Início Boca Miúda BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (26)

Vantoil Martins agradece pessoalmente aos agentes das barreiras; Zé circula de moto pelas barreiras; A superbarreira funcionou? Búzios tem a barreira mais completa e Alexandre Martins confere tudo; Fábio do Pastel também vai conferir bloqueio e leva deputado federal junto; O inferno na vida de Marcelo Magno; Lívia mandou trancar tudo… E muito mais!

VANTOIL ENALTECE TRABALHADORES DAS BARREIRAS

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (Cidadania), foi pessoalmente vistoriar as três barreiras sanitárias montadas no município. Uma delas está localizada no limite entre Iguaba e Iguabinha, na saída de Araruama, a outra fica na descida da Via Lagos e a principal foi instalada em Praia Linda, no limite com São Pedro da Aldeia. Com essas barreiras, o trânsito tem retenção na entrada da cidade, mas, para quem está rodando dentro do município, flui muito bem. O prefeito parabenizou o trabalho realizado pela equipe da Guarda Municipal, que atua desde a noite de quinta (25) e virou a noite em serviço. Fez questão de ir até lá para agradecê-los pessoalmente. “A impressão que eu tenho é que os funcionários estão com ‘sangue nos olhos’, essa é que é a verdade. Está sendo muito positivo. Os próprios agentes municipais estão mais empenhados do que nunca, e acreditam que o papel deles é mais importante do que se possa pensar na prevenção da Covid-19. Creio que essa seja uma das razões para o trabalho estar dando certo”, destacou Vantoil. Segundo levantamento prévio da Prefeitura, centenas de carros tiveram que voltar para suas cidades de origem em menos de 12 horas de operação das barreiras. A propósito da administração municipal, as repartições públicas funcionarão normalmente nesse superferiadão.

NINGUÉM SEGURA O ‘VÉIO’

Lembram que noticiamos aqui na coluna desta quinta-feira (25), que o prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT) tinha colocado a motocicleta na revisão para poder percorrer as barreiras? Pois dito e feito. Por volta das 7h50 desta sexta-feira (26), nossa repórter Lucianny Faria chegou a vê-lo passando pelo bloqueio da ViaLagos, só que foi tão rápida a presença dele de moto – passou, verificou e meteu o pé para outro ponto de barreira – que não deu tempo de fazer o registro de imagem. Porém, nossos internautas, sempre ligados em tudo que acontece na cidade, reconheceram o Zé durante uma reportagem sobre as barreiras na Região dos Lagos, exibida no Bom Dia Rio, e não perderam tempo. Taí o registro.

PAPO COM ZÉ

Ainda sobre o prefeito de Cabo Frio, Zé Bonifácio (PDT), teve uma sexta-feira (26) agitada. Além de conferir a barreira, participou da cerimônia virtual da entrega de medalhas na Semana Teixeira e Souza e ainda passou por Arraial do Cabo para conferir como anda a situação do feriadão por lá (veja vídeo abaixo). Sobre o esforço conjunto das prefeituras para a ‘superbarreira’, Zé classificou ao Portal RC24h que sente se tratar do começo de uma grande parceria entre os municípios vizinhos, que compartilham tantas características em comum. O prefeito também explicou o evento de produtores rurais na fazenda Campos Novos neste domingo (28), em pleno fim de semana desse superferiadão, no qual a Prefeitura tanto prega para que as pessoas fiquem em casa. Bonifácio explicou que o evento é mensal e é feito por famílias em um espaço amplo, sendo uma iniciativa dos produtores e não da Prefeitura, que apenas cede o local. Pelo esforço e empenho dos moradores na limpeza do Parque de Exposições para reabertura do espaço, Zé não considera justo que o pedido deles fosse negado. Nesse caso, evento mantido.

COMSERCAF JÁ TEM NOVO PRESIDENTE

A Comsercaf tem novo presidente: Heitor Pinto Fonseca Júnior, que ocupava a vice-presidência da autarquia, assume o cargo que vinha sendo exercido por Jefferson Vidal desde o início do governo. A decisão pela substituição foi definida pelo prefeito José Bonifácio (PDT) na última segunda-feira (22). “Vamos trabalhar formando uma equipe técnica na Comsercaf, com o objetivo de manter os serviços ativos, da melhor maneira possível. Em breve teremos canais à disposição da população para nos ajudar a manter a cidade em ordem. Para manter Cabo Frio limpa contaremos com a colaboração de todos”, disse Heitor, que enquanto foi vice-presidente também acumulou a diretoria financeira da autarquia. O novo vice-presidente da autarquia ainda não foi anunciado. Já Jefferson Vidal, anda meio sumido desde então, mas já havia dito que aceitaria a missão dada por Zé, que é a de revitalizar as cerca de 90 praças da cidade. Vamos ver se ele não mudou de ideia.

TEVE GENTE CHEGANDO ATÉ DE HELICÓPTERO

Ainda em Cabo Frio, a fissura das pessoas em virem para cá, mesmo neste momento, o mais crítico da pandemia até agora, foi tamanha que um internauta flagrou, nesta sexta-feira (26), imagens de um helicóptero pousando no campo do estádio do Correão. Num primeiro momento, achamos que se tratava de grupo de turistas que queria vir para a cidade de qualquer jeito, sem passar pela barreira. Mas não foi nada disso. Questionamos a Prefeitura, que disse que “a aeronave tinha autorização e estava realizando o transporte da filha de um morador que precisou retornar à cidade em virtude de uma emergência familiar. Por se tratar de um fato isolado, não relacionado a qualquer atividade turística, foi permitido o pouso no local. A administração do estádio esclarece que as pessoas que aguardavam a passageira eram parentes que já estavam na cidade”. Menos mal. Veja o vídeo:

A SUPERBARREIRA SANITÁRIA FUNCIONOU

A superbarreira deu comprovações de que a união realmente faz a força. Os prefeitos e secretários que se juntaram – Cabo Frio, Búzios, Arraial do Cabo e São Pedro da Aldeia – conseguiram fazer uma corrente eficiente. Iguaba Grande também fez sua parte – colocou três barreiras no meio do caminho -, assim como Araruama, onde apesar da prefeita não dialogar com ninguém colocou bloqueios sanitários em pontos estratégicos. A união foi bem sucedida. Em Cabo Frio, por exemplo, o trânsito fluiu e a orla do Forte ficou vazia. Em Búzios, onde se vê turista praticamente o ano inteiro, ainda mais na “boca” do fim de semana como hoje, não se via “alma viva” pela orla Bardot. Em Iguaba, a orla da laguna igualmente vazia. Arraial conseguiu esvaziar todas as praias. Isso mostrou que essa sintonia foi positiva. Essa união podia continuar em outras situações, quando essa pandemia acabar. Certamente será case de sucesso, nunca antes visto na Região dos Lagos.

BARREIRA COMPLETA

Ainda sobre elas, as barreiras, a mais completa é a que fica na rodovia Amaral Peixoto, no trevo de Búzios, e foi montada pela equipe da prefeitura de Búzios em área cedida pela prefeitura de Cabo Frio. Além de ter maior efetivo, o equipamento possui câmera de segurança que consegue registrar as placas dos veículos, além de cabine refrigerada para que os guardas municipais possam descansar entre um turno e outro. O local, além de ser muito quente, não tem sombra. O prefeito buziano, Alexandre Martins (REP), que tem acompanhado a fiscalização desde a montagem da barreira, também orientou que não faltasse as refeições para os funcionários.

FLUIU

Apesar do isolamento de Lívia Bello (PP) na região, a estratégia do governo foi certeira no posicionamento das barreiras em Araruama. Todas as entradas da cidade estiveram com alguma restrição, seja por barreira ou por bloqueio mesmo, com uso de manilhas no meio da rua e faixas de isolamento, como mostrou a própria Lívia em postagem no Facebook. Quem passava pelo Centro, relatou tranquilidade ao longo desta sexta-feira (26). Reclamações, só de quem trabalha em outras cidades e precisou enfrentar o trânsito quilométrico ao longo da RJ-106 nas regiões próximas as barreiras. É por uma boa causa, né, galera? Da parte do Portal RC24h, a torcida de que continue dando certo como está.

PASTEL NA ATIVA

O chefe de Gabinete da Prefeitura de São Pedro da Aldeia, Moisés Batista, informou ao Portal RC24h que prefeito, Fábio do Pastel (PODE), esteve por duas vezes na barreira sanitária nesta sexta-feira (26). Pela manhã, Fábio percebeu que o Sol estava quente e precisava colocar uma tenda para proteger os guardas, então ele mandou montar a estrutura. Na parte da tarde, Fábio voltou ao local na companhia do deputado federal Gutemberg Reis (MDB/RJ), que esteve aqui na região. Segundo Moisés, Fábio também acredita que a união dos prefeitos e das autoridades locais foi assertiva para fazer essa barreira e que, apesar de muita gente que trabalha ter comentado que chegou a ficar até duas horas para fazer três quilômetros de percurso, as pessoas elogiaram, pois ao passar para dentro da cidade, o trânsito fluía tranquilamente. Importante destacar que a barreira vai funcionar 24 horas por dia até o final do feriado, no Domingo de Páscoa, em 4 de abril. Lamentavelmente, a Prefeitura aldeense esqueceu de tirar uma foto da visita de Fábio e Gutemberg para a gente poder mostrar para os nossos internautas, mas fica aí, pelo menos, o registro da informação.

O INFERNO NA VIDA DE UM PREFEITO

O inferno na vida de um prefeito na pandemia se confirma em Arraial do Cabo. Na segunda-feira (22), a cidade entrou em colapso da saúde, esgotando todas as vagas de internação da Covid-19. O próprio chefe do executivo, Marcelo Magno (SD) sentou no gabinete e ligou para todos os prefeitos da região e outros no Estado, pedindo uma vaguinha, porque na terça-feira (23) havia seis pessoas na fila por uma UTI. Magno, então, adota um decreto, em sintonia com os demais prefeitos, fechando praias, suspendendo atividades turísticas como passeio de barco – que é um grande meio de disseminação da Covid -, cancela QR Code de turista. O que ocorre em seguida? As pessoas vão protestar na barreira sanitária. Por outro lado, Marcelo prova um pouco do veneno que Renatinho Vianna, o ex-prefeito, também provou quando tomou medidas radicais.

MÃE DE PREFEITO IMUNIZADA

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT), deu uma voltinha muito especial nesta sexta-feira (26). O motivo? Foi levar a mãe, Dona Marilza, de 74 anos, para ser vacinada. “A vacina é segura e salva a vida dos que amamos”, declarou Horta, classificando o momento como “de muita alegria”. O prefeito foi além no incentivo a vacinação em um post no Facebook e disse: “Confira o cronograma de imunização e proteja quem você ama levando ao posto de vacinação mais próxima da sua região”. Viva o SUS, como dizia a plaquinha segurada por Dona Marilza após receber o imunizante.

SEM MAIORES OCORRÊNCIAS

A sexta-feira (26) seguiu sem grandes acontecimentos em Saquarema. Não houve registros de ocorrências na cidade até o fim desta tarde, segundo a Prefeitura. No município, foram instaladas oito barreiras e 13 bloqueios. Em uma delas, no distrito de Bacaxá, houve um congestionamento, mas muito por se tratarem de ruas muito estreitas de um jeito que só quem andou pelo local sabe. A Comunicação do município informou ao Portal RC24h que os comércios não foram fechados e que ainda não há informações sobre autuações pelo uso de praias no município, mas que a secretaria de Segurança fará um balanço no fim do feriado.

MANDOU DE VOLTA

Cerca de 200 veículos tiveram que dar meia volta e regressar ao destino de origem quando foram parados nas barreiras sanitárias de Rio das Ostras nesta sexta-feira (26). De acordo com a assessoria da Prefeitura, isso representa aproximadamente mil pessoas a menos circulando na cidade. O município informou que também colocou guardas nas ruas para garantir que banhistas não frequentassem as praias e impedir a passagem de carros de som. Os comércios e serviços do município estão autorizados a funcionar, porém com horário escalonado, para evitar um colapso nos sistemas de saúde e funerários.

NADA DE CAOS

Para quem mora em Macaé, pouco mudou no trânsito deste primeiro dia de feriado prolongado no Estado. Por não ser um destino turístico, a demanda da cidade não tende a crescer em períodos como este. A cidade aderiu ao feriadão e parte do comércio não abriu nesta sexta-feira (26). As barreiras sanitárias estão instaladas em Macaé há tempos, porém, foram colocadas para evitar a entrada de moradores de outras cidades, que, segundo informações, estavam ocupando quase 40% dos leitos de UTI e enfermaria do município. Somente o acesso a cidade por Rio das Ostras registrou um fluxo maior, mas nada muito fora do comum e incomparável ao fluxo da RJ-124 ao longo desta sexta.

CADÊ O UNILAGOS?

Já se passou quase uma semana da vinda de Cláudio Castro (PSC) em Cabo Frio, quando ele anunciou o arrendamento do hospital Unilagos para tratamento da Covid, e que a unidade entraria em funcionamento por esses dias. Mas até agora nada. Contudo, informações colhidas nos bastidores do Palácio Guanabara dão conta que o governo do Estado acionou a OS que administra o Hospital Regional de Araruama para que ela faça também a gestão do Unilagos, de forma que acelere todo o processo. Dessa foram, estão muito confiantes de que até meados da próxima semana as coisas estejam acertadas. Oxalá que sim!

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -

Mais Lidas

Skip to content