FORTALECIMENTO DA COOPERAÇÃO REGIONAL
A coluna Boca Miúda desta sexta-feira (17) começa por Iguaba Grande, onde um evento reunindo prefeitos e representantes de várias cidades da Costa do Sol oficializou o Conderlagos, consórcio intermunicipal que terá Carlos Augusto (PL), prefeito de Rio das Ostras, como presidente, e o ex-prefeito iguabense, Vantoil Martins – aliás o principal articulador desse processo – na diretoria executiva. Quase todos os convidados estiveram presentes. Uma ausência muito sentida foi a do prefeito de Búzios, Alexandre Martins (REP), que não aderiu ao consórcio (mas ainda dá tempo). Outro ausente foi o prefeito de São Pedro da Aldeia – município que ainda vai aderir ao consórcio -, Fábio do Pastel (PL). Mas Pastel também não mandou representante, provavelmente esqueceu, visto que o secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Cláudio Viviani, entrou em contato com a gente para saber onde foi o encontro porque ele não tinha sido convidado. O presidente do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf), Léo Pelanca, também estava lá, afinal foi o Cidennf que inspirou o surgimento do Conderlagos.
“BÚZIOS PRECISA FAZER PARTE DESSE PROCESSO”
Sobre a ausência de Alexandre Martins, o prefeito de Arraial defendeu a ampliação da integração entre os municípios da Região dos Lagos, destacando a importância da participação de Búzios no consórcio intermunicipal. Magno afirmou que o fortalecimento do consórcio depende da atuação conjunta de todas as cidades da Costa do Sol, com foco em um planejamento regional capaz de potencializar o desenvolvimento econômico, social e turístico da região. “O consórcio nasceu de um esforço coletivo e deve continuar sendo um instrumento de cooperação. Sou um soldado do consórcio, estou à disposição para contribuir. Búzios é uma das cidades mais bonitas do planeta e precisa fazer parte desse processo”, disse.

EM SINTONIA
Falando em Marcelo, o Magno, outro destaque flagrante foi a sintonia entre ele e seu xará, Marcelo Freixo, presidente da Embratur. Inclusive isso tem acontecido desde a primeira conversa entre os dois sobre o projeto; de lá pra cá, é perceptível que uma parceria de peso se formou. Aliás, sobre Freixo, essa é a primeira vez que um presidente de Embratur é tão atuante junto aos prefeitos do interior.

ANFITRIÃO E EQUIPE
Também participaram do encontro o anfitrião, prefeito de Iguaba, Fabinho Costa – , acompanhado de Vantoil e do futuro secretário de Desenvolvimento Econômico da cidade, Eron Bezerra, que assume o cargo com a saída de Vantoil Martins para a diretoria executiva do Conderlagos.
PAPEL ESTRATÉGICO
Representando o prefeito de Cabo Frio, Dr. Serginho (PL), o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Dusi, afirmou que a cidade será o centro de articulação do grupo, com foco na captação de recursos estaduais e federais. O deputado Júlio Lopes (PP) reforçou que o planejamento integrado dará mais visibilidade e investimentos à região.
MARCO REGIONAL
Destaque também para a coordenadora de Projetos da Embratur, ex-prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco. Ela avaliou que o consórcio representa uma nova etapa para o interior fluminense, e que a união entre os municípios da Costa do Sol consolida a região como referência econômica e turística no estado do Rio.

CASIMIRO E ARARUAMA AMPLIAM INTEGRAÇÃO
O prefeito de Casimiro de Abreu, Ramon Gidalte (PL), afirmou que o consórcio possibilita uma visão conjunta para o turismo regional, valorizando o potencial de cada cidade. Já o secretário de Governo Anderson Moura, ,a imagem acima, representando a prefeita de Araruama, Daniela Soares (PL), disse que a iniciativa reforça o diálogo político e garante segurança jurídica a investidores.


MULHERES NA CONSTRUÇÃO CIVIL
A secretaria da Mulher de Búzios firmou parceria com a Firjan para ofertar cursos profissionalizantes voltados à construção civil. O acordo foi assinado na sede da Prefeitura, com a presença do prefeito Alexandre Martins (REP), da primeira-dama e secretária da Mulher, Daniele Guimarães, e do vice-prefeito Leandro da Rasa (REP). As formações acontecerão nas Casas da Mulher Buziana, com cursos como pintura de edificações, aplicadora de revestimentos cerâmicos e eletricista de obras. O objetivo é ampliar a autonomia econômica feminina e inserir mulheres em áreas ainda dominadas por homens. “Hoje é um dia importante para as mulheres buzianas. Queremos mostrar que o lugar da mulher é onde ela quiser, inclusive na construção civil. Essa parceria com a Firjan é um passo fundamental para garantir capacitação de qualidade e novas oportunidades de trabalho para nossa população”, destacou Daniele.

ENCONTRO FLUMINENSE DE TURISMO
Búzios sediará no dia 29 de outubro a nova edição do Encontro Fluminense FBHA – Integração do Turismo Regional, que chega à cidade pela terceira vez. Com palestras, aulas-show e espaço para fornecedores, o encontro reunirá profissionais e gestores do turismo, hotelaria e gastronomia da Costa do Sol. O secretário municipal de Turismo, Thomas Weber, destacou que o evento reforça o papel de Búzios como referência no turismo regional.

ROYALTIES VOLTAM EM JANEIRO
A partir de janeiro, Cabo Frio voltará a receber os repasses dos royalties do petróleo, suspensos desde agosto por determinação da Agência Nacional do Petróleo (ANP). A paralisação ocorreu após a interdição da plataforma do campo Peregrino, cuja produção é base para o repasse ao município. A ANP havia identificado falhas graves no sistema de dilúvio – responsável por conter incêndios – e pendências na documentação de segurança operacional. Com as exigências cumpridas, o órgão autorizou nesta sexta-feira (17) a retomada das atividades da plataforma. O prefeito Dr. Serginho (PL) anunciou a liberação em suas redes sociais, afirmando que o município se preparou para enfrentar esse período. “Vamos ultrapassar esse momento delicado, sem prejuízo dos salários e serviços essenciais. Nos preparamos para isso”, declarou.

SETOR PESQUEIRO
O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), recebeu o superintendente federal de Pesca e Aquicultura no Estado, Matheus Lima, para tratar do fortalecimento do setor pesqueiro no município. O encontro, realizado na sede da Prefeitura, contou com a presença do secretário de Meio Ambiente, Mário Flávio Moreira, e do secretário adjunto de Pesca, Breno dos Santos. A reunião teve como foco garantir novos investimentos para a pesca aldeense. Fábio do Pastel destacou que a atividade é uma das principais bases econômicas da cidade e defendeu a união de esforços para valorizar os pescadores locais.

LEGADO CULTURAL
O secretário municipal de Educação de Arraial do Cabo, Bernardo Alcântara, destacou nesta quinta-feira (16) a importância das obras do artista plástico Ivan Cruz, reconhecido nacional e internacionalmente por retratar a infância e o universo lúdico brasileiro. Em mensagem publicada nas redes, Bernardo celebrou a chegada das obras ao município e enalteceu o legado cultural do artista. “Quanta honra em receber essas obras de um dos expoentes da arte e cultura do nosso Brasil. Ivan Cruz é um ser humano generoso, que nos faz lembrar que voltar a ser criança pode ser o remédio de várias dificuldades da vida adulta. Seu trabalho representa nosso país e cada experiência que a infância nos proporciona. Sempre é tempo de brincar”, afirmou o secretário.

HABITUÉ DA CAPITAL DO SURF
Em Saquarema, uma figura política que se tornou habitué da cidade é o ex-prefeito de Araruama, André Mônica, que tem sido visto com frequência em companhia dos Peres (Antonio, ex-prefeito, e Manoela, ex-prefeita). Na noite desta quinta (16), por exemplo, ele participou do evento de inauguração do novo Complexo Municipal de Educação Integral da Barreira. A propósito, há quem diga que essa participação assídua de Mônica nos eventos da cidade é porque sua esposa, Paula, foi nomeada recentemente na Prefeitura.

VISITA TÉCNICA
A Prefeitura de Maricá recebeu, nesta quinta-feira (16), uma comitiva com 50 executivos de seis países africanos — África do Sul, Malawi, Etiópia, Zimbábue, Zâmbia e Ilhas Maurício — para conhecer iniciativas de inclusão social, desenvolvimento urbano e turismo. Durante a visita, foram apresentados o funcionamento da Moeda Social Mumbuca e os resultados do programa Tarifa Zero. Segundo o secretário de Economia Solidária, Matheus Gaúcho, a Mumbuca representa 20% da economia local e atinge 70% da população. Participaram do encontro o secretário de Relações Internacionais, Jorge Castor; a presidente do Banco Mumbuca, Manuella Mello; e o presidente da Empresa Pública de Transportes (EPT), Celso Haddad.