ATO NA PRAÇA E NÍVER DA CAÇULA
A coluna Boca Miúda desta segunda-feira (8) começa por Cabo Frio, onde o prefeito Dr Serginho (PL) mostra que não é fácil, mas que dá pra consolidar a agitação da vida política, o trabalho pra reconstruir a cidade, com os momentos “fofura”. Ainda mais quando se trata de uma data especial como hoje, quando a filha caçula, Maria Alice, completou 4 anos. Teve festinha na escola e quem “arquitetou” o plano foi a própria pequena, que definiu quem levaria o quê para o evento. E assim foi feito: o pai levou salgadinho; a mãe, Aline, o bolo, e a irmã, Maria Antônia, os docinhos. Uma figuraça. E o momento político-família também teve pauta no domingo de 7 de setembro, quando ele participou de evento cívico com alunos da rede municipal e, depois, de ato na Praça da Cidadania, acompanhado da primeira-dama, sobre anistia e liberdade de expressão (imagem abaixo). Segundo os organizadores, “o movimento não teve caráter partidário”.

‘MULTA DO BEM’ E IBASCAF SEM DÉBITO
Falando em Dr Serginho, o prefeito cabo-friense anunciou hoje que encaminhou à Câmara Municipal o projeto do programa “Multa do Bem”, que prevê a anistia de multas de trânsito e estacionamento irregular mediante uma condição especial: a doação de 10% do valor da infração para entidades que atuam no acolhimento e no tratamento de pessoas com TEA no município. A iniciativa tem como objetivo unir solidariedade e responsabilidade social. “Você deixa de pagar à Prefeitura, recebe a anistia da multa e ainda ajuda pais, mães e crianças que precisam de acolhimento”. Ainda nesta segunda-feira, ele foi nos stories hoje falar sobre o acerto de contas do Instituto de Benefícios e Assistência aos Servidores Municipais (Ibascaf). Logo após a reunião que teve com o secretário de Fazenda, Kleber Ferreira, e com o presidente do Ibascaf, Sérgio Aureliano, ele anunciou que após 10 anos, tirou a certidão negativa de débito do Instituto.
FORTALECENDO PARCERIAS
O secretário de Mobilidade Urbana de Cabo Frio, Josias da Swell, recebeu nesta segunda-feira (8) o deputado estadual Samuel Malafaia (PL). A reunião marcou o início da semana com um encontro considerado especial pela gestão municipal. Segundo Josias, a visita reforça o apoio do estado em um momento importante para a cidade. Josias também ressaltou que encontros como esse fortalecem parcerias, inspiram novas ideias e evidenciam o impacto do trabalho desenvolvido pela pasta. “Agradecemos ao deputado pela visita e por todo o suporte. Seguimos firmes em nossa missão”, concluiu.


PRESTIGIOU A POSSE DO NETO
A posse do novo presidente do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) de Cabo Frio, Diego da Silva, realizada no último sábado (6), no hotel Malibu, reuniu várias autoridades e uma delas, que fez questão de prestigiar o momento foi a deputada federal Benedita da Silva (PT). O evento, que reuniu cerca de 80 pessoas, foi marcado, segundo definiu a diretoria, por “união, diálogo e compromisso com a transformação social”. Em sua fala, o novo presidente destacou a importância de reconstruir a relação direta com a população, ouvindo as demandas da cidade e oferecendo soluções concretas. “Nosso objetivo é fortalecer o PT em Cabo Frio, ampliar os espaços de participação popular e contribuir para que as políticas do presidente Lula cheguem de forma efetiva à nossa cidade”, afirmou Diego.

A APOSTA É BUZIANA NA ALERJ
O prefeito de Búzios, Alexandre Martins (REP), já está convencido de que a primeira-dama e atual secretária da Mulher, Daniele Guimarães, deve ser a candidata representando a Armação dos Búzios a uma disputa por uma das cadeiras na Alerj. Ele disse que o nome dela tem tido uma excelente adesão na cidade e que o município está órfão de candidatura. Então, além de ser do desejo dela e da aceitação do nome de Daniele estar muito boa – tudo isso aliado a um grupo feminino forte ao seu lado, Alexandre está apostando nessa pré-candidatura. Daniele agora vai para a fase da movimentação política, como pesquisa e organização de grupo, mas, ao que tudo indica, teremos mais uma mulher e esposa de prefeito pré-candidata à deputada estadual na Região dos Lagos.

AUDIÊNCIA PPA
A Câmara Municipal de Búzios, por meio da Comissão de Finanças e Orçamento, realiza no dia 17 de setembro, às 10h, audiência pública sobre o Projeto de Lei 167/2025, que trata do Plano Plurianual (PPA) 2026-2029. Encaminhado pelo prefeito Alexandre Martins (REP) via Mensagem nº 77/2025, o PPA define diretrizes, objetivos e metas do governo, além de nortear a LDO e a LOA. A audiência permitirá à população analisar a proposta, sugerir ajustes e fazer questionamentos, em conformidade com a Constituição Federal, a Lei de Responsabilidade Fiscal, o Estatuto da Cidade e a Lei Orgânica Municipal.

RESPIROU ARTE
Búzios respirou arte no fim de semana com a abertura da 10ª edição do Circuito Arte Búzios, que transformou a cidade numa galeria a céu aberto. A cerimônia contou com a presença do secretário de Turismo, Thomas Weber, e do secretário de Cultura e Patrimônio Histórico, Alan Câmara. Foram cerca de 200 artistas do Brasil e de fora, com grande presença feminina. Na Praça Santos Dumont, rolou exposição com mais de 120 obras e um show de arte urbana com pinturas ao vivo ao som de DJs. A Rua das Pedras e a Orla Bardot também receberam performances, caricaturas e música, além de 20 oficinas gratuitas que aproximaram o público do processo criativo.

CAVALGADA DE SUCESSO
O prefeito Fábio do Pastel (PL) celebrou o sucesso da 31ª Cavalgada da Independência, realizada no último domingo (7), em São Pedro da Aldeia. Em tom descontraído, destacou a participação maciça da população local e de visitantes de outras cidades, que lotaram o Polo Rural para comemorar o 7 de Setembro. O evento teve de tudo: prova dos três tambores que levantou o público, tirolesa e brinquedos para a criançada, exposição de carros antigos, vídeos na câmera 360º e shows que animaram a festa até o fim. “Foi um dia de tradição, alegria e união. Ver tanta gente feliz fez tudo valer a pena”, resumiu Pastel.

ENTREGA DA NOVA UPA
O prefeito de Iguaba Grande, Fabinho Costa (CID), vai reinaugurar, semana que vem, dia 15 de setembro, as novas instalações da UPA da cidade, que passaram por ampla reforma e ampliação, recebendo novos equipamentos e mobiliário moderno. Fabinho visitou o local nesta segunda-feira (8) para conferir os últimos ajustes. Também estiveram presentes o ex-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico, Vantoil Martins, e a secretária de Saúde, Karin Netto, que não perderam a oportunidade de vê de perto cada detalhe. “É incrível ver nosso projeto se tornando realidade e oferecendo um atendimento mais ágil e humanizado à população”, afirmou o prefeito. Haja obra para inaugurar até o final do ano, né, Fabinho!

COMBATE À PROLIFERAÇÃO DE ESCORPIÕES
Por falar em Fabinho Costa, ele se reuniu com a secretária de Saúde, Karin Netto, e o vereador Dudu de Natalino (REP) para alinhar medidas de combate à proliferação de escorpiões em diferentes pontos do município. Segundo Fabinho, equipes de vigilância ambiental já atuam em buscas ativas, visitas às áreas afetadas e atendimento de denúncias enviadas pela população. As ações incluem varreduras, orientações aos moradores e reforço na limpeza de terrenos. “Estamos agindo com rapidez e firmeza. Intensificamos as medidas de controle e contamos com a colaboração dos moradores para vencer essa batalha”, afirmou o prefeito.

CONGRESSO DO CIDADANIA
O partido Cidadania realizou no fim de semana um congresso na Câmara de Niterói que contou com a presença de políticos da Região dos Lagos e de diferentes cidades do Estado. Na mesa principal estavam Welberth Rezende, prefeito de Macaé e presidente estadual do partido; Vantoil Martins, ex-prefeito de Iguaba Grande, atual secretário de Desenvolvimento do município e vice-presidente estadual do partido; Comte Bittencourt, presidente nacional do Cidadania; Eduardo Cavaliere (PSD), vice-prefeito do Rio de Janeiro; e Vinícius Farah, presidente do Detran. O encontro também teve a participação do prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD). Outras autoridades políticas marcaram presença no congresso, que reuniu lideranças estaduais e municipais da sigla. A imagem da mesa diretora, com Paes ao lado das principais lideranças do partido, foi interpretada nos bastidores como um indicativo de que o Cidadania já se organiza em torno do nome do prefeito do Rio na disputa pelo governo estadual.



AGRICULTURA SOCIAL EM PAUTA
A prefeita de Araruama, Daniela Soares (PL), inaugurou no último sábado (6) a Horta Comunitária, durante a 7ª edição do Programa Agricultura Social, em Morro Grande. O evento, que tem foco na agricultura sustentável, contou com a vice-prefeita Verônica Januário (Novo), os secretários estaduais de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Flávio Ferreira, e de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rosângela Gomes, entre outras autoridades. Daniela destacou a importância da parceria com pequenos agricultores para o avanço do município.



POLÍTICA, ESPORTE E FÉ
Para além disso, Daniela começou a semana em clima de política com foco no Esporte e na fé. Nesta segunda-feira (8), recebeu os atletas Eder Persiliano – medalha de bronze no Mundial Master de Jiu-jitsu; Jadysom Silva – campeão panamericano de karatê, além do Frei Paulo – da paróquia de São Sebastião, e do vereador Amigo Walmir (REP).

MAR-À-TONA DA FUNTEC
Já em Arraial do Cabo, a FUNTEC Ambiental realiza, no próximo sábado (13) e domingo (14), a Mar-à-Tona Ambiental, na Orla Flávia Alessandra e na Praia Grande, encerrando a Temporada de Baleias 2025, um golaço do presidente Ronnie Plácido e sua equipe, que já provou que competência não falta. O evento é gratuito e terá atividades de conscientização ecológica, esporte e cultura para todas as idades. No sábado (13), a programação inclui limpeza de praia, caça ao tesouro, corrida de obstáculos e atividades esportivas, como vôlei, futevôlei e cabo de guerra. No domingo (14), haverá corrida das baleias, puxada de rede da pesca tradicional, oficinas de redes de pesca e tarrafa, roda de capoeira e concurso fotográfico. Uma réplica em tamanho real de baleia-jubarte, com mediação do Instituto Baleia Jubarte, permitirá experiências educativas sobre o animal. Exposições e palestras de instituições ambientais, como Instituto BW, Ecomar e Meros do Brasil, também integram o evento, que contará ainda com atividades inclusivas, como Educação Especial e Cão de Apoio ao Autista da Guarda Municipal.

INDEPENDÊNCIA NA REGIÃO
O Dia da Independência do Brasil, neste domingo (7), foi celebrado em diversas cidades da Região dos Lagos com eventos cívicos e culturais. Em Cabo Frio, cerca de 500 alunos participaram do projeto “Meu Lugar, Minha História” no Morro da Guia, com hasteamento da bandeira, Hino Nacional e visitas a pontos históricos, com presença do prefeito Dr. Serginho (PL). Já em Araruama, a prefeita Daniela Soares (PL) participou da solenidade em frente à Câmara, mas o desfile cívico foi adiado para 15 de novembro devido ao mau tempo. Em Arraial, o vice-prefeito Diego Silveira (MDB), autoridades municipais, a Guarda Mirim e Cardoso Moreira participaram do hasteamento da bandeira, integrado às comemorações dos 68 anos da Catedral da Assembleia de Deus Ministério Madureira. Já na Aldeia, o prefeito Fábio do Pastel (PL) esteve na 31ª Cavalgada da Independência, que seguiu do bairro Campo Redondo ao Polo Rural, com provas e apresentações musicais de Júnior Linhares, Cátia Valois, Glauco Zulo e João Gabriel.

VAI TER QUE SE EXPLICAR
A prefeitura de Saquarema terá 30 dias para apresentar um novo relatório sobre o programa Cartão Família Saquaremense, criado durante a pandemia de Covid-19. A decisão foi tomada pelo TCE-RJ após auditoria identificar pagamentos irregulares durante a gestão anterior, de Manoela Peres, incluindo repasses a servidores, pessoas com emprego formal e até beneficiários já falecidos. Segundo o levantamento, 3.075 pessoas com vínculo empregatício receberam parcelas do auxílio, totalizando R$ 5,9 milhões pagos de forma indevida. Entre elas, estavam 124 servidores da própria Prefeitura. O TCE considerou inconclusivo o relatório enviado pela gestão municipal e rejeitou a justificativa de que a urgência da pandemia isentaria o governo de adotar mecanismos mínimos de checagem.

MISSA SOLENE E CÍRIO DAS ÁGUAS
Ainda em Saquarema, entre bênçãos e aplausos a prefeita Lucimar Vidal (PL) aproveitou o domingo (7) e a segunda-feira (8) para participar da Missa Solene em honra à Natividade de Nossa Senhora de Nazareth, comemorada hoje. Junto com a vice-prefeita, Dra. Raquel (União), Lucimar também marcou presença no Círio das Águas, levando devoção às águas da lagoa e, de quebra, boas energias para a cidade. “Hoje participei da Missa Solene, um momento de fé e devoção que encheu meu coração de gratidão”, disse a prefeita, que aproveitou para pedir a intervenção da santa para que o “problema” apontado pelo TCE, por suposta irregularidade praticada pela ex seja resolvido.

‘VERMELHINHO DAS ÁGUAS’
O prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PT), compartilhou nesta segunda-feira (8), em suas redes sociais, que o “Vermelhinho das Águas” foi destaque na mídia nacional. O novo modal tem sido um dos assuntos mais comentados pela região e foi destaque na Folha de São Paulo neste domingo (7). No início do mês passado, a coluna Boca Miúda já havia divulgado a novidade, quando em 11 de agosto o prefeito assinou termo de cooperação técnica com o DNIT para implantar um sistema de transporte por meio de lanchas com tarifa zero. “Mais rápido, menos poluente e totalmente gratuito. É pra facilitar a mobilidade, economizar tempo de deslocamento e trazer dignidade pro trabalhador e trabalhadora de Maricá”.

MP PRESSIONA PREFEITO DE MACAÉ
O prefeito de Macaé, Welberth Rezende (CID), terá 180 dias para implementar a coleta seletiva no município. A determinação é alvo de ação civil pública ajuizada pelo MPRJ, que cobra o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos e das normas municipais. A ação aponta que, há quase dez anos, o município vem sendo acompanhado pelo órgão, com reuniões, solicitações de projetos e até uma recomendação formal em junho de 2024. Apesar disso, segundo a promotoria, a prefeitura adota uma “estratégia de aparente atuação” que, na prática, não resultou na efetiva implantação da coleta seletiva, retardando ao máximo a execução da política pública.