BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (1º)

Lançamento de pré-candidatura de deputada em Saquarema reúne Cláudio Castro e Fábio do Pastel; meio político repercute ataque racista contra Renata Cristiane; deputada libera emenda para BPM em Cabo Frio; Vantoil comemora aniversário de Centro de Capacitação; Alexandre visita obras da APAE e Inefi; o tal do Sr. Tobias de Araruama; Arraial reajusta salário do professor; e muito mais...

1404
Foto: Débora de Monsanto

LANÇAMENTO DE MOTTA

A coluna Boca Miúda desta sexta-feira (1º) começa por Saquarema, com mais uma visita do governador Cláudio Castro (PL) à Região dos Lagos para lançamento de pré-candidatura a deputado estadual. Conforme já havíamos comentado, Castro está com todo mundo e, após participar na semana passada do evento de Pedro Ricardo (PROS), candidato da prefeita de Saquarema, Manoela Peres (UNIÃO), que vai tentar renovar o mandato na Alerj, o governador marcou presença no lançamento da pré-candidatura de Franciane Motta (UNIÃO), rival política de Peres, na noite desta quinta (30). Na semana passada, a gente chegou a publicar, inclusive, uma foto que mostrava o marido de Franciane, o ex-deputado Paulo Melo almoçando junto com o governador e Pedro Ricardo em Casimiro de Abreu. É aquilo mesmo. O canto gago do governador está atraindo todo mundo. Inclusive, o evento de Franciane foi prestigiado também pelo prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), que chegou a discursar agradecendo a deputada estadual, ao marido dela e ao governador pelo que fizeram por São Pedro.

NOTA DE REPÚDIO

Pegando o gancho de São Pedro da Aldeia, a gente fala sobre o episódio de racismo com ofensas a editora-chefe do Portal RC24h, Renata Cristiane. No começo da manhã desta sexta-feira (1º), circulou na internet a foto de um cartaz colado em um ponto de ônibus em São Pedro chamando a jornalista de macaca. Fábio do Pastel se posicionou pelas redes sociais repudiando o ato e fazendo uma defesa do respeito pelo ser humano como algo “indiscutível”. O prefeito ainda complementou que “a história da nossa terra está permeada e indivísvel da história do povo preto”. A assessoria de Comunicação da Prefeitura também se posicionou e manifestou solidariedade tanto a Renata Cristiane, quanto ao ativista social Wagner Muniz, que também foi vítima de insultos racistas recentemente. É inadmissível que, em pleno 2022, continuem sendo feitas ofensas por conta da cor da pele de pessoa qualquer que seja. Desse jeito, não dá!

REAÇÕES NA REGIÃO

Na cidade vizinha, Cabo Frio, a classe política também se manifestou em solidariedade a Renata Cristiane. A Prefeitura de Cabo Frio publicou nota nesta sexta-feira (1º) lamentando profundamente o ato “inaceitável” de racismo sofrido pela jornalista. “Este tipo de crime precisa ser investigado com todo o rigor necessário, para que a pessoa responsável seja devidamente punida nos termos da lei. O racismo é intolerável e não cabe em nossa sociedade”, disse a nota. O presidente da Câmara, Miguel Alencar (UNIÃO), escreveu em uma rede social que “estamos vivendo momentos de retrocesso” e questionou “que sociedade é essa que estamos construindo?”. Os vereadores Davi Souza (PDT) e Thiago Vasconcelos (Avante) e o pré-candidato a deputado estadual Janio Mendes (PDT) também se solidarizaram a Renata. O parlamentar Roberto Jesus (MDB), através de seu chefe de Gabinete, se solidarizou e deixou seu gabinete à disposição para ajudar no que fosse preciso. A rádio Costa do Sol FM publicou uma nota em repúdio ao ato racista e em apoio a jornalista.

EMENDA VOLUMOSA

A gente continua falando sobre Cabo Frio, porque a deputada federal Rosangela Gomes (REP) esteve na sede do 25º BPM no município nesta sexta-feira (1º) que fez uma emenda parlamentar para o batalhão. O valor garantiu a compra de seis quadriciclos para a corporação. O prefeito, José Bonifácio (PDT), acompanhou a cerimônia nesta tarde. Estiveram presentes ainda o comandante Silvio Guerra, do 4º CPA; Coronel Oliveira, comandante do 25ºBPM; Ruy França, secretário municipal de Segurança e Direitos Humanos; Janio Mendes e a empresária Patrícia Cardinot, presidente do Conselho Comunitário de Segurança cabo-friense.

ENTREVISTA COMENTADA

Ainda sobre Cabo Frio, o assunto do dia foi a entrevista bombástica do prefeito José Bonifácio ao 11º episódio do RC Cast na tarde de quinta-feira (30). Moradores nas ruas repercutiram as falas do prefeito, sobretudo, em relação ao desgaste dele com a vice, Magdala Furtado (PL). Munícipes, inclusive, questionaram a integrantes da equipe do Portal RC24h sobre onde assistir a entrevista completa, que está disponível no Facebook e no YouTube. No bate-papo, Zé comentou sobre a postura de Magdala ao assumir a Prefeitura inteiramente no fim de abril e chegou a afirmar que só transmitiria o cargo para a vice novamente caso morresse.

REFORÇO DO PROEIS

A gente volta a falar sobre segurançã em Cabo Frio, porque tem novidade no que se refere ao policiamento da cidade. O secretário de Segurança e Direitos Humanos, Ruy França, informou pelas redes sociais que mais uma dupla de policiais do PROEIS foi escalada para reforçar as ações de patrulhamento na região do Terminal Rodoviário Alexis Novellino, no Jardim Flamboyant, das 14h às 22h. O reforço começou a valer já nesta sexta-feira (1º).

NOVOS PASSOS DE CUNHA

O empresário e atual presidente da Associação de Hotéis de Cabo Frio, Carlos Cunha, assumiu, nesta sexta-feira (1º), o cargo de coordenador Estadual de Turismo da região da Costa do Sol. “Como hoteleiro e empresário, me sinto honrado pelo convite  feito pelo secretário estadual de turismo, Sávio Neves, e pelo deputado estadual Gustavo Tutuca. Pretendo trabalhar incansavelmente para a retomada do setor turístico na baixada litorânea”, disse Cunha. O empresário teve uma passagem elogiadíssima pelo trade turístico como secretário de Turismo de Cabo Frio, na gestão de José Bonifácio, e deixou o cargo por opção do governo sem maiores explicações. Apesar do novo cargo, Carlos não vai deixar a presidência da associação de hotéis cabo-friense.

ANIVERSÁRIO DO CENTRO DE CAPACITAÇÃO

O Centro de Capacitação Lahylton Cezar Santana Neves, em Iguaba Grande, completou o primeiro ano de funcionamento na quinta-feira (30). Em comemoração, a secretaria de Assistência Social, Trabalho e Renda, com a equipe do Centro de Capacitação organizaram o “Café da Roça”, com comidas típicas de festa junina. Durante a comemoração, o prefeito Vantoil Martins (CID), esteve junto dos secretários Cláudia Souza e Eron Bezerra, da subsecretária de Assistência Social, Cristiane Rito e demais servidores, para a entrega de certificados aos alunos que participaram do curso de “bolsas e nécessaires”. Já foram mais de 150 alunos atendidos só pelos workshops disponibilizados pelo Centro de Capacitação até o mês de fevereiro de 2022. O espaço é uma realização da secretaria de Assistência Social, Trabalho e Renda, criado para oferecer aos moradores em situação de vulnerabilidade, alternativas de geração de renda através de oficinas e cursos profissionalizantes.

VISTORIA NA APAE

Em Armação dos Búzios, o prefeito, Alexandre Martins (REP), visitou, nesta quinta-feira (30), as obras da sede da APAE na Rasa. A instituição sofreu um incêndio no mês de abril e as obras de revitalização se tornaram prioridade de Alexandre, que, constantemente, vistoria o serviço. A sede administrativa da associação foi completamente destruída e, devido a sua importância social, é justificável o empenho da Prefeitura em agilizar os trabalhos, ainda mais em um bairro como a Rasa, que em tempos passados foi tão relegado pelo Poder Público. Na ocasião, o prefeito também verificou as obras na quadra do Inefi.

MUDANÇA DE PLANOS

Por falar na Rasa, a Prefeitura de Búzios emitiu um comunicado informando que os atendimentos do prefeito tanto na subprefeitura do bairro quanto no PAP de Cem Braços passará a ser feito quinzenalmente. Até então, a troca entre prefeito e moradores das localidades era feito semanalmente às quartas e quintas. A mudança passou a valer nesta quinta (30). A medida visando atender o cronograma das demandas existentes.

O TAL DO SR. TOBIAS

O assunto agora é Araruama, porque já faz um tempo que os vereadores da oposição, Penha Bernardes (PL) e Oliveira da Guarda (MDB), comentaram sobre um prédio que está sendo erguido na área do bairro Salina Branca. Na primeira vez que falaram sobre o assunto, os parlamentares disseram que o dono da construção se chamava Osvaldo. Pois bem, na sessão desta quinta-feira (30), os vereadores informaram que Osvaldo mudou de nome e passou a se chamar Tobias. Eles disseram que o sr. Tobias é uma pessoa muito influente na Prefeitura que é ele que manda e pontuaram ainda que é uma pessoa sem um pingo caráter, sem dignidade, que gosta de bater em mulher, que tudo na Prefeitura tem que passar por ele, que é para ele que as pessoas ligam quando precisam de algo no Executivo municipal e ainda está inelegível. Será que qualquer semelhança com outro ator político da cidade é mera coincidência? Para bom entendedor… Penha afirmou que está apenas esperando saber tudo certinho para dar o nome de Tobias.

OLHA O GOLPE

Ainda sobre o parlamento araruamense, a vereadora Roberta Barreto (UNIÃO) é mais uma vítima de golpe na internet. Aquele clássico de um número falso que está se passando por ela. Em aviso nas redes sociais, Roberta pediu para que as pessoas ignorassem as mensagens do tal número que fossem enviados para elas. A história lembra muito a situação relatada pelo prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), outra vítima no meio político da Região dos Lagos. É, minha gente, não está fácil para ninguém, hein? Fica o alerta porque todo cuidado é pouco.

SAIU NA FRENTE

Por falar em Marcelo Magno, o assunto agora é Arraial do Cabo. O município informou nesta quinta-feira (30) que chegou ao reajuste do magistério para concursados proposto pelo Governo Federal no começo do ano. Arraial já havia dado aos profissionais 31,30% de aumento. Porém, a partir de agora, será dado o 1,94% que faltava para chegar aos 33,24% estipulados pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). Com isso, o município se torna o único na Região dos Lagos a cumprir a determinação nacional. De acordo com a Prefeitura o salário foi pago com os valores atualizados + retroativo do começo do ano até agora. Servidor com sorriso de orelha a orelha, né não?

CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Ainda em Arraial, a Prefeitura inaugurou o Centro de Educação Ambiental no distrito de Monte Alto nesta quinta-feira (30). A ocasião teve a presença do secretário de Ambiente e Saneamento, Jorge Oliveira, e dos vereadores Júnior Pacheco, o Chuchu (PV), e Juliano Felizardo (PSD). O local também será a subsede da secretaria comandada por Jorge. O espaço fica localizado na Rua Maurício de Aguiar, nº 20, com atendimento de segunda a sexta, de 8h às 17h. O objetivo é viabilizar as demandas dos distritos, garantindo mais agilidade nas solicitações, que poderão ser feitas diretamente no local. Além disso, o Centro conta com área verde que contém espécies de plantas nativas, além de uma pequena biblioteca e ambientes lúdicos para estudos, exposições e visitação de grupos escolares e de outros segmentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui