InícioBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (25)

Alexandre nos bairros começa de surpresa e durante a noite; Zé Bonifácio continua de molho na expectativa para a sua alta que sai na terça (29); Expo de Cabo Frio bombando e com visitas ilustres; Firjan e a parceria com Iguaba; Chumbinho engrossa com críticas de Fábio do Pastel; Lívia de Chiquinho inaugura mais uma escola na semana que vem enquanto sindicato denuncia falta de conservação de unidade já existente; Arraial do Cabo passa três dias sem internação por COVID; Macaé atinge a bandeira verde... E muito mais!

CHOQUE DE URBANISMO

Em Armação dos Búzios, passava das 21h desta quinta-feira (24), quando o prefeito Alexandre Martins resolveu fazer uma vistoria relâmpago pelas ruas do Centro, acompanhado do vice-Prefeito e secretário de Obras, Miguel Pereira (PL), e dos secretários de Cultura, Romano Lorenzi, de Serviços Públicos, Marcus Vallerius, o Marcão e de Segurança e Ordem Pública, Sérgio Ferreira. O prefeito tirou da cartola e já começou a pôr em prática o projeto “Alexandre nos bairros”, com essa visita noturna no Centro. O resultado dessa primeira ronda foi que o prefeito já determinou um mutirão de limpeza (retirada de entulhos, coleta de galhos, capina, varrição e pintura). A ideia do programa é percorrer toda cidade, bairro a bairro, para identificar tudo que precisa ser feito para melhorar, porque ele quer fazer um ordenamento e embelezamento da cidade, promover o que ele chama de “choque de urbanismo”. Na manhã desta sexta (25), Alexandre fez a segunda visita. Foi em João Fernandinho, local que vai passar por revitalização, acompanhado do vereador Dom (PROS). Além disso, também nesta sexta tem a tradicional live da semana, onde ele vai anunciar o projeto vencedor para a obra da UPA 24h da Rasa, que está em votação na internet desde o início da semana. O projeto do edifício com telhas coloniais, que aliás, é a cara de Búzios, estava ganhando a preferência dos internautas.

..

..

IDEIA QUE CHEGOU PRA FICAR

Falando ainda sobre essa votação do projeto da UPA da Rasa que está rolando na internet, o prefeito Alexandre Martins (REP) ficou muito impressionado com o engajamento da população nessa enquete. Segundo informações da equipe que cuida das redes sociais de Alexandre, esse foi o post de maior engajamento desde que ele assumiu o comando da prefeitura. O prefeito frisou que essa ideia chegou pra ficar: vai utilizar as redes sociais como ferramenta de apoio para consultar a população.

DE MOLHO E SE RECUPERANDO

Em Cabo Frio, o prefeito José Bonifácio (PDT) continua de molho por conta da cirurgia no nariz a que foi submetido esta semana. Conversando com ele por telefone, ele disse que o incômodo maior é ter que respirar só pela boca, porque cansa muito e por isso, ele está se poupando. Disse que neste sábado (26), se ele acordar bem, vai dar um pulo na exposição de cavalos mangalarga em Tamoios, por volta das 9h, e deve ficar umas duas horinhas por lá. Zé vai receber alta na terça-feira (29), no Dia de São Pedro, e quer aproveitar a data para reinaugurar o Monumento ao Pescador, no Boulevard Canal. A estátua ficava num trevo da Avenida América Central, em frente a uma concessionária, e foi retirado do local para ser restaurado. Zé fez questão de convidar o vereador Alexandre da Colônia (DEM) para uma inauguração simbólica. Alexandre é pescador e vai chegar de barco com uma estátua do santo homenageado para, em seguida, realizar uma mini procissão. A propósito, o novo lugar onde vai ficar o monumento é bem mais apropriado do que naquela avenida, onde o vai-e-vem de carros e trânsito intenso impedia até mesmo que as pessoas se dessem conta que tinha uma estátua ali. No Canal já é diferente, muita gente caminha por lá, turistas passam ali todos os dias. Inclusive o prefeito quer conversar com o secretário de Cultura, Clarêncio Rodrigues para planejarem a volta da feirinha que tinha no local, mas somente com artesãos.

VISITAS ILUSTRES NA EXPO DE CABO FRIO

Ainda de Cabo Frio, Zé Bonifácio parece que acertou ao colocar Katyuscia Brito a frente da secretaria de Agricultura. O primeiro grande evento da pasta – I Expo Mangalarga Marchador – está bombando. Nesta sexta-feira (25), segundo dia do evento, o movimento no Parque de Exposições foi intenso e várias visitas ilustres fizeram questão de comparecer. Entre os visitantes, o ex-deputado federal Cabo Daciolo “Glória a Deuxxx” – que inclusive gravou um vídeo parabenizando o prefeito cabo-friense pelo evento e pela equipe (veja abaixo). O prefeito de Casimiro de Abreu, Ramon Gidalte, também passou por lá, assim como o presidente da Associação dos Criadores dos Cavalos Mangalarga Marchador do Estado do Rio de Janeiro, Rômulo Terra. De Iguaba Grande, uma verdadeira comitiva esteve presente: os secretários de Agricultura e Pesca, Vagnei Lessa, de Turismo, Esporte e Lazer, Carla Valle, além dos vereadores Luciano Silva (CID), Alan Rodrigues (MDB) e Marcelo Durão (PL). E teve gente que já foi pela segunda vez, como é o caso do líder do governo na Câmara de Cabo Frio, Davi Souza (PDT) e o diretor Financeiro da Alerj, Janio Mendes. “A I Expo Mangalarga Marchador de Cabo Frio está linda e já é um sucesso. Obrigada a todos! Ninguém faz nada sozinho”, disse a secretária de Agricultura. Evento com cara de quem veio para ficar.

..

..

ENCONTRO PRODUTIVO

O vereador cabo-friense Vanderson Bento (PTB) se encontrou, nesta quinta-feira (24), com o secretário de obras do Estado, Max Lemos e trouxe uma novidade que muitos aguardam na cidade, no quesito pavimentação, sem divulgar exatamente o que é. Segundo o parlamentar, Max gosta demais de Cabo Frio – onde inclusive recebeu cerca de 3 mil votos no pleito em que foi eleito deputado estadual – e tem grande interesse em ajudar a cidade. “Vamos avançar com austeridade e muito trabalho”, disse Vanderson.

QUEM FALA O QUE QUER…

Continuando em Cabo Frio, um post do empresário Alfredo Gonçalves – que já foi secretário municipal nos governos anteriores ao de Zé Bonifácio – está dando o que falar. O que teve de gente compartilhando em grupos e privados de WhatsApp “não tá no gibi”. Alfredo larga o aço num certo político que, segundo ele “nunca fez nada mas faz questão de postar foto para mostrar que está ocupando cargo público”. Alguns desses compartilhamentos o pessoal só dizia uma coisa: “pé de pato, mangalô, três vezes”. Durma com um barulho desse. Mas não foi só nos grupos privados não, na rede social Alfredo teve que ler algumas coisas que certamente o desagradaram. E vocês, o que acharam desse comentário? É o tal negócio, quem fala (ou escreve) o que quer, ouve (ou lê) o que não quer.

FIRJAN DEVE FECHAR CONVÊNIO COM IGUABA

Uma reunião ocorrida nesta quinta-feira (24), entre a Prefeitura de Iguaba Grande e a Firjan pode resultar em cursos profissionalizantes e ações de cidadania para os iguabenses. O secretário de Planejamento e Gestão de Projetos, Eron Bezerra, afirma que o objetivo principal da reunião é a qualificação profissional dos jovens e adultos do município. “Nós percebemos uma população jovem que não consegue chegar no mercado de trabalho. Estamos desenvolvendo a Zona Especial de Negócios, então não adianta trazermos empresas sem pensarmos antes na qualificação profissional desses jovens, e até mesmo adultos, para entrarem no mercado de trabalho”, ressaltou o secretário.

IGUABA SEDIA EVENTO ESPORTIVO EM AGOSTO

Ainda de Iguaba, a secretária de Turismo, Esporte e Lazer, Carla Valle (3ª da esq.p/dir.) participou nesta sexta-feira (25) do 3º Encontro de secretários de Esporte da Costa do Sol, em Arraial do Cabo. O evento teve a participação do superintendente de Esporte do Estado, Anderson Lopes e definiu tabela dos jogos intermunicipais, data, locais dos jogos. A competição vai ser iniciada em setembro, sendo que cada município envolvido vai sediar uma etapa do campeonato. Iguaba sedia em agosto. “Muito importante estreitar essa relação entre os secretários. Hoje definimos o início do campeonato futebol amador intermunicipal e nos unimos para que todos sediem esse evento esportivo”, disse Carla. Alias, Carla corre, hein?! Lembrando que ela ainda encontrou um tempinho para ir à Expo Mangalarga em Tamoios.

CHUMBO GROSSO

O ex-prefeito de São Pedro da Aldeia, Cláudio Chumbinho (PP), parece ter se cansado das críticas do atual, Fábio do Pastel (PL), na internet. Chumbinho, que sempre manteve a elegância e a cordialidade, apesar de serem adversários, publicou um vídeo nesta sexta-feira (25) um tom acima e indicou que esse clima de paz, ao que parece, terminou. O ex-prefeito rebateu a informação de que deixou dívidas de R$ 284 milhões e esclareceu que esse débito vinha do passado e que foi ele, Chumbinho, quem foi atrás de regularizar a situação e saldar a dívida, fazendo um parcelamento. Cláudio ressaltou que, se a Prefeitura pode pegar recursos junto ao Governo Federal agora, é porque a Prefeitura está fora do Calq. “Não deixei dívida nenhuma na minha gestão de oito anos”, garante Chumbinho, que argumenta que pagou R$ 46 milhões da dívida, mas que vai levar muitos anos para saldar o montante, que advém, segundo ele, da criação da PreviSPA. “Eu não sei qual o motivo da gestão atual estar querendo me atacar. Torço pela gestão dele. Com o tempo, ele [Pastel] vai pegar a rédea da administração pública e vai fazer um bom trabalho. Eu só não entendo por que querer me atacar. Eu acho que ele tinha que se preocupar com a administração pública, não se preocupar comigo”, disparou. Clima azedou?

COMUNIDADE INDIGNADA

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia decidiu exibir o documentário “A Revolta de Stonewall” nesta quarta-feira (30) no Cine São Pedro para celebrar o Dia Internacional do Orgulho LGBTI+, comemorado na segunda (28). A questão é que precisou a ONG Aldeia Diversidade, representada por Laysa Jotha, se manifestar publicamente para que a Prefeitura criasse alguma ação voltada para o mês do orgulho. O Portal RC24h procurou Laysa para comentar a questão e ela voltou a afirmar que a organização, que é referência na Região dos Lagos, não foi procurada para tratar de qualquer assunto inerente a comunidade LGBTI+. Em nota, Laysa chamou o que está sendo feito com a superintendência de Políticas Públicas LGBT pela gestão de Fábio do Pastel (PL) de “descaso e retrocesso”. A atividade do Cine São Pedro na semana que vem, para a Aldeia Diversidade, é um “tapa buraco” aos 45’ do segundo tempo, “sem ao menos convidar representes do movimento da cidade e LGBTI’s”. “Consideramos que a falta de diálogo e orgulho da atual secretária atrapalha a ponte (sic) entre sociedade civil e governo”, diz a nota, que ainda “lamenta a falta de preparo da atual gestora de se comunicar com a população”. “Está na hora de levar em consideração que o Brasil é o país que mais mata LGBTI’s no país, e passou da hora da Diana [Alves, secretária de Assistência Social e Direitos Humanos] brincar de tapar buraco”, finaliza a nota. A exibição do documentário “A Revolta de Stonewall”, de Kate Davis, terá início às 9h e, após a apresentação do longa, com duração de 1h20, o público terá a oportunidade de discutir a temática. O Cine São Pedro tem capacidade para receber até 25 pessoas e, devido às precauções sanitárias de contenção à Covid-19, os interessados em participar do evento deverão inscrever-se por meio do link disponível na internet.

INAUGURAÇÃO DE ESCOLA

A prefeita de Araruama, Lívia Bello (PP), entrega mais uma escola 100% ecológica com energia solar a captação de água da chuva nesta terça-feira (29). A unidade fica no Condomínio II, localizado no 5º Distrito da cidade, Iguabinha. Como de praxe, a cerimônia será transmitida ao vivo pelas redes sociais de Lívia, a partir das 11h.

EM MEIO A FEZES DE POMBOS

Agora, ainda tratando de educação em Araruama, o Sindicato dos Servidores Municipais da cidade (SSMA) fez uma denúncia um tanto quanto repugnante. Em vídeo publicado nas redes sociais nesta quinta-feira (24), é possível ver uma quantidade de fezes de pombos que beira o absurdo na Escola Municipal João Brito de Souza, no bairro Jardim São Paulo. Na publicação, o sindicato também contesta problemas na estrutura do prédio e ressalta que as fezes das aves colocam professores e alunos da unidade de Ensino Fundamental II em risco. O Portal RC24h procurou a Prefeitura para saber se a unidade está recebendo alunos normalmente, se a Prefeitura já tomou conhecimento da situação denunciada pelo sindicato e se alguma atitude será tomada quanto a isso. Em nota, a secretaria de Educação de Araruama esclarece que não tem conhecimento desse fato e informa que “todas as escolas do município recebem limpeza diária e contam também com serviços de manutenção e dedetização, realizados por uma empresa responsável”. Então tá, né?

SEMANA (QUASE) ZERADA

Pela primeira vez em 2021, O Hospital Geral de Arraial do Cabo passou quase a semana inteira com nenhum paciente internado com COVID-19. Ao Portal RC24h, o secretário de Saúde, Jorge Diniz, informou que das 10h de segunda-feira (21) até às 19h desta quinta (24) com os leitos todos desocupados. Na noite de quinta, uma mulher entrou em observação na unidade e foi internada nesta sexta (25). De acordo com o secretário, o quadro dela “inspira cuidados”. Contudo, a paciente é a única internada, e, portanto, a ocupação segue em baixa. Para que os indicadores continuem assim, já sabem, né? Vamos evitar aglomeração, álcool na mão, e máscara no rosto, galera. Já dizia vovó, “o seguro morreu de velho”.

BANDEIRA VERDE

A Prefeitura de Macaé anunciou nesta sexta-feira (25), o retorno do município à bandeira verde do índice de contágio pela COVID-19. O indicativo significa que há baixo risco de infestação da doença. O município afirmou que não vai enfraquecer as medidas de combate a pandemia e vai reforças as operações de fiscalização das determinações. No Facebook, o prefeito, Welberth Rezende (CID) atribuiu a boa notícia aos esforços dos profissionais que estão na linha de frente e às pessoas que apoiaram e respeitaram as medidas de enfrentamento à pandemia. “Apesar dos bons números, não podemos bobear”, pondera Rezende.

CRIATIVIDADE PRO SALÁRIO NA CONTA

A prefeita de Saquarema, Manoela Peres (DEM) escolheu uma forma criativa e bem-humorada de dar a ótima notícia aos servidores de que os salários do mês de junho foram antecipados e já estavam na conta dos funcionários nesta sexta-feira (25). A postagem usa o meme do senegalês Khaby Lame, que ganhou notoriedade na web nos últimos meses por fazer tutoriais simples. Aposta certeira da comunicação saquaremense na Era da comunicação pelas redes sociais onde meme é tudo. Toda moderninha.

MORRE O PAI DE EDUARDO PAES

Valmar Souza Paes, pai do prefeito Eduardo Paes (PSD), morreu nesta sexta-feira (25), vítima da Covid-19. Aos 78 anos, o pai do prefeito estava internado desde abril por complicações provocadas pela doença. No dia 28 daquele mês, ele precisou ser intubado para dar seguimento ao tratamento contra o coronavírus. Paes foi diagnosticado com a Covid-19 por duas vezes, a segunda delas na mesma época em que o pai e a mãe, Consuelo da Costa Paes, foram diagnosticados. O prefeito e a mãe tiveram boa recuperação. Além de Paes, Valmar deixa outros dois filhos, cinco netos e a viúva, com quem foi casado por 54 anos. O Portal RC24h presta as condolências ao prefeito da cidade do Rio de Janeiro.

‘O HOMEM DISPAROU’

O Instituto em Pesquisa e Consultoria (Ipec), formado por ex-executivos do encerrado Ibope Inteligência, divulgou uma pesquisa de intenções de voto para a presidência no ano que vem na madrugada desta sexta-feira (25). O ex-presidente Lula (PT) aparece com expressivos 49% das intenções de voto, mais que o dobro do atual mandatário, Jair Bolsonaro (sem partido), que ficou apenas com 23%. Ciro Gomes (PDT) aparece com 7%, enquanto João Dória (PSDB) está com 5% e Luiz Henrique Mandetta (DEM), 3%. Neste cenário, por ter mais votos que todos os concorrentes juntos, Luiz Inácio Lula da Silva estaria eleito já em primeiro turno. Além da alta de Lula, Bolsonaro também deveria se atentar a reprovação, já que a avaliação do governo dele como ruim ou péssimo subiu de 39% em fevereiro para 49% no último levantamento. Enquanto isso, a avaliação de bom e ótimo minguou de 28 para 24%. A pesquisa ouviu 2.002 pessoas em 141 municípios dos dias 17 a 21 de junho. Importante salientar que a sondagem foi feita antes das denuncias da compra da vacina Covaxin.

CONVITE CAÓTICO

Se Jair Bolsonaro (sem partido) tem a fama de causar rebuliço por onde passa, o caos que vem dele agora está chegando até antes mesmo da pessoa. Ainda sem sigla para disputar as eleições do ano que vem, já que o TSE não aceitou os CPFs de pessoas mortas para criar o Aliança Pelo Brasil, a negociação do Patriota para ter Bolsonaro no partido acabou com o afastamento do presidente da sigla, Adilson Barroso. Em nota, a legenda diz que ele saiu devido a “seus atos autoritários e contrários ao estatuto partidário”. Em defesa, o agora ex-presidente do Patriota diz que é vítima de “petistas’ disfarçados na sigla. De qualquer forma, o Senador Flávio Bolsonaro (PATRI/RJ) ingressou no partido. Resta saber se vai permanecer ou continuar pulando de galho em galho.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content