InícioBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (13)

A pedalada do Zé; Alair fazendo escola na Câmara; Alexandre é Agro; A fugidinha de Pastel; Vantoil na ansiedade pela distribuição de kits; As indiretas de Renatinho; O sucesso da vacinação de Lívia; Secretário maricaense ocupa no Rio... E muito mais!

ACOLHIMENTO E PALAVRA DE INCENTIVO

O prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT), participou, na tarde desta sexta-feira (13), de uma reunião de acolhimento dos diretores das escolas municipais, na EM Edilson Duarte, no Jardim Caiçara. O encontro, do qual também participaram os secretários de Educação, Elicéa Silveira, de Governo, Davi Souza, de Mobilidade Urbana, Jefferson Buitrago e de Saúde, Felipe Fernandes, além do chefe de Gabinete, Pedro José, numa prévia para a abertura do ano letivo, que acontece semana que vem. “Vou dar uma palavra de incentivo, sei que será um desafio que será para as diretoras essa retomada das aulas”, disse Zé, que na próxima segunda (15) estará, pontualmente às 7h, na porta do Edilson, junto com a diretora, para receber os alunos. Ainda sobre a agenda de Zé, a chuva literalmente molhou os planos de lançamento do projeto piloto ‘Coleta Seletiva Porta a Porta’, que seria feito pelo prefeito, nesta manhã, na Praça Porto Rocha. A gente até brincou aqui, na edição anterior, que quem tivesse um tempinho que passasse por lá para saber como foi mas, infelizmente, a frente fria com chuva fez com que a Prefeitura cancelasse a solenidade. Ainda não foi definida nova data.

PEDALADA DO ZÉ

Ainda sobre o prefeito de Cabo Frio, vocês acreditam que mesmo com toda essa friaca e em pleno sabadão (14), Zé Bonifácio vai participar da Pedalada da Padroeira? Zé está inscrito na categoria “competidor estreante”. Haja saúde! E olhem que a temperatura desta sábado não estará nada convidativa: deve ficar abaixo dos 19°C pela manhã, com 70% de chance de chover. É Vitasay que o Zé toma?

ALAIR FEZ ESCOLA

A turma está falando que Alair Corrêa (PMB) está fazendo escola em Cabo Frio na Câmara, pelo menos. Isso porque já tem dois vereadores que botaram implante capilar: Vanderson Bento (PTB) e Roberto Jesus (MDB). Na foto que Bento postou essa semana já dá para ver o cabelinho dele todo novo. Nos registros da sessão publicados pela Câmara, dá para inferir que, inclusive, Vanderson fez um investimento maior, porque Jesus só tem uma faixinha de cabelo na frente, já Bento ficou com mais fios, vamos dizer que teve um trabalho mais caprichado.

CAPACITAÇÃO NA AGRICULTURA

O prefeito de Armação dos Búzios, Alexandre Martins (REP) realizou nesta sexta-feira (13), a abertura do evento de Capacitação do Desenvolvimento na Agricultura Familiar nos municípios, que vai até sábado (14), no Ferradura Resort, bairro Ferradura. O evento é organizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento em parceria com a secretaria de Educação, Ciências e Tecnologia. O encontro faz parte do Programa de Alimentação Escolar (PNAE) do Governo Federal, que atende a mais 150 mil escolas de todos os 5.570 municípios do país, e foi ministrado pela Coordenadora Geral do PNAE, Karine Santos. O objetivo é fomentar e implantar a Agricultura Familiar nos municípios com informações de técnicas e práticas inovadoras. No discurso, Martins ressaltou a importância da Agricultura Familiar no município, que além de incentivar os produtores rurais esse programa faz com que à alimentação de nossos alunos sejam mais saudáveis e sem agrotóxico.

ESPETINHO NA PASSAGEM

Em uma jantinha nesta quinta-feira (12), a jornalista Renata Cristiane, do Portal RC24h, acabou se encontrando com o prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), no Espetinho da Passagem, em Cabo Frio. Apesar de ser dono de uma churrascaria na Aldeia, por sinal, com todo respeito, muito mais saborosa, Fábio disse que quis dar uma escapadinha para comer em um lugar diferente. “O daqui também é muito gostoso”, disse o prefeito elogiando a carne do ponto tradicional da Passagem, muito famoso em Cabo Frio por ter um bom custo-benefício, com aquela cerveja geladinha e um espeto baratinho. Lugar ideal para aquele happy hour ou ver o jogo do Mengão. O prefeito que notou a presença da jornalista e fez questão de ir até a mesa dela e cumprimentá-la, mostrando ser um verdadeiro gentlemen, muito gentil, humilde e simples.

POR ENQUANTO, É ISSO

Ainda falando de Fábio do Pastel, a situação atual da população de São Pedro da Aldeia requer um pouco de paciência sobre a questão dos transportes. Resta confiar na Prefeitura para ver se o município encontra alguma solução. Eles prometeram fazer um novo chamamento público para ver se alguém concorre para assumir a concessão da Salineira. É o que tem pra hoje.

KITS ALIMENTAÇÃO

Em Iguaba Grande, o prefeito Vantoil Martins está focado no início da distribuição dos kits de alimentação aos 4.682 alunos da rede municipal, uma das principais demandas da população, que será feita pela equipe da secretaria de Educação. As entregas desses kits, compostos por 13 itens, começam na segunda-feira (16), nas respectivas escolas onde cada criança estuda. Importante frisar que logística de distribuição será por turmas, para evitar aglomeração. “Esses kits foram custeados com recursos próprios e também do PNAE, o Programa Nacional de Alimentação Escolar”, destacou Vantoil.

TRANSPORTE UNIVERSITÁRIO

Ainda na seara da educação iguabense, a Prefeitura vai abrir, na próxima segunda-feira (16), as inscrições para o Processo Seletivo do Ônibus Universitário para o segundo semestre de 2021. Interessados devem comparecer à Central de Atendimentos, na Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Renda, de 9h às 16h, até dia 21 de agosto.

OS SINAIS DE RENATINHO

Pela segunda vez nesta semana, o ex-prefeito de Arraial do Cabo, Renatinho Vianna (REP), fez uma postagem meio inusitada nas redes sociais. Nesta sexta-feira (13), usando uma frase atribuída a Sergio Fornasari, ‘Natinho’ disse: “ingratidão é igual tatuagem. Fica a marca para sempre”. Como Chuchu (PV), atual líder do Governo de Marcelo Magno (PL), foi um vereador que Renatinho apostou muito, assim como Ayron Freixo (REP), a turma do ‘beco da fofoca’ aposta que tenha sido uma indireta. Contudo, Renatinho negou, no entanto, lembrou que as contas dele de 2017, 2018 e 2019 obtiveram parecer favorável do TCE. Se os vereadores seguirem os conselheiros, Renatinho poderia ficar tranquilo, mas a gente sabe que as coisas não funcionam exatamente assim. A verdade é ele vai precisar muito mais do que dois votos (Chuchu e Ayron) para poder ter as contas dele aprovadas pela Câmara. Como é necessário fazer maioria, dos nove, ele precisa de cinco. Vamos aguardar o que vem por aí.

O SUCESSO A LA ARARUAMA

A Prefeitura de Araruama conclui, nesta quarta-feira (18), a vacinação de primeira dose contra a COVID-19 por faixa etária entre os adultos do município. É o primeiro município da Região dos Lagos a anunciar o fim dessa primeira etapa. Em Saquarema, município vizinho, a primeira dose foi aplicada nos jovens de 20 anos nesta sexta (13). Está à frente de Araruama, que só vacina essa faixa na segunda (16), contudo, o município de Manoela Peres (DEM) ainda não anunciou o calendário para a semana que vem, em que deve atingir os 18 anos. Vale parabenizar Lívia Bello (PP) e Manoela pela organização e pelo trabalho desempenhado na vacinação contra a COVID. Viva o SUS e vacina sim.

OCUPAÇÃO NO RIO

O PT-RJ ocupou nesta sexta-feira (13), o Buraco do Lume, no centro do Rio para fazer um dia de muito diálogo com a população, distribuição de materiais e arrecadação de alimentos e agasalhos para os mais necessitados. A ação, divulgada pelo presidente do partido no estado, Joãozinho Maurício, faz parte do pacotão de iniciativas similares que pedem, em linhas gerais, vacina no braço, comida no prato e emprego para todo o povo brasileiro.

CICLO DE DEBATES COM SUPLICY

A 3ª Edição do Ciclo de debates “A Revolução Social de Maricá” realizada nesta quinta-feira (12) teve a participação do ex-senador e atual vereador de São Paulo, Eduardo Suplicy (PT). Em pauta, a Renda Básica da Cidadania (RBC), uma iniciativa criada em 2004 por Suplicy, quando atuava no Senado. Apesar da lei ter sido sancionada quando Lula era presidente, Maricá afirma ser o único município do país que a aplica de forma integral, fazendo com que o município seja referência no Brasil. O anfitrião do debate foi o vice-prefeito, Diego Zeidan (PT). O encontro também teve a participação do ex-prefeito maricaense Washinton Quaquá (PT) e a live foi transmitida pelas mídias oficiais da Prefeitura, da Revista Fórum e dos sites IG e Brasil 247. Só na página da Prefeitura, mais de 4 mil pessoas assistiram ao encontro.

INTOLERÂNCIA RELIGIOSA EM SAQUAREMA

A Prefeitura de Saquarema adicionou uma placa de conscientização em uma cachoeira, no distrito de Sampaio Corrêa, em um dos itens se encontra escrito “proibido cultos religiosos”. Os participantes das casas de Matrizes Africanas afirmam que o fato é intolerância religiosa. Representantes do grupo Afro Saquá foram convidados para uma reunião com o município com o objetivo de tratar do tema. É preciso separar as coisas. Uma questão é o lixo nas cachoeiras e áreas de mata, o que deve ser evitado com firmeza. Outra é proibir práticas religiosas sob esse pretexto. Bola fora. Pegou mal.

BOBEOU E DANÇOU

No cenário nacional, destaque para a prisão do ex-deputado Roberto Jefferson (PTB) no inquérito que apura as milícias digitais. Aliás, após o deputado Daniel Silveira, essa é a segunda prisão pelo mesmo motivo. Mas, como o Brasil é praticamente o país dos memes prontos, a turma não perdeu tempo. Acontece que pela manhã, quando o Jefferson ainda não havia sido localizado, o ex-deputado cometeu o maior vacilo: foi comentar na rede social que queria ver onde “ia parar essa canalhice”, com um detalhe: esqueceu de apagar sua a localização na postagem. Ele estava em Levy Gasparian. Um dos primeiros a perceber isso foi o jornalista Otávio Guedes, da Globonews, que ‘avisou’ a polícia no ar: “Olha, fica a dica hein”. Dito e feito. Em poucos minutos os agentes já estavam batendo à porta da casa do ex-deputado no dito município fluminense. Que vacilo, hein?! Bem dizia vovó, que “o esperto sempre se atrapalha”.

FLORDELIS NO XADREZ

A ex-deputada Flordelis foi presa nesta sexta-feira (13), por volta das 18h50, em Niterói. Ao deixar a casa, a ex-deputada carregava uma Bíblia e disse a seus familiares “Amo vocês, fé em Deus”. Ainda nesta sexta, o MPRJ já tinha requisitado a prisão preventiva da ex-deputada. Em agosto de 2020, ela e outras 10 pessoas foram denunciadas pelo assassinato, em 2019, do marido, Anderson do Carmo de Souza. Na época, Flordelis não teve sua prisão pedida por ter imunidade parlamentar.

PARA OS LAGOS TUDO OU NADA?

O querido governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), chocou “zero pessoas” após esquecer de falar sobre a Região dos Lagos ao anunciar nesta sexta-feira (13), um novo pacotão de obras na ordem de R$ 17 bilhões para os próximos três anos. O texto até fala que os 50 projetos do programa PactoRJ serão realizados nos 92 municípios do estado. Mas, como tem se tornado praxe, nenhuma ação específica para as Baixadas Litorâneas foi citada, diferente da capital, da Baixada Fluminense e de cidades como São Gonçalo, que receberam, pelo menos, uma espécie de briefing de algumas intervenções que receberão. No material completo, as únicas cidades da Região dos Lagos a serem citada são Cabo Frio, que receberá a construção de um centro tecnológico, e São Pedro da Aldeia, onde está sendo construído um cinema. Em pensar que teve deputado estadual da região que se comprometeu a ir para o Governo do Estado na missão de ajudar ainda mais a área…

SILVO SANTOS COM COVID

O apresentador Silvio Santos, de 90 anos, foi internado com COVID-19 nesta sexta-feira (13) no hospital Albert Einstein, em São Paulo. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do SBT. Pelas redes sociais, a filha Patrícia Abravanel afirmou que o apresentador está bem, mas testou positivo para a COVID-19. Segundo a filha, “por causa da idade e da necessidade de exames frequentes os médicos decidiram interna-lo”. As gravações do Programa Silvio Santos, no SBT, também estão suspensas por pelo menos uma semana. No último sábado (7/8), uma pessoa da equipe testou positivo para a Covid-19, e o estúdio onde é filmada a atração televisiva, em São Paulo, foi esvaziado às pressas.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content