InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (1º)

Dr Serginho fecha apoio do PSD e já intera 10 partidos ao lado dele; Fechamento de Magdala Furtado com PV trava vida de Rafael Peçanha; Em Búzios, como em Cabo Frio, o fenômeno do troca-troca; Vantoil Martins dá posse a dezenas de novos agentes da área de Saúde; Fábio do Pastel dá expediente na Colina; Marcelo Magno tem inaugurações à vista; Verônica Januário chama moradores para apresentar projeto no distrito... E muito mais!

MAIS UM PRA CONTA

A coluna Boca Miúda desta sexta-feira (1º) começa pela corrida pré-eleitoral em Cabo Frio, onde o pré-candidato a prefeito, Dr Serginho (PL) fechou mais um apoio. Ele confirmou o fechamento com o PSD, que tem o deputado federal Pedro Paulo como presidente da executiva estadual, Guilherme Schleder, deputado estadual e primo do pré-candidato, e o ex-vereador cabo-friense e ex-prefeito interino, Aquiles Barreto, articulador que colaborou com esse fechamento. O acordo saiu após um almoço entre os quatro, nesta quinta (29), apesar de Serginho ter postado somente nesta sexta-feira (1º). Na publicação, Dr. Serginho aproveitou para agradecer e postou a seguinte frase: “política se constrói com diálogo. Hoje o PSD ingressa no nosso projeto em Cabo Frio”. Por telefone, disse que está bastante otimista por se tratar de um partido importante. Pedro Paulo vê em Serginho “o melhor para o desenvolvimento de Cabo Frio”.

JÁ TEM DEZ, MAS QUER MAIS

Com o apoio do PSD, Dr Serginho já tem 10 partidos com ele, porque contando com o PL, ele tem o Republicanos de Waguinho (presidente estadual da legenda, na foto com Serginho), União Brasil, Progressistas, PSDB, Solidariedade, Cidadania, PMB (Partido da Mulher Brasileira) e Podemos. Mas ele não se deu por satisfeito. “Outras surpresas que estão por vir”, garantiu.

COMPLICOU PRA RAFAEL

Falando em corrida pré-eleitoral em Cabo Frio, a filiação da prefeita Magdala Furtado no PV, que rolou nesta quinta (29) em Brasília, vai dificultar a vida do pré-candidato pelo PT, de concorrer em outubro. Isso porque PV, PT e PCdoB compõem uma federação e devem caminhar juntos. Com a filiação de Magdala ao PV, ela passa a ter prioridade porque é prefeita de mandato, e Rafael deixa de ser o favorito para disputar a eleição em outubro nessas condições. Aliás, a executiva municipal petista ia se reunir nesta sexta (1º) para discutir a filiação de Magdala. Para anunciar o que ficou decidido, Rafael vai fazer uma coletiva na segunda-feira (4), no hotel Malibu. Agora é aguardar pra ver.

NOVA TITULAR

Ainda em Cabo Frio, saiu a nomeação de Adriana Almeida para assumir, de forma interina, a secretaria de Administração, após a saída, semana passada, de Marcilene Barreto. Mas o que os servidores realmente estão querendo saber é se Adriana terá o mesmo modus operandi com o qual atuava na Saúde, onde a folha de pagamento de janeiro virou uma zona, será que vai ser assim em outros setores? Fora as inúmeras denúncias de fantasmas e gratificações indevidas. E tem mais, dizem que ela é a pessoa que tem carta branca da prefeita Magdala Furtado, ou seja, da mais alta confiança.

MAGDALA ‘MACETANDO’

E mal chegou de Brasília, Magdala Furtado foi voando para o bairro do Jacaré, acompanhar a primeira edição do programa ‘Governo Presente’, onde foram oferecidos vários serviços e orientações à população, no CIEP Brizolão. A ação é conjunta das secretarias de Governo, Saúde, Assistência Social, Direitos Humanos e Segurança e de Mobilidade Urbana, além da iniciativa privada. Magdala conversou com moradores e ainda parou com um grupo de adolescentes para fazer uma dancinha a la ‘Tik Tok’, ao som “Macetando”, de Ivete Sangalo. Que fôlego, hein?

CAFEZINHO COM ÁTILA

O quadro “Cafezinho com a Renata” recebeu o vereador de Cabo Frio Átila Motta (Avante), um dos poucos da base da prefeita Magdala Furtado (PV), para um bate-papo sobre o cenário político atual. Contou do aprendizado que tem tido na Câmara em seu primeiro mandato e destacou que já teve leis de sua autoria sancionada pelo executivo, como a das fake news’. Membro da Comissão de Ética, Átila frisou que as CPIs não o preocupam e que aposta na transparência do governo. Também comentou sobre Magdala ter se alinhado com o presidente Lula (PT). Confira no vídeo acima.

SERÁ?

Falando em Magdala alinhada ao presidente Lula (PT), embora tenhamos apurado que o Partido dos Trabalhadores está rachado por conta do deputado federal Linbergh Farias apoiar o projeto da prefeita de Cabo Frio, muita gente desconfia de que ele e Washington Quaquá teriam jogado juntos. Fazendo a linha policial bom e policial mau, enquanto um diz que apoia Rafael e o outro, Magdala. Será?

BAIXANDO A CERCA…

Política é realmente dinâmica. O ex-deputado Magalhães Pinto eternizou a máxima “Política é como nuvem. Você olha e ela está de um jeito. Olha de novo e ela já mudou”. Eis uma verdade. Vejamos o caso de Cabo Frio e Búzios. Políticos de direita se abraçam com a esquerda. Na península, a foto icônica de André Granado (MDB), Mirinho Braga (PDT), Joãozinho Carrilho (PRD) e Dr Serginho (PL) foi um dos assuntos mais comentados da semana. Já em Cabo Frio, Magdala Furtado com Lula, e com o presidente nacional do PV, José Luiz Pena foi algo didático para as novas gerações. Enquanto a militância se mata (literalmente) defendendo suas bandeiras, os poderosos se unem quando convém. Chegam a tomar uísque em camarotes da Sapucaí. Mas esse troca-troca está motivando muita gente a fazer a transição com mais naturalidade. Existem candidatos à reeleição de vereador que iriam caminhar com Rafael Peçanha (PT), como o vereador Davi Souza, que hoje está no PDT, mas ao que parece, ficou sem ter pra onde correr. PDT fechou com Marquinho/ Kamylla/Janio Mendes. Já o PT parece estar escorrendo por entre os dedos de Peçanha. E agora vereador? Vai fazer o quê da vida? Muitos querem saber. Davi se constrange com a pergunta. Por que, Davi? Mirinho e Magdala fizeram o favor de dar aquela pisadinha para baixar a cerca e facilitar a mudança de lado. Fica dica aos que não sabem para onde ir. Escolham o partido que melhor lhes convier e esqueçam esse dilema de direita X esquerda. Agora o jogo parece outro. Eleições municipais prevalece o que se chama em Ciência Política de “personalismo”. O que vale é todo mundo junto e misturado. Assim ensinam os mais experientes.

POSSE DE NOVOS AGENTES

Em Iguaba Grande, o prefeito Vantoil Martins (CID) deu posse aos novos Agentes Comunitários em Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE), nesta sexta-feira (1º). Os 70 novos profissionais entram em campo a partir de segunda-feira (4). E o pacote foi completo: cada novo servidor recebeu um kit de trabalho contendo, chapéu, colete, blusa com proteção UV, bota, garrafa, bolsa e a grande novidade, um tablet que irá dinamizar a captação e transmissão das informações coletadas. “É um momento de muita emoção. Quem se propõe a fazer saúde pública sabe que a responsabilidade só aumenta. Está nas mãos de vocês promover a saúde preventiva da nossa gente”, declarou Vantoil. Junto do chefe do executivo, estiveram presentes na solenidade o chefe de Gabinete, Fábio Costa, os secretários de Saúde, Carla Valle, de Administração, Valdeci Junior, de Planejamento, Eron Bezerra, de Turismo e Lazer, Marcelo Durão, e os vereadores Silvana Grimauth (CID) e Allan Rodrigues (MDB).

NA COLINA

Em São Pedro da Aldeia a gente tem mostrado direto, o tanto que o prefeito Fábio do Pastel (PL) tá sempre de olho nas obras em andamento. Em cada bairro que vai, faz questão de falar com os moradores e saber se estão gostando ou o que está faltando. É um cara do povo e trata os outros de igual pra igual, segundo dizem os aldeenses. Nesta quinta (29), quando esteve na Colina, não foi diferente. O bairro está recebendo obras de pavimentação e na ocasião aproveitou para fazer um pit stop pra um cafezinho com a missionária Tânia e o pastor Vanderson Soares. E sem perder o ritmo, afinal outubro é daqui a sete meses.

NA FEIRA

Quem também tá andando que nem doida pelas ruas de São Pedro é a ex-vereadora e pré-candidata a prefeita Bia de Guga (MDB). E nesta sexta-feira (1º), como não podia deixar de ser, ela foi pra feira da cidade cedinho, pouco depois das 7 da matina, tinha feirante que nem havia montado a barraca ainda quando ela já conversava com moradores e os comerciantes. De lá, partiu academia, afinal, pra aguentar o tranco desse 2024, só malhando.

INAUGURAÇÕES À VISTA

Arraial do Cabo tem mais duas inaugurações à vista. Uma delas, é a Creche Municipal Vicente Rodrigues, no Morro da Boa Vista, que será entregue a população após intervenções na infraestrutura do local, que há cerca de 20 anos não recebia obras completas e apresentava riscos aos alunos, profissionais e responsáveis. A reinauguração acontece neste sábado (2) e, segundo o prefeito Marcelo Magno (PL), com a ampliação e reforma a prefeitura conseguirá ofertar mais de 20 novas vagas em período integral para a população. “Aumentar o número de matrículas nas creches, principalmente durante o período da jornada de trabalho dos responsáveis, tem sido prioridade”, frisou Marcelo. Já na segunda-feira (4), acontece a reinauguração da escola Francisco Luiz Sobrinho, em Monte Alto, que atende alunos do Fundamental I e II e EJA. O prédio passou por uma modernização completa com a construção quadra, uma nova sala, laboratório de informática e biblioteca.

ENCONTRO EM SÃO VICENTE

Em Araruama, a empresária Verônica Januário, do Avante, está chamando os eleitores para conhecerem mais do projeto “Araruama que eu Quero”, que quer barrar o avanço dos herdeiros políticos da gestão Lívia de Chiquinho (REP) nas eleições deste ano. Na próxima segunda-feira (4), está marcada uma reunião no distrito de São Vicente, às 19h. Verônica, o também empresário Rone Rossy e o médico Marcelo Amaral querem ser a terceira via política da cidade.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo