27/04/2025 — 01:32
  (Horário de Brasília)

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (14)

Alexandre Martins entrega escola tradicional reformada após 20 anos; Dr Serginho consegue apoio de motoboys à proibição de motos barulhentas; Fábio do Pastel alerta sobre fake; Secretários de Arraial se reúnem pra ajustes do Carnaval; Vantoil Martins se reúne com Senac pra levar cursos profissionalizantes; Vice de Araruama vistoria serviços de Assistência Social; Lucimar Vidal recebe Altineu Côrtes; Quaquá fala sobre Estrada de Ferro e novo batalhão da PM; Welberth Rezende faz balanço da ida a Brasília; Carlos Augusto recebe deputado e secretário estadual... E muito mais!

Compartilhe

TOTALMENTE REFORMADA

A coluna Boca Miúda desta sexta-feira (14) começa por Búzios, onde o prefeito Alexandre Martins (REP) entregou a Escola Municipalizada Eulina Marques, em São José, instituição de ensino com 70 anos de existência, totalmente reformada. A última vez que a escola passou por algum tipo de obra foi no início dos anos 2000. O vice-prefeito, Leandro da Rasa (REP), a primeira-dama, Daniele Guimarães, o secretário de Educação, Rodrigo Ramalho, além de vereadores e outras autoridades. Quer dizer, nem todos os vereadores compareceram: Raphael Braga (PRD) e Felipe Lopes (DC) – que é professor – não foram ao evento. Causou estranheza pelo fato de que ambos, não raro, têm utilizado a fala para criticar a situação da Educação no balneário. Até o secretário de Governo, Marcus Vallerius, o Marcão, lamentou que eles não tenham ido. Disse que ambos estão aptos a criticar, mas sequer foram até lá, conferir como é que ficou a escola. Seria uma oposição por oposição, só pra falar mal? A ver. Fato é que a escola ficou ótima e as crianças adoraram, Alexandre recebeu muitos abraços e sorrisos, dava gosto de ver.

_______________

USINA DE RECICLAGEM = AUMENTO DO ICMS VERDE

Ainda em Búzios, Alexandre e seu secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Evanildo Nascimento, visitaram o espaço onde será instalada a primeira usina de reciclagem da cidade, para melhoria da gestão de resíduos e a promoção da sustentabilidade. A usina será construída na Estrada da Fazendinha. O projeto vai além da infraestrutura, incluindo uma série de iniciativas de educação ambiental nas escolas municipais, com foco no ensino da correta separação do lixo. Segundo Alexandre, as primeiras atividades de triagem de resíduos no município terão início nas escolas municipais, onde os alunos manusearão o próprio lixo descartado. Os professores também terão papel fundamental, capacitando os estudantes para compreenderem a importância da triagem e como realizar o descarte adequado dos resíduos. O projeto também prevê a instalação de 10 pontos de coleta seletiva espalhados pelos bairros da cidade. “Vamos resolver o problema do lixo em nossa cidade e, com isso, aumentar o ICMS Verde, além de gerar mais de 60 empregos com as cooperativas”, afirmou o prefeito.

AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE CARNAVAL 2025

A Câmara Municipal de Búzios realizará, na próxima quarta-feira (19), às 14h, uma Audiência Pública para discutir o planejamento do Carnaval 2025 no município. O evento ocorrerá no Plenário da Casa Legislativa e será conduzido pelo vereador Felipe Lopes (DC), presidente da Comissão de Turismo e Cultura. O foco principal da audiência será o ordenamento da cidade e a busca de medidas para mitigar os problemas de mobilidade urbana durante os festejos carnavalescos. A proposta é promover um debate aberto e participativo, reunindo representantes do poder público, setores envolvidos e a população em geral para apresentar e discutir soluções que garantam um Carnaval seguro, bem estruturado e que minimize impactos no tráfego e na organização da cidade. Para contribuir com a discussão, foram convidados representantes da Secretaria Municipal de Turismo, da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública, da Guarda Civil Municipal, todos os vereadores da Câmara Municipal de Búzios e os representantes dos blocos carnavalescos do município. A participação da comunidade poderá acontecer presencialmente, no plenário da Casa, ou pelas redes sociais, através das transmissões no Facebook e YouTube da Câmara de Búzios.

PROJETO DE LEI CONTRA MOTOS BARULHENTAS

O prefeito de Cabo Frio, Dr Serginho (PL), encaminhou, nesta sexta-feira (14), um Projeto de Lei de sua autoria para acabar com a barulheira das motos que praticam o chamado “grau”, quando o escapamento é adulterado. Com essa medida, a venda e instalação desses canos de descarga, fora das normas, serão proibidas na cidade. A fiscalização ficará a cargo da Polícia Militar, Guarda Municipal, Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Fazenda.

LIMÃO VIROU LIMONADA

Falando sobre essa questão das motos barulhentas, o prefeito de Cabo Frio Dr Serginho contou que motociclistas formaram um grupo no WhatsApp para combinar uma manifestação contra o prefeito por conta das blitzes feitas pela Guarda Municipal. Apesar destes bloqueios que tem sido feitos com certa frequência, inclusive com participação in loco do próprio Serginho, sejam para coibir o uso indevido de escapamentos barulhentos, os motoboys ficaram insatisfeitos por medo de terem suas motos recolhidas por conta de outros problemas, como CNH vencida ou multas atrasadas. Por causa disso, cerca de 600 motoboys haviam se programado para fazer um protesto nas ruas contra o prefeito. Mas eis que Serginho acessou o tal grupo de WhatsApp e explicou, mais uma vez, qual era a real finalidade da blitz, que era apenas pra apreender os que utilizam o acessório irregular. “Você que tem sua moto barulhenta, coloque o escapamento original, porque se a GM pegar, vai apreender”, disse o prefeito. Conversa vai, conversa vem, Serginho convenceu, e de “Motoboys contra Serginho”, o grupo se tornou “Motoboys com Serginho”. O vídeo acima comprova o que a gente está falando. Impressionante a habilidade em reverter uma situação de crise. A propósito disso, ele vai fazer uma audiência pública sobre o assunto na próxima quarta-feira (19), no auditório da Prefeitura.

ALERTA DE FAKE

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), deu um alerta, via Instagram, à população da cidade, sobre ligações suspeitas em nome da administração municipal, convidando para um suposto evento com a presença dele. Ele disse que não há qualquer evento oficial desse tipo em andamento. “A Prefeitura não realiza este tipo de contato telefônico para convidar munícipes a eventos Institucionais. Todos os convites são divulgados em nossos canais oficiais. Pedimos que a população fique atenta e não forneça dados pessoais nem confirme códigos recebidos por mensagem. Caso receba esse tipo de contato, desconsidere a informação e, se possível, registre um boletim de ocorrência”, diz o comunicado. Nos comentários da postagem, vários munícipes disseram ter recebido a ligação ou que conhecem pessoas que receberam e, em consequência, tiveram seus telefones clonados.

REUNIÃO SOBRE LAGUNA DE ARARUAMA

Falando em Pastel, ele se reuniu, mais uma vez, com a Prolagos para discutir a situação sanitária da Laguna de Araruama no território aldeense, na busca de soluções. Nesta quinta (13), ele recebeu a diretora-executiva da Prolagos, Aline Póvoas, e o corpo jurídico e técnico da concessionária. Durante o encontro, a empresa apresentou o Plano de Ação Lagoa, prestando contas do serviço que está sendo realizado em prol de avanços no saneamento e preservação da lagoa. Uma ação conjunta de fiscalização foi agendada para segunda-feira (17). Também participaram da reunião os secretários de Governo, Luiz Fernando Gomes Jr., de Meio Ambiente e Pesca, Mário Flávio Moreira, adjunto de Pesca, Breno Santos, e o chefe de gabinete do prefeito, Fernando Frauches. Durante a reunião, foram apresentados os resultados das vistorias feitas no sistema de esgoto e drenagem municipal. Foram sinalizados pontos de atenção no bairro Campo Redondo, Praia da Tereza, Camerum, Ponta do Ambrósio, Praia Linda e no Rio São João. A reunião também tratou da destinação de recursos do Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ) para ações de saneamento no Mossoró, Boqueirão e Rio Piripiri.

APROVAÇÃO DO PCCR

A Câmara Municipal de São Pedro da Aldeia aprovou, na sessão legislativa desta quinta-feira (13), o PL Complementar 0001/2025, que institui o PCCR dos Agentes da Guarda Municipal. A proposta foi enviada pelo prefeito Fábio do Pastel (PL) à Câmara no último dia 24 e, após estudos, define diretrizes para a valorização da categoria, garantindo progressão na carreira, maior estabilidade e incentivo ao desenvolvimento contínuo. O secretário de Segurança e Ordem Pública, Diego Alves, esteve presente na sessão e celebrou a aprovação do projeto ao lado dos membros da corporação, agradecendo ao prefeito pelo apoio. A aprovação do PCCR reflete o compromisso da gestão com a valorização dos servidores públicos municipais.

PREPARATIVOS PARA O CARNAVAL

Já em Arraial do Cabo, a festa do Carnaval já está no ritmo acelerado, com a cidade se preparando para 40 anos de emancipação. Os secretários Júnior Chuchu, de Turismo; Jorge Diniz, de Saúde; Magda Fraga, de Segurança Pública; Carlos Henrique, de Serviços Públicos; e mais alguns se reuniram, nesta quinta-feira (13), na sede da secretaria de Turismo para organizar tudo. E claro, está se desenhando uma operação de carnaval para lá de especial, com direito a uma surpresa ainda não revelada. O que será? Só sabemos que “Oh, abre alas” vai passar é na cidade toda.

CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL

Ainda no Cabo, o secretário de Educação, Bernardo Alcântara, participou, nesta quinta-feira (13), da Capacitação Profissional para o Funcionalismo Público da Educação, no Cabo. O evento faz parte do Congresso Conhecer da Região dos Lagos, que está sendo realizado e seguirá até esta sexta (14). Sobre o evento, o secretário afirmou: “Esse congresso trouxe partilha e construção de ideias através do conhecimento para os nossos colaboradores. Não havia jeito melhor de nos prepararmos para o ano letivo que se aproxima.” A programação do congresso inclui palestras, workshops e oportunidades para networking entre os profissionais da área.

REUNIÃO COM O SENAC E PAPO POLÍTICO

De Iguaba Grande, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Vantoil Martins, e o consultor da pasta, Eron Bezerra, deram um pulo no Rio de Janeiro, nesta quinta (13), onde se reuniram com o Senac. Na pauta, levar cursos profissionalizantes para a cidade, principalmente na área de atendimento a cliente. A cidade tem avançado consideravelmente na área do Turismo e economia e agora, com o advento da ‘Ilha dos Dinossauros’, que será inaugurada este ano, a necessidade de trabalhadores capacitados é urgente. Depois desse encontro, a dupla se reuniu com o presidente do Cidadania, Comte Bittencourt – imagem acima -, “pra falar de política estadual, afinal de contas, Vantoil tá de olho em 2026 e é pré-candidato a uma vaga na Alerj.

VISTORIA NA ASSISTÊNCIA SOCIAL

Em Araruama, enquanto a prefeita Daniela Soares (MDB) tratava de soluções em Brasília, a vice-prefeita Verônica Januário (Novo), que também responde pela secretaria de Política Social, Trabalho, Habitação, Terceira Idade e Desenvolvimento Humano, passou o dia visitando serviços de assistência social. A agenda desta quinta-feira (13) incluiu visitas ao CRAS, Superintendência da Terceira Idade, Casa de Convivência, Refeitório Municipal, Sítio Nova Vida, Centro POP e CRAM. Durante o “roteiro”, Verônica declarou: “É extremamente gratificante ver o trabalho sendo realizado para atender quem mais precisa.” Ela seguirá visitando unidades, ouvindo equipes e avaliando os serviços. Quando a prefeita viaja para tratar de assuntos de extrema importância em benefício da cidade, a vice-prefeita é a que manda o recado. Afinal, o trabalho não pode parar!

VISITA DO DEPUTADO

A prefeita de Saquarema, Lucimar Vidal (PL), teve uma sexta-feira (14) movimentada em seu gabinete. Recebeu o deputado federal Altineu Côrtes (PL), acompanhados de uma comitiva de peso: o secretário estadual das Cidades, Douglas Ruas; o presidente do PL do estado e suplente de senador, Bruno Bonetti; a vice-prefeita, Dr. Raquel (União); o deputado estadual Pedro Ricardo (PP); a secretária de Governança e Sustentabilidade, Manoela Peres; e o secretário de Relações Institucionais, Antonio Peres. A pauta? As principais demandas da cidade e o reforço da parceria para o desenvolvimento local. Um encontro estratégico, principalmente porque Lucimar não pode ir ao Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas em Brasília. Mas tudo bem, porque, ao que parece, deu para se atualizar sobre os detalhes do evento diretamente com o deputado.

ESTRADA DE FERRO 118

O prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PT), voltou de Brasília “a todo vapor”. E, para quem estava esperando novidades, lá estava ele, naquele “sextou” (14), com algo bem fresquinho: o papo sobre a Estrada de Ferro – 118. Esse assunto já foi tema de conversa com os prefeitos de Macaé, Welberth Rezende (CID), e de Rio das Ostras, Carlos Augusto (PL), lá na capital federal. Quaquá, sempre com uma pauta importante, colocou a questão em debate com o deputado federal Carlos Santana (PT): “Essa é uma reivindicação essencial para Maricá. A ligação do Porto de Açu, no Norte Fluminense, até Maricá, o Porto de Maricá, o Comperj e o Porto de Itaguaí, passando pela Baixada Fluminense, criando um corredor logístico, desenvolvendo o Leste Fluminense e conectando o Norte e o estado”. E, claro, ele só pensa em mobilidade urbana, porque, em seu pensamento, trata-se de “desafogar” tudo o que está congestionado no Rio: “Então, presidente Lula (PT), queremos conversar com o senhor, com o governador Cláudio Castro (PL), com o prefeito Eduardo Paes (PSD) e com os prefeitos do estado, para que tenhamos uma ação conjunta entre governo federal, estadual e municipal”. E assim, a Estrada de Ferro – 118 segue sendo o tema “quente” do momento. Quaquá quer é agir logo.

NOVO BATALHÃO DA PM

Para além disso, Quaquá recebeu também o secretário de Estado de Polícia Militar e comandante-geral da PM, coronel Marcelo de Menezes, para discutir políticas de segurança pública. A pauta incluiu a construção do novo batalhão da PM, pedido antigo da população, além de outras parcerias para intensificar o policiamento. Também participaram o secretário de Segurança Cidadã de Maricá, coronel Júlio Veras, o comandante do 12° Batalhão da PM, coronel Leonardo Oliveira, o comandante da 6ª Companhia do 12° BPM, major Yeddo Abreu, e outros membros da comitiva estadual. Quaquá tratou de novos pontos de cooperação entre o estado e o município, com foco em tecnologia, câmeras inteligentes e ações para combater o crime. E, como já mencionou antes, no início de sua gestão, “lugar de bandido é na vala”.

DE VOLTA À MACAÉ

Já em Macaé, o prefeito Welberth Rezende (CID) mal voltou de Brasília, nesta quinta (13), do Encontro de Prefeitos e Prefeitas, e nesta sexta (14) já estava a mil por hora. Antes de chegar de volta à terrinha, do aeroporto da capital federal ele deu o recado “Trabalhamos na Câmara dos Deputados aprovando algumas matérias que foram importantes para o nosso município. Fomos para a Embratur discutir a possibilidade de incluir Macaé na rota do turismo internacional. Fizemos reuniões com o Ministério da Agricultura, Pesca e Abastecimento sobre a nossa fábrica de fertilizantes. Trabalhamos na ANTT para tratar da EF-118, da duplicação da BR-101 e da utilização da rede ferroviária dentro da cidade de Macaé, que atualmente não é usada, para avançarmos nos projetos de mobilidade.” Balanço positivo e fôlego de sobra: hoje foi pro bairro Campo do Oeste para acompanhar as obras que visam encerrar de vez os alagamentos na região.

COMPROMISSO COM RIO DAS OSTRAS

Em Rio das Ostras, o prefeito Carlos Augusto (PL), que também esteve em Brasília e voltou cheio de novidades, recebeu lideranças de peso em sua cidade, nesta sexta-feira (14), o vice-presidente da Câmara dos Deputados, Altineu Côrtes (PL), e o secretário estadual das Cidades, Douglas Ruas. “Foi uma conversa produtiva, cheia de planos e compromissos para transformar a nossa cidade com o apoio do Governo do Estado e emendas federais”. Segundo Carlos Augusto, discutiram um dos projetos mais urgentes, que é a revitalização da Rodovia do Contorno. “Desde 2018, essa estrada está abandonada, esburacada e perigosa, colocando em risco a vida de quem precisa passar por ali todos os dias. Mas isso está prestes a mudar”.

Redação
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias