22/12/2024 — 19:02
  (Horário de Brasília)

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (2)

Marcelo Freixo e André Ceciliano em Maricá; TSE mantém condenação de Renatinho Vianna à inelegibilidade; Marcelo Magno é fenômeno nas redes sociais; Mais uma troca no secretariado de José Bonifácio e a repercussão negativa do cancelamento de evento na Passagem; Fábio do Pastel participa de reunião para estruturar orçamento de 2023; Alexandre Martins visita Cem Braças com vereadores; Manoela Peres abre visitação a novo hospital; Livia de Chiquinho faz abertura de Festa do Produtor Rural; Guarda de Iguaba busca capacitação para alta temporada... E muito mais!

Compartilhe

MOBILIZAÇÃO EM MARICÁ

A coluna Boca Miúda desta sexta-feira (2) começa por Maricá, onde acontece nesta noite um comício grande dos candidatos ao governo do Estado Marcelo Freixo (PSB) e ao Senado André Ceciliano (PT). O prefeito maricaense, Fabiano Horta (PT), como não podia deixar de ser, marcou presença no evento, ao lado (na foto) dos dois, da deputada estadual candidata à reeleição Zeidan (PT) e do candidato a deputado estadual Renato Machado (PT). O ato acontece na praça Orlando Barros de Pimentel, no Centro, no começo desta noite também contou com divulgação do vice-presidente nacional do PT e ex-prefeito de Maricá Washington Quaquá. Ficou evidente a ausência de Alessandro Molon (PSB), candidato a senador, pivô do racha dos partidos à esquerda por causa de uma única vaga no senado. A região da Costa do Sol tem sido bastante visada por eventos políticos dos candidatos ao governo. Na semana passada, por exemplo, Cláudio Castro (PL) lotou a Praça de São Cristóvão, em Cabo Frio. Já Rodrigo Neves (PDT) visitou boa parte das cidades da Região dos Lagos na última terça-feira (30). A 30 dias do primeiro turno, ninguém parece estar disposto a abrir mão de conquistar votos.

RENATINHO VIANNA INELEGÍVEL

Em Arraial do Cabo, o assunto do dia foi que o ex-prefeito Renatinho Vianna está inelegível. A decisão, do TSE, é de quarta-feira (31) e ratifica a sentença dada pela justiça eleitoral do município. Renatinho respondia a processo de abuso de poder econômico e político nas eleições de 2020, em função da contratação de 2.835 eleitores por meio de contrato temporário no período da eleição. A ação foi proposta pelo atual prefeito, Marcelo Magno (PL), que o derrotou no último pleito. De acordo com o Ministério Público Eleitoral, na ocasião, “a contratação teve como objetivo desequilibrar a disputa eleitoral no processo sucessório, já que Renatinho disputava a reeleição”. Contudo, ele acabou derrotado pelo atual prefeito Marcelo Magno (PL). Renatinho recorreu, mas o Tribunal Superior Eleitoral negou provimento ao recurso, condenando-o a oito anos de inelegibilidade. A decisão final diz o seguinte: “O Tribunal, por unanimidade, negou provimento ao agravo em recurso especial, nos termos do voto do Relator, ministro Mauro Campbell Marques. Votaram com o Relator os ministros Benedito Gonçalves, Sérgio Banhos, Carlos Horbach, Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia e Alexandre de Moraes (Presidente).

CABO ELEITORAL REFORÇADO

Ainda em Arraial do Cabo, o prefeito Marcelo Magno (PL) tem se mostrado um verdadeiro cabo eleitoral de luxo. Além da postura aguerrida em prol de angariar votos para seus candidatos, que você tem acompanhado aqui na coluna, o chefe do Executivo cabista tem sido um fenômeno de engajamento nas redes sociais. Postagens dele passam de mil compartilhamentos. Com certeza, não é à toa que exista essa proatividade e carinho de deputados, como o federal Felício Laterça (PP) e o estadual Dr. Serginho (PL), em auxiliar nas articulações de Marcelo com os governos do Estado e o Federal.

MAIS UMA TROCA NO SECRETARIADO

Tem troca nova no secretariado do prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT), a 23ª. A administração, que é bastante conhecida por sua rotatividade, desta vez teve que providenciar uma modificação por conta da saída da então secretária de Mobilidade Urbana, Tita Calvet. A engenheira volta à iniciativa privada, mas fez questão de ressaltar à coluna nesta sexta-feira (2) que sai do governo pela porta da frente e que apenas recebeu um convite bom para atuar em uma empresa na qual já estava prestando consultoria. Com a saída de Tita, que iniciou a gestão de José Bonifácio no comando da secretaria de Obras, a pasta de Mobilidade Urbana volta, inteiramente, para as mãos de Jefferson Buitrago, que já havia comandado essa área. Buitrago vai conciliar o cargo “novo” com a presidência do Ibascaf.

BALDE DE ÁGUA FRIA

O empresariado do Polo Gastronômico e Cultural da Passagem, bairro mais antigo e um dos mais charmosos de Cabo Frio – point certo dos turistas – está fulo da vida com o prefeito José Bonifácio (PDT), que desautorizou o evento ‘Rock in Frio’, que aconteceria nesta sexta-feira (2) e foi objeto de nota aqui na coluna desta quinta (1º). O motivo? Zé teria dito que o rock não seria um estilo de música adequado para o ambiente, que já recebeu outras tantas apresentações musicais, de samba, de MPB. Acontece que os shows das bandas (quatro no total) seriam na versão acústica, sem metal. Mas ele ficou irredutível, segundo os organizadores. “Fizemos todo o processo para autorização com mais de um mês de antecedência, como deve ser, e passamos a acompanhar o andamento, mas nada acontecia. Quando já tinha 20 dias que a documentação havia sido protocolada, e nada de resposta, a organização voltou a correr atrás de resposta. Fomos em todas as secretarias que tinham que dar o aval, como Turismo, Postura. Todos aprovaram, mas não há autonomia, a última palavra é dele. Isso é de um autoritarismo fora do comum. A gente não pode ficar refém de um prefeito que vai na contramão do desenvolvimento econômico da cidade. Todos se mobilizaram para contratar, comprar insumos em dobro, enfim, um prejuízo. É uma falta de respeito e covardia com o Polo”, disse a empresária Vanina Dias, que faz parte da associação do Polo e da organização do evento.

QUESTÃO POLÍTICA?

A repercussão da desautorização de última hora do prefeito foi péssima, e os comerciantes chegaram a especular que poderia se tratar de rixa política, já que o evento tem apoio do deputado estadual Dr Serginho (PL), candidato à reeleição e que foi concorrente de Zé nas eleições 2020. Outro apoiador é o deputado federal Julio Lopes (PP), que também vai tentar recondução no cargo este ano, e que inclusive foi um dos articuladores do show do Cacique de Ramos, ocorrido em julho, no mesmo Polo da Passagem e com aval do prefeito.

LANÇAMENTO DE DAVI

O vereador de Cabo Frio e candidato a deputado federal Davi Souza (PDT) realizou o lançamento de sua campanha na noite desta quinta-feira (1º), no Clube Progresso, no Jardim Olinda. Nas redes sociais, o parlamentar compartilhou fotos do evento, que reuniu lideranças, como o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, o prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT), e o candidato a deputado estadual Janio Mendes (PDT), padrinho político de Davi. Aliás, Janio não esconde o carinho e orgulho que sente do seu discípulo. Para Davi, o lançamento “bombou” e, na internet, ele agradeceu a presença de “cada um que esteve ao nosso lado nesse momento tão importante”.

ALEXANDRE DA COLÔNIA NO RC CAST

Por falar em campanhas eleitorais, outro vereador de Cabo Frio que tenta uma vaga em Brasília é Alexandre da Colônia (SD). O parlamentar participa do próximo episódio do RC Cast, nesta terça-feira (6), com transmissão ao vivo pelas redes sociais e pelo YouTube do Portal RC24h, a partir das 17h30. Na pauta, além dos projetos que pretende levar, caso eleito, para a Câmara dos Deputados, Alexandre deve comentar sua trajetória política e as ações de seu mandato no parlamento cabo-friense, incluindo a passagem dele pelo cargo de líder do Governo de José Bonifácio na Câmara. Não dá para perder.

REUNIÃO DE ALINHAMENTO

O governo de São Pedro da Aldeia, comandado pelo prefeito Fábio do Pastel (PL) trabalha na estruturação do orçamento público do próximo ano. Nesta sexta-feira (2), Fábio, o vice-prefeito, Júlio Queiroz (PSDB), e todo o secretariado municipal traçaram metas e definiram objetivos para o ano de 2023. Os dados do município foram apresentados pela secretaria de Planejamento e Gestão. Para o prefeito, o planejamento é fundamental para garantir ações importantes para a cidade. “Temos em mente as principais metas para nosso município, garantindo conforto, segurança e qualidade na educação e na saúde, asfalto para os bairros e pensando na cidade como um todo”, destacou.

VISITA A CEM BRAÇAS

O prefeito de Búzios, Alexandre Martins (REP), fez uma visita, nesta sexta-feira (2), ao bairro Cem Braças. O encontro com a população foi acompanhado pelos vereadores Dida Gabarito (PRTB), Victor Santos (REP) e Rafael Aguiar (REP). O objetivo, de acordo com o chefe do Executivo buziano, foi conversar com a população para avaliar melhorias para o bairro. nas redes sociais Alexandre escreveu que quem o acompanha sabe que ele não abre mão de “estar próximo ao Legislativo, debatendo cidade e alinhando o que precisa ser feito”.

COMPLEXO HOSPITALAR

A Prefeitura de Saquarema abriu, nesta sexta-feira (2), para visitação as instalações do novo Hospital Municipal Nossa Senhora de Nazareth. A construção ambiciosa faz parte do projeto de grandes proporções da “Cidade da Saúde”, no bairro Verde Vale. Segundo a Prefeitura, trata-se do maior complexo hospitalar do estado do Rio de Janeiro. Desde 2020, muito se fala no município sobre a iniciativa, tendo sido, inclusive, um dos principais compromissos de Manoela Peres (UNIÃO) na campanha à reeleição. O hospital a ser inaugurado conta com quatro centro cirúrgicos, enfermaria adulta e pediatrica, UTI e internação.

CONCURSO PÚBLICO

Por falar em Saquarema, o concurso público da Prefeitura caminha a passos largos para ser realizado ainda neste ano. Na quarta-feira (31), a prefeita Manoela Peres assinou o contrato com a banca examinadora que ficará responsável pela prova. A empresa escolhida foi o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam). A previsão é de que o edital para o certame seja liberado em 30 dias e as provas ocorram até dezembro. A galera concurseira está de olho.

FESTA DO PRODUTOR RURAL

O distrito de São Vicente de Paulo, em Araruama, que foi palco de diversas manifestações de peso recentemente por conta do fechamento do hospital da localidade, que passou a funcionar como policlínica, terá um alento da Prefeitura neste fim de semana. A 2ª edição da Festa do Produtor Rural foi aberta na manhã desta sexta-feira (2) pela prefeita, Lívia de Chiquinho (PP). Na solenidade que deu início ao evento, Lívia entregou um novo ônibus à população do Transporte Folha Verde, que faz a condução gratuita dos moradores de bairros mais afastados do distrito para o centro vicentino. Além disso, foram distribuídas mais mudas pelo projeto Revita Citrus, que, segundo a Prefeitura, já distribuiu mais de 50 mil exemplares de espécies, como laranja, limão e tangerina, para produtores rurais cadastrados. O evento gratuito vai contar com apresentações musicais dos grupos Molejo e Só Pra Contrariar, além de atrações locais. Em Araruama é assim, pão e circo. Tira-se da saúde para colocar em festa.

CAPACITAÇÃO PARA ALTA TEMPORADA

O guarda civil de Iguaba Grande Maximiliano Lima participou durante essa semana, representando a secretaria municipal de Segurança e Ordem Pública, do Curso Especial de Policiamento em Áreas Turísticas. A capacitação, voltada para as forças de segurança, tem a busca pelo fortalecimento de ações nos períodos de alta temporada, onde acontece a procura por áreas litorâneas. A cerimônia de formatura foi nesta quinta-feira (1º) e contou com a participação do subsecretário de Segurança e Ordem Pública, Jorge Escada. “Como agentes públicos devemos estar sempre buscando a capacitação. Nosso papel agora é repassar todo ensinamento aprendido para os demais agentes da nossa corporação”, disse Maximiliano.

TRE FORMA MAIORIA PARA CASSAR DANIEL SILVEIRA

O TRE-RJ formou maioria de cinco votos para cassar a candidatura do deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) ao Senado. O desembargador Tiago Santos pediu mais tempo para analisar o caso, e o julgamento só deve ser concluído na próxima semana, quando a magistrada Kátia Junqueira também deverá ler seu voto. Os cinco integrantes do TRE que votaram para impugnar a candidatura do bolsonarista seguem entendimento da procuradoria regional eleitoral, segundo a qual o indulto individual concedido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) não afasta a inelegibilidade do congressista. Por 10 votos a 1, Sillveira foi condenado a oito anos e nove meses de prisão, multa, perda do mandato e suspensão dos direitos políticos por estimular atos com pautas antidemocráticas no país. Em seguida, Bolsonaro anunciou que havia assinado um decreto concedendo graça ao deputado, extinguindo a pena de prisão. O congressista está impedido de usar recursos públicos em sua campanha e foi condenado a devolver o dinheiro que tenha recebido do fundo partidário e do fundo especial de financiamento de campanha. A defesa de Silveira ainda não havia se manifestado até o fechamento da coluna.

Redação
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo