BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (18)

Alexandre Martins 'descarta' Salineira, assume transporte escolar e fala de pacote da educação; Vantoil Martins sanciona a 'Caboclinho' e tem 'sextou' com momento ternura; José Bonifácio se encontra com prefeito de Mesquita e prestigia ex-prefeito de Niterói; Marcelo Magno climatiza as escolas; Qual o perfil do turista no Cabo? Fábio do Pastel se reúne com associações de moradores; Chiquinho da Educação insatisfeito; Vice-prefeito representa Maricá em Cannes; Paulo Melo flerta com UB... E muito mais!

1539

‘NÃO VOU DEIXAR OS ALUNOS NA PISTA’

A coluna Boca Miúda desta sexta-feira (18) começa por Armação dos Búzios, onde o prefeito Alexandre Martins (REP) bateu o martelo e decidiu que a Prefeitura é quem vai bancar e gerir o transporte escolar no município. Ele conversou com o Portal RC24h na tarde desta sexta, depois de uma manhã de agenda voltada à educação. Segundo Alexandre, a Salineira, “mesmo forçando uma barra para vender passagens para a gente”, não está atendendo os alunos. “Eles querem cobrar o trecho que vai de São Cristóvão a Búzios. Não posso pagar um trecho inteiro como se fosse só em Búzios”, explicou. A Prefeitura vai alugar os veículos. “Temos hoje 19 e vamos passar para 27, 28 ônibus aproximadamente, para atender toda rede. Só pedi um tempinho para entregar os ônibus e atender a demanda, que cresceu muito”, acrescentou. Fica mais em conta? “A minha preocupação é dar o vale para os alunos e a Salineira atrasar ou colocar um ônibus só e eu ficar com meu alunos na pista. Então, melhor eu assumir a responsabilidade, pagar e fazer um bom serviço, e não ficar na mão de ninguém. A Salineira não paga um imposto na minha cidade, não deixa um centavo aqui, então por que vou fazer isso? Gerência eu tenho”, disparou. E mais, “eu pago cooperativa, mas à Salineira, se for no valor que é, não pago”.

PACOTE DE AÇÕES NA EDUCAÇÃO

Além da questão do transporte escolar, o prefeito de Búzios está dando andamento ao que ele chamou de ‘pacote de ações na Educação’. Visita escolas que estão sendo reformadas, confere demandas, vê onde está precisando de mais vagas. Nesta sexta-feira, foi vistoriar as obras E.M. Nicomedes Theotônio Vieira, na Ferradura, acompanhado da secretária da pasta, Carla Natália, e dos vereadores da comissão de Educação da Câmara – Gugu de Nair (DEM), Niltinho de Beloca (PROS), Uriel da Saúde (PROS) e Victor Santos (REP). “Aqui é porcelanato no chão, é obra de qualidade e não é superfaturada, não”, disse. Em seguida, visitaram um espaço onde será construída uma creche para 65 crianças em José Gonçalves. Alexandre lembrou ainda que os uniformes da rede municipal de ensino serão entregues agora no final de março ou início de abril. “Aqui é transparência, não tem nada para esconder não”, alfinetou Alexandre.

___________________

DEU COM OS BURROS N’ÁGUA

Falando em educação de Búzios, na sessão da Câmara desta quinta-feira (17), o vereador líder de Governo, Uriel da Saúde (PROS), entregou um documento aos colegas parlamentares referente à compra de uniformes escolares pela Prefeitura. A documentação tinha sido solicitada pelo vereador oposicionista Raphael Braga (DEM) na sessão legislativa de terça-feira (15), através de requerimento, que foi reprovado por 5 votos a 1. Raphael, que fez barulho na sessão e na internet por conta do requerimento, disse que a Prefeitura tinha feito negócio com uma empresa investigada e que gastaria mais de R$1 mil por aluno com o uniforme. Na ocasião, Uriel justificou que iria à Prefeitura e convidou os vereadores para acompanhá-lo. “Estou aqui apresentando o documento, fazendo o papel de líder do governo na Câmara. O documento demoraria até 30 dias e está aqui em 2 dias”, disse Uriel, em resposta a Braga. Na península, o que se diz é que o herdeiro político de Mirinho Braga “rachou a cara”.

MOMENTO TERNURA

Em Iguaba Grande, o prefeito Vantoil Martins (CID) ‘sextou’ durante a manhã com a secretária de Assistência Social, Trabalho e Renda, Cláudia Souza, e com o vereador Paulo Rito (CID) acompanhando a aula dançante no Centro de Referência dos Idosos (CRI). Na ocasião, Martins foi tietado pelas alunas e agradeceu pelo carinho. “É contagiante a alegria e energia desse lugar”, escreveu o prefeito nas redes sociais. O prefeito parabenizou a coordenadora do local, Marluci, e a toda sua equipe. “Iguaba Grande vem se consagrando no estado do Rio como a melhor cidade para a melhor idade e todas as idades e vem novidade boa por aí”, escreveu, fazendo mistério. O que será, hein?

CABOCLINHO SANCIONADA

Continuando em Iguaba, Vantoil Martins (CID) sancionou a Lei 1.403/2022, que institui a criação da Moeda Social Caboclinho, que vai atender, inicialmente, 2.083 famílias com o valor de R$ 120 mensais. As famílias atendidas receberão um cartão para utilização nos comércios da cidade que aderirem à iniciativa. As empresas que se cadastrarem para vender através da moeda social terão custo zero em pagamentos de taxas. “O benefício que será destinado às famílias deve ser utilizado somente nos comércios cadastrados de Iguaba, ou seja, são cerca de 250 mil reais, mensalmente, circulando na cidade. Isso significa desenvolvimento do comércio local, gerando mais empregos”, declarou Vantoil. E por que o nome Caboclinho? Clique aqui para conferir.

ZÉ EM MESQUITA

O prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT), esteve no município de Mesquita, na Região Metropolitana do Rio, nesta quinta (18), acompanhado da secretária municipal de Saúde, Érika Borges. O objetivo foi conhecer o sistema de gestão implantado nos serviços de saúde, que resultaram no desenvolvimento de ações inovadoras. A comitiva cabo-friense foi recebida pelo prefeito de Mesquita, Jorge Miranda (PL), e pelo deputado federal Júlio Lopes (PP). “Estamos atentos às boas práticas em municípios que podem servir de exemplo para nós. Agradeço ao prefeito Jorge Miranda e ao deputado Júlio Lopes pela recepção. Foi um momento muito produtivo para a nossa equipe”, declarou José Bonifácio. A equipe de Cabo Frio foi integrada também pela secretária adjunta de Atenção à Saúde, Priscila Dantas, a superintendente de Atenção Básica, Débora Lima, e o supervisor de Tecnologia da Informação, Gustavo da Silva.

FALANDO NELE

Ainda sobre Zé Bonifácio, o prefeito de Cabo Frio esteve no Rio nesta quinta (17) e prestigiou o lançamento de um livro contando a história de um escândalo ocorrido na Prefeitura de Niterói na época em que prefeito era Rodrigo Neves, pré-candidato do PDT ao Governo do Estado. O evento lotou a livraria em que foi realizado. Segundo o livro “Golpe Derrotado”, de PH Noronha, houve uma injustiça na ocasião que acabou com Rodrigo sendo preso. O prefeito cabo-friense estava acompanhado de seus fiéis escudeiros: Davi Souza, secretário de governo de Cabo Frio, e Janio Mendes, diretor financeiro da Alerj.

PROCESSO SELETIVO

O processo seletivo para auxiliar de classe da secretaria de Educação de Cabo Frio gerou um quiproquó daqueles. É que apenas 70 vagas foram disponibilizadas por dia para preencher o cadastro da Prefeitura. Acontece que, na manhã desta sexta-feira (18), segundo testemunhas, mais de 500 interessados fizeram fila na porta da secretaria de Educação, mas só 70 conseguiram as senhas. Candidatos contestaram a organização da distribuição de senhas, já que muitos dos que não conseguiram chegaram, inclusive, a passar a madrugada na frente da secretaria, chegaram ainda na noite de quinta (17). A Prefeitura de Cabo Frio, em nota, afirmou que vai readequar a distribuição de senhas por conta da procura com a abertura de um posto de atendimento para a questão em Tamoios, na sede da secretaria adjunta, que fica na Rua das Capivaras, s/n, em Unamar. Contudo, o município reafirma que serão disponibilizadas apenas 70 vagas por dia.

TAVA CHEIO

O ex-presidente da Comsercaf, Jefferson Vidal, como divulgado aqui na coluna, encheu o salão do hotel Paradiso Corporate, em Cabo Frio, durante evento de filiação ao Podemos. Foi na noite desta quinta-feira (18). Políticos não só da Região dos Lagos, como secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho, e do secretário de Trabalho e Renda do Estado, Patrick Welber – presidente do partido no Rio de Janeiro, mas também do Estado participaram. Pelo Facebook, Jefferson agradeceu a Deus e à família.

EDUCAÇÃO CLIMATIZADA

O prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), comemorou, nesta sexta-feira (18), o recebimento de mais de 200 aparelhos de ar-condicionado que serão instalados nas unidades de educação do município. Marcelo defendeu que ar-condicionado não é um luxo, e, sim, uma necessidade. Tá certo, né, minha gente? Nessa semana mesmo, as temperaturas ficaram acima dos 30°C em toda a Região dos Lagos. Em um ambiente como a escola, em que o cérebro precisa, constantemente, estar trabalhando, um local fresco é o mínimo para uma produção de qualidade. Boa, prefeito.

QUEM É O TURISTA DE ARRAIAL DO CABO?

Em Arraial do Cabo, uma pesquisa que acabou de sair mostrou o perfil atual do turista da cidade: mulher, na faixa dos 25 aos 34 anos, escolaridade de nível superior e renda média de dois a cinco salários mínimos. O levantamento foi feito pela equipe do secretário de Turismo, Marco Simas, e apresentado na quarta-feira (16). A Pesquisa Quantitativa de Demanda Turística foi criada para definir políticas públicas eficazes, visando o desenvolvimento de um turismo mais sustentável no município. Além de traçar o perfil dos visitantes, ajuda a compreender as mudanças no mercado após a pandemia. Outro ponto interessante mostrado no estudo é que, ao contrário do que muitos pensam, a cidade que mais distribui turistas “day use” para Arraial do Cabo, é Cabo Frio, seguida por Búzios e Rio de Janeiro. A pesquisa de demanda também identificou pontos negativos, que já estão sendo trabalhados pela Prefeitura. Um deles é a falta de sinalização turística. A Secretaria de Turismo está finalizando o projeto, que vai garantir informações em todos os pontos de acesso ao público na cidade, inclusive nos distritos.

FALANDO EM TURISMO…

Ainda sobre Arraial do Cabo, uma comitiva da secretaria de Turismo está participando da 24ª Feira da Associação das Agências de Viagem de Ribeirão Preto (SP). O evento reúne os principais agentes de viagens, empresas e profissionais de turismo do Brasil. O titular da pasta, Marco Simas, que está no evento, disse que “esta é uma oportunidade de fomentar o turismo com mais qualidade e negócios atrativos”. Além disso, a 24° AVIRRP marca o retorno do município cabista nas principais feiras do Brasil e América do Sul. Durante o evento, que acontece nesta sexta (18) e no sábado (19), haverá também reuniões com companhias aéreas e operadores, para discutir oportunidades de novas rotas e operações no aeroporto e nas cidades da região.

MAX DO TRABALHO

Em Arraial do Cabo, o sobrenome do Max, diretor de Eventos do município, é Magalhães, mas poderia ser facilmente Trabalho. Inclusive, que tem sido reconhecido pela população, viu? Na Região dos Lagos, não se fala de outra coisa a não ser na programação bombástica do aniversário de Arraial do Cabo. Os shows de Zé Ramalho, Péricles, Seu Jorge, Thiago Martins e Tony Allysson chamaram a atenção e tem repercutido bastante. Mas não é só isso. Com exclusividade à coluna Boca Miúda, Max adiantou o que vem por aí nos eventos do município. No mês que vem, dias 14 e 15, por exemplo, será realizado o tradicional Festival da Lula na orla da Praia Grande. O local é o mesmo que recebe, entre 29 de maio e 1º de junho a 7ª exposição de veículos antigos em Arraial do Cabo. Neste mês, no dia 23, o município ainda vai ter a inauguração do Mirante da Prainha, em homenagem ao ex-vereador Kazinho, e, no dia 26, o lançamento da pedra fundamental do programa Água Para Todos, que vai levar água e esgoto de Figueira a Pernambuca.

COM ASSOCIAÇÕES DE MORADORES

Em São Pedro da Aldeia, o prefeito Fábio do Pastel (PL) está mais articulado do que nunca. Nesta quinta (17), recebeu no gabinete presidentes das Associações de Moradores dos bairros. As necessidades são muitas, mas nada melhor do que ouvir quem de fato vive nesses locais. Fábio pretende fazer novas reuniões e priorizar as demandas. “Uma troca valiosa de informações, horizonte e conhecimento”, disse.

O X DA QUESTÃO

O ex-prefeito de Araruama e pré-candidato a deputado estadual Chiquinho da Educação anda muito insatisfeito com as matérias que têm sido publicadas pelos profissionais do Portal RC24h e jornal O Dia e reproduzidos na rádio Costa do Sol FM. O primeiro-cavalheiro do município faz críticas sistemáticas dizendo que esta equipe se vendeu para o bolsonarismo e está sendo financiada para fazer matérias contra ele e ataques a gestão de sua esposa, Lívia Bello (PP). Apesar das críticas diárias e tentativas de desmoralizar o trabalho feito pela equipe, a Agência Conteúdo & Comunicação segue firme e forte no empenho de levar ao leitor e ouvinte os fatos e a notícia bem apurada. Nessa história toda, mesmo com todos os ataques às divulgações de um outro lado do governo de Araruama, seguimos com a confiança de que o araruamense sabe muito bem quem é quem nessa história. Esta coluna não se silenciará.

OLIVEIRA NO MP

Inclusive, ainda nessa seara, o vereador Oliveira da Guarda (MDB), oposicionista do governo de Lívia Bello, publicou nas redes sociais uma foto na frente da sede do Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro (MPRJ). Informações de bastidores dão conta de que Oliveira foi entregar na unidade materiais que tem contra a prefeita Lívia e o marido dela, Chiquinho da Educação. Será que vem chumbo grosso por aí? Pelo visto, as chamas do parlamento araruamense, que deram uma esfriada, podem acabar voltando aquecer com força.

MARICÁ EM CANNES

O vice-prefeito de Maricá, Diego Zeidan (PT), o presidente da Codemar, Olavo Noleto, e o secretário de Promoções e Eventos, José Alexandre Almeida estão em Cannes, na França, desde terça (15), participando da Feira Mipim, que termina nesta sexta (18). Maricá é a única cidade brasileira participando da exposição para atrair investidores, ao lado de cidades como Londres, Madri, Lisboa, entre outras. “Esse ano, Maricá é a única do Brasil a participar, fortalecendo, ainda mais, o crescimento e valorização do nosso município. Fizemos vários contatos com investidores de renome e mostramos como estamos abertos ao mundo para receber investimentos. A economia segura de Maricá se mostra atrativa para o apoio financeiro”, destacou Zeidan. De Maricá, o prefeito Fabiano Horta destacou o fato na rede social. “É um orgulho imenso ver Maricá se destacando mundialmente. A participação no evento, além proporcionar intercâmbio de informações e experiências, atrai investidores e abre um leque de possibilidades para novos projetos que podem favorecer a economia e o desenvolvimento de nossa cidade”, disse Horta.

PAULO MELO FLERTA COM UB

Nesta sexta-feira (18), fontes do novo partido, União Brasil deixaram escapar que existe um namoro no ar com clima de casório entre o presidente da sigla no estado, prefeito de Belford Roxo, Waguinho (UB) com Paulo Melo. Paulo que já foi considerado um dos mais importantes articuladores políticos do MDB na Região dos Lagos, pelo telefone, confessou que o namoro é firme e pode resultar em mudança de casa: “Estamos trocando cartinhas, telegrama (ainda tem isso?), telefonemas, olhares e piscadas”, disse ele numa boa analogia. Questionado se isso significava troca de partido,ele fez charme daqui, escorregou dali, mas acabou dando uma deixa tremenda, que para bom entendedor, basta: “Eu sou um homem de UNIÃO”. Mandou a letra, né?!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui