InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (19)

Magdala Furtado de malas prontas pro PSB? MPF faz recomendação para estancar o 'caos nas praias' de Cabo Frio; Vereador de Maricá tem pedido de cassação protocolado por quebra de decoro; Vantoil Martins visita CRAS que está sendo revitalizado; Marcelo Magno recebe jogador e fala de projeto esportivo; PT de Búzios se reúne e pré-candidato se pronuncia; Empresária de Araruama faz vídeo denúncia na rua da prefeita; Audiência pública discute meio ambiente de São Pedro da Aldeia; Manoela Peres entrega mais uma 'Creche do Vovô'... E muito mais!

MAGDALA NO PSB?

A coluna Boca Miúda desta sexta-feira (19) começa pela possibilidade da prefeita Magdala Furtado (PL) desembarcar no PSB para concorrer às eleições deste ano. A especulação é muito forte, inclusive na próxima semana o deputado federal Bandeira de Mello (PSB) virá à Região dos Lagos, quando fará uma agenda com a chefe do executivo cabo-friense. O parlamentar chega na segunda-feira (22) e vai direto para Araruama, onde se encontra com a prefeita Lívia de Chiquinho (REP), ou seja, já fechando o apoio à coligação do grupo que está sendo liderado por Lívia para a sucessão dela, leia-se coligação da Daniela de Lívia. Na parte da tarde, Bandeira de Mello se reúne com lideranças de São Pedro da Aldeia, entre elas o pré-candidato a vereador Pedro Abreu e o ex-prefeito e pré-candidato ao cargo, Cláudio Chumbinho (REP). Já na terça-feira (23) de manhã, ele se encontra com o prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID), para fechar apoio a Fabinho Costa nas eleições municipais. Fabinho é o atual chefe de Gabinete e secretário de Ordem Pública de Vantoil e seu sucessor. Aí sim, à tarde, ele se encontra com Magdala. Depois de se encontrar com a prefeita, ele vem para os estúdios do RC Cast para participar de uma entrevista exclusiva para os nossos internautas. Vai ser imperdível.

_______________

‘CAOS NAS PRAIAS’

Em Cabo Frio, o MPF fez uma série de proposições à prefeita Magdala Furtado (PL) antes que seja ajuizada ação civil pública. Entre as recomendações para conter o ‘caos nas praias’ do Forte, Peró e Foguete, está a anulação de licenças e autorizações de ambulantes, barracas e quiosques concedidas nos últimos 12 meses, bem como a proibição de trânsito e estacionamento de veículos na faixa de areia. O prazo é de 10 dias para o início do cumprimento sob pena de ação civil pública com pedido de indenização por danos morais coletivos. O documento foi assinado por Mitidieri no último dia 17. A prefeitura de Cabo Frio informou que “o município não foi notificado acerca de qualquer recomendação expedida pelo Ministério Público Federal”. E acrescentou que prestará todas as informações solicitadas, dentro do prazo legal.

VEREADOR INDIGNADO

Nesta sexta-feira (19), como de costume, o vereador Davi Souza (PDT) publicou nas suas redes sociais memes criticando o governo de Magdala Furtado (PL). O edil, através dos memes, mostrou que está contando os dias para o governo acabar, além de indignação com o “loteamento” da cidade e com os diversos escândalos da gestão, como as licitações dos eventos, o livro infantil com cunho “eleitoreiro”, as demissões de secretários e a recente decisão da justiça sobre o impeachment.

MARQUINHO NO CABOFOLIA

O ex-prefeito Marquinho Mendes (MDB) mesmo sem apoio jurídico continua confiante de que vai concorrer às eleições como candidato a prefeito. Enquanto aguarda as decisões da justiça, ele tirou um tempinho pra curtir o primeiro dia de Cabofolia, na noite desta quinta-feira (18), com a esposa Kamylla Mendes e os filhos.

INTOLERÂNCIA RELIGIOSA

O assunto político em Maricá, nesta sexta-feira (19) não é outro senão a fala infeliz do vereador Ricardinho Netuno (PSB), que parece viver em outro planeta. Ele divulgou um vídeo em suas redes sociais onde ele exibe partes de uma aula de uma oficina e declara que “a prefeitura de Maricá está ensinando ‘macumba’ para as crianças em cursos e escolas municipais”. E já tá dando ruim pro parlamentar. Nesta mesma sexta, os vereadores Igor Corrêa (PCdoB), Hadesh (PT), Dr. Felipe Auni (PSD), Cemar (Avante) e Xandi de Bambuí (PCdoB) apresentaram solicitação para a cassação do mandato de Netuno, sob a alegação de quebra de decoro parlamentar. Segundo a representação, ele estaria se valendo da condição de vereador, “em especial da projeção que o mandato lhe concede para, de maneira criminosa, praticar crimes de racismo religioso e exposição indevida e sem autorização de imagens de menores de idade”. A 82ª DP e a Delegacia de Combate a Crimes Raciais e Delitos de Intolerância estão conduzindo uma investigação sobre Netuno por alegado crime de intolerância religiosa. Em entrevista ao RJ1 desta noite, Netuno disse que desconhecia o vídeo e afirmou que as escolas têm que incentivar todas as religiões.

NOVO CRAS

Em Iguaba Grande, o prefeito Vantoil Martins (CID) e a secretária de Assistência Social, Trabalho e Renda, Cláudia Souza, fizeram uma visita técnica, nesta sexta-feira (19), à obra do CRAS III, que irá beneficiar a população dos bairros de Iguaba Pequena, Pedreira, Parque Tamariz, Canella City, Estação e Centro. O CRAS atende famílias e usuários em situação de vulnerabilidade social, visando a garantia de direitos e fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. A previsão de entrega é no mês de março.

ORDENAMENTO NÁUTICO

Continuando em Iguaba, secretários participaram de uma reunião com o delegado da Capitania dos Portos, capitão Rodrigo Dutra, e o tenente Santos, com objetivo de ajustar ações de segurança e ordenamento na orla da lagoa nesta alta temporada. “Além desse alinhamento, a gente quer criar uma parceria junto com a Capitania para colocarmos barcos de passeio. O encontro também foi para a gente alterar a nossa lei de ordenamento. O comandante foi extremamente receptivo e a conversa foi fantástica”, disse o secretário de Planejamento, Eron Bezerra. Também participaram da reunião os titulares do Meio Ambiente, Vinícius Lavalle – juntamente com o diretor da pasta, Luiz Carlos Cirino, e de obras, Alexandre Freitag.

ENCONTRO COM O EX-JOGADOR

O prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), recebeu nesta quinta-feira (18) o ex-jogador do Santos e do Vasco, André Felipe Ribeiro. Acompanhado pelo assessor da Secretaria de Esporte, Luciano Guedes, o subsecretário de Esportes, Eduardo Garcia, e o secretário de Governo e Eventos, Thiago Fantinha, o encontro teve como foco discutir as estratégias para o evento do Verão Esportivo, agendado para o dia 27 de janeiro, na Praia Grande.

REDUÇÃO DA DÍVIDA PÚBLICA

Ainda sobre Arraial do Cabo, o prefeito Marcelo Magno (PL) obteve sucesso ao reduzir a dívida pública do município em 16,9%, regularizando-a em outubro de 2022. De acordo com o Instituto Dados do Rio de Janeiro, o levantamento divulgado nesta sexta-feira (19), mostra que a cidade estava em situação irregular e desatualizada desde 2015. A diminuição da dívida tornou-se evidente após a homologação em 2022. O próximo prazo para atualização e homologação, em fevereiro de 2024, poderá impactar esse percentual.

PT SE REÚNE E ARISTON SE MANIFESTA

Em Armação dos Búzios, a conversa que o presidente da Câmara, Rafael Aguiar (REP), teve com o PT – e também sobre nominata continua rendendo horrores. No início da tarde desta sexta-feira (19), o pré-candidato a prefeito pelo Partido dos Trabalhadores, Bernardo Ariston ligou pra esta colunista para dizer que conversa entre partidos é natural, “desde que seja republicana e institucional”. No entanto, destacou que se o assunto é ‘candidatura’, tem que conversar com ele. “Partidos devem falar, deve haver harmonia. Se ele (Rafael) quiser conversar institucionalmente, deve falar com o presidente do partido. Sobre candidatura, tem que conversar comigo”, disse Ariston. Aliás, o PT de Búzios se reuniu na noite desta quinta (18) – imagem acima – para falar sobre esse e outros assuntos. Mas, como não deu pra finalizar os assuntos, o grupo se reunirá novamente neste sábado (20) para dar continuidade à conversa. Na ocasião, pretendem definir sobre a questão das pré-candidaturas, se vai ter própria, se vai apoiar alguma. Ainda na pauta, nominada de vereador, conforme a gente já vinha divulgando aqui na coluna.

TODAS AS RELIGIÕES CONVIDADAS

A secretaria da Cultura e do Patrimônio Histórico, capitaneada por Luiz Romano Lorenzi, vai realizar, dias 30 e 31, no Espaço Cultural Zanine, o “Encontro Contra a Intolerância Religiosa”, que vai abordar essa pauta tão delicada e que, infelizmente, ainda acontece com frequência. O evento contará com a exibição de documentários, rodas de conversa, palestras e a presença de líderes religiosos.

SE ESSA RUA, SE ESSA RUA FOSSE MINHA…

Em Araruama, a prefeita Lívia de Chiquinho (REP) está na mira de opositores por conta do recente recapeamento asfáltico realizado em frente a sua casa. A ação gerou comentários da população e não passou batido pela empresária Verônica Januário, do Café Capri, local conhecido por ser ponto de encontro de vários políticos. Em um vídeo divulgado nas redes sociais nesta sexta-feira (19), Verônica demonstrou surpresa com a situação, observando que a rua já se encontrava em boas condições. “Pessoal, seria cômico se não fosse trágico. Realmente estou aqui na rua da casa da prefeita Lívia com a calçada bonita, o asfalto recapeado, mas já só me resta cantar né ‘Se essa rua, se essa rua fosse minha’ eu não mandava recapear nem com asfalto, nem com pedrinhas de brilhantes só para a população não me esculachar, porque realmente essa não é a prioridade do povo”. Tem gente penando por um asfalto na Beira da casa e aqui essa rua estava boa”, comentou. Que coisa, hein Lívia? Chega a ser até cômico mesmo. Diversos moradores estão insatisfeitos, considerando que há outras vias com buracos e sem asfalto que demandam atenção prioritária. Vale ressaltar que Verônica Januário, juntamente com o médico Marcelo Amaral e o empresário Rone Rossy, emerge como uma terceira via para as eleições deste ano.

BOLO DA DISCÓRDIA

Em Araruama tem circulado nas redes sociais e grupos da cidade um meme ironizando a licitação no valor de R$ 173 mil e com bolo de fubá saindo a R$ 144 a unidade. A resposta “certa” na enquete da brincadeira colocou a prefeita Lívia de Chiquinho e a secretária de governo Daniela de Lívia como ‘participantes de um esquema para beneficiar amigos do grupo político.’ Parece que a população araruamense está preferindo rir para não chorar.

SITUAÇÃO ANÁLOGA À ESCRAVIDÃO CHEGA NA ALERJ

A deputada estadual Renata Souza (PSOL) utilizou suas redes sociais nesta quinta-feira (18) para abordar a repercussão de um caso de trabalho análogo à escravidão em Araruama, noticiado pelo Portal RC24h na última quarta-feira (17). Segundo a denúncia, mãe e filhas estavam nessa situação há três anos. A adolescente resgatada, de 13 anos, perdeu parte de um dedo ao operar uma máquina, sendo levada brevemente ao hospital pelo empregador antes de retornar ao trabalho. Auditores-fiscais confirmaram que a jovem ficou com sequelas. A família nunca recebeu salário durante o período em que realizava todo o trabalho de roçado na propriedade. O caso chegou à Alerj e Renata Souza chamou atenção para essa pauta tão importante para a sociedade. “É preciso enfrentar esse tipo de crime e garantir que as vítimas sejam reparadas de maneira justa e tenham sua dignidade restabelecida. Triste demais. Uma família destruída”, disse Renata.

AUDIÊNCIA PÚBLICA

A população de São Pedro da Aldeia participou ativamente de uma audiência pública nesta sexta-feira (19), promovida pelo prefeito Fábio do Pastel (PL), com o apoio dos secretários de Educação, Sheila Atalla, e de Meio Ambiente e Pesca, Mário Flávio Moreira. Na mesa de apresentação, estavam presentes o diretor Leonardo Rosa, representando o secretário de Meio Ambiente e Pesca, a coordenadora de educação ambiental, Thatiane Bittencourt, e o biólogo Flávio Gomes. O evento ocorreu na Câmara Municipal e teve como objetivo apresentar o projeto de lei da Política de Educação Ambiental. Durante a audiência, os participantes expressaram suas opiniões por meio de um questionário elaborado pela Comissão Intersetorial de Meio Ambiente, que analisará as contribuições coletadas. O próximo passo do projeto envolverá a aplicação de questionários em todos os bairros para identificar necessidades e expectativas sobre questões ambientais.

NOVA CRECHE DO VOVÔ

Em Saquarema, a prefeita Manoela Peres (PL), acompanhada pelo secretário de Educação, Antônio Peres, e pela Secretária de Desenvolvimento Social, Daniele Vignoli, inaugurou nesta quinta-feira (18) a Creche do Vovô em Jaconé. O local já está em pleno funcionamento, proporcionando aos idosos acompanhamento de profissionais como nutricionistas, fisioterapeutas e assistentes sociais. Além disso, o ambiente oferece aulas de dança, música e artesanato, promovendo um ambiente de convivência. Com amplos espaços cuidadosamente preparados, é o terceiro Centro Dia do município, atendendo aos numerosos pedidos de ampliação. A nova Creche do Vovô visa beneficiar dezenas de famílias do bairro, proporcionando um ambiente seguro, confortável e acolhedor para aqueles que dedicaram suas vidas ao cuidado de outros.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo