InícioBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (26)

Freixo bem articulado na Região dos Lagos; Treta na internet: Lívia Bello chama vereador de moleque durante live e Chiquinho bate-boca com professora; Vantoil Martins reúne servidores no sextou com feijoada; Fábio do Pastel veta PL de abono e dá o que falar; Marcelo Magno na contagem regressiva; Alexandre Martins paga retroativos e acompanha chegada de asfalto... E muito mais!

O DIA DE FREIXO

A coluna Boca Miúda desta sexta-feira (26), começa por Cabo Frio, que recebeu o deputado federal e pré-candidato ao Governo do Estado Marcelo Freixo (PSB). Após tomar café da manhã, participou da cerimônia de posse dos estudantes participantes do Programa Cidade Jovem, na sede da Prefeitura. Depois, ele se reuniu com o prefeito, José Bonifácio (PDT), e o ex-deputado estadual Janio Mendes (PDT). Na sequência, Freixo esteve em uma apresentação da Moeda Social Itajuru no bairro Manoel Corrêa e visitou uma UBS, sempre ao lado do vereador carioca, Willian Siri (PSOL). No começo da tarde, se encontrou com vereadores no Parlamento cabo-friense. Participaram da conversa o presidente da Casa, Miguel Alencar (DEM), e os parlamentares Alexandre da Colônia (DEM), Rodolfo Machado (SDD), Alexandra Codeço (REP), Jean da Autoescola (PL), Josias da Swell (PL) e Felipe Monteiro (PDT). Presidente estadual do PT e secretário de governo de Maricá, Joãozinho Maurício também esteve presente. Além disso, Marcelo deu uma entrevista à jornalista Renata Cristiane, antes de reunião com representantes da rede hoteleira e guias de turismo e um encontro com lideranças de partidos e movimentos sociais, que encerrou a agenda.

FURA BOLHA

No bate-papo com o Portal RC24h, Marcelo Freixo falou, entre outros assuntos, sobre as táticas que tem para furar a bolha do conservadorismo na corrida eleitoral, falando, por exemplo, acerca de uma proximidade que tem mantido com igrejas e entidades religiosas. O parlamentar também apontou falta de diálogo por parte do Governo Cláudio Castro (PL), criticou a subutilização do aeroporto de Cabo Frio, reforçou a importância da Laguna de Araruama para a região, e ainda apresentou dados de desemprego no estado (18%, contra 14% da média nacional). Vale a pena conferir a entrevista na íntegra. O vídeo você pode conferir abaixo:

____________________

VISTAS EM 2022

À Rádio Costa do Sol FM, Marcelo destacou que a Região dos Lagos precisa de atenção. É por isso que foi feita uma agenda extensa em Cabo Frio, com prefeitos, vereadores, empresários, sociedade. O deputado federal elogiou a Moeda Social Itajuru e disse que, apesar do interior ter 25% da população do Estado, “é do interior que a gente pode ter um outro modelo de desenvolvimento, gerador de empregos e crescimento do Rio de Janeiro”. Além disso, Freixo ressaltou que é importante que o governador crie, por exemplo, uma agenda de eventos anual, para que haja movimentação turística o ano todo. “O que cabe ao governador é chamar todos os prefeitos da região, chamar os empresários, chamar quem quer investir e criar um calendário”, afirmou o deputado federal.

‘UMAS MEIA DÚZIA DE SERVIDORES NA ONDA DE MOLEQUE’

Em Araruama, a grosseria do casal que comanda o município, Lívia Bello (PP) e Chiquinho da Educação (PATRI), só não choca mais por falta de espaço. Nas redes sociais, os dois perdem a compostura e isso não é de hoje. Da noite desta quinta-feira (25) para sexta (26), prefeita e primeiro-cavalheiro debocharam e distribuíram invertidas às criticas dos professores sobre aquele papel quase que em formato de trabalho escolar, distribuído na Câmara, que a Prefeitura chamou de “prestação de contas” do Fundeb. Em live nas redes sociais, a prefeita lamentou que “umas (sic) meia dúzia de servidores tenham entrado na onda de moleque político”. Entre os foras dados pelo casal, Chiquinho afirmou, reiteradas vezes, que uma das servidoras que criticavam o não-pagamento do auxilio tecnológico com sobras do Fundeb era “a cara de Caxias” – veja abaixo – e que “gostava mesmo era dos Reis [família tradicional na política caxiense]”. Já Lívia rebateu um comentarista que citou outros municípios da região que propuseram o auxílio: “vai para São Pedro!”. Quando disseram que a prestação de contas não era isso e que deveria ser feita de forma mais destrinchada, Lívia disparou: “aí está um resumo. Se quiser detalhado, entra no portal da transparência e faça as contas”. Que fase…

DISCÓRDIA E OTRAS COISITAS MÁS

Além da porrada nos servidores insatisfeitos e no “moleque político”, a prefeita de Araruama na transmissão desta quinta-feira (25) antecipou, por exemplo, que o governo está preparando uma programação especial para o aniversário de 163 anos da cidade. A comemoração deve ter inaugurações e eventos, como um Campeonato Mundial de Kitesurf na Laguna de Araruama. A dupla Maiara e Maraísa é cotada para se apresentar na ocasião. Além disso, a abertura das comemorações natalinas no município começa na terça-feira (30), com a reabertura da Casa do Papai Noel da cidade e a inauguração da iluminação em todos os distritos. A virada de ano vai contar com “grande queima de fogos na orla da lagoa”. Lívia anunciou obras, como a Clínica Municipal Vascular e escolas na XV de Novembro e no Clube dos Engenheiros. Também foi falado sobre aderência ao Programa de Integração na Segurança (PROEIS).

O TAL DO MOLEQUE

Sem rodeios, tudo a leva crer que é o vereador Elói Ramalho o “moleque político” citado por Lívia. Desde que usou a tribuna para criticar a gestão de Lívia há algumas semanas, Elói tem sido oposição clara e feito marcação em pontos do governo. Na sessão da Câmara desta quinta (25), quando servidores da educação protestaram pela terceira vez, Elói posou para fotos em meio as faixas dos manifestantes. No Facebook, ainda publicou um texto dizendo que a “falta de transparência tem levado uma grande parte dos servidores a Câmara dos Vereadores”. Ramalho apontou que “a cobrança de auxílio tecnológico para o magistério é legal justa e importante” e disse que, “em todo o momento, deixo nosso mandato a disposição”.

SEXTOU COM ‘AQUELA’ FEIJOADA

De Iguaba Grande, o prefeito Vantoil Martins (CID) ‘sextou’ em grande estilo. Depois de passar a manhã fazendo despacho interno, foi saborear “aquela” feijoada, caprichosamente feita pela turma da cozinha comunitária municipal. Mas longe de fazer isso sozinho. Reuniu secretários, assessores e outros servidores para degustar o banquete em comunhão, como sempre faz toda última sexta-feira do mês, no espaço do Galpão dos Serviços Públicos. Teve até servidor que pediu pra tirar selfie com o prefeito, clima de descontração total nesta sexta-feira (26). Na parte da tarde, Vantoil teve algumas reuniões fora do gabinete, uma delas com o secretário de Planejamento e Gestão de Projetos, Eron Bezerra. Será que vem mais novidade aí?

PREFEITO VETA PROJETO DO EXECUTIVO

Em São Pedro da Aldeia, a resenha do dia foi o fato do prefeito Fábio do Pastel (PL) ter vetado o projeto de lei que concede abono tecnológico excepcional para professores da rede municipal, no valor de R$ 3 mil, que seriam pagos em duas parcelas. Foi “o assunto” desta sexta-feira (26), na Praça do Canhão e acabou também virando piada nos corredores da Câmara. Ninguém entendeu nada, nós também não, então decidimos procurar saber o porquê do veto. No legislativo, não souberam responder. Na Prefeitura, a informação foi de que o prefeito, na verdade um inciso teve que ser vetado para adequação à legislação. Sendo assim, o executivo enviou ofício à Câmara de Vereadores comunicando o veto e a mudança. O ofício foi aprovado e a lei será sancionada pelo prefeito.

QUASE LÁ

Em Arraial do Cabo, o prefeito Marcelo Magno (PL) foi fazer uma vistoria na obra emergencial de contenção de encosta na RJ-140 (acesso à cidade), onde também acontece a construção do mirante da Prainha, nesta sexta-feira (26). Segundo o prefeito disse numa transmissão ao vivo enquanto visitava o local, a obra está bem próxima de ser concluída. “O sofrimento está acabando, mas não tem jeito de fazer omelete sem quebrar os ovos. A parte estrutural, de contenção, está praticamente pronta, agora é a parte de acabamento”, disse. Ainda segundo Marcelo, o asfalto deve começar a ser colocado na via a partir de segunda-feira (29) e a pintura de faixas, na quarta (1º). “Aí é liberar”, animou-se o prefeito cabista.

PAGAMENTOS RETROATIVOS

Em Armação dos Búzios, o prefeito Alexandre Martins (REP) autorizou o pagamento do quinquênio e de todos os enquadramentos por formação retroativo a 2012 para os servidores da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. O pagamento foi realizado nesta sexta-feira (26), relativo a mais de 500 processos. O quinquênio é uma espécie de adicional por tempo de serviço, pago aos Servidores Públicos a cada cinco anos completos de efetivo exercício. Ainda nesta sexta, Alexandre e o vice, Miguel Pereira (PL), que é o secretário de Obras, estiveram na Rua da Saudade, na Vila Verde, para acompanhar a chegada do asfalto, antiga reivindicação dos moradores. “Sabemos que teve uma demora, mas queremos uma obra bem feita. Pedimos desculpas pelos transtornos, estamos corrigindo a rua da Assembleia também, disse Alexandre. O presidente da Câmara Municipal Rafael Aguiar também acompanhou a visita.

FRAUDE EM LICITAÇÃO?

Foi revelado nessa semana que a Prefeitura de Rio das Ostras mantém a contratação da Albanq Serviços de Locação de Equipamentos para prestar os serviços de coleta de lixo, ainda que a empresa tenha sido diretamente beneficiada com a inabilitação indevida de três concorrentes em um Processo Licitatório aberto para o transporte de resíduos em operação de transbordo concluído no final de 2019. E tem mais, segundo um documento do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, a Albanq teria usado uma declaração falsa para participar do pregão e foi beneficiada com a desclassificação indevida das empresas IR Novatec, Inova Ambiental e Delurb Ambiental. E como, em situações dessa o dinheiro surge com facilidade, até junho deste ano, a empresa já teria recebido mais de R$ 35 milhões em despesas pagas pela prefeitura durante a gestão do prefeito Marcelino Borba (PV), sendo que, boa parte desses valores, foram pagos em contrato sem licitação. Parece que a melhor forma de ganhar e lucrar ‘em cima’ de uma prefeitura é ter conhecidos importantes para eliminar a concorrência.

CIDADÃO GUAPIMIRIENSE

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT) ganhou mais um título de cidadania pra conta. Nesta quinta-feira (25), o gestor recebeu a homenagem em Guapimirim, em um dia simbólico, no qual a cidade completou 31 anos de emancipação. A indicação do título veio do vereador Jean Cardoso (Brasil 35). “Muito obrigado a todos os vereadores, a prefeita Marina (Brasil 35) pela hospitalidade e a cidade de Guapimirim. Sabemos que a democracia é feita de representação e promovida através de diálogo e respeito às diferenças. Esses são momentos que levamos além da política, levamos para vida”, escreveu o prefeito.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content