back to top
22/11/2024 — 17:13
  (Horário de Brasília)

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (23)

Entrevista de Bonifácio aumentou preocupação; Manoela Peres marca presença na abertura do WSL; Vantoil Martins entrega Centro de Saúde da Mulher e da Criança; Marcelo Magno visita obras da Praça do Sindicato; Alexandre Martins em mais uma intervenção de pavimentação; Reabertura do Teatro de São Pedro vira polêmica; Penha rebate "puxão de orelha" de Raiana de Chiquinho... E muito mais!

Compartilhe

‘DEUS VAI TOCANDO O BARCO’

A coluna Boca Miúda desta sexta-feira (23) começa por Cabo Frio. Não se fala noutra coisa senão na saúde, cada dia mais debilitada, do prefeito José Bonifácio (PDT). Isso ficou claro para quem o viu numa entrevista nesta manhã. Até quem não assistiu na íntegra, mas viu alguns trechos divulgados na internet, ficou boquiaberto ao constatar a flagrante fraqueza do prefeito. Um vídeo abaixo mostra um Zé com a fala arrastada e fragilidade no semblante. Nítida a dificuldade em formular algumas frases simples. A todo o tempo era ajudado por assessores que o lembravam das palavras. O próprio Zé comentou na entrevista que são duas sessões de quimioterapia por semana e depois, dois dias de descanso. Tem como trabalhar dessa forma? Se pensarmos que pra ele está difícil até falar, imaginem tomar uma decisão, checar processos antes de assinar ou administrar o município.

MAGDALA AVISOU

A entrevista foi exatamente ao encontro do que havia alertado a vice Magdala Furtado, ou seja, que Zé está muito debilitado. Mais até do que se imaginava. Porém, ele quer estar ali: “Deus vai tocando o barco até onde ele quiser”, disse quase sem voz. Essa é uma conta que os eleitores dele não fizeram: a possibilidade da volta do câncer. E conversando com várias fontes – entre vereadores, empresários e população em geral – a preocupação só aumentou, assim como a consternação e a instabilidade política. Se a equipe do prefeito achou que essa entrevista seria oportuna para mostrar que ele está bem – quando claramente não está -, acabou sendo um tiro no pé. E as consequências dessa escolha em continuar até quando der, têm sido muito negativas. Enquanto os outros municípios da Região dos Lagos vão avançando, com seus prefeitos alcançando índices acima dos 70% de aprovação, Cabo Frio faz um caminho inverso. A verdade é que estamos num mato sem cachorro, como se diz no popular.

_______________

EX-PREFEITOS CRITICAM POSTURA DE ZÉ

A propósito do estado de saúde frágil do chefe do executivo cabo-friense, os ex-prefeitos da cidade, Alair Corrêa e Ivo Saldanha também foram entrevistados nesta quinta-feira (22). O assunto da relação rompida entre Zé e a vice-prefeita, Magdala Furtado (PL), veio à baila. “Estamos perdendo tempo em Cabo Frio com a vice-prefeita lá em Tamoios e o prefeito aqui. Tem que pegar essa mulher e colocar do lado. Ela está mais saudável e vai ajudá-lo bastante”, disparou Alair. “Isso não leva a nada, está prejudicando a cidade, prejudicando o Zé e está prejudicando Tamoios”, completou Ivo. A voz da experiência de dois líderes políticos da geração de Bonifácio que merecem atenção no que dizem.

JANIO CANDIDATO?

Continuando em Cabo Frio e ainda sobre a administração municipal, o secretário de Saúde, Janio Mendes almoçou com a filha e secretária de Assuntos Institucionais, Daniela Mendes, no conhecido restaurante Village, na Vila Nova, local de costumeiras resenhas políticas. E a propósito disso, o proprietário do estabelecimento, Rafael Soares – que é um entusiasta da pré-candidatura a prefeito do xará, Rafael Peçanha (PT) – perguntou à filha de Janio se ela aceitaria ser vice na chapa do petista. Dani respondeu “não sei”, mas demonstrando, de certa forma, que gostaria. Ao que, imediatamente, Janio declarou: “se Dani não vier candidata a prefeita, eu mesmo venho”, disse sem titubear. Então tá, né?!

REVISÃO DO PLANO DIRETOR

A Prefeitura de Cabo Frio realizou, nesta sexta-feira (23), uma cerimônia de lançamento da revisão do Plano Diretor. Participaram do encontro Kelven Ambrogi, presidente da OAB; Dhanyelle Garcia, secretária municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano; Tânia Vaz Velasco, procuradora jurídica do município de Cabo Frio; e Rafael Trindade, secretário adjunto de Assuntos Urbanísticos. O prefeito, José Bonifácio, não teve condições de ir, apesar da assessoria ter dito que ele estaria lá. Isso mostra o quão debilitado o prefeito está.

PISTA DE SKATE

O secretário de Obras de Cabo Frio, Vanderson Bento, se reuniu, nesta sexta-feira (23), com líderes políticos e equipe técnica na Pista de Skate Allan Mesquita. O presidente da Câmara, Miguel Alencar, também acompanhou a visita, assim como o secretário adjunto de Esportes, Gabriel Lima, e a equipe técnica das pastas de Obras e Esportes. O local está passando por manutenção e revitalização. A pista vinha tendo problemas com vazamentos e uma reforma para interceptar a tubulação e evitar esses pagamentos causados dentro da pista, será feita. A pista estará finalizada para receber o campeonato de skate Pressure, que será no próximo mês.

MANOELA PERES NO WSL

A cidade de Saquarema começou a receber, nesta sexta-feira (23), mais uma edição do Circuito Mundial de Surfe da World Surf League (WSL). A presença do evento já tem gerado um impacto significativo na cidade, com a rede hoteleira praticamente esgotada e uma estimativa de cerca de 40 mil pessoas por dia, o que deve movimentar aproximadamente R$ 80 milhões na economia local. A prefeita Manoela Peres (PL) esteve presente na abertura da etapa da WSL e concedeu uma entrevista ao UOL, destacando a importância do evento para Saquarema. Segundo ela, a cidade está com sua capacidade hoteleira esgotada, restando apenas opções de aluguel de casas e apartamentos para acomodar os visitantes. A prefeita ressaltou a relevância do impacto econômico trazido pelo evento e sua influência no comércio, serviços, restaurantes e hospedagens locais. Antes de passar por lá nesta sexta, Manoela teve agenda no gabinete e uma formatura.

CENTRO DE SAÚDE DA MULHER E DA CRIANÇA

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID), inaugurou, nesta sexta-feira (23), o Centro de Saúde da Mulher e da Criança. A unidade agregará a nova Central Municipal de Imunizações. O espaço recebeu o nome de Jardelma Coutinho Mattos, mais conhecida como “Delminha”, mãe do ex-vereador Leandro Coutinho. Com Vantoil, estiveram os secretários de Saúde, Carla Valle; de Turismo, Esporte e Lazer, Marcelo Durão; de Segurança e Ordem Pública e chefe de Gabinete, Fábio Costa; de Educação e de Governo, Jales Lins; de Assistência Social, Trabalho e Renda, Claudia Souza; de Agricultura, Vagnei Lessa; de Cultura, Miquéias Gomes; de Planejamento, Eron Bezerra; e o adjunto de Desenvolvimento, Marcelo Costa. Além disso, o Poder Legislativo foi representado pelos vereadores Alan Rodrigues (MDB), Silvana Grimauth (CID), Tikinho (UNIÃO) – líder do governo na Câmara -, e PC Brasil (CID). O Centro de Saúde da Mulher e da Criança continuará o trabalho realizado no Materno, que atende cerca de 1.400 usuários por mês. O local funciona na Avenida Paulino Rodrigues de Souza, ao lado da Capela Nossa Senhora da Conceição, e funcionará a partir da próxima segunda (26), das 8h às 17h.

OBRAS NA PRAÇA DO SINDICATO

O prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), visitou, nesta sexta-feira (23), ao lado da secretária de Obras, Tallita Sternberg, o início de obra da Praça Castelo Branco, mais conhecida como Praça do Sindicato. A construção fica no Centro da cidade e estava paralisada desde 2016. O espaço ganhou um novo projeto e será devolvido à população. A praça contará com palco acessível para eventos com camarim, banheiros, arquibancada, quiosques, parquinho para as crianças, mesas de concreto com bancos, vagas de estacionamento e bicicletário. A previsão de conclusão é em abril do ano que vem.

CLÍNICA OFTALMOLÓGICA

Ainda em Arraial do Cabo, a Prefeitura inaugura, nesta segunda-feira (26), o primeiro Centro Oftalmológico da cidade. A unidade está localizada na Avenida Leonel Brizola, nº 35, e oferecerá consultas e exames gratuitos para a população. As cirurgias continuarão a ser realizadas no Hospital Geral. Para receber atendimento no local, os pacientes precisarão ter um encaminhamento da unidade da Estratégia da Saúde. As marcações para as consultas devem ser feitas na secretaria de Saúde. Aqueles que estiverem em tratamento no Hospital do Olho, em São Pedro da Aldeia, receberão orientações sobre a transição, quando necessário. Na arte do convite para a inauguração, a equipe de Comunicação apostou na criatividade e fez a brincadeira acima, dizendo que quem não conseguir ler as letras pequenas, deveria marcar uma consulta. Bem bolado, né?

PAVIMENTAÇÃO A TODO VAPOR

O prefeito de Armação dos Búzios, Alexandre Martins (REP), e o vice-prefeito e secretário de Obras e Projetos, Miguel Pereira, estiveram, nesta sexta-feira (23), vistoriando uma obra de pavimentação no bairro Albatroz. “Estamos pavimentando todo aquele trecho. Pedimos desculpas aos moradores pelos transtornos”, escreveu Miguel nas redes sociais. Um trecho da obra pode ser vista no vídeo acima.

PROJETOS EM ANÁLISE

Por falar em Búzios, a Câmara recebeu, nesta quinta-feira (22), novos projetos de lei para análise. Uma deles visa estabelecer o Cordão de Girassol como instrumento de identificação de pessoas com deficiências ocultas em Búzios. Essas pessoas são aquelas que não apresentam sinais físicos evidentes, mas incluem dificuldades de aprendizagem, saúde mental, mobilidade, fala, deficiência sensorial. Outra materia pretende instituir o “Programa História e Memórias Buzianas” no município. Por fim, um terceiro projeto visa declarar a Associação Marítimos de Búzios como entidade de Utilidade Pública. As duas primeiras propostas são do vereador Marcos Sodré (SDD), enquanto a terceira é de Gugu de Nair (UNIÃO). Todas elas serão analisadas na Comissão de Constituição, Justiça e Redação. Se aprovadas, caberá ao Poder Executivo a regulamentação da lei.

Foto: Renan Freitas/Divulgação PMSPA

CELEUMA DO TEATRO

A falta de uma certificação do Corpo de Bombeiros sobre o Teatro Municipal Dr. Átila Costa, em São Pedro da Aldeia, tem sido a nova artilharia da oposição para atacar o prefeito Fábio do Pastel (PL). O local passou por uma recente reforma geral e foi reaberto para uso da população há algumas semanas. À coluna Boca Miúda nesta sexta-feira (23), o secretário de Cultura, Thiago Marques, explicou que a gestão atendeu às exigências iniciais do Corpo de Bombeiros, em um laudo feito pela corporação em 2019. No entanto, uma certificação final ainda não foi emitida. Aliás, de acordo com o titular da pasta, o local nunca recebeu esse documento, mesmo antes da interdição para reformas. A unidade conta, segundo o secretário, com instalação de aparelhos de combate a incêndio, iluminação de emergência e um plano de emergência contra incêndio e pânico. Apesar de ter segurança plena para funcionamento, de acordo com Thiago, o processo de certificação final está em andamento. O secretário acredita que o documento poderá ser obtido dentro das próximas semanas, agilizando assim a regularização da situação. Nesse sentido, a equipe responsável pelo Teatro Municipal garante que todas as apresentações e eventos ocorrem dentro de condições seguras para garantir a integridade do público e dos artistas.

REBATEU PUXÃO DE ORELHA

A vereadora de Araruama Penha Bernardes (PL) utilizou as redes sociais nesta quinta-feira (22) para responder a um vídeo publicado pela vice-prefeita, Raiana Alcebíades (PSD). No registro, a número 2 do executivo fazia críticas ao despejo de lixo por moradores do bairro Areal. No entanto, enquanto gravava, ela conduzia um veículo, em desacordo com as normas de trânsito. No vídeo, Penha Bernardes destacou a importância de chamar a atenção dos moradores, caso ocorra descarte irregular de lixo, mas ressaltou que é fundamental também ter consciência e respeitar as regras de trânsito. A vereadora questionou se a vice-prefeita estaria disposta a aplicar um “puxão de orelha” em si mesma, já que ela mesma conduzia o veículo enquanto gravava o vídeo. Além disso, Penha Bernardes mencionou que Raiana deveria “puxar a orelha” da prima e prefeita, Lívia de Chiquinho (PP), por outros assuntos de relevância na administração municipal. A vereadora citou o escândalo envolvendo o programa “Minha Casa, Minha Vida”, a falta de cartão alimentação para todas as categorias e a defasagem salarial do magistério como questões que merecem a atenção da vice-prefeita. Tomou distraída, hein?

Redação
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo