InícioBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (2)

Fábio do Pastel entre com ação contra Salineira e população lembra de passado distante; Zé Bonifácio terá que passar por nova cirurgia; Coletiva de Davi Souza reúne PDT; Marcelo Magno faz happy hour com Chuchu e puxa Ana Melman pro governo; Vantoil Martins recebe deputado Luiz Lima; Alexandre Martins tem agenda frenética; Lívia de Chiquinho faz apelo à população... E muito mais!

SÃO PEDRO SEM TRANSPORTE PÚBLICO

Em São Pedro da Aldeia, fato que tomou de surpresa a cidade, logo no começo do final de semana foi o anúncio do Grupo Salineira de que a Viação São Pedro vai parar no próximo dia 8 de julho, mas que já vai reduzir em 70% sua frota e uns dizem que apenas três ônibus vão circular. Conforme o próprio prefeito Fábio do Pastel (PL) disse, um transporte coletivo que já vinha sendo alvo de muitas reclamações nos últimos dias e agora a coisa se agrava. A Salineira alega que não tem lucro na cidade, onde 80% dos passageiros têm gratuidade e por isso não vê vantagem em continuar. A prefeitura fez uma coletiva por volta das 16h30 desta sexta (2) e, no comecinho da noite, entrou ao vivo pelo Facebook, acompanhado do secretário de Governo, Luiz Fernando Gomes Junior, do presidente da Câmara, vereador Denilson (SDD) e do procurador-geral Peter Samerson, para dizer que a empresa não pode sair assim, de uma hora para outra, e que a procuradoria vai entrar com uma ação na justiça cobrando as regras do contrato. Ou seja, cumprir prazo de 90 dias antes de se retirar para poder garantir a realização de nova licitação para que outra empresa assuma. Na ação, o município vai pedir prazo maior, de 180 dias; no mínimo vai brigar pelos 90 dias. Ou então a empresa vai ter que pagar multa de R$ 8,8 milhões. Fato é que no fim de semana, fatalmente a população vai ficar a pé, pelo menos os que dependem de ônibus, até que uma solução seja dada.

UM PASSADO NEM TÃO DISTANTE

Essa situação da Salineira em São Pedro da Aldeia, lembrou a muita gente algo que aconteceu no governo de Paulo Lobo, quando também a empresa teria ameaçado deixar de operar na cidade. Lá na Praça do Canhão tem uma turma que desconfia dessas coincidências, visto que Paulo Lobo, por mais que não tenha cargo no governo, é uma pessoa que influencia o prefeito. “Coincidência não existe”, disseram, emendando que o “lobo mau” possa estar por trás dessa situação. Mas é difícil crer nessa teoria da conspiração. Até porque, Fábio do Pastel e sua equipe não iriam permitir isso jamais, a menos que o prefeito não esteja a par de que possa haver uma tramóia ou estratégia para pressionar seu governo a fim de que o mesmo ofereça, por exemplo, um subsídio para que a empresa não se retire de maneira tão imediata. Será? Complicado acreditar nesse pensamento maquiavélico. Mas que a turma na Praça do Canhão comenta isso, comenta. Sem querer fazer papel de advogado do diabo – mas já fazendo, tem uma turma lá na Praça do Canhão que consegue pensar em cada ideia do mal, hein? A gente fica impressionado.

CHUMBINHO NO PDT

Ainda da Aldeia, quem se rendeu ao PDT foi o ex-prefeito Cláudio Chumbinho, que recebeu a bênção de Lupi, presidente nacional da sigla, nesta quinta (1º), no Rio. Chumbinho está de volta às origens, mais perto da esquerda. Começou pelo PT, passou pelo MDB, depois se filiou ao PP (partido da base do presidente Bolsonaro) e agora é pedetista, sigla de centro-esquerda com a qual vai concorrer ao cargo de deputado federal. “Nosso projeto para a Região dos Lagos avançou mais um passo, agora estou filiado ao PDT, acompanhem esse fim de semana trarei mais detalhes de Grande Projeto e para que ele evolua mais ainda preciso da sua participação”, disse ele em seu perfil. Temos que destacar que essa costura teve o dedo de Janio Mendes que vem arregimentando lideranças importantes da região.

HAJA ANJO DA GUARDA

Em Cabo Frio, a notícia é que o prefeito José Bonifácio (PDT), definitivamente, não quer dar descanso para seu anjo da guarda. Sem brincadeiras, Zé, que acabou de sair de um repouso, esta semana, após ter quebrado o nariz, semana passada, por causa de um “madeirite voador”, vai ter que voltar para a mesa de cirurgia semana que vem. Ele recebeu o resultado de um exame que apontou um nódulo no fígado, o qual será retirado na terça (6), em Niterói. Ele soube do resultado minutos antes do início da coletiva do ex-vereador Davi Souza (PDT), que agora é seu secretário de Governo, sobre os 180 dias de mandato, enquanto exerceu a liderança do governo na Câmara, da qual Zé também participou, nesta sexta (2), no hotel Malibu. E tão logo soube da notícia, já dividiu com os presentes. O quadro não é grave, mas inspira cuidados, afinal de contas, Zé tem 76 anos, tem diabetes, já teve câncer e também Covid. Fica registrada aqui a nossa torcida para sua pronta recuperação.

QUEM SERÁ O NOVO LÍDER?

Falando na coletiva do agora secretário de Governo de Zé Bonifácio, Davi Souza (PDT), além de Zé, quem também participou foi o ex-deputado Janio Mendes, assim como o vereador Oséias de Tamoios (PDT). Davi enumerou suas principais ações nesse semestre, tal como aplicativo de participação popular, projetos de lei e indicações. Mas o que a turma queria saber mesmo é quem vai ser o novo líder da Câmara cabo-friense. O primeiro suplente é o secretário de Saúde Felipe Fernandes, que vai ter que assumir, e caso não queira ficar, sai para que o segundo suplente, Felipe Monteiro (ex-vice-prefeito) assumiria. Já a liderança, ninguém sabe. Zé disse que não está com pressa, por tem 30 dias pela frente para resolver até o término do recesso legislativo (1º de agosto). Quanto a abrir mão da vereança para se engajar no novo projeto, dentro do executivo, Davi exaltou seu partido no sentido de reconhecer que foi o PDT quem abriu as portas e deu a ele a oportunidade de ser líder na Câmara. E que em relação a sua saída da Casa, ele definiu como uma “mexida sadia”. “O que é extraordinário é esse abrir de portas do PDT, dando espaço para juventude. O partido se oxigena e a política de Cabo Frio também”, disse Davi.

POLO ECONÔMICO E O BISCOITEIRO

Ainda sobre a coletiva, outro ponto abordado foi sobre o adiamento da votação do PL que cria o Polo Econômico de Desenvolvimento. O projeto de lei, do executivo, entrou na Câmara mês passado e teve parecer favorável da CCJ e seria votado na última sessão antes do recesso, mas como teve pedido de vista do vereador Roberto Jesus (MDB), teve que ser adiado para sessão extra na próxima terça (6). E quando se trata de Jesus, há um temos a ele por seus pares, por motivos óbvios, afinal ele é policial. Todos viram que outro dia ele “peitou” o Vanderson Bento (PTB), que é bem maior do que ele, que não botou o galho dentro. Mas a turma tem receio dele sim. Pela frente, todo mundo ri e cumprimenta com decência. Mas quando vira as costas, chamam ele de biscoiteiro (que no bom internetês é aquele cara que faz de tudo para chamar a atenção). Mas Zé, o prefeito, não poupou críticas ao policial: “Se tivesse boa vontade, se pensasse na cidade e não em fazer oposição ao governo, teria visto o processo na comissão, teria lido, o documento não é complexo, poderia ter consultado sua assessoria jurídica. Não sou dono da verdade, eu só lamento que vai atrasar um pouco toda a tramitação. Não tenho queixa, é apenas uma referência. Mas esse mesmo vereador que pediu vista, esteve naquela maravilha de festa que foi a I Expo Mangalarga Marchador, no último dia, no final da tarde, pra criar problema”, disparou o prefeito.

A CÉSAR O QUE É DE CÉSAR

Ainda sobre a coletiva de Davi Souza, indagamos sobre o incômodo, de fato, que sua nomeação como novo braço direito de Zé Bonifácio gerou dentro do PDT. Zé tentou negar, mas ouvi de alguns membros da sigla pequenas indiretas do tipo “não é só Davi que realizou feitos dentro do partido” e tal. Não se trata de desqualificar Davi, muito pelo contrário, mas a ciumeira há sim, como comentamos anteriormente. Até porque, para agradar dois caciques como Zé – que é vice-presidente estadual do partido e Janio – coordenador regional, não é tarefa fácil. “O espaço de David é o que ele conquistou com o trabalho dele, pelo que ele revelou, como por exemplo a coordenação com os demais vereadores nesses seis meses. Davi já foi lua, mas pegou a luz do sol e agora é uma estrela”, poetizou Zé. Janio também aproveitou para dizer que a “ciumeira” no partido não é negativa. “Conheço uma história que diz que a primeira coisa que preocupa é quando o companheiro ou a companheira deixa de sentir ciúme, é sinal que tem alguém no lugar. Então, ciúme é bom”. Davi disse que está certo da decisão de assumir seu lugar no executivo e que é uma pessoa racional. “Entendo que pato novo não tem que dar mergulho fundo, mas quando um chamado desse acontece eu não posso negar”, disse o pedetista, que na semana que vem oficializa seu licenciamento da Câmara.

CONEXÃO ARRAIAL-SÃO PEDRO

O prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL) esteve nesta sexta-feira (2), em São Pedro da Aldeia observando os deques de madeira que foram feitos às margens da lagoa de Araruama, no trecho do município aldeense. MM foi analisar o tipo e material e o projeto realizado para se inspirar em algo semelhante para os distritos, nas obras de urbanização que ele pretende iniciar ainda neste ano.

ESTREITANDO LAÇOS

Ainda de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), depois de longo expediente, ‘sextou’ num happy hour com seu líder de governo na Câmara, vereador Junior Chuchu (PV) para um bate-papo. Pegaram uma mesa no Container da Praia Grande, aproveitando o belo pôr do sol no Cabo. Na mesa, duas garrafas de água (e uma carninha de lado), mas a turma na Rua dos Feios aposta que eles estavam era tomando um choppinho. Até porque, prefeito e vereador também são gente, têm direito a uma bebidinha no final do expediente, né minha gente?

UMA MELMAN NO GOVERNO

Ainda no happy hour de Marcelo Magno e Chuchu, papo vai, papo vem, foi chegando mais gente e tiveram que abrir mesa. Estiveram por lá os vereadores Pedro Caju (PSL) e Professor Tayron (DEM), Dioguinho, presidente da Abetepac e até Ana Carolina Melman, neta do falecido Henrique Melman. Pelo telefone, o prefeito Marcelo Magno (PL) confirmou que está negociando para que Ana componha no seu governo. MM fez questão de salientar que foi um pedido do próprio Procurador-geral, Dr. Daniel Assunção, que sempre foi um fã de Melman e acredita no potencial e Ana. Ou seja, é uma questão de dias para ela estar na Procuradoria, conforme o próprio prefeito nos confirmou pelo telefone por volta das 20h.

CONEXÃO BRASÍLIA-IGUABA

O prefeito Vantoil Martins (CID) recebeu a visita do deputado Federal Luiz Lima (PSL), nesta sexta-feira (2). O parlamentar veio a Iguaba visitar as obras da Academia da Saúde, feita com verba de emenda assinada por ele, investida no município também para criação do projeto “Passaporte da Vitória”, uma escolinha de futebol para 300 crianças do Instituto Léo Moura, ex-jogador do Flamengo. Essa emenda foi conquista após a última ida dos vereadores Luciano Silva (CID) – líder do governo e Alan Rodrigues (MDB) a Brasília. Inclusive eles recepcionaram o deputado, foram até a Câmara e depois saíram em visita pela cidade e aproveitaram para levar Lima a conhecer as obras da academia, na Vila Nova.

QUINTA E SEXTA SEMPRE FRENÉTICAS

Quem conhece o prefeito Alexandre Martins (REP) já sabe, o cara é ligado na tomada, não para nunca. Às quintas e sextas então, nem se fala, pois são os dias que ele atende na Rasa. Além do atendimento à população, que dura longas horas, ele ainda faz as tradicionais vistorias de obras e reuniões com secretários. Nesta quinta (1º), esteve com a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Carla Natália, para apresentação do projeto da nova Escola de Ensino Médio realizado pelo governo do estado. Na ocasião, o prefeito sugeriu que fosse modificado o estilo do telhado para acompanhar o perfil das construções buzianas, além de dar algumas sugestões sobre o projeto. A Prefeitura cedeu um terreno na Rasa para o governo do estado construir a nova escola de ensino médio estadual. Ainda na quinta, Alexandre esteve em vistoria na praia de João Fernandinho para acompanhar as obras do projeto de revitalização no local, acompanhado dos vereadores Niltinho de Beloca (PROS) e Dom (PROS). Já nesta sexta (2), o chefe do executivo buziano esteve em São José vistoriando o local da futura sede da Guarda Municipal. E não parou por aí. Sobrou fôlego para a live da sexta-feira. Nesta, ele conversa com os secretários sobre os 180 dias de mandato, com transmissão na página da Prefeitura no Facebook. Ufa!

SEGUNDA DOSE SIM!

A prefeita de Araruama, Lívia de Chiquinho (PP) foi mais uma vez para o Facebook fazer um apelo à população para que ninguém deixe de tomar a segunda dose da vacina contra a Covid. Aliás, Lívia tem feito isso amiúde, tem muita gente que não está voltando para a D2. Sem falar nas gestantes que ainda não se imunizaram, que vira e mexe levam “um puxão de orelha” de Lívia, que aliás, faz muito bem em ter essa postura. Vacina é a única saída para acabar com a disseminação do coronavírus. “Quero fazer um apelo a todos e principalmente à imprensa para nos ajudar no convencimento da necessidade da segunda dose, fiz esse vídeo bem didático para que as pessoas possam cumprir com o seu papel na sociedade diante dessa dramática pandemia”, disse. Faz assim prefeita, fala pra turma ir vacinar senão não vai ter Bloco das Piranhas ano que vem! Apostamos que vai todo mundo correr rapidinho para o posto de vacinação mais próximo.

DEU NO NEW YORK TIMES

Renda básica à população e uma política de programas de suporte econômicos no combate à pandemia da Covid-19. Duas ações da Prefeitura de Maricá que transformaram a cidade em uma referência internacional em políticas públicas foram destaque desta vez em um artigo publicado na página de Opinião do jornal The New York Times. Intitulado “Prioritizing People to Build Back the Economy” (Priorizando Pessoas para Reconstruir a Economia) o texto entrou na edição do jornal desta quarta-feira (30). Escrito por Rashida Tlaib (deputada democrata de Michigan) e pelo vereador de SP e ex-senador Eduardo Suplicy aborda programas sociais de sucesso implantados pelo mundo que buscam diminuir as desigualdades, com foco na assistência à população em vulnerabilidade social, principalmente em meio à pandemia. Suplicy é o autor do projeto de Renda Básica que tramita no Congresso e um defensor do programa Renda Básica de Cidadania de Maricá.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content