InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (16)

Vantoil Martins faz duas entregas para a Educação; Rafael Aguiar rebate caos na saúde e Alexandre Martins rebate rombo em caixa; Josias da Swell quer detalhamento de gastos na Saúde de Cabo Frio; Fábio do Pastel volta à rotina; Arraial terá after de Carnaval na Feira do Xaréu; Praia Seca cobra cobertura de pontos de ônibus pela enésima vez; Fabiano Horta divulga comércio popular; Manoela Peres se surpreende com inteligência artificial... E muito mais!

VIVA A EDUCAÇÃO

A coluna Boca Miúda começa por Iguaba Grande, onde nesta sexta-feira (16) o prefeito Vantoil Martins (CID) fez a entrega de duas unidades escolares, sendo uma a creche Ezilar Maria Rodrigues, no Vila Nova, para 100 crianças, e a reinauguração da Escola Municipal Professora Maria Lúcia de Oliveira Costa, no bairro da Estação, que vai atender 600 alunos. Além de Vantoil, prestigiaram o evento o chefe de Gabinete, Fábio Costa, os secretários de Educação e Governo, Jales Lins; de Assitência Social, Cláudia Souza; de Obras, Alexandre Freitag, entre outros, além de vereadores. “O primeiro passo para termos uma cidade melhor é investir em Educação e, nesse sentido, estamos fazendo melhorias em todas as escolas municipais. São mais duas unidades com grande estrutura para atender, de forma digna, os nossos alunos da creche e do Ensino Fundamental. O que temos aqui é um trabalho sério, de pessoas capacitadas e que amam a nossa cidade”, declarou o prefeito. Jales enfatizou que as unidades têm alta tecnologia voltada ao aprendizado. “São equipadas com jardim sensorial, espaço multimídia, sala de cinema e muito mais. Lembrando que, aos poucos, estaremos reformando todas as unidades do município para o mesmo padrão”, garantiu o secretário de Educação. Golaço da prefeitura, hein?

_______________

REBATEU DEMORA EM ATENDIMENTO

O prefeito interino de Búzios, Rafael Aguiar (REP), rebateu a notícia de que pacientes tiveram que esperar por até cinco horas por atendimento em unidade de saúde nesse último feriadão, como divulgado aqui na coluna desta quinta (15). Segundo Rafael, durante o período de Carnaval o tempo máximo de espera foi de três horas, “sempre respeitando a classificação de risco”. Nesse tempo, foram atendidas 2.829 pessoas, sendo 60% de outros municípios e turistas. “Estivemos com três médicos atendendo na maior parte do tempo, remoções recorrentes de pacientes graves e com 80% dos leitos ocupados com pacientes internados diariamente”, disse o prefeito interino, reforçando que “toda a equipe – limpeza, lavanderia, cozinha, médicos, assistentes sociais, psicólogos, técnicos, enfermeiros, fisioterapeutas e administrativos trabalharam incansavelmente para permitir que tudo ocorresse da melhor forma possível. Pedimos desculpa pela demora, justificada pela alta demanda”, concluiu.

REBATEU ROMBO EM CAIXA

Continuando sobre Búzios, a situação política por lá não anda boa mesmo. Após ter sido afastado da Prefeitura, por determinação do TSE, Alexandre Martins (REP) sente na pele o lema ‘política é política, amizades à parte’. Nesta sexta-feira (16), questionado pela coluna sobre as declarações recentes de Rafael Aguiar (REP), colega de partido e atual prefeito interino do município, Alexandre refutou-as. Rafael disse, entre outras coisas, em recente entrevista a uma rádio, que o prefeito afastado havia deixado um rombo no cofre do município. “Não houve rombo, deixei R$ 86 milhões em caixa”. Em certo momento, chegou a declarar-se traído: “É difícil pensar em apoio quando você foi traído”, disse ele, se referindo às eleições deste ano. Confira a entrevista que Alexandre deu à jornalista Renata Cristiane, na íntegra, no áudio acima.

QUAL CAMINHO ESCOLHER?

Por falar em Alexandre Martins, muito tem se especulado sobre quem ele irá apoiar no pleito de outubro. Taí uma situação complexa, porque não sobrou muita coisa. Leandro de Búzios (SDD), autor da ação que o afastou? Rafael Aguiar, a “força oculta” que fez essa ação prosperar? Mirinho Braga (PDT), arquirrival, assim como Joãozinho Carrilho? Sem chance. Complicado. O prefeito interino disse que acreditava que a ordem natural das coisas, diante do afastamento do prefeito, seria o pai dele, Miguel Pereira (PL), vir candidato a prefeito, tendo Daniele Guimarães, esposa de Alexandre e secretária da Mulher, como vice. No entanto, Alexandre disse que a única pessoa que é candidato na família sempre foi ele, e que ele nunca lançou Daniele, “pelo contrário, as pessoas é que estão pedindo, diante do tremendo trabalho que ela tem feito (…) No meu último vídeo, eu deixei claro que eu vou estar nas duas eleições, seja suplementar ou seja em outubro, apoiando alguém, e falei que poderia ser um homem ou uma mulher, então em nenhum momento lancei minha esposa”, disse. Entre a cruz e a caldeirinha. E você, leitor, qual caminho escolheria?

DEPOIS DA INDIRETA, A EXONERAÇÃO

Continuando em Búzios, o secretário de Governo, Marcus Vallerius, o Marcão, foi exonerado nesta sexta-feira (16), após uma semana no primeiro escalão de Rafael Aguiar. A atitude do prefeito interino, veio logo após um post de Marcão sobre Judas (imagem acima). Essa divulgação feita pelo agora ex-secretário, saiu depois que Rafael deu uma entrevista a uma rádio. Ao que parece, Rafael vestiu a carapuça, porque exonerou Marcão sem mesmo chamá-lo para uma conversa sobre essa “indireta”. “Saio de cabeça erguida”, disse Marcão. Búzios continua em chamas, vamos ver até quando.

JOSIAS QUER SABER

Em Cabo Frio, a pressão do legislativo em cima da prefeita Magdala Furtado (sem partido) só aumenta. Depois da “farra das portarias”, que inclusive chegou ao TCE, seguida da CPI dos Eventos para investigar suposto superfaturamento em contratações – cuja primeira reunião acontece semana que vem -, fora a verba de R$ 55 milhões do ministério da Saúde que deu o que falar, o vereador e líder da oposição, Josias da Swell (PL), entrou com requerimento para saber como tem sido gasto o dinheiro do setor. No documento, o parlamentar solicita informações detalhadas sobre os gastos com consultas e tratamentos nos hospitais e clínicas da cidade. Será que vem mais uma CPI por aí? É aguardar pra ver.

OBRAS NA COLINA

Em São Pedro da Aldeia, o prefeito Fábio do Pastel (PL) já voltou à vida normal, após o Carnaval. Ele, que não passa um dia sequer sem dar aquela conferida na cidade, devia estar em cólicas. Bem, a folia acabou e nesta sexta-feira (16) lá estava ele na Colina, vistoriando chegada do asfalto no bairro. Sacou logo o celular e fez uma live, na maior felicidade. As intervenções fazem parte do programa “Governo Presente nas Cidades”, do Estado, e estão sendo supervisionadas pela secretaria municipal de Obras. O prefeito também aproveitou a oportunidade para conversar com os moradores locais e verificar de perto os impactos positivos das obras, que já transformaram diversas vias do bairro.

REUNIÃO COM OS MEMBROS DO CONSELHO

Ainda em São Pedro, Fábio do Pastel recebeu em seu gabinete, nesta sexta-feira (16), membros do Conselho de Ministros Evangélicos da cidade (Comespa), que tem a frente o presidente Valmir Dutra. A reunião também contou com a presença do vice-presidente do Comespa, pastor Sidney Galois, do vogal Apóstolo Carlos, dos primeiros e segundos tesoureiros, pastores Moisés e Rogério, respectivamente, além do chefe de gabinete do Executivo, Moisés Batista. Durante o encontro, foram discutidas as obras realizadas pela Prefeitura e as demandas dos bairros. O prefeito demonstrou sua satisfação em receber os representantes religiosos, destacando que tais encontros proporcionam um ambiente de conforto e esperança para o município. Por sua vez, Valmir Dutra enfatizou a importância da agenda periódica com Pastel, ressaltando o papel dos pastores “não apenas na disseminação da palavra religiosa, mas também no auxílio à sociedade e à população em geral”.

BEM VINDA, MARIA CLARA

Continuando em São Pedro da Aldeia, o ex-prefeito e pré-candidato ao cargo, Cláudio Chumbinho (REP), está rindo à toa. Mais que a corrida eleitoral, a grande expectativa deste ano era pela chegada de Maria Clara, que veio ao mundo nesta quinta-feira (15). “Gratidão por essa bênção que completa nossa família”, disse ele, ao lado da esposa, Isabela. A coluna deseja felicidades e saúde a todos.

AFTER DO CARNAVAL NA FEIRA DO XARÉU

O Carnaval acabou, só que não. A prefeitura de Arraial do Cabo vai fazer um after neste sábado (17), na feirinha do Xaréu, que acontece na Praça da Bíblia. Segundo o secretário de Turismo, Júnior Chuchu, nesta edição “a feira terá uma atmosfera carnavalesca, com marchinhas no ritmo contagiante que irão embalar o público presente”. O evento, conhecido por sua vertente cultural, turística e gastronômica, oferecerá uma variedade de atrativos para os visitantes, vale a pena dar uma conferida por lá.

ANIVERSÁRIO DE BERNARDO

A vereadora e pré-candidata a prefeita de Araruama, Penha Bernardes (PL), deu uma pausa nas andanças e encontros com lideranças para celebrar os dois meses do filho mais novo, Bernardo, ao lado de familiares nesta quinta-feira (15). Acompanhada pelo esposo, o vereador Oliveira da Guarda (MDB), pela filha Isadora e pelo pai, Sr. Waldemar, Penha aproveitou a data especial em meio às suas atividades políticas. A pré-candidata planeja retornar à tribuna da Câmara na próxima terça-feira (20), prometendo intensificar sua presença tanto no legislativo quanto nas ruas da cidade.

COBROU EXPLICAÇÕES

A Associação da Sociedade de Amigos de Praia Seca (Soapras) intensificou cobrança em cima da prefeita de Araruama, Lívia de Chiquinho (REP), em relação à falta de cobertura nos pontos de ônibus ao longo da Estrada de Praia Seca. Desde outubro de 2023, a entidade vem buscando soluções para essa questão, tendo apresentado um ofício à prefeitura, porém, até o momento, nenhuma medida foi tomada. A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou proposta pela qual os pontos de embarque e desembarque de passageiros nos serviços de transporte público coletivo devem ter cobertura. O texto altera a Lei da Mobilidade Urbana. A exposição das pessoas às condições naturais extremas, como calor intenso e chuvas frequentes, tem gerado preocupação e reclamações na comunidade local. Diante disso, a associação anuncia que enviará um novo ofício, reforçando sua solicitação, enquanto apela aos órgãos públicos responsáveis por uma intervenção urgente. “A falta de cobertura nos pontos de ônibus não apenas expõe os usuários do transporte público a condições desumanas no dia a dia, mas também compromete a qualidade básica do serviço de locomoção para uma parcela significativa da população”. Nós entramos em contato com a prefeitura para saber sobre o posicionamento, mas não houve resposta até o fechamento da coluna.

CENTRO DE COMÉRCIO POPULAR

No Centro de Comércio Popular de Maricá, que será inaugurado na próxima segunda-feira (19), o prefeito Fabiano Horta (PT) anunciou a abertura de 114 boxes para abrigar empreendedores que antes atuavam de forma precária nas ruas. Com uma estrutura organizada, incluindo banheiros, bebedouros e acesso wifi, os trabalhadores agora terão um ambiente adequado para desenvolver suas atividades. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Igor Sardinha, destacou a importância da formalização dos empreendedores, que agora estarão inscritos no PPT, contribuindo para a aposentadoria e tendo acesso a benefícios.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

A prefeita de Saquarema, Manoela Peres (PL), utilizou suas redes sociais, nesta quinta-feira (15), para abordar um tema de bastante relevância ultimamente, que são os vídeos produzidos com o auxílio da Inteligência Artificial. Ela ficou surpresa diante da capacidade da tecnologia em manipular a voz e a fala humana. Ela questionou a autenticidade de um vídeo que recebeu, no qual sua voz foi modificada para parecer que ela estava falando fluentemente em inglês e espanhol. Alertou sobre os riscos associados à disseminação de conteúdo falso, especialmente em um contexto político marcado por desinformação e fake news. Afirmou que a IA pode ser tanto uma ferramenta facilitadora quanto prejudicial, dependendo de como é utilizada, e destacou a importância de verificar a veracidade das informações antes de compartilhá-las.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo