InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (16)

Dr. Serginho é diplomado em meio a semana de polêmicas envolvendo seu nome; Alexandre Martins anuncia novo secretário após saída de Carla Natália; Marcelo Magno visita obras do Centro Cultural; Tribunal de Contas aprova gestão 2021 de Vantoil Martins; A repercussão da programação de réveillon de Cabo Frio; O sextou de Fábio do Pastel em Praia Linda; Vereadora de Araruama usa fala de Vantoil para questionar Lívia de Chiquinho; e muito mais...

DIPLOMAÇÃO NO RIO

A coluna Boca Miúda desta sexta-feira (16) começa com a diplomação dos candidatos eleitos no Rio de Janeiro. A cerimônia foi realizada nesta manhã, no Theatro Municipal, no Centro do Rio. O primeiro a receber o diploma foi o governador reeleito, em primeiro turno, Cláudio Castro (PL), que adotou discurso conciliatório com o presidente eleito Lula (PT) e se defendeu de escândalos, como a da Ceperj. O deputado federal reeleito Glauber Braga (PSOL) protestou contra o chefe do Executivo estadual, erguendo uma faixa com os dizeres “Castro não merece esse diploma”. Eleito para um segundo mandato, o parlamentar da Alerj Dr. Serginho também recebeu seu diploma na ocasião, após uma semana, deveras, caótica.

FANTASMAS NA FAETEC?

Após a denúncia de que mantinha cabos eleitorais na Uerj, em outro momento de inferno astral vivido pelo ex-secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, o RJ2, da TV Globo, levou ao ar, na noite desta quinta-feira (15), uma reportagem que flagrou funcionários terceirizados da Faetec em horário de expediente em Cabo Frio, a centenas de quilômetro dos postos de trabalho, no Rio de Janeiro. A Fundação tem um contrato com a empresa Multiply, para a contratação de funcionários terceirizados, e chama a atenção pela quantidade de pessoas do reduto eleitoral de Serginho que foram flagradas longe dos postos de trabalho em horário de expediente. Os terceirizados da Faetec deveriam cumprir 44 horas semanais – o que representa uma jornada de quase 8 horas de segunda a sexta e mais 4 horas no sábado. Até as eleições, o número de funcionário da Faetec na Região dos Lagos era ainda maior. Em comum, todos têm outros negócios na cidade e todos fizeram campanha para o deputado estadual. Em nota enviada ao Portal RC24h, Dr. Serginho pontuou que “desde abril de 2022 não exerce mais as funções de secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado” e acrescentou que “os questionamentos a respeito da vida funcional dos funcionários devem ser feitos a referida secretaria e a direção da Faetec”.

TROCA NO GOVERNO

O prefeito de Armação dos Búzios, Alexandre Martins (REP), confirmou, nesta sexta-feira (16), que a secretária de Educação, Carla Natália pediu exoneração do cargo. A coluna apurou que o coordenador educacional da Prefeitura, Ricardo Almeida, será o novo titular da pasta. Ricardo deve manter a equipe deixada por Carla Natália, que pediu para deixar o governo por motivos pessoais. De acordo com o Alexandre, Carla gostaria de ficar mais próxima da família e pediu já há um tempo para deixar o comando da secretaria, mas acabou sendo convencida pelo prefeito a permanecer, pelo menos, até o fim do ano. O prefeito afirmou que não há divergências com Carla e, inclusive, lamentou a secretária deixar o cargo quando as coisas estavam fluindo tão bem.

MATERNIDADE EM BÚZIOS

O presidente da Câmara de Búzios, Rafael Aguiar (REP), vai destinar suas emendas impositivas para a construção de uma maternidade neonatal no município. A emenda foi protocolada nesta quinta-feira (15) e o vereador já tinha conversado com o prefeito, Alexandre Martins (REP), sobre o assunto. Segundo Aguiar, o Neonatal servirá para o bebê com até 28 dias de nascimento. O montante destinado às emendas parlamentares no orçamento de Búzios está fixado em R$7.899.991,31 e será proveniente da Reserva de Contingência. Como a Câmara tem nove parlamentares, cada um dispõe de R$877.776,81 para este fim.

CENTRO CULTURAL EM ANDAMENTO

O prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), esteve, nesta sexta-feira (16), visitando as obras do Centro Cultural Manoel Camargo. Anunciada com toda pompa e circunstância pelo prefeito, a intervenção estava parada desde 2019, ainda pelo governo anterior. O retorno das obras se deu no começo do mês passado. O Centro Cultural abrigava a Biblioteca Victorino Carriço, o Museu Regional Castorina Rodrigues Martins e uma sala de exposição com o acervo de pinturas e esculturas.

CONTAS APROVADAS

De Iguaba Grande, o prefeito Vantoil Martins (CID) tem razões para sorrir à toa. Nesta sexta-feira (16), ele anunciou que o corpo de conselheiros do TCE aprovou, por unanimidade, as contas da Prefeitura referentes a 2021. “Ao acompanhar o julgamento e ver o resultado pela aprovação das nossas contas comprova que estamos na direção certa”, escreveu Martins, que agradeceu aos servidores, especialmente ao secretário de Fazenda, Jorgino Fabiano e ao secretário de Controle Interno, Paulo Sérgio, além do consultor técnico Gusmar coelho de Oliveira.

PROGRAMAÇÃO REPERCUTIU

Em Cabo Frio, mal o Portal RC24h divulgou quais serão as atrações de Réveillon na cidade, rolou uma verdadeira enxurrada de gente perguntando se era verdade mesmo. Verdade seja dita, há tempos a prefeitura não era elogiada então a escolha foi assertiva. Aliás, os últimos eventos musicais no município foram escolhidos a dedo e muito elogiados pela turma dos 40+, mas a galera mais jovem não ficou lá muito satisfeita. Pelo menos um gol o município conseguiu fazer este ano, mesmo aos 44 do segundo tempo.

MURAL DE RECLAMAÇÕES

Mas o fato da Prefeitura ter acertado em cheio na programação – pelo menos isso é o que temos ouvido pelas ruas e nos grupos de whatsapp – não isentou o prefeito José Bonifácio (PDT) de ser sacolejado na internet por conta dos problemas pelos quais a cidade está passando. Não faltou quem aproveitasse para questionar sobre as mesmas questões de sempre, mas que ainda não foram resolvidas, como os inúmeros buracos, alagamentos, concursados que ainda não foram chamados, e por aí vai. A aguardar 2024.

MAIOR DEMANDA

Ainda de Cabo Frio, o secretário de Obras, Vanderson Bento completou, nesta sexta-feira (16), 30 dias de sua nomeação na pasta. Gostando ou não, a única certeza que tem – pelo menos está na boca do povo – é que ele trabalha e está com muita disposição para mostrar serviço. O prefeito Zé Bonifácio (PDT), que não é bobo nem nada, percebeu essa vocação e deu a ele a missão mais importante do governo nesse momento e a maior demanda de reclamação, a buraqueira em toda cidade. Zé enxergou um cara trabalhador, que está toda hora na rua, diferente do antecessor. Inclusive soubemos, em primeira mão, que vai ter um mutirão no centro da cidade, “um choque de obras”, para consertar os buracos. Afinal, a alta temporada está aí, os turistas vão chegar, ainda mais que a programação de shows está atraindo os olhares de todos. Outra informação dada por Vanderson é que o processo final da licitação para pavimentação, drenagem e reforma das praças está sendo finalizado. Segundo o secretário, a primeira meta serão os pontos mais críticos, isso no primeiro semestre; já a partir do segundo, Vanderson tem a missão de iniciar a reforma de todas as praças. Inclusive, as reclamações que chegam ao Portal, a gente tem encaminhado para o secretário, como foram os recentes casos das ruas Porto Alegre, nas Palmeiras, e Independência, no São Cristóvão. E é assim que tem que ser: a imprensa critica e o governo resolve, sem chororô ou raivinha.

PERDEU POR FALTA DE TEATRO?

Após 15 edições reunindo grupos de todo o Brasil em Cabo Frio, o FESQ – Festival de Esquetes ‘se mudou’ para o Rio, onde a programação acontece (até domingo, dia 18) na Sala Municipal Baden Powell, em Copacabana. Será que foi por falta de teatro? Porque se foi, é uma pena. O festival, além de trazer uma efervescência cultural muito grande para a cidade, os grupos se hospedavam nos hotéis, consumiam nos restaurantes e lanchonetes, movimentava cultura e economia. O teatro municipal de Cabo Frio está fechado e os cabo-frienses querem saber quando ele irá reabrir. Com a palavra, a Prefeitura.

SEXTOU NA PRAIA LINDA

De São Pedro da Aldeia, o prefeito Fábio do Pastel (PL) sextou em meio a obras, do jeito que ele gosta. Pela manhã, foi vistoriar os trabalhos de drenagem no bairro Praia Linda. Pastel é daqueles que não se preocupa – como a maioria dos chefes de executivo – de que seu legado não apareça, como é o caso das obras que ninguém vê, aquelas abaixo do asfalto.

E AGORA, PREFEITA?

De Araruama, a vereadora Penha Bernardes (PL) não perdeu tempo e deu uma cutucada ‘daquelas’ na prefeita Lívia de Chiquinho (PP). Assim que viu o anúncio do chefe do executivo de Iguaba, Vantoil Martins (CID), que vai pagar gratificação por merecimento a trabalhadores da saúde, trouxe uma reflexão sobre a situação do servidor araruamense que, segundo ela, não tem o mínimo reconhecimento da chefe e sequer uma estrutura digna para trabalhar. Penha fez esse paralelo porque quando a vereadora elogiou a prefeita de Saquarema, Manoela Peres (União) por ter contemplado os servidores com auxílio natalino, Lívia justificou que a “capital do surf” tem mais recursos que Araruama. O que não é o caso de Iguaba, justamente o contrário. “A senhora deveria ter um pouco de vergonha e respeitar nossos servidores que trabalham com tanta dedicação para atender aos munícipes! Ao invés de transparência e valorização, nossos educadores foram enganados, pois a prefeitura utilizou o dinheiro referente ao cartão alimentação que não foi pago, alegando que seria auxílio natalino”, disse ela.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo