26/01/2025 — 03:38
  (Horário de Brasília)

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (24)

DANIELA DECLARA INDEPENDÊNCIA E ROMPE COM CHIQUINHO; Lançamento do Calendário de Eventos em Arraial; Fabinho Costa é o novo presidente do CILSJ; Serginho paga aposentados; Vereador de Búzios lança abaixo-assinado contra Enel; Fábio do Pastel se reúne com Prolagos; Contratação de segurança armada vira meme em Saquarema; Quaquá fala sobre votação da Câmara; Carlos Augusto com cabelinho na régua; Welberth Rezende se reúne com presidente da Firjan... E muito mais!

Compartilhe

DANIELA ROMPE COM CHIQUINHO

A coluna Boca Miúda desta sexta-feira (24) começa por Araruama onde, para bom entendedor, um pingo é letra. A prefeita eleita, Daniela de Lívia (MDB), ao que parece, está deixando de ser ‘de Lívia’. Sabem qual é o sobrenome dela? Soares. Ou seja, a prefeita está declarando independência da influência do casal Chiquinho da Educação (PODE) e Lívia de Chiquinho (PODE). Uma reunião foi feita na tarde desta sexta, selando o apoio de 14 dos 17 vereadores da Câmara, formando a base de Daniela. A outra novidade que soubemos nos bastidores é de que, ao contrário do que Chiquinho determinou, ou melhor, ordenou a Daniela, ela escolheu a vice dela, Verônica Januário (NOVO), como a nova secretária de Agricultura, e não o Cláudio Barreto, ex-secretário da pasta e que é apontado na cidade como testa de ferro de Chiquinho e era quem ele queria na pasta. Essa situação já vinha se desenhando há algum tempo e, ao que tudo indica, Daniela não vai ser um fantoche nas mãos do Chiquinho, como foi a esposa dele e a prima de Lívia, Raiana Alcebíades.

VÍTIMA DE CONSPIRAÇÃO

Daniela deu um basta no assédio moral e pressão que vinha sofrendo de Chiquinho e não só ganhou apoio dos vereadores – que ficaram revoltados com a atitude do ex-prefeito inelegível – como tirou Verônica do ostracismo e trazendo-a pra atuar na administração municipal. A revolta se deve ao fato de que Daniela foi vítima de uma conspiração criada por Chiquinho em conluio com sites de notícia da região, que receberam vários documentos e denúncias de falcatruas armadas pelo próprio Chiquinho, dando conta de que ela havia mandado fazer uma reforma de R$ 500 mil em seu gabinete. Chiquinho envolveu até mesmo um empresário, que era muito amigo dele e que ficou extremamente decepcionado quando descobriu toda a armação.

TRAIÇÃO E COVARDIA

Cabe destacar que Chiquinho, logo depois de fazer toda essa armação se mandou pro cruzeiro, esperando a bomba explodir no colo de Daniela. Mas, como dizia vovó, “o esperto demais sempre se atrapalha”. E tudo indica que Daniela tem um anjo da guarda bastante atento. Outro ditado que cabe bem nesta situação é “quem tudo que, tudo perde”. Porque, ao que parece, a estratégia covarde de Chiquinho para incriminar a prefeita acabou virando um tiro que saiu pela culatra. Importante considerar, ainda, que quem foi eleita pelo povo foi Daniela, é ela que o araruamense quer no comando. Está mais do que na hora dela colocar seu nome, Daniela Soares, na gestão. Araruama merece. E quando o ex-prefeito ler a coluna, é capaz de pular do navio e voltar a nado.

PEDIU REABERTURA DO PAD

Enquanto isso, a ex-vereadora de Araruama, Penha Bernardes (PL), voltou, após seu período de férias, às redes sociais para falar sobre o assunto do PAD, um processo administrativo aberto pela ex-prefeita e atual secretária de Governo, Lívia de Chiquinho (PODE), contra o ex-secretário de Obras, Cláudio Barreto. Vocês lembram? Então! Penha não teve “papas na língua” e pediu a reabertura desse processo: “Na semana passada, fui surpreendida ao saber que a Lívia, no último dia 27, revogou essa portaria e esse PAD, simplesmente pelo número, sem citar nomes para não chamar atenção. E aí, Lívia, eu te pergunto: a senhora revogou essa portaria por medo? Por chantagem? Por perseguições? Por pressão? Ou pela certeza de que todos os atos e irregularidades cometidos pelo Cláudio foram com o seu conluio e com a sua autorização.” E olha que Cláudio quer continuar insistindo para tomar conta das obras da secretaria de Educação: “Ele hoje não está mais nomeado na prefeitura. Eu quero, neste momento, solicitar à prefeita Daniela de Lívia (MDB) que dê continuidade à abertura do PAD para apurar todas as irregularidades cometidas pelo Cláudio.” Agora resta saber se Daniela vai botar pra frente ou vai deixar de lado toda essa história.

CALENDÁRIO DE EVENTOS

Em Arraial do Cabo, teve divulgação do Calendário de Eventos do ano, que pela primeira vez teve cerimônia oficial de lançamento, na noite desta quinta (23), no Centro Cultural Manoel Camargo. Participaram várias autoridades, como o vice-prefeito, Diego Silveira (MDB), representando o prefeito Marcelo Magno (PL), secretários, vereadores, entre outros. Comemorando 40 anos de emancipação político-administrativa, o município preparou uma programação especial para marcar o ano; em alguns meses terá evento todo fim de semana ao longo de 2025. Pro aniversário, comemorado em maio, já foi confirmado show dos Paralamas do Sucesso. Nomes como Belo, João Gomes e Ferrugem, também foram citados para outras comemorações. “O Calendário Oficial de Eventos reflete o compromisso em valorizar a cultura local, fomentar o turismo e promover o desenvolvimento econômico. Essa programação diversificada foi pensada tanto para os moradores, quanto para os visitantes, fortalecendo a identidade da cidade e projetando-a ainda mais como um destino único e acolhedor ao longo de 2025”, afirmou Diego. Confira a entrevista acima. O secretário de Turismo, Júnior Chuchu, e o diretor de Eventos, Max Magalhães, também conversaram com a coluna.

PENDÊNCIA NA LIGAÇÃO DE ENERGIA

Ainda no Cabo, o prefeito Marcelo Magno (PL), acompanhado de seu secretário de Educação, Bernardo Alcântara, chamou a atenção da Enel para expor sua preocupação sobre a falta de energia elétrica na E.M. Henrique Melman, no parque público da Prainha. Em vídeo na rede social, Marcelo explica que a unidade está praticamente pronta para receber os alunos, mas há essa pendência. “Isso tem causado muita preocupação por conta do início do ano letivo. Inclusive, a Justiça determinou que a concessionária realize a ligação de energia no prazo de cinco dias, sob pena de multa em caso de descumprimento. Infelizmente, uma situação recorrente que tem afetado outras escolas municipais. Seremos incansáveis na busca por uma solução, para que tudo seja resolvido o mais rápido possível”, declarou o prefeito.

FABINHO PRESIDENTE

O prefeito de Iguaba Grande, Fabinho Costa (CID) foi eleito o novo presidente do Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ), para o biênio 2025-2027. O evento aconteceu durante a reunião anual da entidade, nesta sexta-feira (24), no município iguabense, conforme antecipado aqui na coluna. Eleito vice-presidente, o prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto Baltazar (PL). Adriana Saad assumiu como secretária-executiva, e Cláudia Magalhães foi escolhida como coordenadora técnico-administrativa. “É uma honra assumir essa responsabilidade. Trabalharei com dedicação para garantir avanços na preservação dos nossos recursos naturais e no bem-estar das comunidades que fazem parte do consórcio”, afirmou o novo presidente.

APOSENTADOS RECEBEM PAGAMENTO

Os servidores aposentados de Cabo Frio tiveram o pagamento do salário de dezembro, que estava atrasado, quitado nesta quarta-feira (24), Dia Nacional dos Aposentados. O depósito foi possível graças a um acordo firmado entre a Prefeitura e a Câmara de Vereadores, que devolveu R$ 1,3 milhão ao município, como divulgamos aqui. Além disso, ele anunciou que, na próxima terça-feira (28), será realizado o pagamento integral e antecipado da folha salarial de todos os servidores municipais. Confira o vídeo.

REGIÃO DOS LAGOS PRESENTE

Secretários municipais de Saúde da Região dos Lagos participaram, nesta quinta-feira (23), da primeira Comissão Intergestores Bipartite (CIB) do ano, promovida pela Saúde estadual, em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro. O evento contou com a secretária estadual de Saúde, Cláudia Mello, e dos gestores da pasta em Cabo Frio, Beatriz Trindade; Arraial do Cabo, Jorge Diniz; e Búzios, Leônidas Heringer. A iniciativa teve objetivo de discutir os avanços e desafios da saúde fluminense, além de promover o acolhimento dos novos gestores municipais.

ABAIXO-ASSINADO

Em Armação dos Búzios, o vereador Anderson Chaves (REP) lançou um abaixo-assinado contra a concessionária de energia Enel, devido à enxurrada de transtornos nesta alta temporada no balneário, um dos municípios mais afetados neste verão. “A referida empresa descumpre diuturnamente o contrato de concessão, resultando no péssimo atendimento à população. O serviço da concessionária é extremamente precário, os canais de atendimento são ineficientes, não se consegue contato na central, falta de luz frequente ultrapassando o período de 24 horas, falta de manutenção. Ou seja, os problemas são inúmeros, dando ensejo à insatisfação e revolta da população buziana”, disse ele. Ele está pedindo que a população colabore com as assinaturas.

PROGRAMA ‘CRIANÇA FELIZ’

Nesta sexta-feira (25), a secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda de Búzios, Josiani Meira, a Jô da Saúde, realizou uma reunião com a equipe responsável pelo Programa Criança Feliz, com o objetivo de apresentar o relatório das ações desenvolvidas e discutir o reordenamento do programa, alinhado às diretrizes do Sistema Único da Assistência Social (SUAS). O ‘Criança Feliz’, agora chamado de ‘Programa Primeira Infância no SUAS/Criança Feliz’, visa fortalecer as ações socioassistenciais, às crianças e suas famílias. “Nosso objetivo é garantir que as famílias atendidas continuem recebendo o suporte necessário, especialmente aquelas com crianças autistas e PCDs. Vamos trabalhar para viabilizar estratégias que tornem o serviço ainda mais eficiente e abrangente”, afirmou Josiani.

ENCONTRO DA DIVERSIDADE

Nesta semana, o coordenador de Diversidade de Búzios, Fernando Bertozzi, recebeu visita da nova superintendente de Políticas LGBTQIA+ de Cabo Frio, Bárbara Barrozo. Durante o encontro, conversaram sobre a importância do diálogo e da articulação entre os dois órgãos públicos voltados para as pautas LGBTI+, visando unir esforços em prol da comunidade. “Desejamos à Bárbara muito sucesso nessa nova caminhada e reafirmamos nosso compromisso de trabalhar juntos para fortalecer as políticas públicas e garantir avanços significativos. Estamos à disposição para colaborar nessa importante missão”, disse ele.

PASTEL COM A PROLAGOS

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), vem intensificando os esforços para identificar e solucionar a alta proliferação de algas na lagoa. Nesta sexta-feira (24), ele se reuniu com o presidente da Prolagos, Luiz Fabbriani, para cobrar ações efetivas por parte da concessionária. Também participaram da reunião o chefe de Gabinete, Fernando Frauches, o secretário Municipal de Governo, Luiz Fernando Júnior, a diretora Executiva da Prolagos, Aline Póvoas, o gerente de Serviços, Ricardo Crescêncio, e o gerente Institucional, Ricardo Azevedo. Pastel está buscando medidas que incluem a participação em reuniões do Consórcio Intermunicipal Lagos São João, análises técnicas, parcerias com o Inea e a limpeza das praias afetadas. Entre as principais solicitações feitas à Prolagos estão a conclusão do cinturão de proteção da lagoa e a realização de vistorias técnicas para identificar possíveis pontos de lançamento de águas pluviais contaminadas. Também foi definido um mutirão integrado para vistoriar os despejos domiciliares, verificando se as residências estão devidamente conectadas às redes coletoras de esgoto. Pastel terá que “suar a camisa” para resolver esse problema. Haja trabalho pela frente!

ALERTA CONTRA GOLPES

Ainda em São Pedro da Aldeia, o chefe de Gabinete, Fernando Frauches, participou de uma ação itinerante do Cnselho Regional dos Corretores de Imóveis (CRECI) na Praça do Canhão, no Centro, nesta quinta (23). Estiveram presentes também os secretários Hildegardo Milagres, de Obras e Desenvolvimento Urbano, e Mário Flávio Moreira, de Meio Ambiente e Pesca. O evento contou com atendimento à população, oferecendo esclarecimentos sobre golpes imobiliários, especialmente em aluguéis temporários, frequentes no verão. O presidente do Creci-RJ, João Eduardo Leal Corrêa, destacou a importância da campanha, iniciada há três anos, que visa oferecer serviços do Conselho aos corretores e conscientizar a população sobre os riscos de negociações sem corretores credenciados. Ele alertou sobre golpes online e ressaltou a necessidade de cautela em locações. Além disso, enfatizou a parceria com as secretarias municipais para reforçar a fiscalização. Já a corretora Alyne Pinheiro reforçou o valor da ação para os profissionais, destacando que “a atuação do Conselho combate o exercício ilegal da profissão e promove um mercado mais seguro”.

REFLORESTAMENTO DO MIRANTE

Ainda na Aldeia, o secretário de Meio Ambiente e Pesca, Mário Flávio Moreira, participou nesta quinta-feira (23) do início do reflorestamento do Mirante do Poço Fundo. A ação prevê o plantio de 500 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, como parte de um compromisso entre a Prefeitura e a empresa BRZ Empreendimentos. O objetivo é recuperar a vegetação nativa, reverter os impactos ambientais e promover a sustentabilidade no local. Mario destacou a importância da iniciativa, explicando: “O Mirante, ponto turístico local, está sendo restaurado com mata nativa para recuperar a fauna e a flora”. Além disso, ele coordena um projeto de compensação ambiental no Monte Celeste, onde serão plantadas 5.000 mudas, ampliando os esforços para proteger o ecossistema e melhorar a qualidade de vida na região.

VIROU MEME

Em Saquarema, a repercussão da contratação de segurança armada para os vereadores está gerando grande discussão. Já circulam até memes em grupos de WhatsApp sobre o futuro carro deles. Até o ex-candidato a prefeito Paulo Melo (MDB), que andava meio sumido das redes sociais, compartilhou a questão, pegando carona na reportagem do RJTV, da Rede Globo. Outro detalhe é que, além da função de segurança, os profissionais contratados também atuarão como motoristas. O custo anual estimado para essa contratação é de R$ 2 milhões ao todo, e Saquarema atualmente conta com 13 vereadores. Agora, resta saber se o projeto seguirá adiante ou não.

COTA 10 E EXTINÇÃO DO PPT

O prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PT), anda “turbinado” com uma série de anúncios. Quando o assunto são os projetos, ele manda o recado — e foi exatamente isso que fez. O pagamento do programa Cota 10 será realizado mesmo antes do recadastramento dos beneficiários. A decisão foi divulgada nesta sexta-feira (24). Quaquá alertou que eventuais fraudes no programa serão investigadas, atingindo aqueles que não atuam como empreendedores ou que residem fora da cidade. Quaquá aproveitou para comentar as votações realizadas na Câmara Municipal, que incluíram a extinção do PPT: “Hoje, a Câmara aprovou uma série de medidas importantes para o futuro de Maricá, entre elas a extinção do PPT. Essa decisão nos permite redirecionar recursos para transformar nossa cidade.” O prefeito está “embalado” com os novos investimentos, como a construção de uma roda-gigante na Barra de Maricá e de um hotel próximo ao aeroporto, com o objetivo de impulsionar o turismo e a geração de empregos. Além disso, ele prometeu o fortalecimento do Banco Mumbuca, oferecendo financiamento com juros zero e carência de um ano para empreendedores locais.

CABELINHO NA RÉGUA

Já em Rio das Ostras, o prefeito Carlos Augusto fez questão de dar um tapa no visual, nesta sexta (24), quando começa o festival Sesc Verão. “Rio das Ostras entrando no cenário de turismo, entretenimento e atividade econômica. Aqui, o toque final é entrar feio e sair bonito”, brincou o prefeito. O evento tem duração de quatro semanas, com shows de música, oficinas, esportes.

MACAÉ ENERGY 2025

O prefeito de Macaé, Welberth Rezende (CID), já está de olho na segunda edição da Macaé Energy 2025. E para que esse evento aconteça, ele, junto com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Viana, participou nesta quinta-feira (23) de um encontro com o presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano, na sede da federação, na capital. Welberth debateu com ele os detalhes do evento, programado para julho. Nesta edição, o prefeito colocou à disposição o novo Centro de Convenções, inaugurado em dezembro do ano passado. Também estiveram presentes os responsáveis pela Firjan: a gerente geral de Óleo, Gás e Energia, Karine Fragoso; o diretor de Qualificação Profissional, Alexandre dos Reis; e a chefe de gabinete da secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Mariana Previtali. Outros pontos discutidos durante o encontro foram a implementação de projetos, como o hub de inovação. Essa parceria, para Welberth, é de extrema importância, já que busca, cada vez mais, o desenvolvimento socioeconômico, com o apoio das áreas técnicas da Firjan, visando proporcionar conhecimentos e expandir a qualificação profissional no mercado de óleo e gás. É, Welberth anda com diversas ideias para tentar fortalecer o ambiente de negócios, propondo discussões e oportunidades para a cadeia produtiva de offshore.

Redação
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo