InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (15)

Fábio do Pastel hasteia primeira Bandeira Azul do município; MP recomenda que vereadores votem contrários à mensagem de Magdala Furtado sobre fogos de artifício; Prefeita cabo-friense encaminha novo PL da reforma: agora são 624 portarias; Marcelo Magno encaminha PL do PCCR da Educação; Vantoil Martins e o "vamos à obra"; Alexandre Martins faz enquete com a população; Penha Bernardes dá à luz Bernardo; Como cantor, Fabiano Horta é um ótimo prefeito; Paulo Melo nada de braçada nos escândalos... E muito mais!

LINDA SAPIATIBA

A coluna Boca Miúda desta sexta-feira (15) começa por São Pedro da Aldeia, onde o prefeito Fábio do Pastel (PL) hasteou a primeira Bandeira Azul do município, na praia das Pedras de Sapiatiba. Momento histórico na cidade, que cumpriu mais de 30 requisitos para conseguir o certificado. A exemplo de Iguaba, que fez o hasteamento na praia dos Ubás, a praia lagunar aldeense recebeu todos os equipamentos e cuidados obrigatórios, está um charme só. A transparência da água é um convite à parte, tava mais parecendo cenário caribenho. Em entrevista à coluna, Pastel destacou o trabalho “incansável” da equipe e disse que está feliz em realizar o sonho de muitos moradores. Falou que há outras praias em estudo para receberem certificação, mas não quis revelar, de jeito nenhum, quais são elas. O secretário de Meio Ambiente, Mário Flávio Moreira também conversou com a gente e da mesma forma não revelou o segredo. “São Pedro tem praias belíssimas e Fábio do Pastel comprou a ideia desde o início”, destacou. Fato é que o trabalho ficou nota 10. A cerimônia contou com a participação de todo secretariado, além dos vereadores Mislene Conceição e Márcio Soares, representando o Legislativo. Demais autoridades do município também acompanharam de perto o hasteamento da Bandeira Azul na Praia das Pedras de Sapiatiba. Confira o vídeo com as entrevistas:

_______________

‘ERRO GROSSEIRO’

Em Cabo Frio segue a malfadada saga do pedido de revogação da lei que proíbe a soltura des fogos de artifício com estampido no Réveillon. Nesta sexta-feira (15), o MP fez uma recomendação para que os vereadores de Cabo Frio votem contrários à mensagem da prefeita Magdala Furtado (PL). Segundo o documento, subscrito pelo promotor de justiça Vinícius Lameira, a recomendação não tem caráter vinculante, ou seja, não há obrigação em realizá-la (leia o documento que está na matéria do Portal). Ainda conforme consta no documento, o MP afirma que a justificativa apresentada pelo executivo, consiste em erro grosseiro de interpretação das normas constitucionais de repartição de competências e viola o atual entendimento do STF sobre a matéria. E tem mais. Um trecho do documento diz o seguinte: “É lamentável que em seu intento de revide ao estado de Direito, a chefia do Executivo tente não só expungir a lei aprovada por esta ilustre Câmara Municipal, como também se valha de argumentos ilegítimos e inconstitucionais para cercear, de maneira intolerável, a independência dos vereadores cabo-frienses. A matéria se insere, inegavelmente, no círculo de competências da vereança municipal”. E aí, qual vai ser o resultado de tudo isso? Façam suas apostas.

PL REFORMADO

Ainda sobre o executivo cabo-friense, a prefeita Magdala Furtado reencaminhou à Câmara o PL que trata da reforma administrativa, a “mensagem da maldade”, que se fosse aprovada do jeito que estava configurada significaria um rombo violento no orçamento, visto que ultrapassaria, e muito, o limite da LRF. Mas, ao que parece, a coisa não mudou muito. Dos 656 cargos em comissão que a prefeita havia planejado, o número caiu para 624 (nossa, quanta diferença). Agora são 28 cargos com salário de secretário e algumas pastas foram eliminadas, tais como Esporte, Comunicação e a de Indústria e Comércio, esta última, inclusive, seria do vereador Átila da Ótica (Avante), um dos poucos que votou a favor do PL anterior. De acordo com o novo PL, são 1.767 cargos em comissão (portarias), ao custo mensal de cerca de R$ 6,2 milhões e 445 funções gratificadas que custarão R$ 284,8 mil.

DOC DE ZÉ BONIFÁCIO

Na noite desta quinta (14) teve o lançamento do documentário “Fácil…Fácil…Fácil…Lembrar de Bonifácio”, do cineasta Milton Alencar, pai do presidente da Câmara, Miguel Alencar (União). O evento foi na Casa Museu Carlos Scliar, na orla de São Bento. “O Marco 355 é uma grande homenagem ao nosso saudoso ex-prefeito, que deixou um histórico e extenso legado na nossa Cabo Frio”, disse Miguel na rede social. Várias autoridades participaram, principalmente a turma do PDT, que compareceu em peso, Janio Mendes, Mirinho Braga e cia. Mas não tinha só pedetista, que também brotou por lá foi o ex-prefeito Marquinho Mendes (MDB), o rei do abraço. Para quem quiser assistir, o filme está disponível no canal da Câmara Municipal de Cabo Frio no Youtube.

CEIA DA MISÉRIA

Na próxima segunda-feira (18), o Sepe Lagos vai promover a ‘Ceia da Miséria’, a partir das 9h, em frente à prefeitura de Cabo Frio. O protesto, segundo o sindicato da Educação, é contra a falta de comprometimento da prefeita com as demandas da cidade. Ao longo de seus mais de 150 dias de gestão, Magdala não cumpriu suas promessas, deixando a população desanimada em meio às festividades de Natal. O descaso reflete-se na falta de atualização do Piso do Magistério, na política de “reajuste zero” e na ausência de reposição salarial para os servidores, que veem seus salários congelados há uma década. O protesto busca destacar a necessidade de priorizar a Educação Pública em uma cidade bilionária como Cabo Frio, em detrimento dos interesses questionáveis da prefeita e seus seguidores. A população, unida, exige respeito, dignidade e um comprometimento real com o bem-estar da cidade. A “Ceia da Miséria” serve como um grito coletivo por mudanças e ressalta a importância de uma gestão transparente e voltada para o benefício da comunidade”, disse o Sepe.

EMPRESA AMIGA DO ANIMAL

O governador Cláudio Castro (PL) sancionou, nesta sexta-feira (15), a lei que determina que se distribua o Selo Empresa Amiga do Animal no Estado do Rio, proposta pelo deputado Dr Serginho (PL). O selo será concedido em reconhecimento público às ações de responsabilidade social, desenvolvidas pelas empresas no intuito de contribuir para a defesa, a saúde e a melhoria da qualidade de vida dos animais. O parlamentar cabo-friense foi cedo para as redes sociais contar a novidade, confira no vídeo acima.

PCCR DA EDUCAÇÃO

Em Arraial do Cabo, diferentemente de Cabo Frio, o prefeito Marcelo Magno (PL) já encaminhou o projeto de lei do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos profissionais da Educação, que deve ser votado antes do recesso, para alegria da categoria. A informação foi dada pelo líder do governo na Câmara, vereador Ayron Freixo (REP).

O PREFEITO QUER SABER

Em enquete realizada com a população nesta sexta-feira (15), o prefeito de Armação dos Búzios, Alexandre Martins (REP), destacou dois pontos importantes para resolver os problemas no município. O primeiro deles é a ausência do ar condicionado na Escola Municipal João José de Carvalho, no Alto da Rasa. Segundo as informações fornecidas, os desafios relacionados à energia com a Enel têm sido enfrentados não apenas nessa escola, mas em outras instituições. “Estou em negociações com a Enel para aumentar as cargas nas escolas, buscando uma solução em breve. A expectativa é de melhorias no atendimento no próximo ano”, disse Alexandre. Outro ponto abordado foi a construção da rodoviária do balneário. O projeto na Rasa ganhou ampla preferência na enquete. O entrevistado expressou otimismo quanto à futura licitação para a realização dessa obra, enfatizando a importância do projeto para a comunidade local.

VAMOS À OBRA

Em Iguaba Grande, o prefeito Vantoil Martins (CID) avisou que o novo programa “Vem com a gente. Vamos à obra”, começa na próxima terça-feira (19). O projeto visa aproximar a população das ações realizadas pelo governo, disponibilizando, inicialmente, 15 vagas para empresários e comerciantes locais, mas depois será aberto a toda população. O ‘tour’ pelas obras terá como ponto de partida a sede da prefeitura municipal e terá duração de aproximadamente 3 horas. Entre os pontos que serão visitados estão o Mirante, ZEN (Zona Especial de Negócios), novas unidades escolares, creches, quadras poliesportivas, macrodrenagem, pavimentação, entre outros.

SEXTOU COM CHURRASCO

Falando em Iguaba, a equipe da secretaria de Serviços Públicos teve uma sexta-feira (15) mais que merecida. Ganharam uma festa de confraternização com direito a churrasco e muita alegria. E não era para menos, essa turma não trabalhou pouco neste ano, a ver pelas obras e serviços de manutenção da cidade. O encontro aconteceu num sítio do bairro Coqueiros. Além dos servidores, participaram o secretário de Obras, Alexandre Freitag, e o chefe de Gabinete, Fabinho Costa, representando o prefeito Vantoil Martins.

NASCE O BEBÊ DE PENHA

A vereadora de Araruama, Penha Bernardes (PL), utilizou as redes sociais nesta sexta-feira (15) para anunciar que já é mãe mais uma vez. Em uma foto ao lado do filho, Bernardo, quase 24 horas depois de estourar a bolsa, a parlamentar comunicou a novidade para seus seguidores.. “Nosso menino já está por aqui! Bernardo nasceu hoje, às 4h, pesando 3,635kg. Em breve contaremos como tudo aconteceu! Obrigada pelas mensagens de carinho e preocupação! Deu tudo certo!”, declarou Penha. A coluna Boca Miúda reitera os votos de muita saúde para o bebê e felicidade para toda a família.

COMO CANTOR, UM ÓTIMO PREFEITO

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT), surpreendeu a comunidade ao participar ativamente de uma animada roda de samba na Escola União de Maricá. O evento, que contou com a presença de diversos servidores municipais, mostrou um lado descontraído do líder político, que se juntou aos presentes para soltar a voz e celebrar a cultura local. O prefeito demonstrou sua conexão com a comunidade ao participar do grupo de samba. A iniciativa não apenas proporcionou momentos de descontração, mas também destacou a importância do engajamento cultural e da valorização das tradições locais. Mas, cá entre nós, ainda bem que ele seguiu o caminho da política, né?

NADANDO DE BRAÇADA

O ex-deputado e pré-candidato a prefeito de Saquarema, Paulo Melo (MDB), tem aproveitado, e muito, os escândalos que envolvem os Peres – Manoela (PL), a prefeita, e Antônio, secretário de Educação do município, como a suspeita de desvio de dinheiro público por meio do programa “Conexão do Futuro” e os gastos com o “Natal Iluminado”. Numa festa de confraternização realizada na noite desta quinta-feira (14), disparou contra o grupo adversário. “A prefeitura deve usar o dinheiro para trazer benefícios para a cidade, mas tem que fazer sem roubar e sem realizar contratos de mutreta, sem atender parentes e contratar empresas que se formaram ontem para ganhar uma fortuna como vocês viram em reportagens de diversos veículos de comunicação”, disse Melo, que estava acompanhado da esposa, a deputada estadual Franciane Mota (União).

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo