back to top
02/12/2024 — 11:04
  (Horário de Brasília)

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (22)

Apenas parte dos servidores da Saúde recebem pagamento em Cabo Frio; secretário de Saúde de Búzios esclarece que salários estão em dia; prefeito eleito de Iguaba Grande, Fabinho, visita hospital em Paty do Alferes; prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel, almoça com vereadores; Projeto de Trilhas é lançado em Arraial do Cabo; prefeito de Maricá, Fabiano Horta, participa de entrega da nova sede da Codemar; alunos dos cursos do Centro de Capacitação Profissional de Saquarema recebem certificados; prefeita eleita de Araruama participa de evento da Caixa Econômica... E muito mais!

Compartilhe

PAGAMENTO MEIO NA MEIO

A Coluna Boca Miúda desta sexta-feira (22) começa por Cabo Frio, onde a expectativa para o pagamento dos servidores era alta, já que foi anunciada para esta data. O que ninguém esperava era que apenas uma parcela dos trabalhadores receberia o dinheiro. Um comunicado feito pela secretaria de Saúde nas redes sociais avisou que “uma parte da folha de outubro da Secretaria Municipal de Saúde foi paga, nesta sexta-feira (22), conforme repasse da Secretaria de Fazenda de Cabo Frio. O restante do pagamento será feito conforme novo repasse da Prefeitura”. Quase terminando o mês de novembro e ainda tem gente sem o pagamento referente a outubro. Com isso, os servidores seguem questionando: E o restante? Fica chupando dedo? Qual foi o critério para escolher quem ia receber ou não? Será que foi sorteio? Será que priorizaram os que apoiaram Magdala? São muitas questões, mas em meio a tanto descaso, com a cidade entrando em uma situação caótica, a maior que fica é: Será que é esse o legado que a prefeita Magdala vai deixar no fim do mandato? Parece que sim.

SERÁ QUE VEM AÍ?
Em meio a isso ainda tem a dúvida sobre o pagamento do 13º. Para tentar tranquilizar os servidores – o que tá difícil – a secretária de Administração Pública, Adriana Almeida, publicou um vídeo nas redes sociais afirmando que o processo da folha de pagamento do décimo terceiro salário, gerado sob o número 40.008/2024, foi remetido à Secretaria responsável pelo, ou seja, a Secretaria Municipal de Fazenda. Ainda segundo a secretária, 50% seria pago na folha de outubro e a outra metade, na de novembro. Será que vem aí? O povo está ansioso.

REFORÇO DO RAS

Ainda em Cabo Frio, o vereador Ruy França (PRTB) esteve na sede da Guarda Municipal, acompanhado do secretário André Magalhães, para anunciar que, através de votação na Câmara de Vereadores, foi derrubado o veto que impedia a aplicação da lei do Regime Adicional de Serviço, mais conhecido como RAS para a Guarda Municipal e para a Guarda Marítima e Ambiental, assim como a gratificação prevista pra esses servidores que estarão executando esse serviço. O Regime Adicional de Serviço (RAS) é um programa que poderá remunerar o trabalho dos agentes, em dias de folga. “Esse serviço, que já existe na Polícia Militar, é uma ferramenta importante para reforço da presença ostensiva dos agentes de segurança nas ruas, principalmente em situações especiais, como grandes eventos. Estamos entrando em um período de grande demanda da nossa Guarda Civil Municipal e da Guarda Marítima e Ambiental com a chegada do verão e, certamente, trará muitos benefícios para a população”, declarou Ruy França. Resta saber se terá dinheiro pra pagar, porque nem os que já são reconhecidos estão recebendo. Vale lembrar que Cabo Frio está sem PROEIS porque a prefeitura não pagou os Policiais.

SERGINHO ESTÁ DE VOLTA

Depois de passar uns dias em Portugal, já buscando recursos para o esporte no evento da Federação Internacional de Voleibol, fazendo networking e até aproveitando para turistar um pouco, com direito a corridinha em Lisboa, Dr. Serginho (PL) está de volta em Cabo Frio e, nesse primeiro momento, dedicadíssimo a matar a saudade da filha, Lilice. Embora ele tenha sido eleito prefeito, do jeito que Magdala está deixando a cidade, o que tem de gente achando que ele já pode antecipar o mandato e começar a resolver as coisas, a partir de agora não está no gibi, né? Só que não é bem assim. Serginho só pode fazer qualquer movimento a partir de 1º de janeiro. Aliás, a transição parece que nem começou ainda.

“OUTUBRO 100% PAGO”

Chegou uma denúncia à redação de que servidores da Saúde de Búzios, especialmente da Enfermagem, Saúde Mental e Fisioterapia, estariam também, com os salários atrasados, sem o pagamento de outubro. Procuramos o secretário da pasta, Leônidas Heringer, que esclareceu que todos os servidores estão com seus salários em dia. O que ele acha que provavelmente pode ter acontecido foi um atraso dos funcionários de empresas terceirizadas que trabalham na administração como um todo, mas a responsabilidade do pagamento é da empresa, não da administração direta. “A gente vem passando por uma dificuldade financeira, todo mundo sabe, em relação à entrada de royalties. Inclusive, está prevista para entrar agora na segunda-feira. Então, acredito também que as empresas podem ter dado uma segurada nesses pagamentos para aguardar o repasse do município. Mas, sempre lembrando, o fato de a administração não ter feito pagamento no mês corrente não dá à empresa autorização para ela não pagar os seus funcionários”, afirmou. Ele esclareceu ainda que não tem ninguém pendente de outubro e o que pode estar pendente é alguma coisa de novembro. Lembrando que o pagamento de outubro, vence no dia 5 de novembro e, em tese, as empresas podem ter, no máximo, 15 dias de atraso com os profissionais. “O pagamento que é realizado em outubro, ou seja, o pagamento de outubro, cuja competência é o mês de setembro, não tem ninguém com problema, tá tudo em dia”, completou.

MARCARAM PRESENÇA

A Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico, celebrou no Dia da Consciência Negra, a história e a resistência da população afro-brasileira e quilombola com uma programação especial na Praça Quilombola, no Mercado do Pescador. O evento reuniu lideranças e a comunidade para reflexões sobre a chegada do povo negro à região, os desafios enfrentados e a importância da preservação do território do Quilombo da Rasa e do Quilombo da Baía Formosa. Quem também prestigiou a programação, foi o secretário de Cultura e Patrimônio Histórico, Alan Câmara, a Secretaria de Turismo, Patrícia Chaves, e o vice-prefeito eleito, Leandro da Rasa (REP), representando o prefeito Alexandre Martins (REP). A celebração foi encerrada com uma emocionante apresentação do grupo Mulheres Jongueiras de Búzios, que encheu a tarde de cultura e tradição afro-brasileira.

CONEXÃO IGUABA x PATY

O prefeito eleito de Iguaba Grande, Fabinho (CID), esteve em Paty do Alferes, nesta sexta-feira (22), a convite do prefeito Juninho Bernardes para conhecer o Hospital Municipal Manoel Congo. A ideia é conhecer de perto a estrutura moderna e funcional que atende cerca de 30 mil habitantes, população semelhante a iguabense. O hospital contará com 50 leitos, dois centros cirúrgicos, uma UTI e uma maternidade, estrutura que é considerada ideal para realidade Iguaba. O prefeito Juninho cedeu gentilmente o projeto técnico: “Ajuda a gente a economizar e errar menos, afinal é um projeto 100% adaptável”, explicou Fabinho, ressaltando que “a troca de experiências entre os municípios é essencial para promover avanços. Ver um projeto tão bem estruturado e com soluções viáveis nos motiva a aplicar algo do tipo em Iguaba Grande, garantindo um atendimento de saúde mais humanizado e eficiente para nossa população”, declarou. Lembrando que Fabinho já foi até Brasília buscar recursos para o futuro hospital e outras demandas estratégicas do município. Mesmo antes de tomar posse, o prefeito atua para viabilizar um sonho da população e uma promessa de campanha. É como se diz no popular, ou seja, “correr atrás? Que nada! O Segredo é correr na frente”.

ALMOÇO DE AMIGOS OU DA BASE?

Um almoço no Delícia da Lagoa, reuniu nesta sexta-feira (22), o prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), além do vereador eleito e chefe de Gabinete, Moisés Batista (SDD); os também recém eleitos, Paulo Santana (PP) e Pedro Abreu (REP); e os reeleitos Márcio Soares (PL) e Jean Pierre (PP). Seria esse o retrato da base de governo de Fábio no seu novo mandato a partir de janeiro? Fomos atrás da resposta. Fábio escorregou dali e daqui e se limitou a dizer que foi “apenas de um almoço entre amigos e que tudo vai dar bom”, como ele costuma dizer. Mas é claro que no cardápio, além de peixe e camarão, teve muita política. Cabe destacar que o Procurador-geral Peter Samerson, a secretária de Saúde Maria Marcia e o secretário de Governo Júnior também estavam nessa resenha. Para quem é da política, almoço bom é assim, com amigos e aliados. Ainda mais num sextou desses!

PRÊMIO ZUMBI DOS PALMARES

Ainda na Aldeia, o secretário de Cultura, Thiago Marques, participou do 3º Prêmio Zumbi dos Palmares, realizado no Teatro Municipal Dr. Átila Costa, em comemoração ao Dia da Consciência Negra. Durante a cerimônia, foram homenageados Elisângela Rodrigues, Fabiana Ramos da Costa Guedes, João Paulo Fonseca dos Santos, Josephane da Silva Lima, Renato Mendonça, Robson Alves de Lima, Vilma Jacinto Albuquerque, por seus contribuições sociais e culturais, e o Guarda Civil Municipal, João Paulo Fonseca dos Santos. Também marcaram presença no evento a secretária de Assistência Social, Aline Manhães; a coordenadora de Políticas de Promoção de Igualdade Racial, Fernanda Costa; a fundadora da Associação de Mulheres Afrodescendentes Nair de Souza, Luzia de Souza Pereira; a diretora do Departamento de Direitos Humanos, Indiara Falcon, e a equipe do CEAM, incluindo a coordenadora Luciana de Oliveira, além de outras personalidades. Na programação, apresentações da Associação Grupo de Capoeira Auê e do Coletivo Cadeia Aldeia, além de palestra com a advogada do CEAM aldeense, Fabiana Ramos da Costa. A culinária tradicional foi representada por Valeria Cristina Nunes Ribeiro, com mini-acarajés, e o acaçá de Joelma dos Santos Silva.

LANÇAMENTO PROJETO DE TRILHAS

O secretário de Turismo de Arraial do Cabo, Júnior Chuchu, e o de Meio Ambiente, Jorge Oliveira, apresentaram nesta sexta-feira (22) o lançamento do Projeto de Trilhas, em um encontro com guias de turismo e ambientalistas. A iniciativa tem como objetivo transformar as trilhas naturais da região em um circuito completo, mapeado e sinalizado, visando maior segurança e acessibilidade para moradores e turistas. Durante o evento, Chuchu destacou que o projeto será realizado em parceria com o Sebrae e utilizará recursos provenientes de uma compensação ambiental obtida pela Secretaria de Meio Ambiente. Ele explicou que a proposta inclui a criação de 100 km de trilhas interligando Araruama e Cabo Frio, passando por bairros como Pernambuca, na divisa entre Araruama e Arraial do Cabo, até Monte Alto, no limite com Cabo Frio. O encontro ressaltou o potencial do projeto para fomentar o turismo sustentável, gerar empregos, aumentar a renda local e contribuir para a preservação das áreas naturais da região. Vale ressaltar que na semana passada, Jorge reuniu-se com gestores municipais para discutir o plano inicial de mapeamento. A iniciativa busca atuar em três frentes: recreação, geração de emprego e renda e conservação ambiental. A primeira fase do projeto consistirá em um diagnóstico completo das áreas a serem mapeadas, seguido pela definição das rotas e pontos de interesse utilizando tecnologia GPS.

RETIRADA DAS BARRACAS

Falando em Júnior Chuchu e Jorge Oliveira, ambos participaram, nesta quinta-feira (21), de uma ação de limpeza na Praia dos Anjos, envolvendo o serviço público e a IDAC. A atividade consistiu na remoção de barracas antigas e na limpeza de áreas destinadas ao turismo e à preservação ambiental. O trabalho foi concentrado na região da ADEPAC, ponto de acesso para embarcações de pequeno porte que operam na beira da praia. A ação integra um planejamento estratégico para preparar a área para a alta temporada de verão, com o objetivo de aprimorar a recepção aos turistas que visitam o local. A medida é parte de um conjunto de iniciativas destinadas a melhorar as condições de infraestrutura e a preservação ambiental da região, fatores essenciais para o turismo local.

NOVA SEDE E LANÇAMENTO DAS OBRAS

Em Maricá, o prefeito Fabiano Horta (PT) esteve nesta sexta-feira (22) participando da entrega da nova sede da Codemar. Ele também aproveitou para realizar o lançamento oficial das obras do Hotel Maricá, que está sendo construído ao lado do aeroporto, em Araçatiba. A cerimônia contou com a presença do vice-prefeito eleito, Joãozinho Maurício (PT); do presidente da Codemar, Hamilton Lacerda; da vereadora eleita, Adriana Costa (PDT); de outras autoridades e também de operadoras que atuam no aeroporto no setor offshore. Com o novo prédio administrativo, a antiga estrutura da Codemar atenderá exclusivamente às operações do aeroporto. Horta reforçou a importância desse hotel para a economia da cidade: “Esse hotel, em dois anos, vai estar completamente pronto, podendo atender a cidade na sua dimensão e na sua potência offshore. A gente já tem um grande movimento de pessoas que circulam para fazer translado para as plataformas de petróleo, que vão ter aqui uma estadia quando necessário, mas também a natureza e o viés turístico que Maricá tem. Um hotel padrão três estrelas que vai atrair gente para Maricá e garantir a indução de uma economia cada vez mais turística.” O empreendimento contará com 166 unidades hoteleiras, restaurante para 180 lugares, um centro de convenções modular para 250 pessoas, estrutura completa para eventos e um centro de negócios. Esse sonho começou pelo deputado federal e prefeito eleito Washington Quaquá (PT), que sempre acreditou que Maricá merecia um aeroporto de referência para o Rio e para o Brasil. Junto com Horta, eles trilharam esse caminho e hoje concretizaram mais um passo desse projeto. Por falar em Quaquá, ele já tinha anunciado diversos projetos que pretende implementar no início de seu mandato. A movimentação é intensa para a transição de governo. Ontem mesmo já foi divulgada a lista dos secretários. É, Quaquá está em seu modo “turbo” e pretende acelerar ainda mais para o próximo pleito.

REVITALIZAÇÃO DO RIO MUMBUCA

Falando em Fabiano Horta, ele anunciou, nesta quinta-feira (21), a revitalização do Rio Mumbuca. Juntamente com o secretário de Habitação, Victor Maia, eles vistoriaram as margens do rio. Centenas de famílias que viviam em moradias extremamente precárias e perigosas, em uma área de alagamento onde a vida humana estava constantemente em risco, já foram reassentadas em moradias definitivas por meio de um programa de habitação da cidade. Segundo Horta, 140 famílias já deixaram essas moradias: “A gente está aqui demolindo essas casas para que a gente possa construir aqui um grande processo de revitalização de todo o Rio Mumbuca.” Horta continuará acompanhando essas obras até o final do seu mandato, principalmente o projeto que abrange desde a RJ-106 até a ponte, passando da ponte em direção ao bairro da Mumbuca. Lá, 32 famílias já foram reassentadas, e as que ainda estão em processo de saída devem concluir essa etapa em breve. Vale destacar que o município conta com o programa Habitar Melhorias, lançado pelo próprio Fabiano neste ano. A reforma das casas visa garantir mais dignidade, segurança e conforto para os moradores, que antes enfrentavam problemas estruturais, risco hidrológico e perigo de desabamento de suas residências.

SE PREPARANDO PARA OS DESAFIOS

Em Araruama, a prefeita eleita Daniela de Lívia (MDB) está na capital, participando do encontro da Caixa Econômica em parceria que move para os prefeitos eleitos. No início da semana ela esteve lá em Brasília, participando de diversos eventos. Um deles foi o Seminário de Novos Gestores, com o objetivo de aprimorar a governança municipal. Esses encontros que ela anda fazendo, visa proporcionar uma troca de conhecimentos, experiências e boas práticas na administração pública municipal. É, Daniela realmente precisa aprender muito para não começar seu mandato completamente perdida. Mas é bem provável que isso aconteça, e Daniela poderá sentir a pressão de governar uma cidade em caos. Demissões em massa, salários atrasados, dividas acumuladas… Essa é a situação deixada pela prefeita Lívia de Chiquinho (REP). Uma verdadeira batata quente. Afinal, a conta precisa fechar, não é? Fizeram uma campanha milionária para a candidatura de Daniela, e agora os desafios estão aí. Mas o que todos comentam é que o comando é do o ex-prefeito Chiquinho da Educação (MDB). Esse dá nó em pingo d’água. É claro que a oposição estará de olhos bem abertos para qualquer irregularidade que surja durante o mandato de Daniela. Mas a bem da verdade, é que tudo sinaliza para mais um “governo de Chiquinho e as mulheres de sua família”. Ai da prefeita eleita que se empolgue.

ENTREGA DOS CERTIFICADOS

Já em Saquarema, a diretora-geral do Centro de Capacitação, Daniela Borges, entregou, nesta semana, 180 diplomas aos alunos dos cursos do Centro de Capacitação Profissional Vinicius Vidal França. A formatura foi realizada na Casa do Educador, no Porto Novo. O evento contou com a presença do ex-secretário de Educação, Antonio Peres; do atual subsecretário, Raphael Coutinho; da pedagoga do SENAI, Marcelle Brito; e da analista de Responsabilidade Social do SESI, Priscila Wilemen. Foram contempladas as turmas dos cursos de Confeccionador de Bolsas de Tecido, Operador de Sistemas Operacionais de Rede, Eletricista de Automóveis, Operador de Computador, Instalador de Drywall, Costureiro Industrial e Auxiliar de Padaria e Confeitaria, cursos que tiveram de 3 a 5 meses de duração. Neste ano, foram entregues pelo Centro 300 diplomas de cursos de capacitação. Ainda em novembro e até fevereiro de 2025, outros cursos, com 3 a 6 meses de duração, serão finalizados.

CERIMÔNIA DE HASTEAMENTO

A vereadora reeleita de Saquarema, Adriana de Vander (SDD), participou nesta quinta-feira (21) da cerimônia de hasteamento da Bandeira Azul na Praia de Itaúna. Quem também estava presente foi a coordenadora do programa, Marcelli Ladeira, e o vereador eleito e secretário de Esportes e Turismo, Rafael Badá (SDD). A Bandeira Azul é um certificado internacional que reconhece a qualidade das praias, a educação ambiental e a gestão sustentável. Sua conquista mostra o compromisso da cidade em oferecer um ambiente limpo e seguro para todos, além de estimular o turismo e valorizar as belezas naturais. Vale ressaltar que, no início do mês, Marcelli e Rafael participaram da Cerimônia Nacional de Entrega da Bandeira Azul em Salvador, na Bahia. A Praia de Itaúna foi certificada pela terceira vez consecutiva, reconhecendo as práticas em gestão e conservação ambiental. Além disso, Itaúna atendeu aos padrões de qualidade da água exigidos pelo programa, demonstrando adequação aos critérios de balneabilidade estabelecidos. Saquarema, considerada a Capital Nacional do Surf, vem se consolidando como um destino turístico procurado por visitantes em busca de lazer e práticas sustentáveis.

Redação
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo