17/01/2025 — 22:10
  (Horário de Brasília)

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (17)

Serginho consegue liminar que suspende efeitos de decisão que o obrigava a pagar os atrasados em 24h; Fábio do Pastel vistoria construção do hospital municipal; Fabinho Costa anuncia novo planejamento de obras; Turismo de Búzios debate ordenamento costeiro; Secretário de Turismo de Arraial troca experiências sobre desenvolvimento do setor; Daniela de Lívia disse que vai anunciar novidade na Educação; Lucimar Vidal nas reuniões com secretarias; Quaquá anuncia avanço nas tratativas sobre instalação de base de lançamento de foguetes; Carlos Augusto paga piso nacional da enfermagem... E muito mais!

Compartilhe

LIMINAR CONCEDIDA

A coluna Boca Miúda desta sexta-feira (17) começa por Cabo Frio, onde o prefeito Serginho (PL) conseguiu, agora há pouco, uma liminar suspendendo os efeitos de uma decisão que o obrigava a pagar os salários em atraso dos servidores em até 24h (relativo a dezembro, gestão anterior). A sentença foi da juíza Sheila Draxler, mas Serginho despachou diretamente com a magistrada, apresentando os extratos de hoje das contas da Prefeitura, mostrando que não há dinheiro em caixa suficiente para tal. A saber, o processo foi impetrado pelo Sindicato dos Servidores Municipais de Cabo Frio (Sindicaf) contra o prefeito.

VIRALIZOU E CHEGOU ATÉ AO AUTOR DA MÚSICA

Ainda em Cabo Frio, o vídeo de Serginho, que nesta semana fez uma paródia do “Rap da Felicidade” pra alertar sobre a proibição de caixas de som nas praias, foi tanto, que, após ter saído nos portais aqui da região, ele foi parar no Metrópoles (inclusive em colab com o Metrópoles Política), no DIA e no site de fofocas Choquei. Até Luana Piovani compartilhou o vídeo. Pra se ter uma ideia, até a tarde desta sexta-feira (17), o número de curtidas já tinha ultrapassado 24,9 mil. Em visualizações no Instagram, esse número está em torno dos 500 mil, além de 14,5 mil compartilhamentos. Também por causa desse vídeo, ele deu 10 minutos de entrevista na rádio CBN, na manhã desta sexta (17). Em seguida, o compositor do funk, MC Cidinho – que nos anos 1990 fazia dupla com Doca – pediu para gravar um vídeo com o prefeito cabo-friense. Segundo Cidinho, a música voltou a fazer sucesso nas rádios.

UM RESPIRO

Mas Serginho não é só trabalho (quase). Na noite desta quinta-feira (16), foi prestigiar o primeiro dia do Cabofolia, no Espaço de Eventos. E olhem quem ele encontrou por lá: o presidente da Funtec Arraial, Ronnie Plácido, o homem do chapéu – que, excepcionalmente no evento, estava sem o indefectível. acessório.

“ISSO AÍ FOI UM CHOQUE PRA MIM”

O secretário de Mobilidade Urbana de Cabo Frio, Josias da Swell, conversou com a gente, nesta sexta-feira (17), sobre o flagrante de um caminhão descarregando diversos itens em casas de veraneio na Rua Alex Novelino, na Vila Nova, na quinta (16). Garantiu que esse tipo de prática vai ser proibida através de um decreto que já está sendo preparado. “Esse é um dos absurdos que a gente vai acabar na nossa cidade. Em breve o decreto, que vai estar falando sobre o que é permitido e o que não é permitido vir nos ônibus de turismo, vai ser publicado”. Josias falou que também ficou surpreso com a cena. “Isso aí ontem foi um choque pra mim, mas eu ainda não podia agir contra isso. Isso aí é o absurdo que a gente vive quando chega um ônibus com essa quantidade de utensílios pra casa, como fogão, geladeira, até um ar condicionado veio nessa viagem. Fora a quantidade de alimentos”, destacou. Ele completou dizendo que nada disso vai ser permitido a partir da publicação do decreto. Confira o vídeo.

REESTRUTURAÇÃO

Na sessão ordinária desta quinta-feira (16), os vereadores da Câmara Municipal de Cabo Frio aprovaram dois projetos que reforçam a transparência e a eficiência administrativa: o Projeto de Resolução 001/2025, que cria a Ouvidoria Parlamentar Municipal, e o Projeto de Lei Complementar 001/2025, que reorganiza a estrutura administrativa da Câmara e reestrutura o setor de Controladoria-Geral do Legislativo. Com a criação da Ouvidoria, uma iniciativa do presidente da Câmara, vereador Vaguinho (PL), a população contará com um canal direto para registrar denúncias, relatar casos de abuso de poder, apontar o mau funcionamento dos serviços públicos legislativos e administrativos, além de sugerir melhorias. A Ouvidoria também será responsável por encaminhar essas manifestações aos órgãos competentes, promovendo um diálogo mais próximo entre a sociedade e o Legislativo.

COMEU ATÉ O CAROÇO

A coluna “Tempo Real”, da jornalista Berenice Seara, divulgou uma denúncia gravíssima sobre a ex-prefeita Magdala Furtado. No artigo, ela conta que em 30 de dezembro, último dia de expediente bancário de 2024 e véspera do fim do mandato, a Prefeitura pagou um boleto de R$ 4 milhões, referentes à compra de insumos e equipamentos de saúde — entre eles, 2.300 medidores de pressão arterial. “O mistério, na cidade, é saber onde foram parar. Até agora, nenhuma unidade de saúde viu o material, ou mediu a pressão arterial de qualquer paciente, com o equipamento pago pela administração municipal”. Quando se pensa que já tínhamos visto todos os desmandos, a coisa só piora. É aquilo, né? Quanto mais mexe, mais fede.

DE OLHO NAS OBRAS

Em São Pedro da Aldeia, o prefeito Fábio do Pastel (PL) está de olho nas obras. E há muitas para serem vistoriadas. Uma delas foi a do Hospital Municipal, nesta sexta-feira (17). Quem também acompanhou Fábio nessa jornada foi a secretária de Saúde, Maria Márcia Fontes, o chefe de Gabinete, Fernando Frauches, e os responsáveis pelo serviço. A iniciativa dessa obra conta com repasses da secretaria de Estado de Saúde, que somam um investimento de mais de R$ 15 milhões. O novo equipamento de saúde terá tecnologia de ponta. Vale destacar que o pronto-socorro continuará funcionando no local, como anexo ao hospital, mas passará por uma reestruturação completa, atendendo às normas estabelecidas pela Anvisa.

VISITA TÉCNICA

O secretário de Meio Ambiente e Pesca de São Pedro da Aldeia, Mário Flávio Moreira, realizou, nesta quinta-feira (16), uma visita técnica à Praia do Camerum, no Porto da Aldeia. Também acompanhou a visita o engenheiro do projeto Limpa Rio, Reinaldo Neto, que fez registros aéreos para auxiliar nos estudos da área. O objetivo foi mapear a região e iniciar a retirada dos resíduos que surgiram no local nas últimas semanas. De acordo com Mário, os serviços de limpeza estão previstos para a próxima semana. Vale destacar que, na última quarta (15), o prefeito Fábio do Pastel (PL) acionou o secretário, que, junto com sua equipe e com o apoio do Inea, realizou a coleta de materiais nas praias do Camerum, no Porto da Aldeia, e do Mossoró, com o objetivo de identificar a origem dos resíduos. A gente publicou aqui. O material coletado será submetido à análise, e medidas serão tomadas caso seja comprovada a contaminação e identificados os responsáveis.

NOVO PLANEJAMENTO DE OBRAS

Em Iguaba Grande, prefeito Fabinho Costa (CID), visitou nesta sexta-feira (17) o bairro Arrastão das Pedras, onde começam os preparativos para a primeira obra de sua administração. O projeto prevê a construção de um anel viário que conectará todos os bairros, transformando a mobilidade urbana e oferecendo mais rapidez e segurança para os moradores. Durante a visita, Fabinho destacou a importância do projeto para o desenvolvimento da cidade e pediu o apoio da população ao novo planejamento de obras, que será implementado simultaneamente em diversos bairros. “Estamos iniciando a primeira pavimentação da nossa gestão com muita alegria. Nosso objetivo é interligar Iguaba Grande de forma eficiente, garantindo que todos tenham acesso a um transporte mais ágil e seguro”, afirmou o prefeito. A construção do anel viário “é um marco no nosso compromisso em promover melhorias estruturais na cidade, continuando a trajetória de avanços iniciada nos últimos anos. Estamos cuidando da nossa gente e do futuro de Iguaba”, concluiu o prefeito.

VAGA PARA OS AUTISTAS

Ainda em Iguaba Grande, foi inaugurada, nesta semana, a primeira vaga de estacionamento exclusiva para pessoas com TEA. Localizada na Avenida Paulino Pinto Pinheiro, a iniciativa é resultado da parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Urbano, Trabalho e Renda, a Diretoria de DIRETRAN e a SEMOP. A proposta, solicitada por Fabinho, busca promover inclusão e acessibilidade. O projeto prevê a instalação de mais vagas exclusivas na mesma avenida e, após análise, em outros pontos da cidade.

ORDENAMENTO COSTEIRO

Nesta quinta-feira (16), uma reunião de grande relevância reuniu representantes das secretarias de Turismo, Pesca e Ambiente, Colônia dos Pescadores, receptivos e agências marítimas no auditório da Secretaria de Turismo de Búzios. O encontro teve como foco principal a busca por um ponto alternativo de fundeio para transatlânticos e outras questões relacionadas ao ordenamento costeiro e estudos ambientais. Foram apresentados dados e argumentos sobre a importância de garantir que as operações marítimas sejam conduzidas de forma a minimizar impactos ambientais e respeitar as dinâmicas das comunidades locais, especialmente os pescadores que dependem diretamente dos recursos costeiros. De acordo com o Secretário de Turismo, Thomas Weber, “a integração dos setores envolvidos é indispensável para que possamos atender à crescente demanda turística sem negligenciar a conservação do meio ambiente. O turismo é uma fonte vital de renda, mas deve ser conduzido com responsabilidade.”

TURISMO EM FOCO

Falando em turismo de Búzios, quem esteve por lá foi o secretário de Turismo de Arraial do Cabo, Júnior Chuchu. Em conversa com o titular da pasta buziana, Thomas Weber, falaram um pouco mais sobre o desenvolvimento turístico da região. Aliás, Thomas foi um dos pioneiros do translado Búzios x Arraial em 1992, que hoje movimenta mais de 5 mil pessoas diariamente. Na semana passada, os dois já haviam se encontrado para abordar a retomada do programa ABC do Sol, a recepção de voos contínuos — nacionais e internacionais — e outras iniciativas focadas na regionalização do turismo. Chuchu anda focado em diversos setores, especialmente neste período de organização para a alta temporada de verão.

Imagem: Horácio CF Zone

COMUNICAÇÃO CABISTA

Ainda no Cabo, quem assumiu a coordenadoria de Comunicação da Prefeitura, neste segundo mandato do prefeito Marcelo Magno (PL), foi Edmilson Félix, conhecido locutor e comunicador da Região dos Lagos, que inclusive já foi secretário da pasta em 2016. Ele está acompanhado de uma equipe talentosa que promete dar continuidade ao trabalho realizado na campanha eleitoral. “A expectativa é alta! Tenho certeza de que grandes projetos estão por vir e que a cidade vai se consolidar como referência na comunicação”, disse Félix.

RECEBEU A SECRETÁRIA

Em Araruama, a prefeita Daniela de Lívia (MDB) recebeu nesta quinta-feira (16), em seu gabinete, a secretária de Educação, Luiza Cristina. O objetivo foi realizar uma reunião com o sindicato dos professores. Em suas redes sociais, a prefeita destacou mais detalhes: “Em breve teremos novidades para que possamos construir uma cidade cada vez melhor. Compartilharei mais detalhes nos próximos dias.” Será que só agora Daniela entrará em ação? É aguardar pra ver.

VISITANDO SECRETARIAS

A prefeita de Saquarema, Lucimar Vidal (PL), parece uma “máquina” quando o assunto é visitas. Todos os dias, ela se desloca de um lado para o outro em diversas secretarias. Está assim desde o início de seu governo. E já nesta sexta-feira (17), ela foi até a Casa de Cultura Walmir Ayala para conhecer de perto as demandas da pasta e conversar com a equipe. Logo em seguida, visitou o Centro de Atendimento ao Turista. Para fechar o dia com “chave de ouro”, Lucimar ainda passou pela subsecretaria de Agricultura, onde aproveitou para conversar com o secretário da pasta, Wellington Magalhães, sobre a rotina de trabalho. Quem não deixou de frequentar todos esses encontros foi sua amiga, a vice-prefeita Dr. Raquel (União). Desde as eleições, essa dupla dinâmica vem se destacando na administração. Agora, Lucimar já pensa na próxima semana. Haja fôlego!

O CÉU NÃO É O LIMITE

O prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PT), compartilhou em suas redes sociais, nesta quinta-feira (16), um briefing da reunião entre o diretor da ANAC, Rogério Benevides, e o presidente da Agência Espacial Brasileira, Marco Antônio Chamon. O objetivo do encontro foi discutir a instalação de uma base de lançamento de foguetes em Maricá, para colocar satélites em órbita. Antes de iniciar seu mandato, ele já havia comentado sobre esse projeto. Demonstrando grande interesse e apoio aos projetos de expansão industrial e tecnológica no município, Quaquá reafirma seu compromisso. “Foguete não dá ré!” comentou Quaquá.

PISO DA ENFERMAGEM

Em Rio das Ostras, a Prefeitura realizou, nesta sexta-feira (17), o pagamento referente ao repasse federal do piso nacional da Enfermagem aos servidores. Segundo comunicado do município, “o atraso no repasse ocorreu devido a problemas de ordem bancária e à necessidade de atualização das senhas administrativas durante o processo de transição do antigo governo para o novo”. Recado dado.

ACESSIBILIDADE ÀS DECISÕES PÚBLICAS

Ainda em Rio das Ostras, durante sessão extraordinária da Câmara, nesta quinta (16), o vereador Rodrigo da Aposentadoria (PDT) propôs a alteração do horário das sessões legislativas para as 17h30. A iniciativa visa facilitar a presença dos munícipes nas plenárias e permitir que acompanhem de perto os trabalhos legislativos. Durante a sessão, que também debateu a declaração de calamidade na saúde do município, Rodrigo reforçou o compromisso assumido em sua campanha e reiterado em entrevistas a rádios e podcasts: atuar de forma transparente e promover a acessibilidade às decisões públicas. “Prometi ser um vereador que trabalha pelo povo e com o povo. Essa mudança reflete minha dedicação a essa causa”. A primeira sessão no novo horário está prevista para ocorrer após o recesso parlamentar, e a expectativa é de que a adesão popular aumente significativamente.

Redação
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo