BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (22)

Castro organiza evento de lançamento na Região dos Lagos; Zé divulga Cabo Frio em Exposição de Cavalos em Minas; Vantoil visita escola e acompanha colônia de férias; Pastel viaja com comitiva para capacitação em Curitiba; Miguel Pereira participa de formatura de curso da Marinha em Búzios; a futura Clínica Animal de Arraial; a 'prima pobre da Região dos Lagos' que adora luxar; e muito mais...

1333

CASTRO NOS LAGOS

A coluna Boca Miúda desta sexta-feira (22) começa com o governador Cláudio Castro (PL), que está com os dois olhos bem atentos no eleitorado da Baixada Litorânea. A assessoria de Castro marcou para 13 de agosto um evento de lançamento da candidatura dele à reeleição em Cabo Frio. Ainda não há confirmação de local e horário. O certo, porém, é que os chefes de executivo da Região dos Lagos devem comparecer em peso: nomes como Manoela Peres (UNIÃO), de Saquarema, Lívia de Chiquinho (PP), de Araruama, Vantoil Martins (CID), de Iguaba Grande, Fábio do Pastel (PL), de São Pedro da Aldeia, Marcelo Magno (PL), de Arraial do Cabo, e Alexandre Martins (REP), de Búzios, são aguardados no evento. Só mesmo José Bonifácio (PDT), de Cabo Frio, não deve ir, já que está fechado com Rodrigo Neves (PDT) para o governo. Agora, pensa só, se Castro, no evento de lançamento da pré-candidatura de Dr. Serginho (PL), trouxe aquela turma toda dele, imagina em evento próprio? Vai vendo…

OPERAÇÕES DESASTROSAS

Entretanto… Antes de fazer a festa de lançamento da pré-candidatura na Região dos Lagos, o Governador Cláudio Castro está às voltas com tentativas de explicação sobre a nova operação que aconteceu, desta vez, no Complexo do Alemão. Ao todo, foram 18 mortos, sendo um deles, uma mulher de 50 anos, que estava dentro de seu carro, e outro um PM, que foi baleado por pessoas que atacavam a UPP da Fazendinha. Se por um lado tem uma parcela da população que apoia esse tipo de ação policial – ou chacina –, por outro, setores da sociedade avaliam como desastrosas as incursões adotadas pela política de segurança do estado. A polícia que mais mata, também é a que mais morre e mais se suicida. Qual a sua opinião?

BONIFÁCIO EM MINAS

Por falar em José Bonifácio, o prefeito cabo-friense está representando o município na 39ª Exposição Nacional RAM do Cavalo Mangalarga Marchador, em Belo Horizonte. A secretária de Turismo, Esporte e Lazer de Cabo Frio, Katyuscia Brito, publicou fotos da presença da comitiva da cidade no evento nesta sexta-feira (22). Segundo Brito, a Prefeitura está divulgando o município, na exposição que é a maior do Brasil, com mais de 1.600 cavalos. Que tragam louros de lá.

DESAPROPRIAÇÃO DE IMÓVEIS

Ainda falando do prefeito de Cabo Frio, um vídeo foi publicado nas redes sociais anunciando a desapropriação de vários imóveis para concluir a ligação viária da Rua Tamoios com a Avenida Antônio Feliciano de Almeida. De acordo com Zé, essa área, que é próxima à Praia do Forte, “há anos espera sua execução”. O prefeito afirmou que o plano viário da cidade já prevê a abertura desta via há décadas. Zé informou que os proprietários de imóveis do local serão procurados por representantes do município para tratar de indenizações. Vem mais um quiproquó pra conta?

GREGOS E TROIANOS NAS RUAS

Por falar nas polêmicas de Cabo Frio, neste sábado (23), dois atos antagônicos estarão nas ruas em forma de protesto. Um grupo pretende recolher assinaturas na Praça do Moinho, no Peró, para um abaixo-assinado em defesa do Mangue da Ogiva. O outro lado prevê uma manifestação pacífica em favor do empreendimento na Ogiva na Pracinha da Gamboa, na descida do Jacaré. O movimento tem como mote “quem tem medo do trabalho não quer ver o progresso”. A citação encontra eco em declarações recentes de José Bonifácio, que disse em um vídeo sobre a ampliação do estacionamento de um shopping: “não podemos nos conformar que denúncias anônimas ou de setores atrasados da sociedade venham comprometer o desenvolvimento econômico e sustentável de Cabo Frio”. Será que a opinião de Zé se estende no caso da Ogiva?

ARRAIÁ DA MAGDALA

Falando agora sobre a vice-prefeita de Cabo Frio, Magdala Furtado (PL), neste sábado (23), vai promover um arraiá daqueles, na Praça de Unamar, a partir do meio-dia. Também vão ter ações sociais, incluindo espaço da beleza e da saúde com vários serviços gratuitos. “Tudo para facilitar a vida dos tamoienses”, disse a vice-prefeita de Cabo Frio. Sem esquecer da criançada, claro, que terá espaço de lazer com brinquedos e recreação. “Vamos movimentar essa garotada. Ah! Também teremos comidas típicas para festa ficar ainda melhor”, completou. Além da festa, Magdala Furtado também tem postado em suas redes sociais para que aqueles que puderem, que levem um quilo de alimento não perecível, que será destinado às famílias carentes do Distrito.

CONVENÇÃO DO AVANTE

O vereador de Cabo Frio Thiago Vasconcelos participou da convenção partidária do Avante, no Rio, na última quarta-feira (20) e preencheu a documentação relacionada para a candidatura a deputado federal. “A Região dos Lagos precisa de uma representação que traga emendas e busque melhorias”, escreveu Thiago. O vereador publicou vídeo de seu discurso nas redes sociais.

AGENDA CHEIA

De Iguaba Grande, o prefeito Vantoil Martins (CID) esteve com o secretário de Educação e Governo, Jales Lins, na escola Alice Canellas, no bairro São Miguel, acompanhando os serviços de pintura e a construção da quadra poliesportiva. A secretaria de Educação está realizando a manutenção de todas as escolas do município, através do Programa Escola em Ação. Além disso, o chefe do Executivo acompanhou o último dia da colônia de férias, realizada pela secretaria de Turismo na quadra do Boa Vista, para as crianças dos projetos esportivos do município. Durante toda a semana, cerca de 100 crianças puderam se divertir com diversas brincadeiras, oficinas e animações com a presença dos animadores da Turma da Tia Carol. “Gostaria de parabenizar a iniciativa, que proporcionou para nossas crianças, mesmo no período de férias escolares, muitas brincadeiras e diversão”, comentou Martins.

NA EXPECTATIVA DO CINTURÃO

Por falar nele, o prefeito iguabense acompanha, nesta segunda-feira (25), o início da última etapa da construção do cinturão de blindagem do entorno da Lagoa de Araruama, no bairro Ubás. Na primeira etapa da obra, a Prolagos construirá uma caixa de captação em tempo seco, onde todo o esgoto será interceptado; uma estação elevatória, que será responsável por bombear o material coletado até a Estação de Tratamento de Esgoto da cidade e um quilômetro de rede, que receberá o esgoto que sai dos imóveis. A obra terá a duração de 90 dias. “A Prolagos tem sido uma grande parceira com as demandas do nosso município. Iguaba Grande é banhada pela Lagoa de Araruama e esse é o nosso principal cartão postal. Estamos bastante entusiasmados com essa obra, sobretudo com relação à recuperação da balneabilidade”, finalizou Vantoil.

CAPACITAÇÃO NO SUL

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), publicou foto nas redes sociais nesta sexta-feira (22) informando que vai participar de uma capacitação em Curitiba, no Paraná. Fábio justificou que a viagem é “em busca de práticas que vêm dando certo para uma das melhores cidades para se viver no Brasil”. “Esse é o foco, aprender com quem conseguiu para poder superar depois”, arrematou Fábio. Na foto postada, o prefeito estava acompanhado do chefe de Gabinete, Moisés Batista, e do assessor especial Felipe Macedo.

VISITA A UNIDADES DE SAÚDE

Antes da viagem, na quinta-feira (21), Fábio publicou um vídeo de uma visita que fez com a secretária de Saúde, Maria Márcia Fontes, e com o presidente da Câmara, Denilson Guimarães (SDD), em mais duas unidade de saúde que estão ficando prontas na cidade. “As unidades do Campo Redondo e Baixo Grande estão em fase final dos serviços de reparo e posso garantir para vocês que estão ficando lindos e funcionais”, escreveu Fábio.

FORMATURA DE AGENTES

A Prefeitura de Búzios realizou, nesta quinta-feira (21), a formatura e entrega de certificado e as habilitações dos servidores aprovados no curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público (ETSP), da Marinha do Brasil – Delegacia da Capitania dos Portos de Cabo Frio, para conduzirem embarcações do Estado. Esteve presente o prefeito interino e secretário de Obras, Saneamento e Drenagem, Miguel Pereira, o secretário de Ambiente, Pesca e Urbanismo, Evanildo Cardoso Nascimento, o subcoordenador de Pesca e Agricultura, Luiz Paulo e o Sr. Capitão de Corveta Geraldo Henrique Nascimento Melo Delegado da Capitania dos Portos em Cabo Frio, o encarregado do curso, o 1°SGT MR Ribeiro e sua guarnição de monitores.

EM PROL DOS ANIMAIS

A secretaria do Ambiente e Saneamento de Arraial do Cabo realizou, nesta quinta-feira (21), junto com a Comissão da Causa Animal, uma visita técnica em Monte Alto, no local onde será implantada a Clínica Veterinária Municipal. O espaço vai passar por uma reforma de adaptação, de forma que possa oferecer consulta clínica e cirurgia de castração. A comissão, criada para acompanhar a implantação do projeto no município, é formada por representantes da sociedade civil e poder público municipal.

DIA DA MULHER NEGRA, LATINA E CARIBENHA

Ainda sobre Arraial, o município realiza, na próxima segunda e terça-feira (25 e 26), um evento para celebrar o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. A atividade será na sede da subsecretaria de Cultura (antigo Cinema), localizada na Avenida da Liberdade, 50, Centro. A data além de ser uma homenagem à Tereza de Benguela, líder quilombola que se tornou rainha, resistindo à escravidão por duas décadas, também relembra o marco internacional de luta e resistência da mulher negra e reafirma a necessidade de enfrentar o racismo e sexismo vividos até hoje por mulheres que sofrem com a discriminação racial, social e de gênero. Haverá feira de afroempreendedoras, exibição de filme e peça de teatro, apresentação musical, rodas de conversa, palestra e oficinas. O evento é uma realização da Prefeitura de Arraial do Cabo.

ELA GOSTA É DE ‘LUXAR’

Em Araruama, o festival de vinho e jazz, a ser realizado na próxima semana, ganhou divulgação maciça e pesada com direito até a outdoors alugados ao longo da RJ-124, a ViaLagos. Não dava para esperar diferente, conhecendo o jeitinho espalhafatoso da cúpula que administra o município. Será que há mesmo essa margem toda para tamanho investimento em divulgação de um evento? Para quem tanto chora miséria dizendo que o município é o primo pobre da Região dos Lagos, de repente, estaria na hora de abaixar um pouco a soberba e botar os pezinhos no chão. Ou apenas mudar a retórica, já que tanto tem destoado o discurso.

CHAPA FREIXO-MAIA

O pré-candidato ao governo do Estado, Marcelo Freixo (PSB), bateu o martelo e oficializou, na tarde desta sexta-feira (22), César Maia (PSDB) como seu vice na chapa. Com o anúncio, as três principais candidaturas a Governo do Estado já têm sua chapa definida: Cláudio Castro (PL) com o ex-prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis (MDB); Rodrigo Neves (PDT) com Felipe Santa Cruz (PSD) e Marcelo Freixo (PSB) com César Maia (PSDB).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui