VAI APERTAR O CINTO
A coluna Boca Miúda desta sexta-feira (22) começa por Cabo Frio, onde a decisão da ANP de paralisar temporariamente o campo de Peregrino, na Bacia de Campos, acendeu um sinal de alerta na cidade. O prefeito Dr. Serginho (PL) demonstrou forte preocupação com os efeitos imediatos que a medida trará para a economia do município, principal beneficiário dos royalties oriundos desse campo de petróleo (confira aqui a matéria). Ciente da gravidade do cenário, o prefeito anunciou um pacote de medidas de contenção, que inclui o contingenciamento de 20% dos contratos contínuos, a suspensão de eventos e shows custeados pela Prefeitura e a redução de secretarias e cargos comissionados. Conversando com o prefeito, ele não está muito otimista e afirmou que está se planejando e preparando a cidade para uma perda de pelo menos R$ 50 milhões até o fim do ano.

RÉVEILLON MANTIDO
Apesar do ajuste, Dr Serginho assegurou que as obras em andamento e já licitadas estão preservadas, e que o Réveillon será mantido graças a parcerias e patrocínios privados. Inclusive nessa semana, algumas páginas e influencers da cidade anunciaram alguns shows na programação como Sorriso Maroto, Roupa Nova, Alok, Simone Mendes. Como o prefeito disse que o festejo de Ano Novo tá garantido, as pessoas entenderam que essa programação também. Bom, não conseguimos falar com ninguém sobre a situação, o clima estava tenso na Prefeitura, mas até o presente momento não podemos afirmar nem que sim, nem que não. O que fica registrado é a empolgação da galera diante da programação que pode acontecer. Então, é torcer para que o prefeito consiga equalizar as finanças, porque só esses boatos sobre esses shows já deu uma entusiasmada no mercado, no trade turístico, nos comerciantes, nos empresários. Alguns já começaram até a fazer reservas para quiosques, pousadas, Airbnb, teve gente até recebendo pedido para arrumar uma vaga na área VIP para o show do Sorriso Maroto (é mole?) Fato é que a população torce para que essa crise consiga ser equacionada, afinal de contas, são três anos que Cabo Frio não tem um Réveillon para chamar de seu.
POLÍTICA, TORRESMO E MÚSICA
O prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), esteve nesta sexta-feira (22) no Estádio Municipal Hermenegildo Barcellos (Barcellão), onde será realizado o 1° Festival Gastronômico de Costela, Torresmo e Chopp, que vai até domingo (24). O vice-prefeito Diego Silveira (MDB) – recém-operado, passou por cirurgia ontem e já retornou ao trabalho-, e o diretor de Eventos, Max Magalhães, também marcaram presença. O evento, que começou na tarde de hoje, conta com música ao vivo e diversas opções gastronômicas. A atração principal, além do torresmo, é o show do grupo Di Propósito, que se apresenta no domingo (24).

CONSULTOR DA OAB-RJ
O ex-prefeito e atual secretário de Desenvolvimento Econômico de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID), é o mais novo Consultor da Comissão de Ciências Políticas e Economia da OAB-RJ. Ele tomou posse nesta sexta-feira (22), na sede de Ordem, no Rio, em solenidade que contou com várias autoridades, como o presidente da Comissão, Caio César Mirabelli, a presidente da OAB-RJ, Ana Tereza Basílio – que conduziu os trabalhos -, e a diretora de Igualdade Racial da OAB-RJ, Ivone Caetano, primeira e única desembargadora negra do TJRJ. Também estavam presentes o presidente nacional do Cidadania, Comte Bittencourt, e o prefeito de Macaé e presidente da executiva estadual do partido, Welberth Rezende. Vantoil disse que está muito honrado e agradeceu a confiança depositada nele por Mirabelli e Ana Tereza. Após a solenidade, teve até entrevista à TV Alerj, que queria saber o porquê da escolha dele, a qual se explica pela vasta experiência na política, onde atuou como chefe de executivo por dois mandatos, além de quatro mandatos como vereador.

MAIOR VITRINE DO TURISMO NO PAÍS
O secretário de Turismo de Búzios, Thomas Weber participa da 9ª edição do Salão do Turismo, que começou quinta (21) e vai até sábado (23),em São Paulo. Com o tema “Diversidade, Inclusão e Sustentabilidade no Turismo”, o evento é promovido pelo Ministério do Turismo e é reconhecido como a maior vitrine do setor no país, reunindo feira de negócios, experiências culturais e apresentações artísticas. No encontro, a Secretaria de Turismo de Búzios apresenta os atrativos da cidade e reforça sua posição como um dos destinos mais desejados do Brasil. Além da promoção institucional, a comitiva buziana cumpre uma agenda estratégica de reuniões com companhias aéreas, visando ampliar a conectividade e atrair ainda mais visitantes ao balneário. “Búzios não é apenas um cartão-postal internacional, é também um destino que busca inovar, se conectar e gerar novas oportunidades. Estar presente em um evento desse porte nos permite mostrar nossa diversidade, fortalecer parcerias e garantir que Búzios continue sendo referência no turismo nacional e internacional”, disse o secretário, que também aproveitou para conversar com o ministro do Turismo, Celso Sabino, e o presidente do Condetur, Marco Simas.

REVISÃO DO PMSB
A Câmara Municipal de Armação dos Búzios realiza na próxima terça-feira (26), às 18h, a 2ª Audiência Pública para a Revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico, no plenário da casa. Promovida pela Secretaria de Saneamento e Drenagem, a reunião discute diretrizes de água, esgoto, resíduos sólidos e drenagem urbana. A participação da população, associações e entidades civis é incentivada para garantir um plano mais transparente e alinhado às necessidades da comunidade.

109 ANOS DA AVIAÇÃO NAVAL
O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), participou nesta sexta-feira (22) do início da cerimônia militar das celebrações pelos 109 anos da Aviação Naval, na Base Aeronaval do município. Também estiveram presentes o presidente da Câmara, Jean Pierre (PP), os vereadores Vitinho de Zé Maia (MDB), Mislene (PL), Moisés Batista (SD), Pedro Abreu (REP) e outras autoridades. “É um privilégio para nossa cidade contar com a presença da BAeNSPA, que tanto contribui para a proteção e para a história de São Pedro da Aldeia e do Brasil”, disse Pastel.

OBRAS NO ALECRIM
Ainda na Aldeia, Fábio do Pastel acompanhou, nesta quinta (21), as obras da nova praça do bairro Alecrim, que em breve será entregue à população. O secretário de Serviços Públicos, Raimundo Teixeira, também esteve no local. A área e os arredores receberam iluminação em LED, aumentando a segurança dos moradores. “Hoje estivemos também lá no Arruda, naquele posto de saúde, onde vamos melhorar o espaço e instalar uma cadeira odontológica. Mas agora estamos aqui no Alecrim para falar desta praça, que estamos finalizando. Raimundo esteve aqui, deu uma geral, colocou iluminação em LED em boa parte das ruas, e estou muito feliz pelo que estamos fazendo. Sei que ainda falta cercar para evitar a entrada de animais”, disse o prefeito.

RUSSO NA BERLINDA
Bastou a gente divulgar na coluna desta quinta (21), que o secretário de Meio Ambiente de Araruama, Carlos Russo, participou da operação de fiscalização na Lagoa de Juturnaíba com o Inea, o que choveu de críticas, não tá no gibi. Isso porque, segundo bastidores, Russo seria a pior pessoa para comandar a pasta, porque não entenderia nada do riscado e que estaria se aproveitando do cargo em benefício próprio com recursos advindos de liberação de licenças. E que tem quem acha que, inclusive, ele é o principal erro do governo de Daniela Soares (PL). A coluna entrou em contato com Russo para saber o que ele tem a dizer sobre isso, mas ele não retornou.

TRILHA TRANSLAGUNAR
A Prefeitura de Araruama inaugurou nesta sexta-feira (22) a Trilha Translagunar, que passa a integrar a Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso e conecta municípios banhados pela Lagoa de Araruama. O trajeto tem mais de 10 km de extensão, com início em Iguabinha e passagem pela Orla Oscar Niemeyer, Salinas, Orla da Lagoa em Praia Seca, até o Náutico. Na abertura, estudantes da Escola Municipal Ecológica Francisco José de Marins (Maestro Kiko) percorreram parte do trecho, do Barbudo até o Náutico. A iniciativa foi implantada com consultoria do Programa Bandeira Azul da Região dos Lagos. O objetivo é incentivar o ecoturismo, integrar comunidades locais e fortalecer a conexão entre unidades de conservação.

“SUMIU” DA REDE
O prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto (PL), anda bastante sumido. Já faz uma semana que ele não posta nada em suas redes sociais, o que chamou atenção de muitas pessoas, já que ele costuma ser bastante ativo. Será que esse sumiço está relacionado ao alerta emitido pelo TCE na semana passada sobre o contrato emergencial na área de limpeza urbana, sem licitação, no valor de R$ 39 milhões? O TCE deu um prazo de dois dias para que ele se explicasse. Será que ele se manifestou? Há também preocupação quanto à possibilidade de contratos emergenciais na área da saúde. Curiosamente, o caso ocorreu na mesma semana em que o prefeito esteve em Brasília, buscando aumento de recursos federais para a saúde do município, quando se encontrou com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o deputado federal Dr. Luizinho (PP). Resta saber se ele irá se manifestar sobre esses fatos, deixando a dúvida no ar.

NOVAS PRAÇAS
A prefeita de Saquarema, Lucimar Vidal (PL), juntamente com a vice-prefeita Dra. Raquel (União), seguem inaugurando diversas praças pela cidade. Nos dias 15 e 19 de agosto, os bairros Itaúna e Vilatur receberam novas praças esportivas, com academia para a terceira idade, parquinho infantil, campo de grama sintética e iluminação em LED, dentro do projeto “Uma Praça em Cada Bairro”. “Nosso foco é oferecer espaços de lazer seguros e modernos, que promovam encontros e a convivência entre a população. Muitas outras praças virão em breve”, afirmou Lucimar. O secretário de Esporte, Lazer e Turismo, Rafael Badá, disse que cada praça busca incentivar hábitos saudáveis e a ocupação positiva dos espaços públicos, oferecendo pontos de encontro seguros e voltados para todas as idades. Criado em 2020, o projeto já revitalizou mais de 60 áreas de convivência, promovendo lazer, esporte e socialização para todas as idades, incluindo academias ao ar livre para a população idosa.

REUNIÃO COM BANCO DE DESENVOLVIMENTO DA AMÉRICA LATINA
O prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PT), se reuniu nesta quinta-feira (21), na Codemar, com a CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe), representada no Brasil por Estefânia Laterza, e o executivo sênior para o setor público, José Rafael Neto. Durante o encontro, Quaquá destacou a importância da reunião: “Discutimos projetos sociais, econômicos, turísticos e ambientais para Maricá!” O encontro teve como objetivo avaliar iniciativas que possam gerar emprego, estimular a economia local e promover o uso eficiente de recursos, buscando o desenvolvimento autônomo da cidade e da população.

LANÇAMENTO DE FOGUETES
Falando em Quaquá, ele se reuniu nesta quinta-feira (21) com Celso Pansera, presidente da Codemar, e Walter Pinheiro, do Senai Cimatec, para discutir o desenvolvimento do setor aeroespacial em Maricá. A reunião culminou com a visita de técnicos da Codemar ao terreno nas Ilhas Maricás, onde será construída uma base de lançamentos de pequenos satélites. Pansera destacou a vantagem estratégica do município: “O ângulo e a visibilidade para lançar satélites são muito bons”. O projeto visa transformar Maricá em polo de inovação aeroespacial, atraindo empresas e criando um centro de formação de profissionais. “Nossos estudos estão mostrando resultados promissores”, afirmou o brigadeiro José Vagner Vital.

A ZOEIRA ‘NEVER ENDS’
O ex-prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT), conhecido por ser botafoguense roxo, certamente já acordou hoje sendo alvo de piadas dos amigos. O Glorioso caiu nas oitavas de final da Libertadores, derrotado por 2 a 0 pela LDU, no Equador, nesta quinta-feira (21). Ano passado, Fabiano comemorou como nunca o título inédito da competição, mas agora o clima azedou. E como diz o ditado: passado é passado e não adianta chorar leite derramado. Resta ao ex-prefeito pensar na Copa do Brasil, onde o Botafogo encara o Vasco pelas quartas. A pergunta que não quer calar: será que Fabiano volta a dar sorte ou vai ter que aguentar mais gozação? O pessoal da página “Maricá da Depressão” não perdoou e aproveitou essa onda de zoação.

TROCA DE COMANDO
Em Macaé, o prefeito Welberth Rezende (CID) participou nesta sexta-feira (22) da cerimônia de passagem de comando do 32º BPM, que atua em Macaé, Conceição de Macabu, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, Quissamã e Carapebus. O coronel Olavo Otávio Ramos deixou o comando da unidade, que passa a ser liderada pelo coronel Marcelo Henrique Ferreira Guimarães. Participaram da solenidade secretários municipais, vereadores, o deputado estadual Chico Machado (SD), representantes das cidades da região e autoridades civis e militares. “Estamos no melhor momento da segurança pública do município”, disse Welberth. Em julho de 2025, a letalidade violenta caiu 33,3% em relação ao mesmo mês do ano anterior, enquanto os roubos de veículos e de rua recuaram 50%. No primeiro semestre, os indicadores também registraram quedas: -21,7% na letalidade violenta, -16% nos roubos de veículos e -36,2% nos roubos de rua. Operações da unidade resultaram em prisões, apreensão de armas e drogas, e recuperação de veículos.

DESPOLUIÇÃO DA LAGOA
Em Macaé, a Frente Parlamentar para a Despoluição da Lagoa de Imboassica se reuniu na Câmara Municipal nesta quinta-feira (21) para avaliar a implantação dos jardins filtrantes, lagos com pedras, areia e plantas que tratam o esgoto. Luciano Diniz (CID) informou que a obra será no Canal do Molambo, “um dos que têm mais poluição residencial”, e terá 900 metros quadrados, construída pelo Nupem/UFRJ com verba da Secretaria de Meio Ambiente. Ricardo Salgado (MDB) destacou que é preciso respeitar as etapas da UFRJ e que os jardins serão “um marco na nossa relação com a Lagoa”. Ele acrescentou que a despoluição também depende do saneamento básico, envolvendo a BRK Ambiental, e defendeu soluções que conviverem com a natureza. A próxima reunião da frente será em 25 de setembro, com órgãos ambientais do Estado, do município e o Nupem. Também participam Marvel Maillet (PV) e Tico Jardim (CID).