NADA COM UM DIA APÓS O OUTRO
A coluna Boca Miúda desta sexta-feira (21) começa por Cabo Frio, afinal nada como um dia após o outro. O prefeito Dr Serginho (PL) cortou um dobrado, na quinta-feira (20), por causa da situação envolvendo a Guarda Municipal e a Postura. Mas hoje o dia foi de celebração, pelas mãos da Cultura. Aliás, a Secretaria de Cultura tem trazido muitos motivos para o prefeito comemorar. O principal deles é a devolução do Teatro Municipal, que passará por uma transformação após 8 anos fechado. O espaço também será uma escola técnica de teatro e, além de servir para formar novos atores, vai ser uma casa aberta de novo ao público para atendê-lo, não só para ensinar. Era uma casa que estava fazendo falta para a cena artística da Região dos Lagos, para apresentação teatral, shows, festivais de cinema, esquetes e tudo mais. A previsão é que seja entregue novamente ao público até julho, no mais tardar. Para além disso, a parceria com o secretário de Estado, Anderson Moraes, tem sido uma parceria de ouro. Parabéns à cultura cabo-friense. Confira, abaixo, as entrevistas e outros registros.
____________

PONTOS DE HIDRATAÇÃO E BANHEIROS
Depois de contornar a crise por conta do ordenamento e se tornar aceito entre os motoboys, o prefeito Dr. Serginho (PL) se reuniu com a categoria nesta quinta (20), no auditório da Prefeitura. O encontro contou também com a presença de secretários municipais. Além de falar sobre operações realizadas pela Guarda Municipal para coibir o uso de escapamentos irregulares em motocicletas, o prefeito ouviu atentamente as sugestões e reclamações dos condutores. Entre elas, os representantes pediram uma lei que formaliza a profissão de motoboy no município e maior compreensão durante as fiscalizações. Além disso, eles também reivindicaram a implantação de pontos de apoio com banheiros e hidratação em locais estratégicos da cidade, a regularização de uma carteira de habilitação social subsidiada para motoboys e melhorias na segurança, especialmente na Rodovia Amaral Peixoto, em Tamoios. Serginho já determinou ao secretário de Mobilidade Urbana, Josias da Swell, que inicie estudos para a instalação de pontos de apoio no Centro, Grande Jardim Esperança e em Tamoios. Sobre as fiscalizações, o prefeito explicou que as operações continuarão, mas com foco principal nos escapamentos barulhentos, enquanto outras infrações serão tratadas inicialmente com orientações para que os profissionais possam se regularizar.

SERVIÇOS CONCLUÍDOS ATÉ O CARNAVAL
O vice-prefeito de Cabo Frio, Miguel Alencar (União), vistoriou nesta sexta-feira (21) o andamento da revitalização e reforma do Forte São Mateus, um dos principais cartões-postais da cidade. Durante a manhã, os funcionários trabalhavam na instalação do guarda-corpo. Os serviços serão concluídos até o Carnaval. Nesta fase da revitalização, iniciada no começo do mês, estão sendo refeitas as instalações elétricas e a iluminação do monumento histórico. A intervenção também inclui pintura, melhorias no guarda-corpo, instalação de novas lixeiras, manutenção do portão de entrada e do telhado. A ação é conduzida pela Secretaria da Cidade, em parceria com a Comsercaf e as secretarias de Cultura e Meio Ambiente. “Essa revitalização garante mais segurança e conforto para os visitantes, além de preservar esse patrimônio tão importante para a cidade. Nossa gestão segue comprometida em cuidar dos espaços públicos e valorizar nossa cultura”.

PARCERIA À VISTA?
O prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), recebeu nesta quinta-feira (20) o cônsul-geral do Canadá, François Jubinville, em seu gabinete. O encontro teve como foco o fortalecimento das relações entre o município e o país norte-americano, com destaque para possíveis parcerias nas áreas de turismo, meio ambiente e intercâmbio cultural. Durante a reunião, o cônsul teve a oportunidade de conhecer mais sobre as riquezas naturais de Arraial do Cabo e seu potencial turístico. Segundo o consulado, o Brasil tem registrado um aumento expressivo de turistas canadenses nos últimos anos, o que reforça o interesse do país na região. Marcelo apresentou gráficos com dados sobre o turismo no município e ressaltou os baixos índices de criminalidade. Também foram abordados o calendário anual de eventos e a temporada de baleias, fatores que impulsionam o setor turístico local. “Nossa maior vocação é o turismo. O município tem diversos projetos em andamento para fortalecer o setor e atrair empreendimentos privados, promovendo o turismo sustentável. Hoje somos a Capital Nacional do Mergulho e um dos destinos mais procurados no litoral do estado do Rio”, destacou o prefeito.

MUSEU OCEANOGRÁFICO
A Fundação Municipal de Meio Ambiente, Pesquisa, Ciência, Tecnologia, Esporte e Lazer (FUNTEC Ambiental), em parceria com a Marinha, está preparando o retorno dos aquários para o Museu Oceanográfico do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM). Na última quarta-feira (19), a equipe da FUNTEC Ambiental, liderada pelo presidente Ronnie Plácido, reuniu-se com a diretora do Museu Oceanográfico da Marinha, segundo-tenente Marina Montenegro, e com o diretor do IEAPM, Capitão-de-Mar-e-Guerra Sandro Baptista Monteiro. A reunião serviu para apresentar o local destinado à instalação dos novos aquários. A FUNTEC Ambiental iniciará, em breve, contato com o Aquário Marinho do Rio de Janeiro (AquaRio) para solicitar apoio técnico na instalação dos aquários de água salgada, que abrigarão espécies marinhas locais. Além do presidente da Funtec, estavam presentes a diretora de projetos oceanográficos da fundação, Yaci Gallo Alvarez, e a supervisora de projetos de mar, Dora Barbalho. “Esse foi um pedido do prefeito Marcelo Magno. O retorno dos aquários para o Museu Oceanográfico será de grande importância tanto para a preservação da biodiversidade marinha quanto para a educação e divulgação científica. Com os aquários em funcionamento, o museu fortalece sua missão de aproximar o público da fauna marinha local, permitindo que visitantes e pesquisadores conheçam de perto espécies endêmicas da região”, disse Ronnie.

PRESTAÇÃO DE CONTAS
O secretário de Saúde de Arraial do Cabo, Jorge Diniz, realizou uma audiência pública nesta quinta-feira (20) para prestar contas sobre as ações da pasta no último quadrimestre de 2024. A subsecretária Nataly Queiroz também esteve presente. Durante a apresentação, foi informado que o município investiu R$ 177 milhões na saúde, superando o mínimo exigido por lei. Foram aplicados 20,71% da arrecadação municipal na área, acima do percentual obrigatório de 15%. O relatório destacou números expressivos nos atendimentos da Atenção Primária, com quase 50 mil visitas domiciliares, além dos serviços especializados, como 10.303 procedimentos odontológicos e 5.458 atendimentos na Casa do Autista. O combate às arboviroses alcançou mais de 66 mil pessoas, com 494 casos suspeitos de Covid-19 notificados, mas sem registros de óbitos. As unidades de saúde da cidade apresentaram grande volume de atendimentos: a Policlínica Municipal realizou 8.601 consultas e mais de 16 mil exames e procedimentos, enquanto o Hospital Geral atendeu quase 29 mil pessoas. O recém-inaugurado Pronto-Socorro de Figueira também teve alta demanda, com mais de 12 mil atendimentos.


SEGURANÇA NO CARNAVAL E PARCERIA COM O ESTADO
A prefeita de Araruama, Daniela Soares (MDB), se reuniu, nesta sexta-feira (21), com a comandante do 25º BPM, coronel Andréia, o tenente Barreto, da 3ª Cia, com o secretário de Segurança, Pedro Soares e o vereador Anderson Moura (PL). Na pauta, a segurança do Carnaval. “É nossa cidade mais segura”, disse Daniela. Na cidade, a folia vai acontecer no centro de Araruama e nos distrito de Praia Seca, São Vicente e Iguabinha, que receberão blocos de rua e bandas locais. Para além disso, Daniela recebeu o secretário Estadual de Infraestrutura e Obras Públicas, Uruan Andrade. “Discutimos investimentos e ações que irão fortalecer a infraestrutura de Araruama, trazendo mais desenvolvimento e qualidade de vida para a cidade”, disse Daniela.
VAI INVESTIGAR “LARANJA DE CHIQUINHO”
A Câmara Municipal de Araruama criou uma comissão especial para investigar possíveis irregularidades relacionadas ao ex-secretário de Obras, Cláudio Barreto. Segundo os vereadores, há indícios de que ele teria feito “ajustes” financeiros que não seriam compatíveis com sua renda oficial. A comissão, que promete vasculhar documentos e ouvir testemunhas, tentará descobrir o que realmente aconteceu. Cláudio ainda não se pronunciou, mas sua defesa já garantiu que tudo foi feito dentro da lei. Enquanto isso, os ânimos estão elevados, e o nome de Cláudio continua sendo lembrado como o “laranja” do ex-prefeito Chiquinho da “Malcriação” (PODE). Contudo, como já sabemos, quando a casa cai, ninguém escapa. Será que a casa cai?

ELEITO VICE-PRESIDENTE DO COSEMS-RJ
O secretário de Saúde de Búzios, Leônidas Heringer, foi eleito vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (COSEMS-RJ) em eleição realizada nesta quinta-feira (20). Com mandato de dois anos, ele reforça a representatividade de Búzios nas decisões estratégicas da saúde pública estadual. Além disso, Heringer também é diretor do CONASEMS, atuando na formulação de políticas públicas de saúde em nível nacional. “Ser vice-presidente do COSEMS-RJ é uma honra e uma grande responsabilidade. Vamos atuar diretamente na governança da saúde, representando Búzios e todos os municípios do estado com compromisso e dedicação”, afirmou Heringer.

AUDIÊNCIA PÚBLICA
A Câmara Municipal de Búzios realizará, na próxima segunda-feira (24), uma audiência pública de prestação de contas do Fundo Municipal da Saúde. A sessão, marcada para as 14h, terá como objetivo a apresentação do relatório referente ao 3º quadrimestre de 2024. Conforme o artigo 198 da Constituição Federal, o relatório deverá detalhar o montante e a origem dos recursos aplicados, além das auditorias realizadas ou em andamento, incluindo suas recomendações e determinações. Também será discutida a oferta e produção de serviços públicos na rede municipal, incluindo os serviços próprios, contratados ou conveniados, com a comparação desses dados aos indicadores de saúde da população atendida. A população poderá participar presencialmente, no plenário da Casa Legislativa, ou acompanhar a audiência por meio das redes sociais.

RECEBEU SECRETÁRIO ESTADUAL
Em Iguaba Grande, o prefeito Fabinho Costa (CID) percorreu pontos estratégicos em mais uma visita técnica. Nesta quinta-feira (20), recebeu o secretário de Infraestrutura e Obras do Estado, Uruan Cintra. Também estiveram presentes o vice-prefeito Marciley Lessa (PL), o chefe de Gabinete, Marcello Costa, e o secretário de Obras, Alexandre Freitag. O grupo esteve na Estrada do Sal, no Parque dos Desejos, onde acontecem obras de macrodrenagem e pavimentação. Fabinho busca a pavimentação completa da via para atrair empresas para a Zona Especial de Negócios. Durante a visita, reforçou a importância da obra para a mobilidade urbana e para a valorização da região, afirmando: “A mobilidade urbana é um dos pilares do nosso compromisso com a cidade. Estamos trabalhando para garantir infraestrutura de qualidade, tanto para os moradores quanto para o desenvolvimento econômico. Essa estrada é um eixo fundamental para a ZEN, e a pavimentação de mais de 20 ruas.” Fabinho também protocolou projetos para asfaltar mais de 20 ruas em diferentes bairros, totalizando 8,5 km. O compromisso segue firme. A economia? Segue em franco crescimento.

“EVENTO FOI UM SUCESSO”
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda de Iguaba Grande, Vantoil Martins, marcou presença, nesta quinta-feira (20), no 1º Mirante Workshow, realizado no Mirante Municipal Dona Célia. Nas redes sociais, Martins declarou que o evento foi um sucesso. A organização foi do Centro de Capacitação Lahylton de Cezar Santana, com foco em geração de renda extra ainda neste Carnaval. As aulas versaram sobre temas como customização de abadás; drinks e sabores de Carnaval; unhas postiças realistas; e confeitaria de bolos para Carnaval. Também prestigiaram o evento a secretária de Turismo e Lazer, Carla Valle; o vereador Allefe Martins (CID); e Eron Bezerra, consultor da secretaria de Vantoil.

PASTEL E URUAN
O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), “sextou” (21) no gabinete, recebendo o secretário de Estado de Infraestrutura, Uruan Andrade, para discutir a construção de três passarelas nos bairros Baixo Grande, Fluminense e São João. A licitação já foi concluída, então a obra deve começar eventualmente. Também foram discutidos temas como pavimentação e drenagem no Balneário, além da conclusão das obras do programa “Somando Forças” em outros bairros. E, claro, a construção da Clínica Escola do Autista. Estiveram presentes no encontro o secretário de Governo, Luiz Fernando Jr., o chefe de gabinete, Fernando Frauches, e o vereador Moisés Batista (SDD). Pastel, atento às passarelas, também segue de olho na situação do esgoto da laguna de Araruama. Afinal, é tudo uma questão de manter o equilíbrio: “Um olho no padre e outro na missa.”

PROJETO SEJA LEGAL
A secretaria Municipal de Turismo aldeense realizará neste sábado (22) mais uma edição do projeto “Seja Legal: Preservar é Fundamental”, desta vez na Praia da Salina, localizada na Ilha do Boi, em Praia Linda. A ação, com apoio das secretarias de Meio Ambiente e Pesca, visa promover o ecoturismo e a conscientização ambiental, através da limpeza dos pontos turísticos e prática de exercícios físicos. O evento, que tem sido bem-sucedido desde a primeira edição na Trilha dos Cardeiros, convida a população a participar, com início às 8h. O percurso de 2 km não é recomendado para menores de 12 anos, e menores de 18 anos devem estar acompanhados de um adulto responsável. O projeto também conta com a parceria do Geoparque Costões e Lagunas do Rio de Janeiro e da Rede Brasileira de Trilhas. A Praia da Salina é um destino tranquilo, ideal para famílias, que ganhou popularidade desde 2020, especialmente pela sua beleza e águas rasas.

CENTRO DE ARTES E OFÍCIOS NO CASTELO DE BAMBUÍ
O prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PT), resolveu se aventurar fora das fronteiras da política local e foi parar no Castelo Shiachticas, que, embora não esteja na Europa, fica bem ali no bairro de Bambuí. O espaço foi erguido pelo artista plástico Alexandre Shiachticas, autor de obras como a “Garça de Araçatiba”, entre outras. Não satisfeito em apenas conhecer o local, Quaquá anunciou seu interesse em comprar o lugar. E para quê? Bem, o plano é transformar o castelo em um centro de artes e ofícios: “A prefeitura quer negociar esse castelo para ensinar as pessoas a construir uma arte, como, por exemplo, uma linda fonte de bronze”. Porém, a cereja do bolo vai para os adolescentes sem grana para a festa de 15 anos: Quaquá vai bancar a festa no castelo. Casamentos comunitários também estão na lista de utilidades do novo centro. O que esperar de Quaquá, senão mais uma ideia inovadora envolvendo um castelo de 7 mil metros quadrados e um museu? Para ele, o projeto de “conto de fadas” tem tudo para dar certo.

DUPLICAÇÃO DA RODOVIA
Já em Rio das Ostras, o prefeito Carlos Augusto (PL) parece estar em todos os lugares, especialmente quando se trata da duplicação da Rodovia Amaral Peixoto, que liga a cidade a Macaé. O prefeito Welberth Rezende (CID) até comentou sobre o tema recentemente. Nesta quinta-feira (20), Carlos recebeu o secretário Estadual de Infraestrutura e Obras Públicas, Uruan Andrade, para discutir essa obra que, parece, finalmente sairá do papel. Carlos, em um momento de reflexão, explicou o impacto da duplicação: “Essa obra representa mais do que concreto e asfalto. Ela simboliza tempo de volta para as famílias, segurança no caminho de casa e oportunidades chegando mais com facilidade. Cada metro duplicado é um passo rumo a uma cidade mais conectada, acessível e digna para todos. Essa conquista só é possível graças à força da parceria entre a prefeitura e o governador Cláudio Castro (PL)”. Claro, Carlos está bem otimista, afinal, ainda tem muito trabalho pela frente.

URBANIZAÇÃO DOS BAIRROS
O prefeito Welberth Rezende (CID) não para um segundo. Entre um compromisso e outro, ele sempre pensa em diversas obras. E foi assim nesta quinta-feira (20), no Ciep 455 Municipalizado Maringá, durante mais uma apresentação e entrega. Como “brinde”, veio a Ordem de Serviço para urbanização, pavimentação e microdrenagem dos bairros Campo D’Oeste, Novo Horizonte e Sol y Mar. O evento foi uma oportunidade para a população ouvir detalhes sobre as intervenções e, claro, a promessa de um futuro sem alagamentos. Com um investimento de R$ 70 milhões e um prazo de 18 meses, Welberth garantiu: “O objetivo desta obra é acabar de vez com os alagamentos. Cresci nesse bairro e sei o que é ficar com água até a cintura e os pés cheios de lama. Teremos, sem dúvida, uma bela obra, onde todas as ruas por onde passam os ônibus serão asfaltadas e as outras receberão blocos de cimento.” Para prestigiar a ocasião, estavam presentes o vice-prefeito, Dr. Fabiano Paschoal (MDB), o secretário de Infraestrutura, Santiago Borges, o representante da Associação de Moradores, João Cavararo, e alguns vereadores.