BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (21)

'Eventos de 2022 prometem', garante Alexandre Martins, que tem novo subsecretário na pasta; Cláudio Castro em Cabo Frio neste sábado para inaugurar Faetec; Dr Serginho garante 600 vagas para medicina na Uerj cabo-friense; Vantoil Martins define farmácia 24h; Moeda Social de Saquarema vai sair do papel; Fábio do Pastel sedento por pavimentação; Combate à intolerância no Cabo; Lívia de Chiquinho na contagem regressiva para escola... E muito mais!

1249

EXPECTATIVAS DA PENÍNSULA

A coluna Boca Miúda desta sexta-feira (21), começa por Armação dos Búzios, onde o calendário de eventos para 2022 promete. O prefeito, Alexandre Martins (REP), informou nesta tarde que está criando uma subsecretaria de Eventos, que estará ligada ao Gabinete. Quem vai assumir a função é Ricardo Valdívia, atual subsecretário de Turismo. Isso porque Búzios está recheada de eventos para todos os gostos, mas, especialmente, para aqueles mais sofisticados, como Festival de Vinhos e o de Jazz e Blues, que é a grande aposta de Alexandre. O prefeito lembrou que Búzios tinha um festival com esse estilo de música antes mesmo da incursão bem sucedida de Rio das Ostras nessa seara. A ideia é que a equipe de Martins faça um esforço para retomar um evento do gênero à altura de Búzios para chamar a atenção. O prefeito também disse que a necessidade da criação da subsecretaria se deve a uma vontade de produção de eventos o ano inteiro, como, por exemplo, coral de Páscoa, festival gastronômico, festival de sardinha, enfim… Muita coisa vindo por aí.

VEM AÍ

A meta trabalhada pela equipe de Alexandre é ter, pelo menos, um grande evento por mês em Búzios. Além dos já citados, tem as competições esportivas que, constantemente, são comentadas nesta coluna. Entre as modalidades que devem passar por Búzios estão o beach tennis, vela, futevôlei e motocross. Uma das últimas conquistas foi a realização de etapa do Estadual de Surfe em Geribá, no fim do ano passado.

MUDANÇA DE PLANOS

A inauguração da Faetec em Tamoios sofreu uma leve mudança no planejamento. Antes prevista para ser realizada às 10h deste sábado (22), passou para 11h30 do mesmo dia. O governador, Cláudio Castro (PL), deve chegar de helicóptero. A ideia é que ele pouse em um campo de futebol, não na fazenda Campos Novos.

UERJ NA ÁREA

A coluna Boca Miúda procurou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho, para comentar a Faetec, mas o destaque que ele passou mesmo tem relação com a Uerj. O secretário disse que, com certeza, será publicado em fevereiro o edital do vestibular da instituição para Cabo Frio. O processo de compra do prédio da Ferlagos ainda está na Procuradoria-Geral do Estado, mas está andando. Serginho está extremamente animado com essa conquista. “É com muita alegria que consegui trazer essas duas conquistas. Não tenho dúvidas que elas vão transformar a sociedade cabo-friense”, disse o secretário. Segundo ele, serão 600 vagas para estudantes de Medicina. Isso significa a formação de 600 médicos, além do impacto de 600 pessoas alugando imóveis, indo ao shopping, consumindo no comércio local, frequentando restaurantes. Enfim, Serginho tem certeza que isso vai causar grande transformação no município, já que muitas dessas vagas devem ser ocupadas por estudantes de outras cidades, que devem passar no vestibular para aqui. Sem dúvidas, mais desenvolvimento para Cabo Frio.

LUTO

Momento de grande tristeza na família do vereador Vanderson Bento (PTB). É que nesta sexta-feira (21) faleceu a sogra dele, dona Zilá (imagem), mãe de Roberta, que é esposa do parlamentar. O falecimento foi por Covid. A comoção foi grande, não só no seio dos Bento, como na cidade, onde Zilá fez grandes amigos e era muito querida por todos. É a segunda perda na família, já que no início deste mesmo mês faleceu a avó de Roberta (mãe de d. Zilá), dona Celeste, pela mesma causa. O Portal RC24h presta todas as condolências à família e muita força nesse momento tão doloroso.

FÁMARCIAS DE IGUABA

Como você acompanhou na coluna Boca Miúda no fim de 2021, o prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID), recebeu todos os proprietários de farmácias do município para uma reunião. O objetivo era pedir para eles abrirem em formato 24h. Pouco mais de um mês depois disso, os donos de farmácias não se decidiram. Contudo, nesta quinta-feira (20), o prefeito recebeu o diretor comercial da rede Alexandre, Julian Alves, que se comprometeu em abrir a farmácia em 24h por dia. A reunião foi acompanhada pelos vereadores Marciley Lessa (PL) e Paulo Rito (CID). Os cidadãos agradecem.

MAIOR SUCESSO

Continuando em Iguaba Grande, a secretária municipal de Turismo, Carla Valle, está mega satisfeita com o projeto, colocado em prática há pouquíssimos dias, das “redes sobre o mar” nas praias da cidade. Por enquanto, receberam os equipamentos as dos Ubás e do Popeye. A novidade já faz sucesso. “Os visitantes estão curtindo demais, os munícipes também. Os quiosqueiros ficaram felizes com o projeto, são nossos parceiros na manutenção e guarda das redes, para evitar furto. Eles abrem os quiosques e instalam. Quando fecham, recolhem os equipamentos. Por enquanto será nessas duas praias, como um teste. O projeto mesmo é colocar em todos os quiosques da orla”, disse Carla.

MOEDA SOCIAL SAQUÁ

Quando Manoela Peres (DEM), prefeita de Saquarema, concedeu entrevista ao O Dia no começo do ano, ela já havia dito da intenção de instituir uma moeda social no município. Nas redes sociais, nesta quinta-feira (20), a chefe do Executivo anunciou que enviou à Câmara o projeto que cria a Moeda Social Saquá. O benefício tem valor estipulado de R$ 300 e deve atender, segundo Manoela, cerca de 20 mil famílias. Ao que tudo indica, as matérias publicadas pelo O Dia deram um empurrãozinho para que as pretensões saíssem do papel. Agora, com certeza, Saquarema terá um incremento aí para melhorar o IDH da população e fortalecer o comércio.

ENFIM RESPOSTAS

Ainda em Saquarema, mas falando de polêmica, o ex-prefeito, secretário de Educação e interinamente titular da pasta de Desenvolvimento Econômico do município, Antônio Peres, finalmente rompeu o silêncio sobre a licitação milionária feita no fim do ano passado. O escândalo que foi o assunto da semana em Saquarema foi, de certa forma, explicado por Peres em entrevista ao O Dia nesta sexta-feira (21). De acordo com o secretário, o município tem uma equipe técnica muito boa, mas “o volume de obras e projetos é enorme e não podemos mais pensar Saquarema como uma pequena vila”. Vamos acompanhar o desenrolar dos fatos então para ver como será essa gestão a partir dessa mudança que deverá acontecer desde já.

MAIS ROYALTIES = ADEUS BURAQUEIRA

De São Pedro da Aldeia, o prefeito Fábio do Pastel (PL) continua de molho por causa da Covid, mas com o radar afinadíssimo. Mesmo com os cerca de dez dias que já está afastado para cumprir quarentena, o chefe do executivo está ligado em tudo. Um dos focos agora, segundo assessores próximos, é a pavimentação chegar ao maior número de bairros possível, aproveitando o incremento significativo dos royalties, como já dissemos aqui, mais que dobraram. Por telefone, Fábio contou que fará novo teste na noite desta sexta-feira (21), no posto de saúde para poder, finalmente, voltar com segurança ao trabalho. Torcida para pronta recuperação. Enquanto isso, ele está para cima e para baixo, vistoriando tudo “pela janela do caro, pela janela do carro, pela janela do carro”… (tipo música da Adriana Calcanhoto).

FOCO NO TURISMO

Ainda de São Pedro da Aldeia, a secretaria de Turismo se reuniu, nesta sexta-feira (21), com equipe da pasta estadual, tendo como objetivo o alinhamento de futuras ações em parceria com o governo estadual, que visam movimentar o turismo aldeense neste ano. O foco agora é movimentar toda a rede de serviços turísticos na cidade.

COMBATE À INTOLERÂNCIA RELIGIOSA

A Prefeitura de Arraial do Cabo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social reuniu líderes religiosos para falar sobre o combate a intolerância, celebrado nesta sexta, dia 21 de janeiro. A ação (veja o vídeo) foi realizada pela Superintendência de Sustentabilidade e Promoção da Igualdade Racial e Direitos da Mulher na última quarta (19). Para quem não sabe, a data foi criada em memória de Iyalorixá Gildásia dos Santos, a mãe Gilda de Ogum, que morreu vítima de um ataque motivado por sua religião. Apesar de ser crime, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos registrou mais de 500 denúncias de intolerância religiosa somente em 2021. Um índice alto de desrespeito a liberdade, guiados pela desinformação e o preconceito.

“MARCHA SOLDADO”…

Em Araruama, a prefeita Lívia Bello (PP) usou as redes sociais para mostrar, mais uma vez, as obras da escola municipal bilíngue com orientação cívico-militar. A instituição, ao lado da Praça Menino João Hélio, deve ser inaugurada dia 5 de fevereiro, um dia antes do aniversário da cidade. Fora a beleza da construção, que deve ser elogiada, parece que a prefeita resolveu mesmo harmonizar a escola com a praça, né? Haja blindex. A garotada vai entrar na unidade cantando “marcha soldado, cabeça de papel, senão marchar direito, vai preso no quartel”. Tomara que a prefeita também crie uma escola desconstrutivista. Afinal, é importante agradar aos gregos (milicos) e troianos (progressistas). Porque se escola militar significasse educação boa, o presidente Bolsonaro não era tão ruim de conta, mal educado, mentiroso (levantamento mostra que ele conta sete mentiras por dia), e uma gestão que entra para história como o pior presidente do país, segundo pesquisa DataFolha. Mas fica o registro da boa vontade da prefeita.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui