, ao trabalhador e ao banhista, além da segurança das pessoas. O segundo projeto votado foi de autoria do vereador Jean Pierre (PODEMOS) e batizou como Rua Rosalina Francisca dos Santos Guimarães, a via que faz esquina com a Estrada do Pau Ferro, no bairro Alecrim. A expectativa para a sessão, porém, era da votação do PL que prevê subsídio para a Salineira continuar operando no município. Não teve. Será que os edis estão procrastinando? A próxima sessão da Câmara será na terça (31), às 11h.

ENCONTRO COM A FIRJAN

O secretário de Governo e Educação, Jales Lins e o Chefe de Gabinete da Prefeitura de Iguaba Grande, Fabio Costa, receberam, nesta quinta-feira (26), a visita dos técnicos da coordenação operacional de educação da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan-Senai). O encontro foi organizado para apresentar um plano de implantação de cursos de qualificação profissional para servidores e moradores da cidade. A iniciativa tem o apoio da Associação Profissional dos Instrutores de Aprendizagem, de Treinamento, de Formação e Orientação Profissional do Estado do Rio de Janeiro (Apierj), que estará contribuindo com o suporte necessário para a elaboração e desenvolvimento dos cursos.

AUDIÊNCIA PÚBLICA DE IGUABA

A Controladoria-Geral e a secretaria de Fazenda da Prefeitura de Iguaba Grande realizaram, nesta quinta-feira (26), às 11h, a Audiência Pública para demonstração e avaliação do cumprimento das metas fiscais do primeiro quadrimestre de 2022. A audiência foi no auditório da Prefeitura e teve transmissão ao vivo pelas redes sociais.

ANIVERSÁRIO DE MARICÁ

A cidade de Maricá chegou aos 208 anos em grande estilo com show da cantora Vanessa da Mata nesta quinta-feira (26). A intérprete lotou a orla de Araçatiba e se apresentou em um tom todo avermelhado. Um vestidão vermelho, iluminação vermelha e até microfone vermelho. Bem diferente de um tempo atrás em que disse no palco “nem Lula, nem Bolsonaro”. Será que mudou de ideia? A programação segue com atrações locais até domingo (29) nos palcos montados em Araçatiba, na Praça dos Gaviões, em Itaipuaçu, em Ponta Negra e em São José do Imbassaí.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui