BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (25)

José Bonifácio tá pronto pro Carnaval; Expansão da moeda Itajuru; Prefeitos antecipam salários; Vantoil Martins vai chamar concursados; TônoRio vai chegar em Iguaba; Alexandre Martins comemora lei do surfe, mesmo a distância; Fábio do Pastel garante continuação do transporte público; Reações adversas ao novo asfalto de Lívia de Chiquinho... E muito mais!

1417
Imagem ilustrativa

ZÉ TÁ ON NO CARNAVAL

A coluna Boca Miúda desta sexta-feira (25), véspera de Carnaval, começa por Cabo Frio. Assim como fez no Réveillon, o prefeito da cidade, José Bonifácio (PDT), vai passar o feriadão na cidade e circulando. À coluna nesta tarde, Zé disse que vai vistoriar a região central de Cabo Frio e, se ver algum bloquinho de Carnaval clandestino, vai brecar. Outra missão de Bonifácio para os dias de folia é conferir se agradou a autorização que o prefeito deu para que feirantes, que estavam vendendo seu artesanato na Praça dos Quiosques com baixo movimento, pudessem expor seus produtos no passeio onde ficava a Praça das Águas. Quando for vistoriar a Praia do Forte de noitinha, Zé disse que vai passar por lá para ver se eles ficaram bem acomodados com a mudança.

REFORÇO NA SAÚDE E NOVA SEDE DA ASSISTÊNCIA SOCIAL

Durante a manhã desta sexta (25), Zé esteve com a secretária de Saúde, Érika Borges, para falar sobre o reforço de profissionais da área durante o feriadão. Por conta do aumento da visitação prevista para Cabo Frio, o time de médicos e enfermeiros, naturalmente, será reforçado. Depois da reunião, o prefeito foi para o Jardim Esperança para vistoriar a nova sede da secretaria de Assistência Social, que vai passar a funcionar no antigo espaço do Lar da Cidinha, que agora está na Estrada Velha de Búzios. O prédio está passando por obras de melhoria, como pinturas e reparos do gênero.

EXPANSÃO DA MOEDA SOCIAL

Junto com a mudança da sede da Assistência Social, que deve ser concretizada depois do Carnaval, o prefeito quer providenciar a entrega do cartão Itajuru para as famílias daquela região, da Boca do Mato, Rainha da Sucata, Estradinha e Vila do Ar. São mais 500 famílias contempladas e ele destacou que a maioria são chefiadas por mulheres, que vão receber os 200 Itajurus. A entrega do cartão para essas mães moradoras da região deve ser na Escola Municipal Professora Catharina da Silveira Cordeiro, que está em obras, mas tem um pátio grande. O prefeito já está conversando com a secretária de Educação, Elicéa da Silveira, e com a de Assistência Social, Nilza Miquelotti, para viabilizar a integração.

FERIADOU COM SALÁRIO NA CONTA

Ainda em Cabo Frio, a Prefeitura realizou o pagamento antecipado do salário de fevereiro para os servidores municipais nesta quinta-feira (24). Os trabalhadores tiveram os vencimentos creditados em conta nesta sexta-feira (25), ainda antes do feriado de Carnaval. O salário de fevereiro já conta com o reajuste concedido a todos os servidores municipais, ativos e aposentados, da administração direta e das autarquias Comsercaf e Ibascaf. Para os funcionários efetivos, o índice é de 13,18% sobre os vencimentos básicos, enquanto para contratados e comissionados, o percentual é de 10,18% sobre o valor da remuneração.

PROTESTO DE TAXISTAS E NOVO DECRETO

Continuando em Cabo Frio, a Mobilidade Urbana definiu regras para o translado de turistas que desembarcam no Terminal de Ônibus de Turismo, no Jacaré, no período de Carnaval. Na manhã desta sexta (25), véspera do feriadão, os taxistas “fecharam” a entrada do TOT com um bloqueio de carros, por conta das novas determinações, que valerão até 6 de março. O transporte desses passageiros até os meios de hospedagem deverá ser feito por vans e/ou micro-ônibus fretados, desde que emplacados no município cabo-friense, e também por táxi e carros de passeio por aplicativos. “A medida foi tomada com base no que ocorreu no feriado do Réveillon, quando os taxistas não conseguiram atender a demanda”, explicou o secretário Jefferson Buitrago.

A FILA VAI ANDAR

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID), informou à coluna nesta sexta-feira (25) que vai convocar mais 120 aprovados no concurso público de 2020 para atender a demanda de 15 escolas da rede municipal de ensino. Entre os aprovados, serão chamados Orientador Pedagógico, Inspetor Escolar, Monitor De Alunos, Professor Doc II e professores De Português, Matemática, Ciências, História, Geografia, Inglês, Arte e Educação Física. “É muito satisfatório saber que teremos de chamar mais aprovados para complementar a nossa rede que cresceu e é importante também falar: nossa gestão trabalha com seriedade, mesmo convocando mais aprovados não estouramos os limites da Lei. Isso se chama gestão com responsabilidade”, disse o prefeito. O secretário de Educação, Fred Carvalho, disse que, após o retorno das aulas presenciais, a administração conseguiu ter a real necessidade que cada escola tem. “Nossa rede teve um crescimento em matrículas de 2021 para 2022 e isso é muito bom, pois esse reconhecimento só mostra que nosso município leva a educação a sério”, disse o secretário.

DEU BOAS VINDAS

Ainda em Iguaba, o prefeito publicou um vídeo nas redes sociais convidando turistas para visitar o município durante o Carnaval, mesmo sem as festas de rua, que tiveram que ser cancelados por conta da Covid-19. No vídeo, Vantoil deu algumas dicas para aproveitar o feriadão na cidade da melhor forma possível, como evitar deslocamento com carro, por conta do trânsito, e manter o distanciamento na orla do município e fazer o uso de máscara de proteção nos comércios da cidade.

‘TÔNORIO’ ATERRISSA NA PRINCESINHA SEMANA QUE VEM

Continuando em Iguaba Grande, a Princesinha da Região dos Lagos é a próxima a receber o projeto Verão #tônoRio, na próxima semana. Entre os dias 3 e 6 de março, moradores e turistas poderão visitar o contêiner instagramável que será montado na Praia de Cidade Nova, próximo à prefeitura, das 7h às 20h. Durante o evento, artesãos iguabenses poderão expor na Van do Artesanato, disponibilizada pelo estado, e em barracas que serão montadas no entorno do contêiner. Ao final de cada dia, atrações musicais como Gigantes da Pisadinha, Bruna Reis e Pagode do Gavinho se apresentam com o visual do pôr do sol à beira da lagoa.

MARCELO MAGNO MANDOU ANTECIPAR

Outro município da Região dos Lagos que antecipou o salário dos servidores de fevereiro foi Arraial do Cabo. A Prefeitura, por meio das Secretarias de Administração e Fazenda, publicou nas redes sociais que, devido ao recesso de Carnaval, o pagamento foi feito já nesta sexta-feira (25). Sextou!

PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL

O prefeito de Armação dos Búzios, Alexandre Martins (REP) está de férias, mas, claro, continua de olho na terrinha. E nesta sexta-feira (25), fez questão de postar em seu perfil que a prática de surf foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. A saber, Alexandre tem feito diversas ações no balneário, que ao longo de 2021 sediou algumas etapas de campeonatos. Mas a meta é também colocar Búzios como sede principal de eventos da área. “Búzios possui grandes atletas para o esporte. Não poderia deixar de prestigiar esse momento especial”, disse ele.

NOVO CAPÍTULO DO TRANSPORTE

Conforme a coluna Boca Miúda havia antecipado, a Prefeitura São Pedro da Aldeia emitiu uma nota nesta sexta-feira (25) para tranquilizar a população aldeense a respeito do transporte público, que não será interrompido. A Prefeitura informou que está trabalhando tecnicamente com o compromisso de encontrar o melhor caminho para resolver de vez a situação do transporte público, sempre levando em consideração o bem dos moradores. “Um estudo minucioso do sistema de transporte público em São Pedro da Aldeia será feito nas próximas semanas”, disse a nota. Uma das hipóteses, inclusive, é a Prefeitura assumir o transporte no município.

TÁ NA CONTA

Em São Pedro da Aldeia, o salário referente ao mês de fevereiro já está disponível em conta a partir desta sexta-feira (25). O prefeito, Fábio do Pastel (PL), destacou a dedicação das secretarias envolvidas. “Mesmo com a crise econômica que atinge todas as cidades brasileiras, a gestão mantém as contas do município em dia”, disse a Prefeitura em nota.

REAÇÕES MISTAS

A inauguração de seis ruas asfaltadas no bairro da Pontinha, em Araruama, nesta quinta-feira (24), gerou muitos comentários daquela mesma galera de sempre que fica se rasgando em elogios para a prefeita, Lívia Bello (PP), mas também algumas críticas bem plausíveis. Em pleno 2022, é razoável fazer essa festa toda para entregar asfalto em rua? Nas redes sociais, o que não falta é gente apontando qual a validade de tanta pompa e circunstância para algo tão básico e trivial. Mas tudo bem, né? Tem gente que gosta de dizer que tá dando banho de asfalto e achar que tá fazendo mais que obrigação.

PARLAMENTO SEM CHAMAS

A chegada do feriadão de Carnaval deve estar fazendo o primeiro-cavalheiro e ex-prefeito de Araruama, Chiquinho da Educação, sorrindo de orelha a orelha. É que a próxima sessão da Câmara dos Vereadores vai ser somente no dia 8 de março. Logo, fica a dúvida se a pressão que estava sendo feito no parlamento contra Chiquinho pelos vereadores Penha Bernardes (PL) e Oliveira da Guarda (MDB) vai se manter forte até lá. Será que Penha vai usar o tempo para descansar as energias e intensificar os posicionamentos ou vai dar uma diminuída no ritmo? Fato é que, até lá, o parlamento sem chamas deve estar fazendo Chiquinho e a prefeita, Lívia Bello, respirarem aliviados.

**A próxima edição da coluna Boca Miúda será na quarta-feira (2)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui