InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (10)

Fábio do Pastel inicia regularização fundiária de São Pedro da Aldeia; Vantoil Martins anuncia criação do Bolsa Atleta; Marcelo Magno visita obra de creche; Ambiente de Cabo Frio vai receber emenda milionária para projeto socioambiental e educacional; Os preparativos para o Carnaval de Búzios na área da segurança; Araruama vira piada em novela da Globo... E muito mais!

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

A coluna Boca Miúda desta sexta-feira (10) começa com mais um município empenhado no tema da regularização fundiária: São Pedro da Aldeia. O prefeito, Fábio do Pastel (PL), acompanhou o lançamento do projeto piloto do programa no município nesta manhã. A iniciativa começou no bairro Mossoró com serviços de topografia. A ação é coordenada pela secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano. Fábio falou sobre a importância da iniciativa para o município: “Regularizar o imóvel do cidadão aldeense é o nosso grande objetivo. Por meio deste projeto, podemos promover a cidadania e também valorizar os imóveis da população, entregando a documentação necessária aos proprietários. Pretendemos estender esta ação a outros bairros da cidade que também necessitam desse cuidado e, assim, aumentar a qualidade de vida em São Pedro da Aldeia”, disse. Também acompanharam o trabalho realizado nesta sexta, os secretários de Fazenda, Renaldo Martins, de Assistência Social, Diana Alves, e o procurador-geral do município, Peter Samerson, além do chefe de gabinete, Moisés Batista, e representantes da secretaria de Governo.

INAUGURAÇÃO DE REFORMA

Em outro compromisso nesta sexta-feira (10), o prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), entregou a obra de reforma e ampliação do prédio da Escola Municipal Luiza Terra de Andrade. Na oportunidade, Fábio também inaugurou a quadra poliesportiva da unidade escolar. A escola passou por uma reforma geral, com melhorias na estrutura, construção, reforma na quadra poliesportiva, troca de revestimento e revisão elétricas, entre outras ações. O prédio também recebeu pintura geral contendo a nova padronização do governo, nas cores azul e cinza. Estiveram presentes no evento todo o secretariado municipal, incluindo a secretária de Educação, Sheila Atalla, o vice-prefeito, Júlio Queiroz (PSDB), e vereadores da Câmara Municipal, além de outras autoridades municipais.

BOLSA ATLETA

Em Iguaba Grande, o prefeito Vantoil Martins (CID) anunciou, nesta sexta-feira (10), que em breve o município terá o programa Bolsa Atleta, de incentivo aos talentos esportivos da cidade. Um exemplo é o jogador de futevôlei Gabriel Ventura, que vem se destacando na modalidade em vários campeonatos. Ele foi recebido pelo chefe do executivo e pelo vereador Elifas Ramalho (PP). Segundo Vantoil, o PL está quase pronto. “Juntos, estamos elaborando um Projeto de Lei para a criação do Bolsa Atleta para talentos como o Gabriel, que além de ser morador de Iguaba, é um campeão e promove o nome da nossa cidade”, destacou o prefeito.

CONHECENDO A CABOCLINHO

Continuando sobre Iguaba, a cidade recebeu a visita, nesta quinta (9), de professores e pesquisadores da FGV, IFRJ, UFRJ e até da Lund University (Suécia), que foram conhecer de perto o programa da moeda social Caboclinho. Até o momento, já foram beneficiadas 1.724 famílias, que podem consumir em 140 comércios cadastrados. Nos últimos três meses já foram movimentados cerca de R$ 520 mil, fomentando a economia local e sendo referência para outras cidades. “Esta visita foi importante e de extrema relevância para o nosso trabalho, com a possibilidade de contribuirmos com os nossos dados para montar um modelo teórico de programas sociais através de transferência de renda”, destacou a secretária, Claudia Souza. Também estiveram nesse encontro o prefeito Vantoil Martins; o secretário Adjunto de Desenvolvimento Econômico e Urbano, Marcelo Costa; o secretário Adjunto de Integração Governamental, Wallace Martins; a diretora de Gestão dos Programas de Transferência de Renda, Laiane Lima; o coordenador da Caboclinho, Carlos Lohr; a chefe de Divisão, Rayna Conceição, e a coordenadora Thays Custódio.

RECOMPOSIÇÃO PÓS-CHUVAS

Ainda em Iguaba, as equipes do município seguem empenhadas para recompor as vias atingidas pela chuva desta semana. Em contato com a coluna nesta sexta-feira (10), o chefe de Gabinete do prefeito Vantoil Martins (CID), Fabio Costa – na imagem, informou as ações desenvolvidas. “A gente está nesse nesse movimento de tentar recuperar a cidade o mais rápido possível”, destacou. Fábio informou que muitas ruas de chão foram danificadas. Portanto, a Prefeitura colocou o maquinário, como patrols, para poder melhorar as condições dos municípes. “A equipe de Serviços Públicos está desde o dia da enchente nas ruas. A gente não teve, graças a Deus, nenhum dando mais grave específico”, ponderou. Segundo o chefe de Gabinete, os bairros mais atingidos foram Jardim Solares, Boa Vista, Cidade Nova e Canellas City.

DE OLHO NAS OBRAS

O prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), fez uma visita a uma das creches que estão sendo reformadas no município. Duas unidades de ensino, que não passavam por obras mais intensas há quase 20 anos, estão em processo de revitalização. A Creche Municipal, em tempo integral, Stella Fraga, no Morro da Cabocla, inaugurada em 2002, é uma delas. A obra teve início em dezembro do ano passado e deve ser concluída no fim do primeiro semestre deste ano. A outra é a Creche Municipal Vicente Rodrigues, que fica no Morro da Boa Vista, e funciona em tempo integral. A unidade entra em reforma nos próximos dias e ganhará duas novas salas de aula, atendendo mais 24 crianças, quando a obra for concluída. Aliás, a Creche Municipal Maria do Socorro Dantas, em Monte Alto, que funciona em período parcial, também está passando por obras. Os trabalhos começaram em novembro do ano passado e devem ser concluídos no fim de julho. As escolas tinham problemas hidráulicos, elétricos, estruturais e de vazamento em telhados e todas as substituições serão realizadas.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

A emenda parlamentar da deputada federal Talíria Petrone (PSOL) para Cabo Frio aumentou 63%. Agora, o valor a ser destinado passa de R$ 1,6 milhão. A articulação prevê que o dinheiro seja gasto no Meio Ambiente cabo-friense. O projeto socioambiental e educacional terá como foco a proteção da Duna Mãe (maior duna do sudeste brasileiro) e do parque das Dunas, o reflorestamento no topo do Morro do Telégrafo e a construção de dois grandes viveiros de restinga no IFF Campus Cabo Frio e no Colégio Estadual Miguel Couto. A secretaria de Meio Ambiente, intermediária do projeto, fará ainda a sede do parque das Dunas, através do Fundo Municipal de Meio Ambiente. Uma reunião foi realizada nesta semana com a secretária da pasta, Rosalice Fernandes, para falar sobre o assunto. Estiveram presentes na ocasião, a subsecretária Marcella Santanna, os coordenadores do projeto Juan Gomes, Bárbara Oliveira e Camila Silva, e o representante do PSOL Lucas Müller. A deputada federal Taliria Petrone deve vir a Cabo Frio no mês de maio para acompanhar o projeto.

PROGRAMAÇÃO REFORÇADA

Ainda em Cabo Frio, o fim de semana deve ser marcado pela despedida do projeto Sesc Verão RJ 2023. As atividades do projeto são realizadas na Praia do Forte, na altura da Praça da Cidadania. O município vai receber uma Clínica Esportiva com Fabi do Vôlei e Jogo das Estrelas, com ídolos do futebol. O jogo deve reunir craques como Túlio Maravilha, Carlos Germano, Robertinho, Mauro Galvão, Valber, Leandro Ávila, Jean, Iranildo, Beto, Aloísio Chulapa e Zé Roberto, no domingo (12), às 10h30. Além disso, Toni Garrido e Leci Brandão se apresentam gratuitamente, respectivamente, no sábado (11) e no domingo. Assim como esteve no show de Jorge Aragão no fim de semana passada, o prefeito José Bonifácio (PDT) é presença confirmada nas apresentações.

ALINHAMENTO PARA O CARNAVAL

A cidade de Armação dos Búzios promete um Carnaval daqueles neste ano. De 15 a 22 de fevereiro, 17 blocos vão desfilar pelos bairros do município. Com expectativa de receber, pelo menos, 100 mil pessoas, o secretário de Turismo da cidade, Maycon Siqueira, convocou uma reunião na noite desta quinta-feira (9) para tratar da segurança no evento. À coluna, Maycon contou que, no encontro, ele pediu aumento do efetivo policial e mais viaturas para o período de Carnaval. Além da segurança, em si, o encontro também tratou das rotas dos blocos e, portanto, dos desvios de trânsito que devem ser feitos. Participaram do encontro Tenente Madureira, comandante da 5ª Cia de Polícia Militar, o delegado da 127ª DP, Sérgio Santana, o secretário de Segurança Pública, Ségio Ferreira, o coordenador do CPROEIS no município, Sargento Cedro e o subinspetor da ROMU, Moreira.

ZOAÇÃO ESPECÍFICA

Essa foi inusitada, mas deve ter endereço certo, porque foi uma zoação muito específica. No final do capítulo desta quarta-feira (8) da novela das 19h, “Vai na Fé”, da TV Globo, o jornalista de fofocas Anthony Verão, vivido pelo ator Orlando Caldeira, ao receber um material duvidoso para ser publicado em sua coluna, dispara essa: “essas fotos parecem post pago pela assessoria de imprensa de Araruama”. Aí tem, ah se tem… Teve colunista por aí dizendo que “pela fama criada pelas assessorias de imprensa da cidade, ao longo dos anos, já são esperadas críticas, mas nunca uma ‘espetada’ nesse patamar”.

LIVRE, MAS SEM TRÂNSITO EM JULGADO

Apósdecisão do TRF-2 nesta quinta-feira (9), o ex-governador Sérgio Cabral será liberado até da prisão domiciliar — mas não inocentado. O processo de soltura começou na semana do Natal, quando a Justiça expediu um alvará para o ex-governador, encerrando um período de seis anos de encarceramento. Cabral então saiu da Unidade Prisional da PM, em Niterói, para cumprir a pena em casa. Até agora, ele não podia sair do apartamento, mas, com o entendimento do TRF-2, Cabral estará livre para circular, desde que de tornozeleira, que foi colocada em dezembro. Restam alguns trâmites burocráticos para que Cabral efetivamente possa sair de casa. A previsão da defesa do ex-governador é que a papelada saia até segunda-feira (13). Nos 23 processos em que foi condenado, não houve trânsito em julgado — ou seja, ainda cabe recurso. Somadas, as penas chegavam a 425 anos e 20 dias de prisão. As decisões de revogar as prisões levaram em conta o excesso de prazo nas prisões preventivas e o fato de o réu não oferecer risco à ordem pública. Mesmo em liberdade, ex-governador está obrigado a cumprir medidas cautelares, como usar tornozeleira eletrônica, entregar o passaporte e comparecer mensalmente à Justiça.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo