back to top
sábado, setembro 7, 2024
InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (11)

Fábio do Pastel entrega nova estética da entrada de São Pedro; Magdala Furtado acaba com espécie de farra em licitação; Cabo Frio terá dois Cafés do Trabalhador; O encontro de Alexandre Martins com Marquinho Mendes; Vantoil Martins em busca do licenciamento de projetos; Marcelo Magno convoca reunião para detalhes de festa natalina; Penha Bernardes pega prefeitura de Araruama com a boca na botija em trecho de orla faraônica; A reunião para mulheres de Manoela Peres... E muito mais!

PARCERIA PARA O TURISMO

A coluna Boca Miúda desta sexta-feira (11), começa por São Pedro da Aldeia, onde o prefeito Fábio do Pastel (PL) inaugurou mais um atrativo turístico na cidade, na orla da Praia do Centro, a exposição estática do helicóptero modelo Sikorsky SH-3 Sea King e o novo painel “Eu amo São Pedro da Aldeia”. A iniciativa vem de uma parceria entre Prefeitura e Marinha. Várias autoridades participaram, não só da cidade como de outros municípios da Região dos Lagos. Outro detalhes é que os equipamentos ficam ao lado da futura sede da secretaria de Turismo e em frente ao Museu do Sal, um conjunto turístico de peso e que, inclusive será um ponto estratégico para moradores e turistas curtirem os fogos de Réveillon. Pastel estava todo animado e disse que essa é uma grande parceria que vai ficar para a história de São Pedro da Aldeia. “É uma cidade maravilhosa e ninguém tira isso do meu coração. É um patrimônio turístico para nossa cidade”, disse ele, ao lado do almirante Fonseca Junior, que foi quem cedeu a aeronave. “Isso eterniza a conexão de São Pedro com a Marinha e aviação naval”, destacou. Confira os trechos dessa inauguração, que aconteceu em pleno por do sol, numa imagem de tirar o fôlego.

______________

DIREITOS LGBTQIAPNB+

Ainda em São Pedro da Aldeia, Fábio participou, nesta sexta-feira (11), de uma reunião de articulação entre o Rio Sem LGBTIfobia, através do Centro de Cidadania LGBTI – Baixada Litorânea, e a coordenadoria de Políticas Públicas LGBTQIA+ da Prefeitura. O encontro teve o objetivo de criar um fluxo entre o Programa e a Prefeitura para o melhor atendimento da população LGBTQIA+ da região. O coordenador do Rio Sem LGBTIfobia, Ernane Alexandre, e a equipe técnica do CCLGBTI – Baixada Litorânea, Théo Silveira, coordenadore do equipamento, e Laysa Jotha, assessora técnica, representaram o órgão estadual. O prefeito estava acompanhado do secretário de Governo, Luiz Fernando Souza, do chefe de Gabinete, Moisés Batista, da secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Diana Alves, e assessores.

MOÇÃO DE APLAUSOS

Na sessão da Câmara de São Pedro da Aldeia desta quinta-feira (10), o vereador Jean Pierre (PODE) usou a tribuna para entregar uma moção de aplausos ao Maestro Jorge Rafael Góes dos Santos e aos demais integrantes da Orquestra Sons da Aldeia. O requerimento foi aprovado pelos vereadores na semana passada. Na justificativa da moção, Jean afirma que a orquestra, vinculada à secretaria municipal de Cultura, criada em setembro de 2022, “gera entretenimento de forma gratuita para a população, promovendo um ambiente de inclusão cultural e lazer para a comunidade”. Além disso, o parlamentar pontuou que a orquestra tem como objetivo a formação de polos de atuação em diferentes bairros do município, “democratizando o acesso à música e estimulando novos talentos”.

ACABOU O MILHO, ACABOU A PIPOCA

A prefeita de Cabo Frio, Magdala Furtado (PL), baixou um decreto, publicado nesta quinta (10), no Diário Oficial do Município, que certamente vai limitar gastos e fechar alguns ralos. A partir de agora, abertura de processos para licitações e contratos administrativos relativos a obras, serviços – inclusive de publicidade, compras e locações -, que gerem despesas acima de R$ 100 mil deverá ser autorizada pela chefe do executivo. Além disso, os ordenadores de despesas deverão encaminhar requisição ao Gabinete justificando a necessidade de realização da despesa, finalidade e valores. É minha gente, o buraco está mais embaixo, ao que parece. A cidade tava numa levada de indícios de superfaturamento tremenda – principalmente na área de eventos -, mas agora, com a nova regra, vai ser beeeem difícil que isso aconteça novamente. Oxalá que sim.

MESMO GRUPO, MESMOS PROBLEMAS

Ainda em Cabo Frio, sobre a história da secretária de Planejamento, Dhanyelle Garcia e seus desmandos (fez demissões sem autorização), um grupo de empresários interessados em investir na cidade entrou em contato com a gente para dizer que também tem tido muitos problemas com a pasta. O detalhe é que entra prefeito, sai prefeito, é o mesmo grupo que ocupa a Secretaria e define as idas e vindas dentro do planejamento. Que coisa, hein? Será que a prefeita Magdala Furtado (PL) não vai ter disposição para fazer mudança nesse setor? Será que falta a ela coragem para enfrentar esse grupo? E tem uma outra questão. Uma das queixas dos empresários do ramo imobiliário e construtoras, é que um projeto para construir uma casa leva no mínimo seis meses para passar no planejamento, com exceção dos projetos que eram levados pelo assessor especial do ex-prefeito, Gustavo Beranger. Esses eram aprovados em 20 dias.

PROJETOS MOROSOS

Esse tipo de morosidade, além de cansar o empresário, deixa de gerar emprego e renda para a cidade, porque a empreiteira, os empresários da construção, desistem de investir aqui e preferem apostar em cidades como São Pedro da Aldeia, Arraial do Cabo, onde os projetos transitam com muito mais rapidez. Dessa forma, Cabo Frio tem perdido muitos projetos e investimentos no ramo da construção civil por causa dessa demora, no mínimo, seis meses para aprovar um projeto de casa; um condomínio, então, leva até mais tempo. Então, prefeita Magdala, não estaria na hora de dar uma sacudida nesse planejamento?

CAFÉ DO TRABALHADOR E LEI MARIA DA PENHA

Continuando sobre Cabo Frio, o deputado Dr Serginho (PL) anunciou nesta sexta (11), nas redes sociais, que a cidade vai contar não com um, mas com dois Cafés do Trabalhador, que serão inaugurados semana que vem, dia 16. Um na Avenida Wilson Mendes (o mesmo local do anterior, mas agora reformado), no Jacaré, e outro em Tamoios, no segundo distrito, em frente à Faetec. A propósito, Serginho participou, nesta quinta (10), da sessão conjunta em celebração aos 17 anos da Lei Maria da Penha, promovida pelo Senado e Câmara dos Deputados. A solenidade contou com a participação da procuradora da Mulher da Câmara, deputada Soraya Santos (PL) – com ele na foto. “A Lei Maria da Penha é o principal instrumento jurídico brasileiro de combate à violência doméstica e tem que ser defendida e apoiada por todos”, disse.

LANÇAMENTO DO PAC

O ex-vereador de Cabo Frio, Rafael Peçanha (PT), acompanhou o lançamento do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, no Rio de Janeiro. Peçanha esteve ao lado dos correligionários Joãozinho Maurício, presidente estadual do PT; Ricardinho Pinheiro, secretário Estadual de Organização do PT; Lindbergh Farias, deputado federal; André Ceciliano, secretário Especial de Assuntos Federativos do Governo Federal; Celso Pansera, presidente da FINEP; e Ricardo Cardoso, presidente do PT em Cabo Frio. O novo PAC, anunciado por Lula (PT), prevê R$ 1,7 trilhão em investimentos para o crescimento do país, com 4 milhões de empregos a serem gerados. “Agora é começar a trabalhar para que Cabo Frio e região possam fazer parte desse novo momento de desenvolvimento”, escreveu Rafael.

CAFÉ E RESENHA

A imagem é da semana passada, mas a pulga continuava atrás da orelha. Conversando, por telefone, com o prefeito de Búzios, Alexandre Martins (REP), ele contou que o ex-prefeito de Cabo Frio, Marquinho Mendes (PSD), foi à península buziana pra bater um papo com ele, conversarem um pouco. Alexandre disse que está tentando ajudar a prefeita Magdala, “porque Cabo Frio precisa evoluir, precisa sair dessa situação crítica”, e por isso tem feito esse papel. Será que dá bossa?

TOP 10

Continuando sobre Búzios, o balneário figura em 10º lugar entre as 92 cidades do estado no Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-Br), segundo dados divulgados pelo Instituto Cidades Sustentáveis. No país, o município ficou em 819º lugar. Ainda de acordo com o ranking, Búzios ficou com a média 53,07, acima da média nacional, que é de 46,85. O índice avalia cem indicadores para definir o desempenho das cidades no cumprimento de 17 objetivos estabelecidos pela ONU em 2015, lembrando que a meta deve ser cumprida pelos países até 2030. O município obteve um nível muito alto (80 a100) nos quesitos água potável, saneamento e Energia Acessível e Limpa.

EM BUSCA DO LICENCIAMENTO DE PROJETOS

Em Iguaba Grande, o prefeito Vantoil Martins (CID) esteve em reunião com oficiais representantes da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia nesta sexta-feira (11). O objetivo principal foi tratar de novos projetos da cidade, como a reforma na Ilha de Santa Rita, incluindo a instalação no local de uma estátua de 13 metros de Santa Rita de Cássia, e a criação de uma embarcação que transporte os banhistas da praia dos Ubás até a Ponta da Farinha. Além disso, outras ideias foram discutidas durante o encontro. Nesse sentido, os oficiais Rodrigo e Santos orientaram o prefeito e os secretários de Planejamento, Eron Bezerra, e Turismo, Marcelo Durão, sobre a legislação e requisitos a serem cumpridos para que a cidade possa conseguir o licenciamento para a execução dos projetos.

IMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO

A coluna Boca Miúda conversou, nesta sexta-feira (11), com a secretária de Saúde de Iguaba Grande, Carla Valle, sobre uma campanha que ela e a titular da secretaria de Assistência Social, Trabalho e Renda, Cláudia Souza, estão fazendo para sensibilizar os pais responsáveis sobre a importância da vacinação. Segundo ela, a cidade só atingiu 74% da meta de imunização e precisa atingir 100%. A nova regra do Governo Federal para o Bolsa Família prevê que os beneficiários que tenham crianças que não estejam com sua carteira de vacinação atualizada podem perder o acesso ao programa. Nesse sentido, Valle está percorrendo veículos de comunicação e lugares onde ela pode trazer luz sobre essa questão. O prazo está esgotando e, em breve, a mãe que não levar o filho para vacinar pode acabar prejudicada. Segundo Carla Valle, há casos de progenitores que não vacinam o filho nem contra a poliomielite. Olha o rescaldo das fake news espalhadas na época do governo Bolsonaro, hein? Segundo o levantamento que Carla Valle compartilhou conosco, até 24% das famílias podem perder o benefício do Bolsa Família.

CLIMA NATALINO NO CABO

O mês ainda é agosto, mas, nas redes sociais, já começam a aparecer no horizonte os primeiros sinais do degelo de Roberto Carlos, Simone e Mariah Carey, a trinca de ouro do Natal. O que não faltam são memes por aí dizendo que os artistas já estão deixando seus freezers para animar o dezembro da galera. Mas em Arraial do Cabo, o clima natalino não é só meme. Nesta sexta-feira (11), o prefeito Marcelo Magno (PL) revelou, nas redes sociais, que o governo está em ritmo acelerado, fechando detalhes para o “Arraial Brilho de Natal”. Segundo disse, é um projeto que fomenta a economia por meio do incentivo ao comércio e ao turismo. “Os dois últimos anos foram um sucesso, a cidade fica iluminada para as festividades de fim de ano. Para o próximo período do Natal, teremos mais novidades”, escreveu. O que será que vem por aí?

OBRAS NA CABOCLA

Por falar em Marcelo Magno, o prefeito também usou as redes sociais para informar sobre o andamento das obras da Praça Fabinho Sorriso. “Em breve, os moradores da Cabocla terão uma área com parquinho para as crianças, mesa para carteado, banheiros com acessibilidade, cabine da Guarda Municipal e uma vista deslumbrante para a Prainha”, pontuou. Que visão, hein?

TENTANDO TAPAR O SOL COM A PENEIRA

Em Araruama, a história da ponte que estava sendo feita com madeira das mais antigas teve uma reviravolta que foi acompanhada de perto pela vereadora Penha Bernardes (PL). Tão logo recebeu o vídeo com a denúncia do morador, que mostrava as madeiras que vinham sendo utilizadas no deck de madeira de uma das pontes da Orla Oscar Niemeyer, a parlamentar foi ao local. Isso porque ela também recebeu a informação de que a Prefeitura iria trocar as madeiras com o intuito de desmentir o vídeo que circulou nas redes sociais. Acontece que Penha chegou antes no local, nesta quinta-feira (10), mostrou a situação e confirmou a denúncia que já havia sido apresentada no vídeo. Nesta sexta (11), a vereadora também acompanhou o trabalho, conforme ela já esperava, de remoção das madeiras e substituição por madeiras novas, ordenadas pelo governo municipal. Pegou com a boca na botija. Em tempo, a vereadora protocolou ofício na Prefeitura pedindo explicações após o acontecido. É maracutaia atrás de maracutaia, hein? Que situação.

DEU RUIM

Ainda em Araruama, depois que a coluna divulgou, na segunda (7), que a vice-prefeita de Araruama, Raiana Alcebíades (PSD), a secretária de Política Social, Trabalho, Habitação, Terceira Idade e Desenvolvimento Humano, Kátia Gonçalves, e a vereadora Roberta Barreto (UNIÃO) estavam matriculadas em curso de Medicina – que requer dedicação integral – numa faculdade particular da cidade, a situação deu uma mudada. Na nota publicada, dissemos que era um mistério como essas mulheres primeiro, conseguiam conciliar o trabalho e, segundo, pagar uma mensalidade que custa o mesmo valor ou mais que seus salários. Nesta sexta-feira (11), a coluna ficou sabendo que Kátia saiu do curso pois a prefeita Lívia de Chiquinho (PP) a teria mandado escolher entre a faculdade e o cargo. Que situação, hein?

EM PROL DA PROTEÇÃO ANIMAL

Ainda em Araruama, uma audiência pública em defesa dos animais, nesta quinta-feira (10), reuniu entes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Com organização da vereadora Sylvinha Corrêa (CID), o encontro ocorreu no plenário da Câmara e contou com a presença da juíza da Comarca de Araruama, Dra. Alessandra de Souza Araújo; do presidente da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais (CPDA) da OAB Rio de Janeiro, Dr. Reynaldo Velloso; do secretário municipal de Proteção Animal do Rio, Flávio Ganem; do secretário municipal de Agricultura de Araruama, Cláudio Barreto; do secretário municipal de Proteção Animal de Maricá, Fabiano Novaes; da presidente da Associação Guerreiros Pet, Luciene Maria; da presidente da OAB Araruama, Dra. Rosana Jardim; da secretária municipal de Meio Ambiente, Ana Paula Rodrigues; e dos vereadores Amigo Walmir (PP) e Roberta Barreto (UNIÃO). Entre os tópicos, o encontro tratou de lar temporário, implantação do CED e apoio aos protetores de animais.

REUNIÃO PARA MULHERES

A prefeita de Saquarema, Manoela Peres (PL), anunciou uma grande reunião só para mulheres na segunda-feira (14), às 19h. De acordo com a chefe do Executivo, o público-alvo são líderes comunitárias, como as ligadas à religiosidade. “Precisamos umas das outras, da garra e da coragem de cada uma. Eu quero conhecer as histórias de todas vocês”, declarou. Confira o vídeo acima.

Redação
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo