InícioBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (1º)

Marcelo Magno entra outubro com a bola toda; Arraial adere ao passaporte da vacina; Sextou com Alexandre Martins; Vantoil Martins libera salário e adere a programa contra corrupção; Ex-prefeitos da Região dos Lagos têm chance de se candidatarem; Cabo Frio tem ato contra Bolsonaro neste sábado; MPF vai investigar denúncia em São Pedro... E muito mais!

ADIÇÕES PARA A FROTA DE ARRAIAL

O prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), começou outubro com pé direito. Nesta sexta-feira (1º), a prefeitura recebeu cinco novos caminhões: três do tipo vacol e dois caminhões pipa. A gente já vinha divulgando nas últimas edições da coluna que a cidade em breve iria contar com esses apoios. Magno comentou que “o serviço vai auxiliar no esvaziamento das fossas, evitando a poluição ambiental, a proliferação de bactérias causadoras de doenças, e mantêm a higiene e segurança do local e da família. Teremos também o caminhão pipa para realizar um trabalho ainda mais eficiente, levando água para os locais mais distantes”. Vale lembrar que o serviço de vacol vai priorizar os distritos, demanda antiga da população local. O prefeito comenta ainda: “A nossa meta é otimizar e atender a demanda de toda população”. O serviço será gratuito e funcionará mediante agendamento.

PASSAPORTE DA VACINA EM ARRAIAL

A Prefeitura de Arraial do Cabo publicou novo decreto e a partir de agora a cidade passa a exigir comprovante de vacinação para entrada no Município, permanência nos estabelecimentos e acesso a passeios náuticos. A medida segue a recomendação do Ministério Público do Rio de Janeiro e considera a necessidade de conter a disseminação do vírus. O “passaporte da vacina” substitui o voucher digital e o QR Code, exigidos anteriormente. Todas as pessoas maiores de 18 anos deverão apresentar a comprovação disponível no certificado de vacinas digital da plataforma do SUS, comprovante, caderneta ou cartão de vacinação impresso em papel, emitido no momento da vacinação pelas Secretarias de Saúde, institutos de pesquisa clínica, ou outras instituições governamentais nacionais ou estrangeiras.

ARRAIAL PELO OUTUBRO ROSA

Destacando a luta contra o câncer de mama em mulheres, o Pórtico de Arraial do Cabo está de cara nova a partir dessa sexta-feira (1º). O local recebeu uma nova iluminação, na cor rosa, em referência a campanha. A iniciativa do Outubro Rosa tem reconhecimento internacional e chama a atenção da população para a conscientização e prevenção dessa doença que mata milhares de mulheres por ano. Mas o mais importante nisso tudo é que, ao longo do mês, o município vai realizar ações que fazem parte da programação especial. Uma delas já acontece na próxima terça-feira (5), quando Magno reinaugura a maternidade; na semana seguinte, no dia 13 de outubro, é a vez de inaugurar o Centro de Imagem, que fica dentro do Hospital Geral. Pela primeira vez, as pacientes cabistas não terão que sair da cidade para realizar os exames em outros municípios. Avanço importante.

DARLAN ESTÁ ELEGÍVEL

O ex-candidato a vice-prefeito de Arraial do Cabo pelas eleições 2020, Darlan Costa, que concorreu na chapa de Renatinho Vianna, entrou em contato com a coluna para dizer que foi absolvido por unanimidade no processo do TRE que condenou Renatinho à inelegibilidade por oito anos por abuso de poder econômico às vésperas das eleições do ano passado (cabe recurso no TSE). “Sou idôneo e elegível para participar de qualquer eleição. Agora, de cabeça erguida e sempre com honestidade, verdade, cordialidade e sorriso no rosto. Estamos juntos!”, declarou.

DIA CHEIO DE ALEXANDRE MARTINS

A agenda desta sexta-feira (1º) do prefeito de Armação dos Búzios, Alexandre Martins (REP) foi ‘daquele jeito’ Alexandre de ser, movimentada. Recebeu em seu gabinete uma visita ilustre, o famoso surfista José Eduardo, o Dudu. O atleta buziano subiu ao pódio como 2° colocado no Campeonato Regência Supertubos, que aconteceu em Linhares (ES). Isso aí, prefeito! Vamos valorizar os atletas da região! Logo pela manhã, Alexandre Martins participou da abertura do Curso de Capacitação para Resgate e Desencalhe de Cetáceos, no Geribá Tennis Park. A manhã do prefeito também foi dedicada a um café na subprefeitura da Rasa parar marcar a abertura das ações da Campanha Outubro Rosa programada pela Secretaria da Mulher e do Idoso. Alexandre aproveitou e também fez o tradicional atendimento na subprefeitura da Rasa. Logo depois partiu para conferir as obras de drenagem que estão sendo realizadas no Arpoador, ao lado do vice-prefeito e secretário de Obras, Miguel Pereira (PL). Ufa, parou para respirar hoje, Alexandre?

DINHEIRO NA CONTA E PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO

De Iguaba Grande, o prefeito Vantoil Martins (CID) mandou avisar que o pagamento de setembro já está na conta. Assim como em Arraial, São Pedro e Araruama, o servidor iguabense já entra no novo mês com dindim no bolso. E tem mais novidade nesta sexta-feira (1º). A Prefeitura aderiu ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção, ferramenta que dá mais transparência às ações do governo. A partir do diagnóstico elaborado através do programa, o município terá acesso a um plano de ações específicas que apresentará sugestões e propostas adequadas às necessidades de Iguaba. “Desde o início da nossa gestão, buscamos trabalhar licitamente, dentro da legalidade, fazendo tudo o mais correto possível. Esse é o principal papel de todos os secretários e servidores da prefeitura, pois devemos zelar pelos impostos dos moradores de Iguaba e pela nossa cidade”, Vantoil.

GENTE NOVA NA AÇÃO SOCIAL

Continuando em Iguaba Grande, a secretaria de Ação Social, muito habilmente comandada por Cláudia Souza, recebeu mais um reforço feminino. Cristiane Rito (à dir.) acaba de assumir a subsecretaria da pasta. Para quem não sabe, Cristiane é esposa do vereador Paulo Rito (CID), que já passou pelo executivo, onde foi o braço direito do prefeito Vantoil Martins (CID). Competente e cercada de gente focada na cidade, certamente Cristiane fará um belo trabalho. O Portal RC24h deseja boa sorte na nova jornada.

EX-PREFEITOS DE VOLTA AO TABULEIRO?

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sancionou, nesta quinta-feira (30), pelo Diário Oficial da União, uma lei que permite que políticos com as contas rejeitadas durante o mandato possam se candidatar. Atualmente, a Constituição indica que se não houvesse possibilidade de recurso, ficariam inelegíveis por 8 anos candidatos que tivessem as contas rejeitadas. O advogado Cristiano Oliveira, que já foi Procurador-Geral de São Pedro da Aldeia explicou que, “com a reforma eleitoral, o parecer desfavorável nas contas que importe em inelegibilidade deve resguardar motivo grave, doloso, de improbidade administrativa, insanável, ou seja, ação deliberada e consciente do Gestor, que prejudique o erário e o patrimônio público”. “Não havendo isso, mesmo com as contas rejeitadas, o político não é atingido pela inelegibilidade. Sem comprovação do malferimento intencional, não há como manter o político inelegível”, disse Dr. Cristiano. Na prática, a mudança preserva direitos políticos de figuras como os ex-prefeitos de Cabo Frio, Marquinho Mendes (MDB), e de São Pedro da Aldeia, Cláudio Chumbinho (sem partido). O advogado sintetiza ainda que a intenção da norma é “não condenar injustamente um político que cometeu um erro, sem intenção de praticar ato de improbidade administrativa ou causar dano ao erário”.

TOTALMENTE NO JOGO

Falando em Cláudio Chumbinho (sem partido), o ex-prefeito aldeense, está totalmente no game. Além de ter tido as contas aprovadas recentemente, ele ele confirmou a saída do PDT. Numa passagem a jato pelo partido, o ex-prefeito aldeense disse que desistiu da sigla porque estaria sendo acusado de colocar várias pessoas na prefeitura de Cabo Frio. Mas deve vir candidato a deputado por esse novo partido que vai se formar a partir da fusão do DEM com o PSL. Independente de conseguir se eleger deputado ano que vem, certo que ele está bem posicionado para 2024.

MPF VAI INVESTIGAR DENÚNCIA NA ALDEIA

E já que estamos falando de política aldeense, o Ministério Público Federal vai investigar denúncias de falta de alimentação escolar para alunos da rede municipal de ensino de São Pedro da Aldeia. O procurador da República Leandro Mitidieri marcou uma reunião para o próximo dia 13, por videoconferência, para tratar do assunto. O prefeito Fábio do Pastel (PL) foi chamado para a reunião, que também deverá contar com representantes da Secretaria Municipal de Educação e do Conselho Municipal de Alimentação Escolar. A reunião foi convocada após a polêmica ocorrida no mês passado, quando pais e responsáveis de alunos matriculados em unidades de ensino do município reclamaram da alimentação distribuída para os estudantes. De acordo com as denúncias, alimentos impróprios para consumo teriam sido distribuídos.

MARATONA EM BRASÍLIA

De São Pedro da Aldeia, os vereadores Denilson Guimarães (SDD) – presidente da Câmara, Isaías do Escolar (PROS), Fernando Mistura (REP), Vitinho de Zé Maia (PL), Chimbiu (SDD), Jean Pierre (PODE) e Márcio Soares (PDT) voltaram com a mala cheia de esperança, afinal, foram muitas as demandas levadas para Brasília, onde estiveram esta semana. Uma das principais foi o pedido de um hospital federal para atender o município. Quem ficou animado com a presença dos edis foi o deputado federal Zé Augusto Nalin (DEM), vide o vídeo.

MANIFESTAÇÃO EM CABO FRIO

Várias cidades da região estão se mobilizando para participar, junto com diversas outros municípios do Brasil, partidos políticos, centrais sindicais e movimentos populares de um novo ato nacional pelo impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Convocado para este sábado (2), a manifestação ocorrerá em todo o país e no exterior, com mais de 214 atos confirmados pelo “Fora Bolsonaro”. Até o início da tarde desta sexta-feira (1º), 255 cidades já haviam programado manifestações, entre elas Macaé, Rio das Ostras e Cabo Frio. Nesta, o ato está marcado para as 10h, na Praça Porto Rocha. A ideia é reunir manifestantes não só do município cabo-friense como de outras cidades da Região dos Lagos, num protesto unificado.

CASAMENTO NAS PRAIAS DE CABO FRIO

Logo após a sessão desta quinta-feira (30), o secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Carlos Cunha esteve na Câmara Municipal de Cabo Frio e utilizou a tribuna para falar sobre o projeto que regulamenta a realização de cerimônias de casamentos nas praias e pontos turísticos do município. Ele apresentou o documento, que está em fase de elaboração e ouviu sugestões dos vereadores. O PL terá diretrizes básicas como o prazo de abertura de processo administrativo para requerer autorização, área máxima a ser utilizada, locais onde poderão ser realizadas as cerimônias, valores, dentre outros. Após, a finalização, o Projeto de Lei, de iniciativa do Executivo, será enviado à Câmara para apreciação e posterior tramitação.

ESPORTE PARA AS CRIANÇAS

Nesta sexta-feira (1º) Rio das Ostras recebeu uma visita ilustre, o jogador do Flamengo Diego Ribas. O Assessor executivo da Sec. de Esporte e Lazer e ex-vereador, Alberto ‘Betinho’ Moreira divulgou detalhes da visita do atleta e comentou que ele foi recepcionado com alegria por alunos da rede municipal de ensino para quem ele palestrou destacando a importância do esporte na formação da juventude. Betinho destacou que a visita do jogador marca o lançamento projeto RedeSesc+Esporte, no qual serão oferecidas aulas gratuitas de modalidades esportivas para crianças e adolescentes de baixa renda. Podem participar meninos e meninas entre quatro e 17 anos cuja renda familiar bruta não ultrapasse três salários mínimos.

OBRAS PARA O SANA

Arraial do Sana é um importante distrito turístico na Serra de Macaé e há anos os moradores do local pedem mais investimentos. Nesta sexta-feira (1º) o prefeito de Macaé, Welberth Rezende (CID) divulgou nas suas redes sociais a instalação da ponte sobre o Rio Sana, na Cabeceira, com a troca da estrutura de madeira para metálica, além da cabeceira da ponte. Na publicação ele ainda comentou que a visita ao local foi acompanhada pelos secretários de Casa Civil, Luciano Diniz, de Infraestrutura, Santiago Borges, do adjunto de Interior, Rodrigo Curvelo e dos vereadores Paulo Paes e Tico Jardim. “Vamos substituir ainda as pontes próximas às localidades do Sítio Regalo, Sítio Santa Rosa, Sítio São José e o Sítio Santana, na estrada Frade x Sana”, adiantou o administrador municipal.

AUDIÊNCIA PÚBLICA CONTRA REFORMA

A PEC 32/2020, que promoverá uma série de mudanças no serviço público, foi tema de uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Macaé. Solicitada pela parlamentar Iza Vicente (Rede), a reunião virtual reuniu representantes de sindicatos que são contra e apontaram retrocessos que podem afetar diretamente a saúde, a educação e a segurança. Na abertura, Iza lembrou que as ações do governo federal refletem nos estados e municípios. “A população precisa estar ciente do que acontece. Recebo críticas quando me posiciono e dizem que devo focar em Macaé, mas a PEC 32 impacta as nossas vidas, assim como aconteceu com a Reforma da Previdência, por exemplo. Agora, os servidores municipais também contribuirão a mais”.

R$ 85 BILHÕES PARA 2022

O Projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) 4.951/21 foi publicado no Diário Oficial do Legislativo, nesta sexta-feira (1º), com previsão de equilíbrio nas contas do estado. A receita estimada para 2022 é de R$ 15,8 bilhões a mais do que a prevista na LOA de 2021 – que foi calculada em R$ 69,2 bilhões. O texto aponta estimativa de arrecadação líquida de R$ 85 bilhões e gastos da mesma ordem. Ele será analisado pelos deputados da Comissão de Orçamento da Alerj, em audiência pública, ainda este mês. Em seguida, será analisado no plenário e os deputados poderão fazer emendas modificando o projeto, cuja versão final só deve ser votada em dezembro.

CONSCIENTIZAÇÃO ROSA

Um ato nas escadarias do Palácio Tiradentes, antiga sede da Alerj, marcou nesta quinta-feira (30) a abertura do Outubro Rosa, cujo objetivo é conscientizar as mulheres sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero. O prédio histórico ficará iluminado na cor rosa o mês todo em adesão da Casa à campanha, que este ano tem como tema ‘Cuido de mim, cuido de todas’. Deputadas da bancada feminina da Alerj cobraram a intensificação das ações por parte do governo para o enfrentamento do câncer de mama, que é o que mais afeta as mulheres, depois do câncer de pele. “que seja Outubro Rosa os 12 meses do ano! A conscientização pelo diagnóstico precoce do câncer de mama precisa ser todos os dias”, declarou o presidente do parlamento fluminense, André Ceciliano (PT).

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content