DPR — DEPRESSÃO PRÉ-REJEIÇÃO DE CONTAS
A coluna Boca Miúda desta sexta-feira (19), começa por Araruama, onde a ex-prefeita Lívia de Chiquinho, foi obrigada a quitar uma multa de R$ 17.775,00 imposta pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) por irregularidades em um processo licitatório durante sua gestão. A sanção foi determinada em 2020, quando o TCE concluiu que Lívia de Chiquinho havia conduzido uma licitação desenhada para reduzir a concorrência, numa tentativa de direcionar contratos e blindar o processo contra disputas reais. O pagamento foi homologado no último dia 12 de setembro, mas a penalidade soma-se a outros episódios que marcaram sua administração, cercada de polêmicas e denúncias. Além dessa multa, a ex-prefeita vive um verdadeiro inferno astral. Informações de bastidores da política de Araruama dão conta de que as contas dela — referentes ao exercício de 2023 receberam parecer pela rejeição do TCE e devem ir à votação no plenário da Câmara Municipal nos próximos dias. Nos arredores do Borboletário, no Parque Hotel, comenta-se que as portas da mansão da família estão fechadas. Ninguém mais visita a mansão dos Chiquinhos. Há quem diga que o silêncio da ex-prefeita e de seu grupo é uma estratégia para não acirrar ainda mais os ânimos e tentar preservar votos na Câmara. Outros, porém, acreditam que a postura é sintoma de uma espécie de “DPR — Depressão Pré-Rejeição de contas”.

VISITAS ILUSTRES
A prefeita de Araruama, Daniela Soares (PL), recebeu nesta quinta-feira (19) representantes do projeto Amigas do Peito – AAPA, iniciativa voltada para o acolhimento e apoio a mulheres e pacientes em tratamento oncológico. O encontro também serviu como convite para uma reunião marcada para o próximo dia 27, quando o tema será debatido com mais profundidade. Ainda no gabinete, Daniela recebeu os capoeiristas Mestre Tubarão Branco, campeão mundial e coordenador do projeto Arte em Jogo – Potencializando Talentos, e seu filho, também campeão, conhecido como Cação.
TAPETINHO NO JARDIM ESPERANÇA
O prefeito Dr. Serginho (PL) anunciou que na próxima segunda-feira (22), começa a obra de recapeamento asfáltico no bairro Jardim Esperança, em Cabo Frio. A largada será pela Avenida Ézio Cardoso da Fonseca, onde o asfalto antigo, cheio de buracos, será substituído por uma nova camada de massa asfáltica. O prefeito esteve no bairro, junto ao secretário adjunto de Obras, Vanderson Bento e também anunciou um choque de ordem pública, com ações para organizar o comércio ambulante, o estacionamento irregular e a circulação de motos barulhentas. Ele também pediu paciência para a população, já que os serviços podem causar transtornos temporários no trânsito e no comércio local, com barulho e poeira durante a execução. A intervenção vai abranger toda a Grande Jardim Esperança e, em seguida, vai para o distrito de Tamoios. “Pedimos paciência agora para termos orgulho depois. É obra grande, mas necessária para transformar o bairro”, afirmou.

DE OLHO NA SAÚDE
Falando em Serginho, ele acompanhou nesta sexta-feira (19), de forma online, os atendimentos na UPA da cidade e aproveitou para mostrar os avanços da gestão na saúde. Durante a transmissão, ele anunciou que câmeras estão sendo instaladas para monitorar os atendimentos em tempo real. “Estamos investindo na informatização da saúde para acompanhar tudo de perto. Com as câmeras, conseguimos ver o que está acontecendo na UPA, identificar problemas, entender os tempos de espera e até avaliar a produtividade de cada profissional”, explicou Serginho. O prefeito também ressaltou que a gestão já começou reformas nas unidades de saúde, regularizou estoques de medicamentos e trabalha para reduzir filas de exames, consultas e cirurgias. O sistema de monitoramento vai cobrir todos os setores, da atenção básica à média e alta complexidade, permitindo acompanhar de perto o desempenho dos profissionais e a ocupação de leitos.

FIRMANDO PARCERIAS
O secretário de Cultura de Cabo Frio, Carlos Ernesto Lopes, recebeu nesta sexta-feira (19) uma comitiva do INCRA para discutir ações voltadas às comunidades quilombolas do município, fortalecendo políticas em cultura, saúde, educação e turismo. Segundo Carlos, as comunidades estavam esquecidas há mais de 11 anos. “É um compromisso da atual gestão olhar com respeito e responsabilidade para os quilombos”, afirmou. Elisa Cunha, chefe da divisão de territórios quilombolas do INCRA/RJ, disse que já estão em andamento estudos para identificar e delimitar as comunidades de São Jacinto, Maria Romana e Fazenda Espírito Santo, com pesquisas da UFF e acompanhamento do INCRA. “Estamos construindo um diálogo importante para garantir políticas públicas efetivas”, completou. A parceria abre um novo ciclo de reconhecimento e valorização das comunidades quilombolas de Cabo Frio, que há décadas lutam por visibilidade, território e políticas de reparação histórica.

SALA DO EMPREENDEDOR
Em Armação dos Búzios, a prefeitura fechou uma parceria com o Sebrae, em uma articulação que aconteceu nesta sexta-feira (19), para a instalação de uma Sala do Empreendedor dentro da Secretaria de Turismo. Quem trouxe a novidade foi Marcus Vallerius, secretário de Governo. Ele explicou que a reunião contou também com a presença de Thomas Weber, secretário de Turismo, e de André Coutinho, secretário de Finanças. Marcão destacou que a chegada da Sala do Empreendedor é muito importante, pois vai beneficiar a população, empresários, comerciantes e contadores, funcionando como uma união de esforços do Governo Municipal com o Sebrae. Ele pontuou ainda que já existem sete unidades da Sala do Empreendedor na região e que, com a abertura em Búzios, haverá mais uma unidade para atender os empreendedores locais.

RECEBEU BACELLAR
Aproveitando a passagem do presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar (União) na cidade, o prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), o recebeu nesta quinta-feira (18) para uma conversa sobre as principais necessidades do município. No encontro, Pastel fez questão de lembrar as conquistas recentes da cidade: a economia em alta, novas empresas chegando e, claro, a tão sonhada construção do primeiro hospital municipal. “Essa parceria é essencial para seguirmos trazendo investimentos e melhorando a vida da nossa gente”, destacou o prefeito. Já Bacellar garantiu que a Alerj está de portas abertas para apoiar ações que impulsionem o desenvolvimento das cidades do estado.

DIVISÃO DO DUODÉCIMO
Ainda falando sobre a visita do presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar (União), no encontro que reuniu 11 prefeitos da Baixada Litorânea, ele deixou escapar que tem a intenção de apresentar um projeto para repassar o resíduo do que sobrar do duodécimo da Alerj, de forma a ser dividido igualmente entre os municípios do Estado do Rio de Janeiro. Não com a capital, mas com o interior. Ou seja, o duodécimo — aquele repasse que o Estado faz para a Alerj —, o que sobrar ele não pretende devolver para o governo estadual decidir como utilizar. A ideia é propor que esse recurso excedente, em vez de retornar aos cofres estaduais, seja destinado de forma igualitária aos municípios do interior do estado. Essa divisão será feita sem critérios como população ou tamanho, garantindo que todos recebam a mesma quantia de dinheiro. Se for verdade, será um golaço de placa.

REDE DE ÁGUA E NOVO POSTO
Voltando para Pastel, neste sábado (20), às 9h, ele vai marcar um momento histórico no Parque Arruda: a inauguração da rede de água encanada do bairro. “Quero fazer um convite especial a todos os moradores do Parque Arruda para estarem presentes e participarem dessa conquista tão importante para a comunidade. Vai ser um marco para o bairro e um passo a mais para garantir mais dignidade e qualidade de vida a cada família!”, convida o prefeito. E antes do grande dia, o sextou (19) do Pastel foi na ativa, como sempre, acompanhando de perto as obras do novo posto do Parque Arruda. “Tivemos drenagem do terreno para acabar com as infiltrações, colocação de piso onde ainda faltava, melhorias no telhado e muitas outras melhorias. Em breve, o posto renovado vai estar de portas abertas para a comunidade!”

REUNIÃO MISTERIOSA
O vice-prefeito de Arraial do Cabo, Diego Silveira (MDB), reuniu nesta sexta-feira (19) sua equipe no gabinete para um bate-papo estratégico sobre o futuro do município. A mesa contou com a secretária de Cultura, Ingrid Pendle; o secretário de Obras, Pedro Caju; o presidente da IDAC, Rafael Grego; e o subsecretário de Cultura, João Félix. Mesmo sem abrir detalhes sobre o que foi discutido, o encontro mostra que Diego vem articulando diferentes áreas da gestão — de Cultura a Obras — para alinhar projetos que podem impactar significativamente o desenvolvimento da cidade. A ideia é que desse trabalho em conjunto surjam ações capazes de colocar Arraial em um novo patamar.

APTO A RECEBER RECURSOS FEDERAIS
Arraial do Cabo deixou de figurar como inadimplente da União, segundo sentença da 22ª Vara Federal de Brasília, permitindo ao município receber emendas parlamentares, convênios e repasses federais, inclusive o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), essencial para saúde, educação e assistência social. Ao assumir a Procuradoria em 2021, a gestão identificou débitos e omissões de administrações anteriores que haviam inscrito a cidade nos cadastros CAUC e CADIN, bloqueando recursos. O advogado Dr. Daniel Assumpção, responsável pela ação que afastou os bloqueios, destacou que a população sofria com a falta de repasses. A liminar já havia restabelecido os recursos, e a sentença de mérito consolida o direito do município, prevenindo novos entraves. A gestão afirma que a cidade precisou lutar na Justiça para recuperar o que nunca deveria ter perdido.

CONGRESSO REDSOLARE
Ainda em Arraial, a Prefeitura realiza neste sábado (20), das 8h às 13h, no CIEP 147 – Cecílio Barros Pessoa, na Prainha, o Congresso RedSolare – Diálogos com Reggio Emilia. O evento visa promover a troca de experiências e o debate sobre práticas educacionais inspiradas na abordagem Reggio Emilia, referência internacional em educação infantil. O congresso contará com a participação de profissionais da educação, gestores e especialistas, oferecendo palestras e oficinas voltadas para o aprimoramento pedagógico e inovação nas escolas municipais.

TRATOR NOVINHO EM FOLHA
O prefeito de Iguaba Grande, Fabinho Costa (CID), marcou presença nesta sexta-feira (19) na entrega de um novo trator à Secretaria de Agricultura. O equipamento chega para reforçar as atividades voltadas aos produtores rurais da cidade. Ao lado de lideranças como o deputado federal Pedro Paulo (PSD), o vice-prefeito Marciley Lessa (PL) e os secretários de Agricultura, Vagnei Lessa; de Planejamento e Gestão de Projetos, Vinícius Lavalle; e de Proteção Animal e Defesa Civil, Júnior Bombeiro, além de outros representantes, Fabinho acompanhou de perto a chegada do trator e reforçou seu compromisso com o fortalecimento da agricultura local. “Com esse trator, vamos conseguir atender ainda melhor nossos produtores e impulsionar o desenvolvimento do setor em Iguaba Grande”, destacou Fabinho, animado com mais essa conquista para a cidade.

REUNIÃO NA CAPITAL
Ainda sobre Iguaba, Marciley Lessa, acompanhado de Vagnei Lessa, participou, a convite da Casa Civil do Governo do Estado, da Primeira Reunião de Apresentação aos Municípios das Demandas da Empresa Chinezinho por Gêneros Alimentícios. O encontro contou com a presença do presidente da empresa, secretários municipais de Agricultura, representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário, da EMBRAPA e da Casa Civil. “É uma oportunidade importante para nossos produtores locais, abrindo caminhos para novos negócios e promovendo a especialização regional”, destacou Marciley.

RECEBEU A TORCIDA ORGANIZADA
O vice-prefeito de Maricá, Joãozinho Maurício (PT), recebeu nesta sexta-feira (19) a torcida organizada do Maricá FC e mostrou que entende de jogo fora do campo também. Entre risadas e fotos com a camisa oficial do clube, prometeu apoiar a festa de 4 anos da torcida e brincar com os trâmites da Prefeitura: “Se for para driblar a burocracia e apoiar o esporte, podem me colocar como atacante!”, disse Joãozinho. No fim, ficou claro: a torcida saiu feliz, o vice saiu com a camisa assinada e a política local ganhou um pouco mais de bom humor.

RECONHECIMENTO PELA FIRJAN
Macaé foi reconhecida pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) como uma das cinco do estado com melhor administração de recursos públicos em 2024. O levantamento do Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) avaliou todas as prefeituras brasileiras e apontou que a maioria dos municípios do Rio ficou abaixo da média nacional. Além de Macaé, apenas Niterói, Angra dos Reis, Volta Redonda e São João da Barra obtiveram os melhores resultados, equilibrando arrecadação, controle de gastos e investimentos. O IFGF avalia autonomia, gastos com pessoal, investimentos e liquidez. Segundo a Firjan, o baixo desempenho geral do estado se deve à dificuldade dos municípios em investir em áreas essenciais, como saúde, saneamento e modernização da gestão pública.

NOMEADA EM CARGO ALTO
Já em Saquarema, Paula Pegas, esposa do ex-prefeito de Araruama André Monica, acaba de ser nomeada para um cargo de peso na Prefeitura: assessora de Relação Institucional. E agora a grande pergunta: André virou aliado dos Peres? O que está acontecendo nos bastidores da política local é digno de novela: ontem foi Pítico, outro nome do grupo do ex-deputado estadual Paulo Melo (MDB); hoje é Paula; amanhã… quem será o próximo a pular do barco? Vale lembrar: André era cabo eleitoral de Paulo e da deputada estadual Franciane Motta (União). Mudou de lado? É estratégia política ou uma traiçãozinha básica? O grupo Peres parece estar montando um verdadeiro “exército” para impulsionar a ex-prefeita Manoela Peres (PL) nas próximas eleições — e, pelo visto, não há rival que fique fora da jogada. Eleições à vista, tabuleiro armado, e a população de Saquarema só observando.

DESCONTENTAMENTO CLARO
O que era para ser apenas uma noite de música e diversão em Rio das Ostras acabou se transformando em um recado político. Durante o show da Banda Celebrare, promovido por uma rádio local, o público não poupou vaias quando o apresentador agradeceu à Prefeitura e ao prefeito Carlos Augusto Balthazar (PL). A reação negativa se repetiu logo depois, ao citar os vereadores e a Câmara Municipal. Claro que o apresentador logo mudou de assunto, mas o que deu para notar foi que a reação da plateia deixou evidente o descontentamento popular tanto com o chefe do Executivo quanto com o Legislativo municipal. Nos comentários de rua, a avaliação é dura: até agora, Carlos Augusto não mostrou a que veio. Enquanto em outras cidades prefeitos recém-empossados têm conseguido imprimir um ritmo diferenciado de gestão, em Rio das Ostras o prefeito parece ainda não ter se acostumado com o peso da missão de governar. Ele fez. Será? Fato é que teve vaia, foi sonora e deixou claro o recado de parte da população.