Início Boca Miúda BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (8)

GARANTINDO PAVIMENTAÇÃO 

O DER ficou "concorrido" de prefeitos nesta segunda-feira (8), no Rio, quando novos convênios de cooperação para recuperar a infraestrutura logística do Estado foram firmados. Da Região dos Lagos, participaram da cerimônia os chefes dos executivos de Iguaba – Vantoil Martins (Cidadania), de São Pedro – Fábio do Pastel (PODE), de Arraial – Marcelo Magno (SD) e de Saquarema – Manoela Peres (DEM). A parceria foi celebrada no gabinete do presidente do departamento, Luiz Roberto Pereira de Souza, com a presença do secretário das Cidades, Uruan de Andrade, dos deputados federais Gutemberg Reis e Áureo Ribeiro, e o representante do Legislativo estadual na cerimônia, Rui Aguiar, chefe de gabinete do presidente da Alerj, André Ceciliano. Muitas prefeituras já tinham um convênio antigo assinado com o DER, mas para esse novo convênio entrar em vigor, é necessário que os prefeitos prestem contas do antigo, caso contrário ficarão com um convênio em aberto.

 

 

 

MELHORIA NA ESTRADA DO ARRASTÃO

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (Cidadania) assinou nesta segunda-feira (8), no DER, a retomada de um convênio para pavimentação de ruas da cidade, que estava paralisado. Acompanharam o chefe do executivo iguabense os vereadores Roberto Antunes (MDB), Paulo Rito (Cidadania) e Marciley Lessa (PL). O acordo – onde o Estado entra com o material (massa asfáltica) e a prefeitura com a mão-de-obra – vai beneficiar, neste primeiro momento, 1.500m da Estrada do Arrastão, no trecho entre a RJ-124 e o bairro Vila Nova. Com Vantoil, assinaram o convênio o presidente do DER-RJ, Luiz Roberto Pereira de Souza, e o secretário estadual de Cidades, Uruan Cintra de Andrade. Como o prefeito iguabense já tinha o projeto de pavimentação pronto antes mesmo da retomada desse convênio, os trabalhos por lá não devem demorar a começar de fato.

 

 

 

FELIZ DA VIDA

Quem também assinou o convênio com o DER para pavimentação nesta segunda-feira (8), foi o prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PODE). Segundo o chefe de Gabinete, Moisés Batista, o chefe do executivo aldeense ficou muito animado. Saiu do encontro feliz da vida, e que agora é elaborar os projetos e encaminhar para o DER. Os bairros que serão contemplados ainda serão definidos. Retornando para a Aldeia, é correr com os trabalhos para que os benefícios saiam do papel o quanto antes.

 

 

 

 

TAPA-BURACO E RECAPEAMENTO

O prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (SD), também participou da assinatura de convênio com o DER, no Rio, nesta segunda-feira (8). A interlocutores, Magno – que foi acompanhado do secretário municipal de Obras, Pedro Caju – disse que as obras previstas nesse acordo envolvem tapa-buracos e recapeamento nos distritos e da cidade também. Para além do DER, Marcelo Magno também orientou a pasta de Obras a fazer o levantamento dos custos para que seja feita a obra na Orla da Prainha, aliás, obra que os dois governos anteriores a Magno não conseguiram fazer, mas que agora, pelo jeito, vai sair do papel. Ao que tudo indica, Marcelo fez caixa nesse curto período como prefeito para garantir o projeto com recursos do próprio município.  

 

 

 

'CONFIAMOS NO TRABALHO DA GUARDA'

Voltando a falar de Iguaba Grande, antes de ir para a capital, nesta segunda (8), para a assinatura de convênio com o DER, o prefeito Vantoil Martins (Cidadania) esteve de manhã cedo para um entrega especial que vai reforçar a segurança pela orla, duas bicicletas para a Guarda Municipal. "As pessoas vão olhar para vocês como Governo. Nos representem bem. Confiamos no trabalho da guarda", disse Vantoil. Quem também acompanhou o prefeito iguabense nesta manhã foram, o chefe de Gabinete e secretário de Ordem Pública (SMOP), Fabio Costa, o subsecretário de Ordem Pública, Jorge Escada, e um grupo de guardas municipais e policiais militares.

 

 

 

O CHOCOLATE DO PASTEL

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PODE), fez um agrado todo especial para as servidoras que cumprem expediente na sede do Executivo municipal nesta segunda-feira (8), Dia Internacional da Mulher. Fábio chegou à Prefeitura antes de todos e presenteou as funcionárias com um bombom e uma barrinha de chocolate da Cacau Show. Uma gracinha, né? Fontes que trabalham no local contam que as servidoras ficaram muito felizes com o agrado. A última a receber os mimos das mãos da Fábio foi Adelícia da Silva Siqueira, que trabalha na Prefeitura há 43 anos, desde 1977. Funcionária há mais tempo em atividade no local, Pastel entregou dois presentes à Adelícia que declarou: “tenho duas famílias: a de casa e a da Prefeitura”.

 

 

 

CAFÉ COM LUPI

O prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio, participou do Café com Lupi, programa do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, no último sábado (6), juntamente com o senador Weverton Rocha (MA). Conversaram sobre os desafios da gestão e a política do partido. Num bate-papo bem descontraído, Zé fez questão de citar sobre a representatividade de seu mandato. "Nós formamos uma equipe aqui de primeiro escalão, são 20 secretários municipais, metade é de mulheres e 30% de negros", afirmou. O prefeito cabo-friense falou ainda sobre educação – lembrando que vai municipalizar o Ciep do bairro Manoel Corrêa – e, claro, sobre a saúde.

 

 

 

COMBINADO NÃO SAI CARO

O #15MinutosNoRC desta segunda-feira (8), recebeu a vice-prefeita de Cabo Frio, Magdala Furtado (PODE), e a vereadora mais votada do município, Carol Midori (DC). A empresária de Tamoios contou, entre outras coisas sobre a satisfação que tem em fazer parte do governo de José Bonifácio (PDT), que é, segundo ela, do jeito que foi combinado na época das eleições. “Ele não pede só a minha opinião, como também do secretariado. Ele dá essa voz e essa vez para todos”, ressaltou. Magdala declarou que acreditava que Zé manteria a palavra, mas tinha certo receio, o que já não tem mais. “Ele é uma pessoa que me ensina a cada dia e eu sou uma pessoa que tem fome de aprender”, contou.

 

 

 

 

INCENTIVO EM CASA

No #15MinutosNoRC especial do Dia da Mulher, a vereadora Carol Midori (DC) deu um exemplo da importância de se ter apoio dentro de casa quando se é do sexo feminino. A protetora animal contou que a entrada dela na política se deu por falta de interesse dos políticos da época e o marido foi um grande incentivador nesse processo. Segundo Midori, o a visão do casal era que, participando do processo eleitoral, Carol teria representatividade: “você vai ser respeitada”. “Eu só queria que os políticos me ouvissem. Não imaginei que ia dar no que deu”, disse a vereadora que esperava receber “uns 300 votos”, mas acabou sendo surpreendida com expressivos 2.450 votos. Vale a pena conferir na íntegra a entrevista com essas duas mulheres de fibra da política cabo-friense.

 

 

 

SEMANA DA MULHER A TODO VAPOR

Ainda de Cabo Frio, as comemorações do Dia Internacional da Mulher estão a todo vapor. Na programação divulgada pela Prefeitura, a vice-prefeita, Magdala Furtado (PODE), e as secretárias de José Bonifácio fizeram uma mega live na tarde desta segunda (8). Além da vice, participaram as titulares da Assistência Social, Nilza Miqueloti; Direitos Humanos e Segurança Pública, Aglaia Olegário; Criança e Adolescente, Betânia Batista; Melhor Idade, Delamar Sant'anna; Planejamento, Dhanyelle Garcia; Fazenda, Daniella Mendes; e de Obras e Serviços Públicos, Tita Calvet.

 

 

 

MULHER E IDOSOS REPRESENTADOS

Búzios passou a contar, a partir desta segunda-feira (8), com a secretaria da Mulher e do Idoso, pasta que é comandada pela primeira-dama, Daniele Martins. A data de inauguração foi bem representativa, no Dia Internacional da Mulher. Horas antes da inauguração, o prefeito de Búzios, Alexandre Martins (REP), que aniversariou neste domingo (7), postou um vídeo de agradecimento. "Deixo aqui minha homenagem a todas vocês que batalham nessa linha de frente de resistência ao autoritarismo", disse ele. Com relação a nomeação da esposa de Alexandre para missão, encarada por muitos como nepotismo, há discordância da tese, segundo Dr. Pedro Canellas, advogado do prefeito. De acordo com Pedro, o STF está dividido nessa temática, mas ele destacou que Saquarema teve Peres, marido da prefeita, nomeado como secretário, e o Supremo validou. “O STF julga procedente para casos de nepotismo quando se identifica a “forçação de barra”, mas no caso dela, ainda há representatividade, afinal ela está assumindo a Secretaria das Mulheres”, explicou o advogado. Na visão de Pedro, uma denúncia nesse caso não prospera, pois já há jurisprudência não só em Saquarema, mas em Arraial do Cabo (Thiago Fantinha é secretário de Governo do irmão Marcelo).

 

 

 

 

DEU NO UOL

O site de notícias UOL divulgou matéria no sábado (6), destacando que "Búzios não zerou casos de covid pós-Carnaval graças a 'tratamento precoce'", conforme publicado no Instagram do senador Flávio Bolsonaro (REP-RJ) e que tem sido replicado a torto e a direito. No post de 22 de fevereiro, o filho mais velho do presidente Bolsonaro (sem partido) destaca uma montagem com imagens de duas manchetes de grandes veículos da imprensa e cita a redução de internações na cidade. A reportagem destaca, ainda, que o prefeito já havia rebatido essa informação em matéria do Portal RC24h. Uma outra matéria do Portal, publicada dias antes da entrevista com o prefeito buziano, a gente explica que, naquela ocasião, o que estava zerado era o número de internações por coronavírus e não o de casos. Búzios tem hoje 3.264 casos, 2 internados e 33 mortos. Para dirimir qualquer dúvida sobre a atual situação da Covid no balneário, a gente vai bater um papo nesta quarta-feira (10), com o secretário municipal de Saúde, o médico Marcelo Amaral, durante live do #15MinutosnoRC, a partir das 15h.

 

 

 

ROMÂNTICO APAIXONADO

O ex-prefeito de Araruama, Chiquinho da Educação postou uma declaração daquelas para a esposa que é a atual prefeita do município, Livia Bello (PP), em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, nesta segunda-feira (8). Na postagem, o primeiro-cavalheiro araruamense disse que há 13 anos foi “contemplado e abençoado” com o amor de Lívia: “foi ela que resgatou em mim, e com muita intensidade, o acreditar que o amor existe, basta você encontrar sua outra metade”. Chiquinho se referiu a Lívia como “empoderada mulher” e a tratou como “orgulho do nosso povo”, declarando que mil vezes ama a esposa, mil vezes a quer, mil vezes a respeita e deu “mil vezes parabéns por tudo que você representa para nossa família e para o nosso povo ararunense”. A prefeita também não deixou a data passar em branco e, além de postagem enaltecendo as mulheres, realizou uma live às 19h para falar sobre o empoderamento da mulher.

 

 

 

DIAS AGITADOS

Em Maricá, as novidades têm tomado conta da administração municipal nos últimos dias. Após iniciar a operação do transporte coletivo gratuito em todo o município na sexta-feira (5), a Prefeitura entregou a ponte sobre o Canal da Costa, em Itaipuaçu, nesta segunda (8). A construção tem 50m de extensão, passagem para pedestres, parapeito e recebeu cerca de 100 toneladas de asfalto. Ademais, para esta terça (9), está previsto o começo da disponibilização das bicicletas “vermelhinhas”, para uso gratuito da população através da Empresa Pública de Transportes (EPT), que também administra os ônibus no município. Ufa. É coisa que não acaba mais nessa gestão, hein?

 

 

 

LULA TÁ ON

O ex-presidente Lula teve seus direitos políticos restituídos, nesta segunda-feira (8), após decisão do ministro do STF, Edson Fachin, que analisou pedido de habeas corpus da defesa do petista. Fachin anulou as quatro condenações do ex-juiz Sérgio Moro contra Lula na esfera da 13ª Vara da Justiça Federal do Paraná, processos que compunham a Operação Lava Jato. O ministro argumentou que o Supremo consolidou o entendimento de que não compete à Vara de Curitiba julgar casos que não sejam ligados diretamente às denúncias de corrupção na Petrobras. Agora, os processos sobre o triplex do Guarujá, o sítio de Atibaia, o terreno do Instituto Lula e as doações ao Instituto serão remetidos à Justiça do Distrito Federal. A decisão ainda será submetida ao plenário do STF, onde votam um total de 11 ministros.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -

Mais Lidas

Skip to content