InícioBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (18)

Eduardo Paes diz que 'estava de olho em Aquiles há muito tempo'; Zé Bonifácio marca coletiva para a saída de seu secretário de Governo; Alexandre Martins classifica como sucesso ação social desta sexta com o legislativo; Iguaba terá semana agitada pela frente; Lívia de Chiquinho dá puxão de orelha nas grávidas; Júnior Chuchu está com suspeita de Covid; Fábio do Pastel edita novo decreto e vai conferir preparativos do drive-thru de vacinação neste sábado (19)... E muito mais!

“EU ESTAVA DE OLHO NELE HÁ MUITO TEMPO”

Aquiles Barreto, o agora ex-secretário de Governo de Cabo Frio, está oficialmente no Partido Social Democrático, ao qual se filiou nesta sexta-feira (18), pelas mãos do presidente estadual da sigla e seu novo chefe, o prefeito do Rio, Eduardo Paes. Aquiles deve tomar posse, na terça-feira (21), na Secretaria Especial de Integração Metropolitana, pasta que praticamente foi criada para ele. A data inicial era segunda-feira (21), entretanto o prefeito José Bonifácio (PDT) não abre mão de fazer uma coletiva de imprensa antes para deixar bem claro que o grupo está forte reunido. Eduardo Paes também vai participar, mas por videoconferência. Falando em Paes, por telefone, o prefeito do Rio de Janeiro contou que Aquiles foi uma das boas coisas que ele teve na campanha de 2018. “É um cara qualificado, preparado, leal, jovem, de espírito público. Eu estava de olho nele há muito tempo. A gente poder construir um projeto político para o Estado e estimular lideranças estaduais, como o Aquiles, é super importante. Essa é a razão de eu ter convidado ele para vir pra cá. Ele não larga o coração de Cabo Frio, mas vai ajudar a gente aqui no Rio”, disse Eduardo Paes.

O POVO QUER SABER

Em Cabo Frio, todo mundo quer saber quem será o substituto de Aquiles Barreto no comando da secretaria municipal de Governo. Nos quatro cantos da cidade só se fala nisso. Nesta sexta (18) conversei com o prefeito José Bonifácio (PDT) – que estava em Tamoios, vendo os últimos ajustes para a I Exposição do Cavalo Mangalarga Marchador, que começa semana que vem. Zé sempre diz que pede a Deus que o inspire nas tomadas de decisões, e então perguntei se Deus já deu algum sinal pra ele. E justamente sobre esse assunto da secretaria, Zé disse que ainda não conversou com Deus. Contou que ainda está muito focado em resolver a questão da equipe da secretaria de Educação, que na próxima segunda-feira (21) passa a ter Elicéa da Silveira como titular. “Eu nem tô pensando nisso. Pedi ao Aquiles para me dar mais um tempinho, porque o Eduardo Paes me ligou pedindo o passe do jogador, mas ele tem que vir aqui assinar o termo de compromisso. Inclusive ele tem um recibo com o prazo do empréstimo do artilheiro, porque nós vamos querer ele de volta”, disse o prefeito, brincando. Mas Bonifácio disse que está tranquilo e que vai resolver um problema de cada vez. Já pelos bastidores, conversando com alguns pedetistas, daqueles que sabemos que têm muita influência com José Bonifácio, ninguém sabe quem será o próximo secretário de Governo cabo-friense. Até porque Aquiles é uma figura, como disse um membro do governo, “um ponto fora da curva”, ou seja, difícil encontrar outro igual a ele num momento tão delicado. Um outro pedetista bem próximo de Zé disse o seguinte: “Qualquer palpite que derem, a chance de errar é enorme”.

MUDANÇAS NA EDUCAÇÃO

Ainda sobre o executivo cabo-friense, Zé Bonifácio deve bater o martelo, na próxima semana, de quem vai auxiliar a nova titular da Educação, Elicéa da Silveira (cuja nomeação saiu no Diário Oficial desta sexta), como secretária adjunta da pasta. Há enorme chance de ser Márcia Tardelli, que inclusive foi um dos nomes especulados para assumir a secretaria.

POLÊMICA DO TRATAMENTO PRECOCE

Ainda em Cabo Frio, continua dando o que falar o projeto de lei do vereador Josias da Swell (PL), aprovado na sessão desta quinta (17), que autoriza a distribuição gratuita de medicamentos para tratamento precoce da Covid. Nunca é demais lembrar que segundo a OMS não existe tratamento precoce contra a doença. Diante dos muitos questionamentos da população, o parlamentar emitiu uma nota nesta sexta (18) dizendo que o projeto busca dar igualdade de tratamento aos cidadãos cabo-frienses que estejam com a suspeita da doença. “São medicamentos receitados pelos médicos e que infelizmente, nem todas as pessoas podem comprar. Com o fornecimento gratuito, a gente conseguirá fazer com que todas as pessoas tenham o mesmo tratamento digno contra esta doença”, disse o vereador.

EXECUTIVO E LEGISLATIVO NA RUA

A sexta-feira (18) em Armação dos Búzios foi de muito trabalho e conversa com os moradores de Cem Braças, bairro escolhido para receber a primeira edição do projeto Governo em Sua Casa, de iniciativa da Câmara e parceria do executivo. No local foram montadas várias tendas das secretarias da Prefeitura, no qual os munícipes foram beneficiados com os serviços de Saúde, Educação, Obras, Serviços Públicos, Desenvolvimento Social, Meio Ambiente, Fazenda, Esporte, Turismo e Cultura, além da participação do Procon, Prolagos e Enel. Segundo o Presidente da Câmara Rafael Aguiar, é o primeiro evento do legislativo junto com o executivo. Os vereadores compareceram em sua maioria, até Raphael Braga (DEM), líder da oposição esteve presente, e dizem que chegou até a elogiar. O único ausente foi Dom (PRTB), mas justificou. O Prefeito Alexandre Martins também participou da ação antes de seguir para a subprefeitura da Rasa, onde atende normalmente toda sexta-feira, mandou um recado para a população. “Esse é o primeiro encontro de muitos outros, de um governo participativo. Agradeço a presença de todos! Breve estaremos em todos os bairros também”, disse Alexandre. Embora o projeto tenha mostrado o acerto no compasso do governo, nos corredores da prefeitura se comenta que em julho prefeito poderá fazer novas mexidas.

O OLHO DO DONO

Ainda de Búzios, antes da programação em Cem Braças, nesta sexta (18), o prefeito Alexandre Martins (REP) fez a tradicional vistoria diária pelas obras que estão acontecendo no município. Foi em José Gonçalves acompanhar o andamento da drenagem, manilhamento e pavimentação, esta última vai acontecer em mais de 30 ruas. “Faço questão de visitar pessoalmente para ver o andamento. Além de opinar sobre as obras também converso com moradores para saber suas reais necessidades”, finalizou o prefeito.

ALTERAÇÃO NO PLANO DIRETOR

Continuando pelo balneário buziano, Alexandre Martins (REP) enviou à Câmara Municipal o Projeto de Lei Complementar que visa alterar dispositivo do Plano Diretor do Município. A proposta visa revogar o inciso que trata da implantação do Terminal Rodoviário no Bairro São José, integrado ao Sistema de Transporte Público e um sistema tarifário vinculado a um Plano de Estacionamentos. O PL foi encaminhado à Comissão de Constituição, Justiça e Redação, onde será analisada.

SÓ MAIS UMA DE BÚZIOS…

As recentes mexidas que o prefeito Alexandre Martins (REP) fez nas últimas semanas, numa verdadeira dança das cadeiras dos adjuntos (Comunicação, Administração e Procuradoria) nos corredores da prefeitura se comenta que diante do movimento assertivo (prefeito gostou do resultado), vai ter mais mudanças em julho. Será? Vamos aguardar a marcha dos acontecimentos na península.

RETOMADA DAS INAUGURAÇÕES

Ainda de Iguaba Grande, a Prefeitura divulgou novas datas das próximas inaugurações que vão fechar o mês de aniversário de 26 anos da cidade. Na semana que vem, estão previstas várias delas. Na terça (22), tem o lançamento da pedra fundamental da pavimentação da Rua Mário Belizário, no Centro; na quarta (23), inauguração do Laboratório de Diagnósticos da Saúde; e na quinta (24), inauguração da rampa acessível para pessoas com deficiência. Nos dias 28 e 30, acontecem a reinauguração da Praça da Capela e inauguração do Centro de Capacitação Lahylton Cézar, respectivamente. E no dia 2 de julho, como antecipado pela coluna, haverá a inauguração da Faetec, com a presença do governador Cláudio Castro (PL).

QUARTA CHAMADA

A prefeita de Araruama, Lívia Bello (PP), fez uma quarta chamada para que as gestantes do município tomem a 1ª dose da vacina contra a COVID-19 nesta segunda-feira (21), das 9h às 16h, na Praça Menino João Hélio. Nessa repescagem, serão oferecidas doses da Coronavac e da Pfizer. O primeiro-cavalheiro do município, Chiquinho da Educação, disse ao Portal RC24h que de 970 grávidas em Araruama, nem 200 foram receber a vacina. Tanto Chiquinho por telefone, quanto Lívia em vídeo institucional, reportaram casos em Araruama de bebês que nasceram mortos por estarem contaminados com uma agressiva variante da COVID-19. “Estamos com diversos casos de mulheres grávidas que estão dando entrada nas nossas unidades de saúde e estão sendo diagnosticadas com a COVID-19. Eu faço um apelo a gestantes do nosso município para que compareçam para tomar a vacina”, disse a prefeita. Vamos colaborar, né, gente?

VACINAÇÃO AVANÇADA

A vacinação em Araruama está tão adiantada que a turma da rádio Costa do Sol que está na faixa dos 48 anos foi imunizada nesta sexta-feira (18). Nas imagens, Edson Brown, diretor artístico e de programação da rádio e Sandro Dias, um dos locutores mais queridos da Costa, que faz o Palco Sunset, animando a galera no horário da tarde. Todo mundo feliz e vacinado. Foi um momento de muita emoção, segundo os colegas da imprensa, que fizeram questão de registrar a vacinação.

SUSPEITA DE COVID

O líder do Governo na Câmara de Arraial do Cabo, Júnior Chuchu (PV), está isolado nesta semana após ter tido sintomas da COVID-19. O parlamentar contou ao Portal RC24h que, na segunda-feira (14), teve dores, um desconforto muscular e uma dorzinha de garganta. A partir daí, já se recolheu em casa. Na terça (15), o edil relata ter começado a apresentar uma dor de garganta mais forte e umas dores no corpo. Na quarta (16), fez dois testes rápidos – um de sangue e outro swab -, mas os resultados vieram negativo. O vereador, no entanto, afirma que o médico não descartou que pudesse ser COVID por conta do pouco tempo dos sintomas apresentados. Chuchu continua em isolamento, tomando vitaminas. Ele fez um novo exame de sangue nesta sexta (18) e fará outro no domingo (20). “Se der negativo novamente, aí eu vou ficar mais tranquilo”, disse o parlamentar, que afirma já estar bem melhor. O vereador contou também que, semana passada, estava com siso inflamado e, por isso, a imunidade dele poderia estar mais baixa. Pelo sim, pelo não, o Portal deseja melhoras e pronta recuperação ao vereador.

ARRAIÁ DIFERENCIADO

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia preparou o mutirão de vacinação “Arraiá Xô, Covid” para este sábado (19) e domingo (20). A ação contra a Covid-19 será em formato drive-thru, no estacionamento da loja de departamentos Havan, no bairro Campo Redondo, das 8h às 13h. Durante live nesta sexta (18), o prefeito, Fábio do Pastel (PL), mostrou o local sendo preparado para receber o mutirão, com carteiras escolares e bandeirinhas juninas. O objetivo da ação é vacinar os moradores de 50 anos ou mais, além dos grupos prioritários já inseridos na campanha. A secretaria de Saúde destaca que será necessária a apresentação das originais e cópias das documentações exigidas para o recebimento das doses.

MÚSICA AO VIVO LIBERADA

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia liberou apresentações de música ao vivo e a transmissão de atividades esportivas em estabelecimentos comerciais no decreto publicado nesta sexta-feira (18). O limite de ocupação máxima em locais fechados passa a ser de 70% do espaço, mas continuam proibida a venda de bebidas alcoólicas a clientes que não estejam sentados. Segundo equipe técnica, município manteve a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Pacientes Graves (UPG) de 5,7%, chegando a zerar os índices durante essa semana. A média de ocupação dos leitos de enfermaria e de observação baixou de 36% para 7,6%, sem filas de espera para leitos. O número de óbitos registrados pela doença foi seis. A taxa de positividade também baixou de 64%, na última semana, para 25% nesta semana. O decreto completo está disponível na internet.

DECRETO RENOVADO

A Prefeitura de Maricá renovou até a próxima quinta-feira (24), o decreto atual com medidas para conter o avanço da COVID-19 no município. Comércios em geral devem fechar às 18h, enquanto quiosques não podem funcionar depois das 23h. Bares, restaurantes e lanchonetes têm permissão para funcionamento até 3h. Segundo o último boletim, 410 pessoas morreram em Maricá por causa da doença.

MOSTRA DE CINEMA

A 1ª Mostra Online de Cinema de Maricá começa neste sábado (19), Dia Nacional da sétima arte, a partir das 19h, nas páginas da Prefeitura. Serão 10 dias de evento, que também será transmitido no perfil da secretaria de Cultura no Facebook e no YouTube. A live de abertura vai girar em torno de um importante debate a respeito do protagonismo da cultura na vida das pessoas. Participam, entre outros, o roteirista e produtor Flávio Tambellini,o diretor Jayme Monjardim, o cineasta e historiados Sílvio Tendler, o diretor, produtor e curador da I Mostra Online de Cinema de Maricá, Cavi Borges, além do diretor, poeta e secretário de Cultura de Maricá, Sady Bianchin. “Todos os convidados são pessoas experientes que vão dialogar sobre a relevância da arte e do cinema para a vida das pessoas, ainda mais nesse período delicado de pandemia em que a arte tem ajudado a salvar vidas”, avaliou Cavi. A I Mostra Online de Cinema de Maricá será realizada de 21 a 30 de junho e serão apresentados documentários sobre artistas, poetas, pensadores e músicos brasileiros, além de filmes premiados em festivais nacionais e internacionais. Serão 30 sessões, três por dia: às 16h, 19h e 21h.

OFÍCIO AO GOVERNADOR

Após bater o recorde com 4.600 doses de vacinas contra a COVID-19 aplicadas em um único dia, o prefeito de Macaé, Welberth Rezende (CID), enviou um oficio ao governador, Cláudio Castro (PL), e a secretaria Estadual de Saúde pedindo mais imunizantes. O chefe do Executivo macaense explicou que a falta de doses ocasionou a suspensão temporária da campanha e ainda argumenta que, segundo dados do Ministério da Saúde, Macaé tem recebido do Estado menos doses do que cidades do mesmo porte, ou até com menos habitantes. “Não queremos mais doses do que ninguém, apenas que sejamos atendidos de forma justa e proporcional”, argumenta Welberth. “Vacina é vida e vamos lutar para que nossa população seja vacinada o mais breve possível”, conclui.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content