DIAMANTE NA ALDEIA E NO CABO
A coluna Boca Miúda desta segunda-feira (8) começa por São Pedro da Aldeia e Arraial do Cabo, onde os respectivos prefeitos – Fábio do Pastel (PL) e Marcelo Magno (PL) – celebraram resultados inéditos no Radar Nacional da Transparência Pública, consolidando suas gestões como referências no Estado. São Pedro alcançou 99,26%, garantindo 1º lugar no Rio, 1º no Sudeste e 7º no país, mantendo o Selo pelo segundo ano. “Ultrapassamos a capital e estamos entre os sete melhores do Brasil. Esse reconhecimento reafirma o compromisso, a responsabilidade e a integridade da nossa administração. É resultado do trabalho contínuo dos nossos servidores e do nosso empenho em prestar contas à sociedade aldeense”, comemorou Pastel. Arraial também avançou de forma expressiva e conquistou o seu primeiro Selo Diamante, saltando de 73,53% para 95,80%. “Arraial do Cabo dá um passo histórico ao atingir o mais alto nível de transparência. Esse resultado mostra a seriedade da nossa gestão e nosso compromisso com a modernização e com o respeito ao cidadão cabista”, disse Marcelo. Os dois municípios passam a figurar entre as administrações mais transparentes do Brasil, reforçando a disputa política regional por eficiência e governança digital.

FESTIVAL DO PEIXE
Falando em Fábio do Pastel, ele destacou o sucesso de mais uma edição do tradicional Festival do Peixe, realizado no fim de semana na Praia da Baleia. O evento, que já integra o calendário cultural aldeense, atraiu moradores e visitantes com dois dias de programação musical, ambiente familiar e gastronomia típica — tendo a tainha frita como carro-chefe. O prefeito agradeceu o empenho das equipes que atuaram na organização, especialmente o Turismo, a Guarda Municipal e demais servidores envolvidos na realização do festival. Ele também ressaltou a participação do público, que, segundo ele, reforça o vínculo da população com as tradições locais. “Seguimos celebrando nossa cultura, nosso sabor e nosso jeito aldeense de ser”, afirmou o chefe do Executivo, ao destacar o papel do Festival do Peixe na promoção da identidade e do turismo do município.

ENEL NA SESSÃO DO CABO
O vereador de Arraial do Cabo, Bruno Carudo (PSD), presidente da CPI da Enel, publicou vídeo em seu Instagram, nesta segunda (8) para convocar a população para a sessão desta terça-feira (9), às 10h, na Câmara Municipal. Representantes da Enel estarão presentes para prestar esclarecimentos. “É o momento de lotar o plenário, cobrar respeito e exigir respostas sobre as constantes quedas de energia que afetam a cidade”, destacou Carudo.

PRISÃO TEMPORÁRIA
Uma exclusiva obtida pelo Portal RC24h revela que o policial civil Cláudio da Silva Bastos, ex-secretário de Governo em Arraial do Cabo na gestão de Renatinho Vianna e ex-integrante da administração de Marquinho Mendes, em Cabo Frio, segue preso após audiência de custódia realizada neste domingo (7). A Justiça decidiu manter a detenção diante da gravidade das acusações. Segundo fontes da Polícia Civil, Bastos é investigado por prática de milícia, extorsão e liderança de uma quadrilha que atuava em municípios da Região dos Lagos, especialmente em Búzios. Vários empresários e comerciantes da cidade relataram estar sendo extorquidos por pessoas que se apresentavam como policiais. As vítimas, no entanto, denunciaram o esquema, informaram placas e características de veículos envolvidos e apontaram quem seriam os responsáveis.

COMOÇÃO EM CABO FRIO
A coluna não poderia deixar de destacar o falecimento do secretário de Mobilidade Urbana de Cabo Frio, o vereador licenciado Josias da Swell. Ele morreu no sábado (6) e o clima foi de comoção total na cidade. Na Câmara Municipal, o suplente de Josias, Adeir Novaes (PL), vai assumir a cadeira em definitivo, o que pode acontecer já na sessão desta terça (9). Já a Prefeitura informou que o chefe do executivo, Dr. Serginho (PL), ainda não definiu quem assumirá a pasta, cujos serviços seguem sendo realizados normalmente.
CARNAVAL 2026
A Prefeitura de Cabo Frio realizou nesta segunda (8) a primeira reunião oficial sobre o Carnaval 2026, reunindo diversas secretarias no Charitas para iniciar o planejamento integrado da festa. O secretário de Cultura, Carlos Ernesto Lopes, o Carlão, afirmou que a antecipação segue orientação do prefeito Dr. Serginho e que o modelo final deve ser definido até o dia 20. Ele adiantou que haverá pontos de apoio aos blocos, com atenção especial para São Cristóvão, Jardim Esperança, Maria Joaquina e Tamoios. “O Carnaval de Cabo Frio é construído por todas as pastas, e esse trabalho coletivo é o que garante o sucesso da festa”, disse Carlão, ressaltando que o objetivo é entregar uma folia mais organizada, inclusiva e bem estruturada em 2026. Confira a entrevista acima.

ALMOÇO TRADICIONAL
Ainda em Cabo Frio, o “tetra” ex-prefeito Alair Corrêa, se reuniu com amigos e correligionários para um almoço no fim de semana. Assim acontece desde 2008, em cafés e almoços para conversar sobre a vida e a política de Cabo Frio. “Aliás, todo fim de ano esse almoço é sagrado. E neste sábado não foi diferente. Bom estar com esses amigos que a política nos deu. Saudações a cada um dos amigos e, desde já, desejo boas festas e um 2026 com muita saúde”, postou o ex-secretário e amigo de Alair, Edinho Ferrô.


EXPRESSO DO CONSUMIDOR E ADOÇÃO ANIMAL
Em Iguaba Grande, o sábado (6) foi pra lá de movimentado na Praça da Estação, em Iguaba Grande, que recebeu o “Expresso do Consumidor”, programa do Estado e parceria do município, que ofereceu atendimentos jurídicos, orientações sobre direitos do consumidor e diversos serviços gratuitos. Também teve Feira de Adoção, a primeira campanha na cidade, e foi sucesso. Nem mesmo o prefeito, Fabinho Costa (CID), acompanhado da primeira-dama, Natália Pinho, resistiu aos apelos da filhinha e ao olhar de um filhote. O cachorrinho foi adotado com sucesso. Também figuraram por lá outras autoridades, como o secretário de Defesa Civil, Júnior Bombeiro, o ex-prefeito iguabense e secretário executivo do Conderlagos, Vantoil Martins, e o secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca.
FUTURO DE PRAIA SECA
A prefeita Daniela Soares (PL) reforçou, em agenda oficial no gabinete, a linha de gestão participativa que vem adotando em Araruama. Ela recebeu representantes da APA de Massambaba e do INEA para tratar do futuro de Praia Seca. No encontro, Daniela destacou que as decisões sobre o distrito estão sendo construídas “lado a lado com quem conhece o território”, alinhando Poder Público e comunidade. O foco da reunião foi o planejamento do desenvolvimento de Praia Seca com equilíbrio entre as necessidades dos moradores e o cumprimento das normas ambientais da APA de Massambaba. A prefeita defendeu que a união de esforços entre órgãos ambientais, gestão municipal e sociedade é o caminho para garantir que o distrito seja mais estruturado, “sustentável e com mais qualidade de vida”.


ENTREGA NA SAÚDE E NATAL
Ainda em Araruama, Daniela Soares fez mais uma entrega na área da saúde com a inauguração do novo Centro de Reabilitação e Fisioterapia Municipal Pastor José Ramalho, em São Vicente. A unidade, aberta no sábado (6), simboliza o compromisso do governo municipal em levar atendimento especializado e de qualidade ao 3º distrito, reduzindo deslocamentos e fortalecendo a rede de cuidados. Já na noite de sexta (5), a prefeita participou da festa de abertura do Natal, realizada na Praça Antônio Raposo, no Centro. Cerca de 20 mil pessoas participaram do evento. Totalmente iluminado, o espaço ganhou uma decoração especial, que encantou moradores e visitantes; luzes por todos os lados, adereços e até as árvores enfeitadas para celebrar a temporada mais cheia de amor do ano. O resultado foi um cenário que fez brilhar os olhos de crianças e adultos, criando um clima de pura magia.

POLÍTICA SOCIAL LGBTI+
O programa “Renata Cristiane Online”, da rádio RCFM 88,7, recebeu nesta segunda-feira (8) a secretária de Assistência Social de Búzios, Josiani Meira, a coordenadora LGBTQI+, Paula Pereira, e o psicólogo Maycon Pereira, em uma conversa marcada por temas sensíveis e estratégicos da política social. Paula destacou os altos índices de sofrimento psíquico enfrentados pela comunidade LGBTQI+ e reforçou a abertura do órgão para quem quiser colaborar com políticas públicas inclusivas. Já Maycon explicou o conceito de capacitismo e citou exemplos de falhas estruturais e linguísticas que reforçam a exclusão de pessoas com deficiência. Em resposta a questionamentos sobre a política para moradores de rua, Josiani ressaltou que o trabalho é diário e envolve o CREAS na identificação, abordagem, busca por vínculos familiares e ações de convencimento, priorizando a ressocialização voluntária e o respeito aos direitos da população atendida. Confira na íntegra, aqui.

VALORIZAÇÃO DA PESCA
A Câmara de Búzios incluiu na pauta desta terça-feira (9) o Projeto de Lei 256/2025, do vereador Victor Santos (MDB), que cria a Política Municipal de Reconhecimento e Valorização das Áreas Tradicionalmente Utilizadas pela Pesca Artesanal. A proposta busca preservar aspectos culturais, econômicos e ambientais das comunidades pesqueiras e será enviada à CCJ. Na sessão de amanhã, os vereadores votarão as emendas impositivas ao orçamento de 2026, que somam R$ 8,7 milhões — 2% da receita corrente líquida de 2024 — com metade obrigatoriamente destinada à saúde. As demais áreas contempladas incluem cultura, segurança, causa animal, inclusão, mulheres, pavimentação, eventos e esporte. As sessões ocorrem às terças e quintas, às 10h, com transmissão no YouTube.

CRESCIMENTO DE 60% EM 5 ANOS
Saquarema alcançou entre janeiro e outubro de 2025 o maior número de empregos formais de sua história recente, segundo o Novo Caged: são 16.018 postos ativos, um crescimento de quase 60% em cinco anos. A Prefeitura acredita que o número seguirá em alta com o aquecimento da economia, o avanço do turismo e iniciativas como a plataforma MEI de Saquá, que estimula microempreendedores e pode ampliar contratações. O setor de Serviços puxou as admissões, seguido pelo Comércio. Já Agropecuária e Indústria registraram leve recuo. As mulheres são maioria no mercado formal. A prefeita Lucimar Vidal (PL) comemorou o resultado: “Estamos trabalhando para fazer de Saquarema uma cidade atraente para o investidor e o empreendedor. Os dados mostram que estamos no caminho certo, com uma série histórica de números positivos para a nossa cidade”. O município também vem fortalecendo seu calendário de eventos para reduzir a dependência dos royalties — em 2025, a média é de mais de um evento por semana.

“NÃO ESTAMOS DANDO MOLE PRA BANDIDAGEM”
Em uma manifestação nas redes sociais, o prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PT), ressaltou a eficiência do monitoramento inteligente do município após a captura de um foragido condenado por homicídio e investigado pelo assassinato de um policial militar. Segundo o prefeito, o suspeito foi localizado após publicar uma foto no Farol de Ponta Negra. A motocicleta utilizada por ele foi imediatamente reconhecida pelas câmeras do sistema integrado do CIOSP, que rastreou seus deslocamentos até a abordagem final na ponte da Barra. Quaquá parabenizou o trabalho da equipe comandada pelo coronel Veras e reforçou que a cidade seguirá firme no enfrentamento à criminalidade: “Aqui não vai ter vez! A cidade é monitorada de verdade e não estamos dando mole para a bandidagem”.

SELO PRATA
Rio das Ostras alcançou um marco inédito em sua história administrativa. O Município recebeu, pela primeira vez, o Selo Prata do Programa Nacional de Transparência Pública, concedido pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) e reconhecido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). A cerimônia de entrega acontecerá na próxima quinta-feira (11), no Rio. A cidade se destacou com um índice de transparência de 75,76%, reconhecido como um dos melhores desempenhos entre os municípios brasileiros. O selo atesta que o portal municipal atende a critérios rigorosos de divulgação de dados públicos, como informações sobre gestão fiscal, execução orçamentária, licitações, contratos, despesas, receitas, estrutura administrativa, entre outros conteúdos essenciais para o controle social.
ALERJ APROVA SOLTURA
A Alerj aprovou a resolução que solta o presidente da Casa, deputado Rodrigo Bacellar (União). A decisão foi proclamada pouco depois das 17h: 42 deputados votaram favoráveis à soltura e 21 contra. Houve ainda duas abstenções num total de 65 deputados votantes. Depois de uma manhã tensa, com trocas de acusações na CCJ (vídeo acima), os deputados votaram de forma aberta sobre o caso. A sessão no plenário também teve clima tenso. Bacellar foi detido na última quarta (3), suspeito de vazar dados sobre uma operação dos agentes contra o deputado estadual Thiego Raimundo dos Santos Silva, o TH Jóias. Segundo relatório da PF, o presidente da Alerj teria avisado o colega parlamentar sobre a prisão, com instruções para se livrar de evidências, como apagar dados do celular. Com a decisão da Alerj, a resolução com o resultado da votação será publicada no Diário Oficial, e o STF será comunicado da decisão. Pelo rito, o ministro Alexandre de Moraes precisa manter a decisão da Alerj. No entanto, ele pode impor uma série de medidas cautelares.





