InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (20)

Alexandre Martins entrega Policlínica da Rasa e anuncia o que vem por aí no governo; A exoneração do secretário de Fazenda de Araruama; Convenções do PDT na Região dos Lagos e o elemento Ana Valladão em Cabo Frio; Magdala Furtado com Marquinho?; Vantoil comemora Sessão de Negócios em Iguaba; Fábio do Pastel e o pastel de feira; Conexão Japeri x Maricá; As novas fakes do Cabo; Luto canino em Saquarema; E muito mais...

POLICLÍNICA INAUGURADA

A coluna Boca Miúda desta sexta-feira (20) começa com um notável avanço da saúde de Armação dos Búzios. A Prefeitura inaugurou, no começo desta noite, o novo prédio da Policlínica Almerinda da Conceição, localizada no coração da Rasa, bairro de comunidade quilombola, considerado a periferia da península. O local vai ter especialidades para os moradores de todas essa região que nem mesmo todas as clínicas das mais caras e badaladas do Centro da península oferecem. Entre elas, cirurgia plástica, psicologia, neurologia. O espaço, muito bem localizado, abriga nove consultórios médicos e foi inaugurado, com toda pompa e circunstância, pelo prefeito Alexandre Martins (REP), ao lado de diversas autoridades municipais. À coluna, o chefe do Executivo lembrou que a Policlínica foi promessa de campanha e afirmou que a unidade vai dividir as demandas que estão sendo atendidas, atualmente, pela Policlínica de Manguinhos. “A gente já tinha uma policlínica aqui na Rasa, mas o espaço era muito pequeno, não dava aquele atendimento legal. Aumentamos muito, vamos ampliar mais o serviço”, afirmou Alexandre.

QUESTÃO DE MOBILIDADE E PROJETOS DA GESTÃO

O prefeito de Búzios lembrou que a população da Rasa ser atendida na Rasa é até mesmo uma questão de mobilidade. “Não ter que se deslocar daqui para a Policlínica de Manguinhos é muito importante”, analisou. Além disso, Alexandre falou com orgulho sobre os feitos de seu governo. “Essa semana, estava discutindo sobre quantas obras já fizemos, quantas realizações em 2 anos e 10 meses. Eu realmente fiquei assustado, porque a gente está conseguindo entregar muito. Acabamos de comprar o prédio próprio da secretaria da Mulher, que é o prédio da Casa Mulher Buziana, também na Rasa, Em breve, vamos inaugurar o Mercado do Pescador, a creche aqui na Vila Verde está avançando bastante”, declarou. O prefeito comentou ainda sobre a Estrada da Fazendinha, que vai ser licitada mês que vem, e que está cobrando à Procuradoria sobre a licitação da rodoviária, também na Rasa. “São coisas que a gente martelou muito na campanha e eu estou focado para cumprir todas elas”, arrematou.

MARCELO AMARAL PRESENTE

Ex-secretário de Saúde de Búzios e pré-candidato a prefeito de Araruama, o médico Marcelo Amaral vai trabalhar como cirurgião plástico na Policlínica da Rasa e estava na inauguração. À coluna, o ex-vice-prefeito araruamense comentou a polêmica do IPTU, que tomou conta da cidade nesta semana. “A minha avaliação é que, lamentavelmente, Araruama anda de uma forma onde as pessoas não estão preocupadas, de fato, com a população. Automaticamente, pelo excesso de obras que a gente tem visto, a necessidade de arrecadação pode ter criado essa oportunidade que a prefeita viu, que repercutiu de forma muito negativa na cidade”, analisou. O médico lamentou a desatenção da Câmara. “O Legislativo não pode andar muito próximo do Executivo porque o povo acaba sofrendo e, com isso, nós tivemos esse resultado, que é lastimável e mostra uma fragilidade muito grande por parte da gestão”, afirmou. Sobre levar sua pré-candidatura até o fim, Marcelo declarou: “A gente tem que pensar para o melhor da cidade. Quando eu coloco o meu nome à disposição, é porque, graças a Deus, a gente tem um pouco de vivência, de experiência, para poder somar com o processo da cidade. Mas, lógico, a gente vai sempre brigar pelo melhor. O que for necessário ser feito para Araruama avançar, vai ser feito por minha parte”, arrematou.

NOVOS PROJETOS PARA SANÇÃO

Ainda em Búzios, a Câmara aprovou, nesta quinta-feira (19), dois projetos de lei que seguem para sanção de Alexandre Martins. O primeiro, de Marcos Sodré (SDD), prevê o uso do Cordão de Girassol para identificação de pessoas com deficiências ocultas. O objetivo é usar o acessório como instrumento auxiliar para identificação dessas pessoas para fins de atendimento prioritário no município. Entre os beneficiários, estão aqueles que tenham dificuldades de aprendizagem ou problemas de saúde mental, mobilidade, fala ou deficiência sensorial. Outro projeto de Marcos aprovado na sessão institui o Programa História e Memórias Buzianas. Na mesma sessão, foram apresentadas matérias de autoria do vereador Dom de Búzios (SDD) que preveêm o tombamento das igrejas Metodistas da Baia Formosa, dos Ossos e de Manguinhos e também da Capela de Sant’Anna, levando em conta seus valores históricos, arquitetônicos e culturais. Os projetos serão analisados na Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Câmara de Búzios.

BANDEIRA AZUL EM BÚZIOS

O secretário do Ambiente e Urbanismo de Búzios, Evanildo Nascimento, recebeu, nesta quinta-feira (19), a visita da Coordenadora Nacional do Programa Bandeira Azul, Leana Bernardi. Além de vistoriar as praias do Forno, Azeda e Azedinha, a representante participou de uma reunião para abordar alguns pontos do projeto na cidade. De acordo com Evanildo Nascimento, atender aos mais de 30 critérios do programa é um compromisso que Búzios assumiu. O secretário frisou que é totalmente possível que, no futuro, a cidade aumente o número de praias com esse importante selo de qualidade ambiental. “Búzios pode conquistar esse importante selo em outras praias com certeza, mas faremos uma surpresa em relação ao anúncio de quais serão as próximas”, disse o secretário. A cerimônia de entrega do Bandeira Azul às cidades com praias aprovadas, ocorrerá em Balneário Camboriú (SC). A Praia do Forno receberá o selo pela segunda temporada consecutiva e a Praia da Azeda e Azedinha hasteará a Bandeira Azul pela primeira vez.

EXONERAÇÃO DE SECRETÁRIO

No dia em que mostrou predisposição e boa vontade para dialogar com os vereadores – mesmo da oposição – e a população de Araruama sobre o Projeto de Lei Complementar do Poder Executivo que aumenta os impostos do município, o secretário de Fazenda Marco Aurélio Martins Braga foi exonerado pela prefeita Lívia de Chiquinho (REP). No fim da tarde desta quinta-feira (19), a vereadora Penha Bernardes (PL) expressou sua solidariedade ao então servidor comissionado, que fez questão de conversar com municípes presentes no Parlamento sobre a matéria, que causou um frenesi na cidade. O movimento é visto como uma tentativa de responsabilizar Marco pelo projeto bomba, uma vez que o ex-prefeito Chiquinho da Educação (MDB) chegou até a ensaiar – sem sucesso – jogar a “batata quente” na mão dos vereadores. O desgaste foi tremendo, diga-se de passagem. Quem assume a secretaria, agora, é Dayse Said de Barros. Em nota enviada à coluna, a Prefeitura informou que “vem realizando mudanças no secretariado para ‘oxigenar as ações’ e buscando melhorias nos serviços públicos, nada tendo haver com especulações de vereadores de oposição”. Então tá, né?

CONVENÇÃO PEDETISTA

A deputada estadual e presidente do PDT no Estado, Del. Martha Rocha (PDT) começou, por Araruama, nesta sexta-feira (20), uma rodada de convenções municipais para empossar executivas do partido na Região dos Lagos. À coluna, Martha reiterou a vontade do partido de lançar o ex-prefeito André Monica (PDT) como candidato no ano que vem em Araruama. “A nossa presença aqui é para dar posse ao novo diretório, saudar todos os companheiros que estão aqui, inclusive, os pré-candidatos a vereador e, muito em breve, retornar no período eleitoral correto para participar de uma maneira mais próxima do nome que o PDT já tem como pré-candidato a prefeito de Araruama”, afirmou. Com convenções similares em Búzios ainda nesta sexta e em Cabo Frio e Arraial do Cabo no sábado (21), Rocha comentou sobre os planos do partido para recompor sua base após as perdas dos veteranos de PDT e ex-prefeitos cabista Henrique Melman (1930 – 2021) e cabo-friense José Bonifácio (1945 – 2023). “Os dois companheiros que nós perdemos fazem parte da história do PDT. Não há, por exemplo, como pensar na história dessa região sem ter o nome desses dois grandes trabalhistas. Eu acho que a trajetória deles nos fortalece, aumenta a nossa responsabilidade e o que a gente pretende efetivamente é, nessa região, ter não só pré-candidaturas a prefeito, como também ter uma boa nominada para aumentar o número de vereadores do PDT no estado”, finalizou.

ALIANÇA COM PL?

Outra questão particular de Araruama é a disputa, que parece polarizada entre o grupo que comanda a Prefeitura, encabeçado por Lívia de Chiquinho (REP) e seu marido, Chiquinho da Educação (MDB), e o grupo da vereadora da oposição Penha Bernardes (PL), que tem um histórico de aliança com André Monica. O PDT, no entanto, estaria dando sinais de que vetaria eventuais alianças entre o partido e o PL nas eleições do ano que vem. Martha disse à coluna que os democráticos trabalhista têm “um nome muito bom que nos credencia a apresentar uma candidatura na majoritária”. “Respeito todas as outras candidaturas, mas acho que o nosso nome já foi testado e tem uma ligação com a cidade e que um histórico no PDT”, afirmou. Apesar disso, Martha disse que a política é a ciência do diálogo. “Ao meu entendimento, a orientação partidária é de que se estabeleça o diálogo. Nós temos um olhar para manter coligação e alianças com partidos da nossa corrente, de centro-esquerda. Tenho um profundo respeito pelas mulheres na política, mas, ao entendimento da Executiva Nacional, alianças devam, em princípio, ser feitas com os partidos da nossa corrente”, arrematou. A mensagem final da parlamentar é que, nesse momento, é muito cedo para falar da possibilidade de abrir mão de uma candidatura majoritária.

CHEGOU A VEZ DE ANA?

Assim como diversos pedetistas do Estado, como o prefeito de Niterói, Axel Grael, e o secretário Executivo da Prefeitura niteroiense, Rodrigo Neves, o ex-deputado estadual Janio Mendes esteve na convenção do PDT em Araruama. Líder do partido em Cabo Frio, ele negou que haja uma debandada de filiados após a morte do ex-prefeito José Bonifácio. Segundo ele, o partido passa por um processo de reestruturação e mantém uma nominata “bastante significativa”. A meta é reeleger os vereadores de mandato e crescer a bancada. Mendes declarou que o partido busca uma representação mais efetiva da Cabo Frio de hoje e prometeu novidades. Questionamos, então, se dentro dessas novidades estaria uma candidatura da viúva de Bonifácio, a ex-primeira-dama, Ana Lúcia Valladão. O ex-secretário de Saúde lembrou que Drª Ana Lúcia se filiou ao PDT antes mesmo de Bonifácio. Como médica e sindicalista sempre foi ativa na vida política. “Não é novidade a sua participação política. Novidade pode ser a sua decisão de efetivamente atuar no processo”, afirmou. “Até aqui, a Ana era a esposa do José Bonifácio. Com o falecimento, essa personalidade, ela ganha visibilidade. Se ela vai ser candidata ou não, é o processo político que vai dizer, está muito longe ainda. Todo ser político que tem filiação partidária pode e deve ser candidato”, finalizou Janio.

MAGDALA COM MARQUINHO?

Falando agora de Cabo Frio, deu o que falar na cidade, nesta sexta-feira (20), a história de que o líder do governo Magdala Furtado (PL) na Câmara, o vereador Léo Mendes (DC) teria dito em Brasília que o grupo político deles estava fechado com o ex-prefeito Marquinho Mendes (MDB) para as eleições do ano que vem. Essa fala expõe o que já vem sendo falado às tantas pela cidade: setores do governo Magdala defendem que haja, sim, uma junção com Marquinho. A interlocução seria para que Marquinho desista de sua pré-candidatura e indique a esposa, Kamila, para o posto de vice na chapa de Magdala, com o objetivo de unir forças para bater Dr. Serginho (PL) nas urnas no ano que vem. No entanto, por outro lado, o presidente da Câmara, Miguel Alencar (UNIÃO), disse à coluna Boca Miúda nesta quinta (19), que há clima para a aprovação das contas de Marquinho que estão com parecer reprovado do TCE. Assim sendo, o caminho para que o ex-prefeito pudesse ser cabeça de chapa e concorrer à Prefeitura no ano que vem poderia ficar mais livre. Para onde vai o fiel da balança, apenas o tempo dirá. Mas que essa história de uma junção de Magdala e Marquinho corre na cidade – e não é de hoje -, isso não dá pra negar. A coluna procurou Leo Mendes, que não respondeu às nossas mensagens.

PROGRAMAÇÃO DO OUTUBRO ROSA

Ainda falando de Magdala, nesta sexta-feira (20), logo depois do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama – 19 de outubro -, a prefeita de Cabo Frio participou de mais uma ação da programação do Outubro Rosa. Após passar a semana com agendas em Brasília, Magdala esteve em uma confraternização entre os servidores com objetivo de passar a mensagem da importância do autocuidado e da saúde. O secretário de Governo, Roberto Jesus, participou do encontro.

TRIBUTO SOLIDÁRIO

Uma palestra sobre Tributo Solidário reuniu diversos especialistas e autoridades, nesta quinta-feira (19), no Auditório da 20ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, em Cabo Frio. O assunto principal foram as leis de incentivo para garantir mais recursos e investimentos em projetos capazes de transformar vidas.

SESSÃO DE NEGÓCIOS BADALADA

A 1ª Sessão de Negócios de Iguaba Grande foi um sucesso nesta quinta-feira (19). Quem disse isso foi o próprio prefeito, Vantoil Martins (CID), que comemorou os resultados do encontro à coluna. De acordo com o chefe do Executivo, participaram mais de 30 empresas da iniciativa da secretaria de Desenvolvimento Econômico de Iguaba em parceria com o Sebrae. Na ocasião, os empresários da cidade puderam conhecer uns aos outros e ter acessos a produtos e serviços que estão disponíveis para eles em Iguaba mesmo, sem precisar se deslocarem para outros municípios. Rodas de negócios foram realizadas por lá, no evento que foi presitigiado por autoridades como Vantoil, os secretários de Desenvolvimento Econômico, Wallace Martins; Governo e Educação, Jales Lins; e do Gabinete, de Segurança e Ordem Pública e Serviços Públicos, Fábio Costa; além da gerente regional do Sebrae, Ana Cláudia Mello. À coluna, Wallace declarou que acredita que surgirão inúmeros negócios dessa iniciativa. “A sessão é uma ótima oportunidade para os empresários fazerem networking, ampliarem a rede de contatos, divulgarem o negócio, conhecerem potenciais clientes, fornecedores e formar novas parcerias. Ao fortalecer nosso comércio local, não apenas impulsionamos as empresas do nosso município, mas também estamos criando oportunidades de empregos e renda”, analisou o secretário.

PASTEL DE FEIRA

Quem resiste a um bom pastel de feira, né? Certamente, não o prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL). Ao lado do secretário de Obras e Desenvolvimento Urbano, Fernando Frauches, o chefe do Executivo deu uma paradinha em sua agenda nesta sexta-feira (20) para comer o símbolo #1 das feiras brasileiras acompanhado do tradicional caldo de cana. “Ouvindo e conversando com o nosso povo, é claro que vou aproveitar pra comprar frutas e verduras para o final de semana. Vocês sabem que pastel é meu salgado preferido, né?”, escreveu Fábio. A bem da verdade, apesar do prefeito “trair” o próprio empreendimento, ninguém é de ferro, né? Pastelzinho com caldo de cana na feira é irresistível mesmo.

DIVERSIDADE NA ALDEIA

Conforme você leu na coluna Boca Miúda desta quinta-feira (19), o Cine Estação, em São Pedro, recebeu, nesta sexta (20), o prêmio concedido pela ONG Aldeia Diversidade a ativistas em prol da comunidade LGBTQIA+. A solenidade foi prestigiada, por exemplo, pela secretária de Saúde, Maria Márcia Fontes, que fez uma fala linda, demonstrando que é uma secretária antenada com os problemas da comunidade LGBT na área. Cláudia Tinoco, titular de Turismo, também discursou e fez uma fala enaltecendo a importância do turismo LGBTQIA+. Diego Amaral, secretário de Segurança e Ordem Pública, e Rodolfo Jota, responsável pelo departamento de Eventos, estiveram presentes e destacaram que, no domingo (22), a Parada do Orgulho LGBTQIA+ vai ter todo o aparato de proteção, com guarda e estrutura. A secretária de Assistência Social, Diana Alves, também marcou presença no evento. Cabe destacar que, apesar do aspecto conservador e bolsonarista do governo aldeense, os secretários e o próprio prefeito, Fábio do Pastel, demonstram muito boa vontade em atender aos anseios dos movimentos sociais. De fato, uma atenção bem-vinda para esse setor da sociedade. O grupo Aldeia Diversidade completou 15 anos e homenagearam, por exemplo, a jornalista e editora-chefe do Portal RC24h, Renata Cristiane.

CONEXÃO MARICÁ X JAPERI

Em Marica, o prefeito Fabiano Horta (PT) recebeu, nesta sexta-feira (20), a prefeita de Japeri, Fernanda Ontiveros (PT). O objetivo foi levá-la para conhecer de perto algumas das políticas públicas de Maricá, como é o caso do Restaurante Popular Mauro Alemão. Horta classificou como “um grande prazer” receber a correligioniária. O secretário de Governo de Maricá e presidente estadual do PT, Joãozinho Maurício, foi uma das autoridades que acompanhou a visita.

AS NOVAS FAKES DO CABO

Ao que parece, a oposição ao governo de Marcelo Magno (PL) em Arraial do Cabo sentiu o golpe da inauguração da Praça Fabinho Sorriso, na Cabocla, nesta quinta-feira (19). Isso porque o dia amanheceu nesta sexta (20) debaixo dos auspícios da fake news. Logo após o chefe do Executivo entregar um espaço dando dignidade e lazer aos moradores do morro, os opositores informaram que o Fundo de Participação dos Municípios havia sido bloqueado novamente para Arraial do Cabo. Em nota, a Prefeitura lembrou que criar e compartilhar boatos ou notícias falsas nas redes é crime. De acordo com o município, as parcelas do FPM foram creditadas normalmente na conta corrente da Prefeitura. “Todas as receitas arrecadadas pela Prefeitura estão disponíveis no Portal da Transparência, de fácil acesso a todos os cidadãos. Além disso, a confirmação do depósito pode ser verificada por qualquer pessoa através do site do Sisbb. Contamos com a colaboração de todos vocês para desmentir essa rede de desinformação. Juntos, podemos combater as notícias falsas e garantir que a população esteja bem informada”, finalizou a nota do município.

COMOÇÃO POR TOYA

A prefeita de Saquarema, Manoela Peres (PL), utilizou suas redes sociais nesta sexta-feira (20) para lamentar a morte de Toya, uma cachorrinha de 7 anos que ajudava em diversos resgates pelas forças de segurança. “Toya partiu, deixando saudades e muitas lembranças de momentos inesquecíveis”, escreveu a prefeita, lembrando de quando recebeu Toya no gabinete e conheceu um pouquinho de sua história ao lado do adestrador Willian Russo. A cadela chegou a receber um título de Honra ao Mérito em Saquarema por todo seu trabalho durante resgates e apreensões. Além de atuar na cidade, ela esteve em operações em Brumadinho (MG), Petrópolis e Arraial do Cabo.

ORGULHOS DA CORPORAÇÃO

O comandante do 25º Batalhão de Polícia Militar, Ten. Cel. Leonardo de Oliveira, participou de uma homenagem aos policiais que se destacaram no 3º trimestre de 2023. “Durante esse período, esses profissionais demonstraram um compromisso excepcional com a segurança da nossa comunidade e um serviço exemplar”, escreveu, em nota, o 25º BPM.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo