InícioBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (20)

Alexandre Martins quer revolucionar fim de ano em Búzios; Marcelo Magno afirma que policlínica já está praticamente pronta; Prefeitura de Cabo Frio instala comissão para bicentenário da Independência do Brasil; Governo do Estado abre processo seletivo para Unilagos; a posição de Dr. Serginho sobre o pedido de extinção da UERJ; a ida de deputado a Iguaba para falar de regularização fundiária; os bastidores da reunião entre Fábio do Pastel e servidores; o requerimento para novo cartório em Araruama; a classe política de Rio das Ostras fugindo da vacina; e muito mais...

FIM DE ANO HISTÓRICO

A Prefeitura de Armação dos Búzios está se articulando para um fim de ano histórico neste 2021. A informação foi confirmada pelo Portal RC24h nesta sexta-feira (20) com o próprio prefeito, Alexandre Martins (REP). Segundo Alexandre, a programação será inovadora e vai marcar uma largada, já que Búzios nunca se preocupou com os protocolos de fim de ano, como o espirito natalino e a queima de fogos, que, geralmente, ficava a cargo da iniciativa privada. A ideia é valorizar a cultura local para criar o tom natalino, usar os corais das igrejas do município, portanto não devem ser contratados grandes nomes. Porém vai ter uma árvore de natal gigantesca instalada em uma lagoa próxima ao Centro da cidade, vai ter orquestra sinfônica, iluminação, Papai Noel em clima de verão, que deve chegar usando shorts/calção de banho em uma canoa havaiana, em lancha ou em veleiro, enfim. O prefeito quer usar toda a região em volta da Estrada da Usina para colocar pessoas cantando, coral se apresentando. A data trabalhada pelo município para dar início às festividades é entre 10 e 12 de dezembro e, depois, fazer um grande show pirotécnico para abrir a temporada 2022, que já tem atração confirmada com show dos Barões da Pisadinha no Geribá Tenis Clube. A ideia é, conforme disse Alexandre, “a gente trazer esse espirito natalino para a cidade depois dessa pandemia, tanto sofrimento. Eu acho que isso vai ser positivo para a população, para a autoestima depois de tudo que nós enfrentamos. Então, a ideia é dar essa largada, ter esse aprendizado já que Búzios nunca fez uma festa dessa, como nós estamos planejando”. Mas Alexandre tem um estilo muito discreto e comedido. Pelo que nós estamos ouvindo falar, o pessoal que está trabalhando nessa produção diz que vai ser um Réveillon para ninguém botar defeito. A intenção do trade turístico é vender pacotes de Búzios para o Brasil e para o mundo. A expectativa é que, até o fim do ano, 100% da população adulta já esteja imunizada contra a COVID-19, com as duas doses já tomadas, estão se preparando para fazer tudo bem arrumadinho. Querem fazer Búzios ingressar nesse setor do “Natal de Luz” com estrutura digna das festas tradicionais de Gramado (RS). Ambiciosos, né? Quem duvida dessa vocação?

ENCONTRO ESTADUAL

Ainda sobre o prefeito de Búzios, Alexandre Martins (REP) desmarcou a tradicional live de sexta neste dia 20, para comparecer ao encontro promovido pela Associação Estadual das Comunidades Quilombolas que será realizado no quilombo de Baía Formosa. Segundo o secretário de Cultura e Patrimônio Histórico buziano, Luiz Romano Lorenzi, serão mais de 150 representantes de todo o Rio na reunião. “É o conceito do pertencimento”, sintetizou Lorenzi. Entusiasta dos quilombolas, Romano disse que o evento enche o coração dele de alegria e comemorou a presença de Alexandre na abertura do encontro, destacando que em outros municípios, os chefes do Executivo apenas mandam representantes. Lorenzi destacou que, “a partir de hoje, a gente começa a ter um olhar voltado para esse povo, um compromisso de verdade, políticas públicas para essas duas comunidades da cidade, Rasa e Baía Formosa”.

POLICLÍNICA EM PONTO DE BALA

A Prefeitura de Arraial do Cabo já trabalha com a ideia de entrar setembro com a aguardada policlínica municipal em funcionamento. Em conversa por telefone com o Portal RC24h, o prefeito, Marcelo Magno (PL) explicou que esteve vistoriando o local nesta sexta-feira (20), faltam apenas as macas chegarem para finalizar os trabalhos. A expectativa é que os materiais cheguem na semana que vem e a policlínica, quando em funcionamento, desafogue os atendimentos do Hospital Geral de Arraial do Cabo. Ainda na área da saúde, o prefeito informou que trabalha com a meta de licitar, até 20 de setembro, o Pronto-socorro de Figueira, obra orçada em R$5 milhões. “A nossa prioridade é a saúde. A gente ficou muito tempo com a saúde largada. Começar a botar em dia é uma correria danada e eu quero deixar a cidade, pelo menos, a parte da saúde em dia”, afirmou MM. O prefeito de Arraial do Cabo tirou o dia para vistoriar as obras do município, além da policlínica, vistoriou a manutenção de escolas e passou pela obra de contenção na Prainha.

É UMA CIUMEIRA ATRÁS DA OUTRA

Ainda pelo telefone, Marcelo Magno comentou sobre o almoço surpresa preparado para o vereador Júnior Chuchu (PV), líder do Governo na Câmara, nesta quinta-feira (19), que contou com a participação de todos os edis. “O clima foi bom. A turma tá muito próxima. Eles estão acreditando muito também. Eles são situação. Então, se o governo vai bem, eles também vão, né?”, considerou Marcelo. Sobre a proximidade do ex-oposicionista, Ayron Freixo (REP), com Marcelo, o prefeito confirmou que o vereador disse que, caso MM pense em substituir o representante do governo no Legislativo, ele está pronto para pegar a braçadeira. “Ele falou até para Chuchu: ‘tô esperando você dar o vacilo aí e eu entrar com a faixa’”, contou o prefeito, rindo. As fotos de Ayron com Marcelo e o ex-prefeito, Andinho (MDB), geraram até ciumeira entre os vereadores. “Chuchu pegou até no microfone e falou: ‘Ayron, sai de perto dele’”, relatou MM. É cada uma, né?

WAGUINHO NO CABO

Em um dia dos mais agitados, o prefeito de Arraial do Cabo finalizou a sexta-feira (20) recebendo o presidente estadual do PSL e prefeito de Belford Roxo, Waguinho. O político é apontado como pré-candidato ao Governo do Estado e é visto como possível pedra no sapato da corrida de Cláudio Castro (PL) à reeleição. Lideranças da Região dos Lagos, como os vereadores de Araruama Oliveira da Guarda (MDB) e Penha Bernardes (PL) já escolheram Waguinho como candidato. Embora seja recém-chegado ao partido do atual governador, será que MM também vai entrar pro clube do Waguinho F.C. ou a visita foi mera formalidade? Fica no ar…

COMITÊ BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA

A Prefeitura de Cabo Frio instalou nesta sexta-feira (20) a comissão para os eventos do bicentenário da Independência do Brasil. Em conversa com o Portal RC24h na quinta (19), o prefeito, José Bonifácio (PDT), explicou que o comitê foi criado devido a proximidade do 7 de setembro, quando o Brasil vai comemorar 199 anos oficialmente independente de Portugal. “Ano que vem faz 200 anos e aí a gente instala para começar a fazer, durante um ano inteiro, a discussão. Quando puder fazer evento, faz. Todos não só relacionados a independência, em si, mas todos os fatos que decorreram, causas, consequências, aprofundar a discussão fora toda da história oficial”, disse o prefeito. O presidente da comissão será o sociólogo Paulo Baía. A inauguração da sede do comitê nesta manhã foi feita durante transmissão ao vivo nas páginas da Prefeitura.

ASSOCIAÇÃO DE JARDIM CAÍÇARA NO CHÃO?

Parece que José Bonifácio, prefeito de Cabo Frio, vai começar o fim de semana sendo alvo de críticas dos moradores de Jardim Caiçara, principalmente aqueles que fazem parte da Associação de Moradores. Aparentemente um trator do município arrasou com a sede da associação. Duas paredes foram destruídas e alguns materiais que estavam armazenados no local foram perdidos. Resta saber porque tudo isso aconteceu e o que motivou essa decisão municipal. O Portal RC24h entrou em contato com a secretaria-adjunta de Comunicação, que informou que o local estava abandonado e vinha sendo utilizado para atividades criminosas. “A retirada da construção ocorreu em atendimento às solicitações feitas por moradores”, disse a nota do município.

ENFIM O UNILAGOS VEM AÍ?

A secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação anunciou nesta sexta-feira (20), que abriu, via UERJ, processo seletivo para contratação de pessoal para trabalhar no Hospital UNILAGOS, em Cabo Frio, prometido em março pelo governador, Cláudio Castro (PL). Segundo informe, a Universidade Estadual do Rio também vai ser a responsável pela gestão do hospital. No vídeo publicado pela SECTI, o órgão afirma que reabrir o UNILAGOS é prioridade de Castro e do secretário da pasta, Dr. Serginho. Prioridade bem diferenciada, né? Afinal, quase cinco meses para dar uma satisfação mais incisiva a população. A nova promessa não estipula data, mas diz que a unidade estará em funcionamento em breve. A ideia, segundo Dr. Serginho, é que o UNILAGOS seja um hospital-escola da UERJ. Essa semana, na Inter TV, a demora para reabrir a unidade foi relembrada, afinal ele seria usado no auge da Pandemia da COVID-19 e ficou só na promessa. Gogó à parte, ninguém mais acredita no governador. Nos corredores da política, o se comenta é que, para sair um centavo dos cofres do Estado, mesmo com o leilão da CEDAE, o “cabra” tem que ficar a semana toda batendo na porta, abrindo processo, empurrando, articulando, porque o que o Cláudio Castro fala não se escreve. A enrolação acerca do UNILAGOS é só mais uma evidência disso. Vamos ver se agora podemos esperar alguma coisa. Mas quem acredita?

DEFESA DA UERJ

De qualquer forma, dá para ver a importância da UERJ nesse plano de reabertura da UNILAGOS, né? O projeto estapafúrdio do deputado estadual Anderson Moraes (PSL) de extinguir a unidade foi publicado em Diário Oficial e voltou a intensificar o debate. O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do estado, Dr. Serginho, foi procurado pelo Portal RC24h nesta sexta-feira (20) para se posicionar sobre a proposta. Aterrissando no aeroporto, vindo de Brasília, onde se encontrou com o Ministro da Educação para garantir a criação de uma escola bilíngue com LIBRAS no Estado, Serginho disse respeitar o deputado Anderson, mas que tem um ponto de vista completamente antagônico ao do parlamentar. Serginho defendeu a importância da UERJ e ressaltou que a gestão dele na SECTI foi uma das que mais investiu na universidade. Foram aquisições de prédios e a previsão de um investimento na ordem de R$80 milhões na UERJ, além dos esforços para que o Hospital UNILAGOS seja uma unidade de saúde universitária. “Não tem como concordar com esse plano. A UERJ é um patrimônio do Estado, da educação”, disse o deputado estadual licenciado.

AGRADECIMENTO EM IGUABA

O secretário de Planejamento e Desenvolvimento de Iguaba Grande, Eron Bezerra, passou parte da sexta-feira (20), recebendo o deputado estadual Jorge Felippe Neto (PSD). Ao Portal RC24h, Eron disse que conversou com o parlamentar sobre a questão fundiária, de recadastramentos imobiliários em Iguaba. Um representante do cartório do município, Leandro, também esteve presente. Jorge Felippe também falou com o Portal por telefone e falou que veio fazer uma visita exclusiva à Iguaba para se encontrar com Eron e afirmou que quer formalizar uma base na Região dos Lagos. O parlamentar destacou que, na última Eleição, teve quase dois mil votos por aqui, mais de mil só em São Pedro, e está fazendo esse retorno como agradecimento. O governador, Cláudio Castro (PSC), deu carta branca para o deputado buscar parcerias e fazer essa interlocução do Estado com município. Como Jorge sabe que essa questão da legalização fundiária é um problema na Região dos Lagos, especialmente, em Tamoios e São Pedro da Aldeia, a ideia dela é vir oferecer essa ajuda para regularizar esses imóveis e dar dignidade para essa população e, dentro das possibilidades do Governo, trazer uma estrutura para esses novos loteamentos que estão surgindo ainda na ilegalidade. “A população da Região dos Lagos nunca me faltou. Esse é o jeito que eu busco retribuir”, disse Jorge Felippe Neto.

ENCONTRO COM SERVIDORES

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia enviou uma nota oficial sobre a reunião do prefeito, Fábio do Pastel (PL), com servidores municipais e representantes do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe) na tarde desta quinta-feira (19). O município esclareceu que já havia recebido os servidores no último dia 10 e que, na quarta (18). O governo disse que “é sempre a favor do diálogo e acredita na legitimidade de manifestações pacíficas e ordeiras”. A reunião foi acompanhada pelo Procurador-Geral do município, Dr. Peter Samerson, pelo secretário de Administração, Marcelo Ribeiro de Souza, pelo secretário de Governo, Luiz Fernando Gomes Junior, e pelo chefe de Gabinete, Moisés Batista. O presidente do Sepe Costa do Sol, Renato Reis, esteve na reunião e ressaltou que a intenção era tentar ser ouvido pelo prefeito e chegar a um acordo quanto à questão do auxílio transporte. Contudo, “o prefeito se demonstra irredutível quanto a quebrar o acordo com a Salineira e indisposto a aceitar as propostas de resolução da questão, levantadas pelos servidores”. Em nota, o Sepe disse que, na reunião, os servidores pontuaram a truculência com que a gestão tratou os trabalhadores durante a manifestação do dia anterior e solicitaram que o inquérito contra alguns servidores fosse retirado e registraram que seguir adiante com a perseguição é inadmissível. “O prefeito afirmou que verificará se é possível retirar a queixa e que não irá levar a questão a diante e, ainda, que não será aberto Processo Administrativo contra ninguém”, informou o sindicato. O Sepe reafirmou “o compromisso com a luta dos trabalhadores” e concluiu que “não desistiremos até que sejamos verdadeiramente ouvidos e que exista a garantia de alguma solução que contemple os servidores”. Pelo visto, é só mais um novo capítulo e a novela segue adiante.

POR MAIS UM CARTÓRIO

A vereadora de Araruama Roberta Barreto (DEM) assinou um requerimento para o desembargador Ricardo Rodrigues Cardoso, corregedor-geral do Tribunal de Justiça do Estado, pedindo a abertura de outro cartório do 2º oficio na cidade. Segundo Roberta, é “inadmissível que nossa cidade com mais de 134 mil habitantes só tenha um cartório de 2º oficio”. A parlamentar aponta que essa situação “gera um atraso no desenvolvimento, desistências de compra e venda etc.”. Vamos acompanhar para ver se dá certo.

CÚPULA DE RIO DAS OSTRAS NÃO TOMOU VACINA?

Parece que em Rio das Ostras, a atual Administração municipal não está “dando o exemplo”. De acordo com a consulta pública de vacinados, disponível no site oficial, o perfeito Marcelino Borba e oito secretários ainda não estão imunizados contra a COVID-19. Ao todo, Rio das Ostras possui 12 secretários. Podemos incluir nessa lista a presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura, Cristiane Regis, o procurador geral do município, Anderson Gonçalves, o presidente da Ostraprev, Marco Antônio Ferreira e o presidente da SAAE, Alexandre Romão. O que será que aconteceu? A município se orgulha de ter dado pelo menos a primeira dose para 61% da população, mas a “cúpula administrativa” não teve esse benefício? Atualmente, o município já está imunizando a população geral entre abaixo de 30 anos e com certeza o prefeito Marcelino e seus secretários já ultrapassaram um pouquinho essa faixa de idade. Ou será que o sistema de listagem de vacinados não está sendo atualizado devidamente? Os nomes dos secretários que constam no sistema como imunizados são: Aurora Cristina (Turismo e Desenvolvimento), Ricardo Lopes (Controle Interno), Jane Blanco (Saúde) e Giovanni Zaror (Administração Pública). O Portal RC24h procurou a assessoria de Comunicação da Prefeitura com esses questionamentos, mas até agora não fomos respondidos.

CÂMARA DE RIO DAS OSTRAS TAMBÉM NÃO SE IMUNIZOU?

E não foi só o prefeito e seus secretários que podem ter “perdido” a data de vacinação contra COVID-19. Aparentemente, os vereadores de Rio das Ostras também. Dos treze vereadores que compõe o legislativo municipal, apenas dois, Paulo Carvalho (PV), o Carvalhão, e Rodrigo Jorge Barros (CIDADANIA), estão imunizados com, pelo menos, a primeira dose da vacina. Os outros? Ainda é um mistério. Será um surto de negacionismo? Vamos investigar.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content