InícioBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (22)

Alexandre Martins fatura dois prêmios no "Oscar da Gestão Pública"; Marcelo Magno ganha também; José Bonifácio participa de inauguração de hotel e Prefeitura responde sobre Hospital de Tamoios; Fábio do Pastel recebe Laterça para tomar um café; vereador de Iguaba vai a Brasília e garante emendas para obras; os bastidores da saída de Elói da base de Lívia de Chiquinho; e muito mais...

OSCAR DA GESTÃO PÚBLICA

Nesta sexta-feira (22), teve a entrega, no Rio de Janeiro, do ‘Prêmio Band Cidades Excelentes’, etapa estadual, às prefeituras fluminenses pelas boas práticas da gestão pública. Na Costa do Sol, foram premiados municípios como Búzios, Arraial do Cabo e Saquarema. Mas a premiação foi tratada em clima de certo mistério, visto que os prefeitos foram praticamente pegos de surpresa. Sabiam que estavam concorrendo, mas sem ter ciência do tamanho do evento. O evento é considerado “Oscar da gestão Pública”. Alexandre Martins foi um que disse que se surpreendeu ao faturar dois prêmios, nas categorias Principal Município Excelente e Desenvolvimento Socioeconômico (30 mil a 100 mil habitantes). No mês de novembro, acontece a etapa nacional do evento, em Brasília, quando serão anunciados os três primeiros lugares de cada categoria, dos 5.568 municípios brasileiros. O sextou foi muito mais gostoso para as cidades aqui da região.

‘AVALIAÇÃO BEM INTERESSANTE’

E o grande vencedor da sexta, com dois prêmios na prateleira, prefeito de Búzios, Alexandre Martins (REP) comentou, por telefone, quando retornava da capital para o balneário, que realmente foi uma surpresa. “Ninguém estava sabendo exatamente como ia ser. Sabia que íamos concorrer em alguns quesitos. Mas houve uma pesquisa de qualidade, nada a ver com política, o quesito de avaliação agrupou vários fatores, foi além da opinião popular. Engloba também prestação de contas, transparência, números da saúde. É uma avaliação bem interessante”, destacou o prefeito.

DEGUSTA E SEGURANÇA

Continuando o bate-papo com Alexandre, o prefeito de Búzios aproveitou para comentar que o Degusta Búzios está fazendo tanto sucesso que, na opinião dele, a alta temporada já chegou. Depois de tanto tempo parado, “o resultado está sendo maravilhoso, os empresários estão bastante satisfeitos e a população também”. Ao término da conversa, Alexandre destacou, ainda, sobre a questão da segurança na cidade, a propósito da repercussão da presença de milícia no balneário. O chefe do executivo buziano disse que está de olho nisso e que inclusive tem feito reuniões com as autoridades de segurança pública, mas que o município não está desguarnecido. Alexandre também afirmou que solicitou ao gabinete do governador Cláudio Castro, e ao comandante da cia buziana da PM, um reforço policial em toda a área. Ele ainda destacou viaturas da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) e do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) para dar mais segurança aos moradores. Ele disse ainda que a situação está sob controle.

SAÚDE E BEM ESTAR NO CABO

A Prefeitura de Arraial do Cabo foi outra que recebeu o prêmio Band Cidades Excelentes no Pilar Saúde e Bem Estar em municípios de 30 a 100 mil habitantes. O prefeito Marcelo Magno (PL) mandou uma direta para o governo anterior e disse: “Graças a Deus, Arraial do Cabo sai dos noticiários negativos para virar destaque e referência em saúde e bem-estar”. O prefeito agradeceu a equipe, “que tem se dedicado e feito a diferença sem medir esforços”. “Este prêmio é fruto de uma Gestão comprometida com o desenvolvimento de Arraial do Cabo, sendo um exemplo para outros municípios”, escreveu Marcelo, que concluiu que “vem muito mais por aí”. Prefeito não pode ir pessoalmente, mas foi representado pelo chefe de Gabinete, Bernardo Alcântara, além do secretário de Saúde, Dr. Jorge Diniz. Pelo telefone, ele reforçou o crédito dos servidores na conquista e contou que sua ausência foi devido a uma agenda com o deputado Federal Felício Laterça (PSL) e o prefeito de São Pedro, Fábio do Pastel (PL). Marcelo destacou que o prêmio é ainda mais gratificante, se comparar Arraial com as concorrentes, Valença e São João da Barra, que, nas palavras do prefeito, são maiores e tem um trabalho mais prolongado, inclusive com um orçamento maior que o do Cabo.

INTENSIFICAÇÃO NA PRAINHA

O prefeito de Arraial ainda comentou sobre a situação da Estrada da Rebeche, que está sendo utilizada enquanto ocorrem obras de contenção na Prainha. Segundo MM, o Governo do Estado vai aumentar o efetivo de trabalhadores já na terça (26) ou quarta (27). A expectativa é que o número de servidores chegue a dobrar e assim os trabalhos sejam concluídos até o início da temporada, o que a principal preocupação de Marcelo.

AGORA É OFICIAL

Cabo Frio passou a contar oficialmente com a instalação do Hotel Sesc. A unidade foi inaugurada na última terça (19) com a presença do prefeito José Bonifácio, dos secretários de Governo, Davi Souza; de Turismo, Esporte e Lazer, Carlos Cunha; do presidente da Fecomércio, Antônio Florêncio de Queiroz Júnior, e da diretora regional do Sesc Rio, Regina Pinho. Instalado no Braga, no prédio do antigo Caribe Park Hotel, a chegada do Sesc ao município concretiza o impacto positivo para o desenvolvimento socioeconômico da cidade e da região. “Esse é um presente antecipado que a cidade recebe, bem antes do seu aniversário. É uma conquista que proporciona mais uma opção de turismo para os comerciários e suas famílias, além de ofertar os serviços a toda Região dos Lagos. É um ganho social, econômico e pode ser uma grande alavanca propulsora no desenvolvimento”, disse o prefeito José Bonifácio (PDT).

A LENDA DO HOSPITAL DE TAMOIOS

Um hospital que já foi reformado, supostamente pronto para atender a população, mas que está fechado. Mais de R$ 900 mil foram gastos pela Prefeitura de Cabo Frio para deixar o Hospital de Tamoios nos trinques. Contanto, a unidade continua fechada desde o ano passado e parte dos equipamentos que estava lá, inclusive, foi remanejada para o Jardim Esperança e pra UPA. No meio disso tudo, quem sofre é a população. Sem o hospital, as pessoas estão recorrendo à UPA, que também está sucateada. O ex-prefeito Adriano Moreno (DEM) chegou a anunciar que o Hospital de Tamoios seria inaugurado em outubro de 2020, com funcionários da própria Prefeitura. No entanto, essa inauguração só aconteceu no dia 30 de dezembro, e sem condições de funcionamento. Segundo o então secretário de Saúde, Bruno Alpacino, faltava ainda a Enel fazer uma nova carga direcionada ao hospital. Em março deste ano, o governo de José Bonifácio (PDT) disse que a situação havia sido resolvida. Nessa mesma época, o atual secretário de Saúde, Felipe Fernandes, anunciou que o prédio estava passando por novas obras. Desta vez, o objetivo era o de fazer adequações necessárias para separar pacientes de Covid-19 daqueles das alas de pediatria e clínica médica. Acontece que a UPA que serve de válvula de escape para a demanda reprimida do segundo distrito vai passar por reformas, e aí? O assunto é constante entre os vereadores na Câmara e o Portal RC24h questionou a Prefeitura mais uma vez sobre um posicionamento acerca da unidade.

O QUE DIZ A PREFEITURA

A Prefeitura informou, por meio de nota, que a secretaria de Saúde está elaborando um projeto de adaptação do prédio, para a retomada das atividades do Hospital de Tamoios. “O mesmo foi entregue sem condições de funcionamento no início deste ano, apesar da reforma feita anteriormente”, disse a nota. O município citou também que a gestão anterior não destinou recursos para o funcionamento da unidade no Orçamento de 2021, o que inviabilizou a reabertura neste ano. A Prefeitura afirmou ainda que “todos os problemas detectados estão sendo resolvidos conforme a disponibilidade de recursos”. Ou seja, data que é bom, nada.

MANIFESTAÇÃO DA CAUSA

Nesse sentido, cobrando a reabertura do Hospital de Tamoios, o empresário Rodrigo Gurgel está fazendo parte da organização de um protesto no sábado, dia 30, às 15h30, na frente do Hospital. Nas redes sociais, Gurgel escreveu: “chame seus amigos e familiares para estarem junto conosco. A voz do povo precisa ser ouvida na cidade. Tamoios merece respeito”.

CECIERJ EM PAUTA

Nesta quinta-feira (21), o Ministro do STF Alexandre de Moraes determinou a prisão, extradição e bloqueio de bens do blogueiro preferido do clã Bolsonaro, Allan dos Santos, do Terça Livre. Ele é apontado pelas investigações de fake news como “maestro” da rede de mentiras e desinformação difundida pelo gabinete do ódio. Nós já tínhamos noticiado aqui, na coluna Boca Miúda, que Allan é cunhado do presidente do Cecierj. Para quem não se lembra, o órgão foi denunciado por ter, supostamente, muitos funcionários fantasmas através de uma empresa de segurança patrimonial. À época, o Cecierj negou e desmentiu as acusações em nota, fica-se o registro. No entanto, nesta sexta (22), o Bernardo Ariston, que era vice-presidente do Cecierj, entrou no ar na rádio Litoral FM para dizer que o motivo real do desligamento dele do órgão foi a patrulha ideológica montada dentro da entidade. Ele disse que não estava conseguindo trabalhar. Era justamente esse grupo que ele tinha ciência que estava ligado ao Allan dos Santos e essa rede do gabinete do ódio. Bernardo disse que chegou a encaminhar denúncia ao secretário responsável pela pasta, leia-se Dr. Serginho, mas, que, diante de nenhuma providência tomada e o clima pesado de patrulhamento, ele decidiu pedir para sair.

CAFÉ COM O PREFEITO

Em São Pedro da Aldeia, o prefeito Fábio do Pastel (PL) recebeu para um café da manhã o deputado federal Felício Laterça (PSL), nesta sexta-feira (22). Quem também acompanhou o encontro foi o assessor especial de Gestão Pública da Prefeitura, Edmilson Bittencourt. O parlamentar comentou nas redes sociais que o encontro foi bastante proveitoso e promissor. A lembrar, duas semanas atrás foi Laterça quem recebeu Pastel em Brasília. Na ocasião, o chefe do executivo levou ofícios ao gabinete do deputado. É aguardar pra ver.

CONEXÃO BRASÍLIA-IGUABA

De Iguaba Grande, mais um passo na melhoria do turismo da Princesinha dos Lagos foi dado esta semana. E a notícia veio na bagagem dos vereadores Luciano Silva (CID) e Júnior Negão (PATRI), que estiveram em Brasília esta semana. Na ocasião, a dupla formalizou um pedido de investimento para o setor e conseguiu R$ 300 mil para a construção dos portais de entrada e saída da cidade. A emenda é do deputado federal José Augusto Nalin (DEM).

‘FOI O GOVERNO QUE TIROU’

Tão logo a coluna Boca Miúda desta quinta-feira (21) foi publicada, com a informação de que o vereador de Araruama, Elói Ramalho (PSD), deixaria o Governo para ir para a oposição, o primeiro-cavalheiro da cidade, Chiquinho da Educação (PATRI), respondeu: “não vai deixar, o governo que tirou”. Chiquinho apontou que basta ver a foto dos 13 vereadores da base que participaram da reunião com a prefeita, Lívia Bello (PP), para definir o novo líder de Governo na semana passada. Chiquinho foi além ao comentar a questão e mandou o papo: “pato novo, quando dá mergulho fundo, corre o risco de ficar agarrado na lama”. Xiii… Vai vendo.

‘TÁ TRANQUILO, TÁ FAVORÁVEL’

Ainda em Araruama, o vereador Thiago Moura (PP) entrou em contato com a coluna para esclarecer uma suposta cisão que teria acontecido entre ele e o ex-vice prefeito da cidade Anderson Moura. Primeiro, cabe ressaltar que eles são primos, não tio e sobrinho, como havíamos publicado na quarta-feira (20). Na sequência, Thiago deixa claro que não há entreveros entre os dois e que o primo é “um irmão” para ele. Sobre os caminhos que eles seguem na política, Thiago esclareceu que Anderson continua apoiando o governo de Lívia Bello em Araruama, é base. Porém, o parlamentar confirma que o primo tem conversado mesmo com o deputado estadual Pedro Ricardo (PSL), de Saquarema. Ou seja, a análise que pode ser feita é que um apoio a pré-candidatura de Chiquinho da Educação à Alerj no ano que vem pode estar comprometido.

SAQUAREMA PREMIADA

Outro município da Costa do Sol que venceu alguma categoria do prêmio Band Cidades Excelentes foi Saquarema. A prefeita, Manoela Peres (DEM), esteve na sede da Fecomércio, no Rio, para receber a placa comemorativa no pilar Eficiência Fiscal e Transparência na categoria com municípios de 30 a 100 mil habitantes. Foram finalistas, ao lado de Saquarema, Armação dos Búzios e Itatiaia.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content