IMPASSE E CANCELAMENTO
A coluna Boca Miúda desta sexta-feira (25) começa por Búzios, onde o prefeito, Alexandre Martins (REP), cancelou a Etapa Estadual de Motocross e Supercross, prevista pra acontecer neste fim de semana. O motivo foi a Câmara Municipal não ter aprovado a suplementação orçamentária, solicitada há exatos dois meses pelo executivo, já que o montante – cerca de R$ 22,7 milhões – seria fundamental para garantir recursos não só de eventos como de ações emergenciais no município, principalmente na Saúde. E o trio que teve papel principal nessa polêmica é formado pelos vereadores Victor Santos (MDB) – que é presidente da Casa -, Dida Gabarito (PL) e Aurélio Barros (SD). Victor, inclusive, desceu do muro e assumiu sua posição no grupo da oposição, como falamos anteriormente. Já Aurélio teria todos os motivos, pessoais, inclusive, para aprovar o crédito e o evento seria realizado. Ele e o filho, João Barros – imagem abaixo -, que é autista e piloto de motocross, são fãs da modalidade. Ano passado, João concorreu nesta etapa. Ou seja, oposição pela oposição, cujo objetivo principal é pressionar Alexandre a ceder secretaria. Será que ele vai aceitar? De qualquer jeito, o cancelamento do evento é fato e vai deixar na mão os participantes, turistas que vinham para a Região por causa do campeonato, fora o prejuízo do comércio e dos meios de hospedagem. E uma vergonha sem tamanho pro prefeito.

“TENDÊNCIA É INVIABILIZAR O CALENDÁRIO DE EVENTOS”
Por telefone, Alexandre disse que lamentavelmente, por causa dessa intransigência dos vereadores, a tendência, se essa estratégia da oposição continuar, é inviabilizar o calendário de eventos. E isso fatalmente pode significar desemprego, paralisação da cidade. E ele disse que vai ser todo um trabalho que vem sendo realizado há muitos anos que pode sofrer descontinuidade. Inclusive, destacou que na semana que vem é o Festival de Jazz e ainda não sabe como é que vai pagar, já que aconteceu esse episódio com o Festival de Motocross. O curioso é que um dos vereadores que votaram contra a suplementação, o Aurélio, compartilhou um vídeo nas redes sociais do organizador do evento, tentando culpabilizar o prefeito Alexandre Martins, sendo que a suplementação da verba depende da Câmara.

O QUE DIZEM CÂMARA E PREFEITURA
A Câmara soltou uma nota de esclarecimento, dizendo que o referido projeto segue regularmente em tramitação na Câmara Municipal, obedecendo aos prazos e procedimentos regimentais. Ainda segundo o legislativo, “um primeiro Projeto de Lei, o PL 36/2025, chegou à Câmara em 10/03/2025, sendo posteriormente solicitado seu arquivamento pelo próprio Poder Executivo. Em 02/04/2025, o projeto foi substituído, a pedido do Prefeito, pelo Projeto de Lei 51/2025, que atualmente se encontra em análise. A análise criteriosa desse projeto é fundamental para garantir que os recursos públicos sejam utilizados de forma responsável e em benefício real da população”. Apesar do textão, não convenceu, e a população não está lá muito satisfeita com o resultado dessa “briga”. Por outro lado, segundo nota da Prefeitura, “entre a data de protocolo do primeiro projeto (10 de março de 2025) e a data da presente nota (25 de abril de 2025), ocorreram ao menos sete sessões ordinárias nas seguintes datas: 11, 18 e 25 de março, e 1º, 8, 15 e 22 de abril de 2025. Todas poderiam ter sido utilizadas para apreciação da matéria”. O que dá a entender que os vereadores estão mesmo é fazendo jogo sujo.

MOEDA ARARU
A prefeita de Araruama, Daniela Soares (PL), assinou um Projeto de Lei que cria o programa Araruama Aprender +, que vai beneficiar os cerca de 22 mil alunos da educação pública do município. O projeto consiste na criação de uma moeda social da Educação denominada “Moeda ARARU”, que será disponibilizada por meio de cartão magnético ou outro meio eletrônico. O Araruama Aprender + disponibilizará, mensalmente, um crédito de 200 moedas sociais, que corresponde a R$ 200,00, para cada estudante beneficiário que cumprir os requisitos estabelecidos na norma. O benefício vai poder ser investido em livros, aquisição de internet e tecnologia e alimentação. Daniela assinou o PL em Regime de Urgência. “A Educação Pública de qualidade é prioridade em nossa gestão, e como forma de fortalecer ainda mais o setor educacional elaboramos o Programa Araruama Aprender +, que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento educacional dos nossos estudantes e envolvimento familiar, garantindo melhor desempenho escolar. Esse Programa impactará todos os estudantes da rede municipal de ensino”, assegurou.
“QUEREMOS OS ALUNOS DENTRO DE SALA DE AULA, MAS COM SEGURANÇA”
Em Cabo Frio, o secretário de Educação, Alfredo Gonçalves, foi pras redes sociais a fim de colocar os ‘pingos nos is’ depois de muito disse me disse, de que a Seme estaria se recusando a liberar alunos e funcionários de escolas localizadas em comunidades onde há disputa territorial e violência. Alfredo reafirmou – como dissemos aqui, na edição anterior, que ele “não é louco” de querer obrigar aluno a ficar dentro de sala se a situação no bairro é arriscada. Explicou, ainda, que tal escolha é feita coletivamente entre secretaria, servidores e as forças de segurança, como Guarda Municipal e Polícia Militar. “Queremos os nossos alunos dentro de sala de aula, mas com segurança”, disse o secretário. Confira o vídeo.

ENCONTRO E POSSE
Ainda em Cabo Frio, vai ter evento do Movimento de Mulheres, Jovens e 60+ Progressistas da cidade, neste sábado (26), a partir das 9h, no Oásis Hotel, no bairro do Braga. “Para trocar ideias, fortalecer lutas e construir um futuro com mais justiça, igualdade e voz ativa pra juventude”. E o encontro vai contar com a presença do deputado federal Júlio Lopes e também outras autoridades, como os prefeitos de Rio das Ostras, Carlos Augusto (PL), de Casimiro de Abreu, Ramon Gidalte (PL), o ex-prefeito de Iguaba, Vantoil Martins (CID), entre outros.

TROCA-TROCA
O prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), exonerou o secretário do Ambiente e Saneamento, Jorge Oliveira (imagem), e o presidente do Porto do Forno (administração portuária municipal), Pedro Henrique de Mello Corrêa. A informação saiu no Diário Oficial desta sexta-feira (25). Só que, neste caso, foi uma troca de cadeiras, já que Oliveira vai assumir o Porto do Forno e Pedro Henrique, a pasta do Ambiente. Os motivos de Marcelo ainda são desconhecidos.

CLIMA PÓS-FERIADÃO
Continuando no Cabo, o clima pós-feriadão não poderia ser melhor, principalmente pelos corredores do executivo municipal. Afinal, a cidade foi um dos destinos preferidos dos turistas na Semana Santa, com cerca de 98% de ocupação dos meios de hospedagem. E a cereja do bolo foi o Festival da Lula, que atraiu milhares de pessoas à orla da Praia Grande. O sorrisão do vice-prefeito, Diego Silveira (MDB), e do secretário de Turismo, Júnior Chuchu, não é à toa.

MESMO QUE CHOVA OU FAÇA SOL
Falando em clima pós-feriadão, em Iguaba Grande o prefeito Fabinho Costa (CID) continua pelas ruas acompanhando as obras de pavimentação e drenagem pelos bairros. Nesta sexta-feira (25) chuvosa, foi pra junto da equipe de Obras e de Serviços Públicos acompanhar os trabalhos no bairro de Ubás, onde a praia é Bandeira Azul. Fabinho disse que, em seguida, as obras vão acontecer em Canellas City e Cidade Nova.

CAMINHADA AZUL
Em São Pedro da Aldeia, o prefeito Fábio do Pastel (PL) deverá participar da 3ª Caminhada Azul de conscientização do autismo, neste sábado (26). A concentração será às 8h, na Praça Hermógenes Freire da Costa, e a caminhada inicia às 9h, em direção à Praça Agenor Santos (da Igreja Matriz). No local vai ter programação especial com atividades recreativas e informativas.

PACOTE DE OBRAS E SALTO NO SANEAMENTO
O prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PT), está dando atenção especial ao distrito de Itaipuaçu. Disse que diante de tantas ruas esburacadas e sem asfalto, mandou a equipe preparar um “grande pacote de obras”. Vai recapear a Carlos Marighella e entrar com asfalto em todos os bairros. O saneamento por lá também pede socorro, apenas 6% da região tem tratamento, mas Quaquá garantiu que essa cobertura vai pular pra 67%. “Os recursos já estão liberados, agora é finalizar os projetos e licitar as obras. Tudo começa ainda esse ano. E pra mostrar que é pra valer, tô indo morar em Itaipuaçu. Minha casa tá quase pronta. Vamos transformar o distrito em um polo de desenvolvimento e turismo. É trabalho, é presença e é compromisso com quem vive aí”.

“MADE IN MACAÉ”
A cidade de Macaé “tá bombando” no quesito exportação de óleo bruto, além de peças e equipamentos utilizados na indústria de petróleo, gás e da energia em várias partes do mundo. De acordo com registros, mais de meio bilhão de dólares foram gerados em transações comerciais entre as empresas sediadas na cidade e grandes companhias situadas na China, Singapura, nos Estados Unidos, além da Espanha, Portugal e Países Baixos. Os produtos “made in Macaé”, como válvulas, tubulações e instrumentos de aço, estão presentes em diferentes etapas do processo de produção de óleo e gás em regiões da Europa, Ásia e América do Norte. Conforme o Boletim Rio Exporta, da Firjan, Macaé registrou o crescimento de mais de 600% em vendas internacionais. Além disso, o óleo bruto extraído da Bacia de Campos gerou só no ano passado mais de 4 bilhões de dólares em transações comerciais internacionais, um reflexo do potencial da cidade para o mercado global da energia. Com investimentos do Petróleo à soja, do gás natural à inovação, Macaé mantém o mais favorável ambiente de negócios do Estado, seja para exportação, seja para quem deseja participar do novo ciclo de desenvolvimento da região.

184º ANIVERSÁRIO
A prefeita de Saquarema, Lucimar Vidal (PL), já está na contagem regressiva para o 184° aniversário da cidade. A data é comemorada em 8 de maio, mas as comemorações já começam semana que vem. A primeira solenidade será no feriado de 1º de maio, às 15 horas, na Rua 28 de Setembro, próximo ao campo sintético da Basiléa, no 3º distrito. Já no dia 8, tem missa solene, às 10 da manhã, na Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazareth, no Centro. Às 14 horas, será dado início ao desfile cívico escolar no 1º distrito. As escolas desfilarão e realizarão diversas apresentações artísticas e culturais a partir das 14 horas, na Rua Dr. Luiz Januário, no trecho entre a Praça do Artesanato e a Praça do Coração.

PARCERIA DE APOIO À CAUSA ANIMAL
A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Rio das Ostras entregou quase 300 sacos de ração para cães e gatos ao Instituto ADOTE, da cidade. A iniciativa cumpre emendas impositivas da Câmara Municipal destinadas à instituição de proteção animal. Ao todo, serão entregues à instituição quase três mil quilos de ração, em duas etapas, para assim, atender às quatro emendas disponibilizadas pelo Legislativo. O Instituto ADOTE Rio das Ostras não é um abrigo, mas uma instituição que reúne protetores individuais que desempenham um papel importante no trabalho de proteção animal, apoio a recuperação, resgate, doação e combate aos maus tratos de animais no Município. A protetora individual e presidente do Instituto ADOTE, Joana Cruz, assinou o Termo de Doação junto com o secretário de Meio Ambiente, Ricardo Torres.