Início Boca Miúda BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (23)

Corrida na Câmara de Búzios tem novo capítulo; Alexandre Martins recebe moradores; Zé Bonifácio adianta trabalhos e terá sábado exclusivo para o neto; Vantoil Martins trabalha home office no dia de São Jorge; Lívia de Chiquinho e Chiquinho celebram bodas de linho; Fábio do Pastel não para nunca; As obras de dois pais seguem a todo vapor em Arraial do Cabo... E muito mais!

ROMPIDO COM PREFEITO?

Estamos acompanhando de perto desde começo da semana como anda o processo pré-eleição da mesa diretora da Câmara de Búzios para próximo o biênio, cuja votação acontece na próxima terça (27). De antemão, informamos que os vereadores Lorram (PRTB) e Rafael Aguiar (REP), que é presidente da Câmara, eram os favoritos e, por serem próximos e terem foco semelhante, seria resolvido entre eles qual representaria a chapa. Os demais concorrentes são Gugu de Nair (DEM) e Josué Pereira (PRTB). Quanto à decisão Lorram ou Rafael, os dois se encontrariam na última quarta (21), mas outros compromissos os impossibilitaram. O encontro foi adiado para esta quinta (22), mas ainda não sabemos se aconteceu. Fato é que uma nova informação, que nos chegou nesta sexta (23), pode mudar tudo: fontes da coluna garantiram que Lorram teria rompido com o prefeito Alexandre Martins (REP), o que, se for verdade, coloca Rafael como o candidato do prefeito, o que pode acirrar ainda mais a disputa. É esperar para ver. O clima de competição é grande na península.

HOSPEDAGEM TIPO C EM DISCUSSÃO

Continuando no assunto legislativo buziano, o Projeto de Lei Complementar que trata sobre a possível permissão da implantação de Serviços de Hospedagem tipo C (acima de 25 unidades habitacionais) em Búzios, foi encaminhado à CCJ da Câmara Municipal. A proposta foi discutida esta semana após o executivo enviá-la ao legislativo. A medida permite a implantação destas unidades de hospedagem, que são caracterizadas por grandes hotéis, no espaço da Macrozona Continental do município (área fora da península), que abrange os bairros da Rasa, Vila Verde, Baía Formosa, São José, José Gonçalves, Cem Braças, Tucuns e adjacências. Para ser aprovado, o projeto deverá obter unanimidade nos votos, com a maioria absoluta de cinco, em dois turnos da sessão. O PLC tem dividido opiniões no balneário: de um lado, não se sabe o tamanho do impacto ambiental (em agosto do ano passado, o Conselho Municipal de Meio Ambiente da época votou por unanimidade a rejeição da medida e, por meio de um ofício enviado à Câmara, relataram que o sentimento do órgão representava grande parte da sociedade. Por outro lado, a possibilidade de geração de emprego e renda na cidade.

QUINTA DO JEITO QUE ELE GOSTA

Ainda de Armação dos Búzios, quinta (22) e sexta (23), como acontece semanalmente, foram dias de atendimento fora do gabinete, quando o prefeito Alexandre Martins (REP) recebe a população para ouvir as demandas da região continental do balneário. Aliás, ele faz questão de dizer que adora essa parte do trabalho. “Comecei a quinta-feira do jeito que gosto: recebendo a população no gabinete e ouvindo seus pleitos. É muito bom ter esse diálogo franco com vocês”, postou ele em sua página.

FERIADO DE COMPROMISSOS

A sexta-feira (23) de feriado não foi de folga para o prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT). Logo cedo, se reuniu com vereadores e, em seguida, recebeu um grupo de empresários. Ao término desta última reunião, foi para a sede do 25º BPM, onde teve passagem de comando (tenente-coronel Alex Benevenuto assumiu o posto no lugar de coronel Ibiapina).

O SÁBADO É DO NETO

Já neste sábado (24), Zé Bonifácio não quer saber de despacho e nem de abacaxi da Prefeitura para descascar. Está ansioso pela visita do neto, João. “Amanhã vou me dedicar ao meu neto. Ele chega hoje e no sábado vou levá-lo para conhecer a Fazenda Campos Novos, o parque de exposição e o Parque do Mico Leão Dourado”, disse o prefeito.

EM HOME OFFICE

Quem também trabalhou, apesar do feriado, foi o prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID), que não parou nessa sexta-feira (23). Mas despachou no estilo home office, fez algumas reuniões virtuais de casa mesmo, para não deixar nada pendente. Mesmo com as demandas, Vantoil tentou conciliar o trabalho o ambiente familiar, ficando mais perto da esposa e das filhas. Disse que só ia sair de casa em caso de extrema urgência. Na foto, o vereador Luciano Silva (CID), líder do governo, entregando um presente ao prefeito.

13 ANOS DE PARCERIA

Para não dizer que a gente só fala briga e treta nesta coluna, sextou em clima de romance em Araruama. Nesta sexta-feira (23), a prefeita da cidade, Lívia Bello (PP), completa 13 anos ao lado do ex-chefe do Executivo municipal Francisco Ribeiro, o Chiquinho da Educação. Como uma data dessa não podia passar em branco, houve declaração de amor e companheirismo de ambas as partes. Mas o boy magia da prefeita deu aquela caprichada no estilo Dom Juan, manifestando seu amor por Lívia no Facebook dizendo que “o que essa honrada e lindíssima mulher trouxe para minha vida não caberia nesta publicação”. Que amor, né, minha gente? Vida longa ao casal.

MAS NEM TUDO É FESTA

Ainda falando de Chiquinho, o ex-prefeito araruamense tomou a primeira dose da vacina contra a COVID-19 de Oxford/Astrazeneca na quarta-feira (21). Contudo, já nesta quinta (22), Ribeiro começou a ter efeitos colaterais da vacina e passou mal, tendo que cancelar algumas reuniões por videoconferência que estavam marcadas. Chiquinho teve dor de cabeça, enjoo e chegou a ter febre. A reação, contudo, é comum na vacina de Oxford e é relatada constantemente pelos vacinados com ela. Segundo ele mesmo disse, nesta sexta-feira ele já estava 100%.

ATO SIMBÓLICO PELAS VÍTIMAS DA COVID

Neste sábado (24), o Sindicato dos Servidores Municipais de Araruama (SSMA) organiza um ato simbólico na orla, a partir das 10h, em memória das vidas perdidas para a COVID-19 na cidade. De acordo com a organização, o intuito é chamar a atenção da Prefeitura e da população sobre a necessidade da suspensão imediata do retorno presencial das aulas – previsto para esta segunda (26) – por conta da Pandemia. Devem participar do ato, que consiste na fixação de cruzes na areia, todas as categorias do serviço público araruamense. Até a última atualização do boletim, nesta quinta (22), Araruama já confirma 8.721 casos e 280 óbitos por causa da COVID.

TRABALHO QUE NÃO PARA

Quem também desconheceu feriado nesta sexta-feira (23) foi o prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PODE). Em rápida conversa por telefone com o Portal RC24h, Fábio disse ter trabalhado normal, com direito até a agenda corrida. Comerciante, né? Está acostumado a trabalhar todos os dias sem parar. Para ele, já é normal. Na Praça do Canhão, dizem até que quando Fábio não trabalha na Prefeitura, o descanso dele é no comércio dele, verificando se está tudo em ordem. Esse aí não para.

OBRA SEGUE

Enquanto ex e atual da Prefeitura de Arraial do Cabo se digladiam pela paternidade das obras de contenção na Prainha, os preparativos para a reforma seguem com força total. Os esforços estão concentrados na Estrada da Rebeche, que está sendo preparada para ser usada como entrada exclusiva no município a partir do momento que começarem a reforma, prevista para essa segunda-feira (26). Nesta sexta (23), o Portal RC24h foi informado de que máquinas tomaram a Rebeche para preparar caminho. A iluminação da estrada também já está pronta. Necessário, né? Ficar no estilo “balança, mas não cai” é que não dá mais.

REVISÃO DO PLANO DIRETOR

A Prefeitura de Maricá inicia nesta segunda-feira (26) as inscrições via site para as oficinas temáticas da revisão do Plano Diretor. Diversos temas serão tratados pelo município, como sustentabilidade, desenvolvimento do território, vulnerabilidade social, padrões de uso e ocupação do solo e de moradia. As oficinas serão realizadas entre os dias 3 e 7 de maio, das 14h às 17h. Vale lembrar que o Plano Diretor é um documento muito importante para formulação de políticas públicas para as cidades e a participação da população se faz essencial para o sucesso dele.

NOVO AUXÍLIO

Em Macaé, a sexta-feira (23) teve o prefeito, Welberth Rezende (CID), anunciando a sanção de um novo auxílio aprovado para a população. O documento foi assinado ao lado do presidente da Câmara, Cezinha (PROS), e dos vereadores Luciano Diniz (CID), Guto Garcia (PDT) e Alan Mansur (CID). Dessa vez, o benefício será destinado a auxiliares de serviços escolares, merendeiras, condutores e proprietários de veículos escolares, monitores de transporte escolar, feirantes e agricultores familiares. Rezende afirma que serão aproximadamente 1.800 profissionais que vão receber duas parcelas de R$ 500. Segundo o prefeito, esse projeto foi possível através do repasse de R$ 1,8 milhões do fundo Legislativo

TABULEIRO VIROU?

Essa semana, o Brasil teve dois notáveis movimentos políticos à esquerda. O primeiro partiu do plenário do STF, que formou maioria nesta quinta-feira (22), para considerar o ex-juiz Sérgio Moro parcial nos processos conduzidos por ele contra o ex-presidente Lula (PT). A decisão favorável ao petista o coloca completamente no game das Eleições de 22 e, por outro lado, deve esvaziar uma eventual candidatura de Sérgio Moro à presidência, uma vez que a Justiça entendeu que houve uma perseguição por parte do magistrado contra um aquele que, agora, é líder das pesquisas. No mesmo dia, também é de se destacar o passo dado por Ciro Gomes (PDT), que compartilhou uma foto ao lado do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, para anunciar que o ex-marqueteiro de Lula, João Santana, que também fez as campanhas vitoriosas de Dilma (PT), agora responde pela comunicação pedetista. Com esses elementos, é de se prever que, em 2022, a disputa eleitoral deve trazer um refresco para a esquerda, que, na última eleição, foi satanizada e agonizou nas urnas. Os movimentos trazem uma sensação de “de volta ao jogo”, visto que Lula já apresenta vantagem na liderança da disputa pela presidência em todas as pesquisas e Ciro, que também vem pontuando de maneira interessante nas mesmas, contratou aquele que dizem ser “o mago do marketing eleitoral”. Vamos ver o que vem por aí. Os dados já estão rolando.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -

Mais Lidas

Skip to content